sábado, 30 de junho de 2012

Obelisco do Ibirapuera

O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, é um monumento funerário brasileiro localizado no Parque do Ibirapuera, no bairro homônimo, em São Paulo.

Obelisco é um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, que chegou ao Brasil em 1923, quando tinha 34 anos de idade, pois estava fugindo de um regime fascista em seu país. O obelisco, feito em puro mármore travertino, foi inaugurado em 9 de julho de 1955, um ano após a inauguração do Parque do Ibirapuera. A Revolução Constitucionalista, Revolução de 1932 e Guerra Paulista foram os nomes dados ao movimento armado ocorrido no Brasil entre julho e outubro de 1932.

A soma dos algarismos da obra é igual a nove, e são nove os degraus na entrada. A simbologia do monumento também está presente no desenho do gramado ao redor do Obelisco, que possui área de 1932 metros quadrados e forma um coração onde está enfincada a espada (símbolo do obelisco) que sagrou a vitória política, apesar da derrota militar dos paulistas

Outras dados sobre a simbologia: tem 81 metros de altura, cuja raiz quadrada é nove. A base maior do trapézio, no chão, para quem olha o monumento de frente, tem 9 metros, a base menor, em cima, tem sete metros. A largura da cripta, embaixo, tem 32 metros. Assim, quem olha de frente o perfil da planta observa os números 32 - 9 - 7, que lembram o ano, o dia e o mês da Revolução de Nove de julho de 1932.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dunas de Genipabu

Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu (ou Jenipabu) se refere a uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental, localizados no município de Extrmoz, a vinte quilômetros do Centro de Natal, sendo um dos mais famosos cartões-postais do estado do Rio Grande do Norte.

As dunas de Genipabu são móveis. A ação do vento, muito intensa no litoral do Rio Grande do Norte, move a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade, mas oferece algum risco ao trânsito daqueles que não conhecem bem a região.

É praticado nas dunas ao redor da lagoa o chamado "esquibunda": os interessados descem as dunas sentados em cima de pranchas de madeira, até mergulhar nas águas da lagoa.
Genipabu é famosa internacionalmente por sua beleza e exuberância naturais e pelos passeios de búgui e de dromedários. As águas da praia de Genipabu são mornas, calmas e limpíssimas, proporcionando um excelente banho de mar. Pode-se também passear de jangada e de jeti-ski. De búgui, pode-se, também, conhecer a lagoa, com atrações como banho em água doce, pedalinhos, caiaques, o "esquibunda" e o "aerobunda".
Genipabu tornou-se célebre ao ser marcada por uma pergunta que os motoristas de búgui fazem a todos os turistas, referindo-se à velocidade e às manobras radicais com que estes devem pilotar seus búguis para fazer o percurso pela dunas móveis e fixas: "Com ou Sem Emoção".

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Atol de Bikini

O Atol de Bikini é um atol do Oceano Pacífico onde se deu, em julho de 1946, uma explosão atômica experimental. Também conhecido como Atol de Pikini, é um atol desabitado de 6 km² localizado na Micronésia, no Oceano Pacífico, 11° 30' N165° 25' E
O Atol de Bikini é membro das Ilhas Marshall e é formado por 36 ilhas que rodeiam uma lagoa. O atol foi parte do programa de testes nucleares desenvolvido pelos Estados Unidos da América, após ser invadida durante a 2ª Guerra Mundial.
 No local foram lançadas mais de 20 bombas de hidrogênio e bombas nucleares, entre julho de 1946 e 1958.
Antes da realização dos testes nucleares, a população nativa foi transferida para o Atol de Rongerik. No fim dos anos 1960 e começo dos anos 1970, alguns dos antigos moradores do Atol de Bikini retornaram das Ilhas Kili, mas foram novamente transferidos, devido a alta radioatividade.
O local foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2010.
Bob Esponja um desenho animado da Nickelodeon, é ambientado numa cidade chamado Fenda do Biquíni que supostamente fica debaixo do Atol de Bikini. Num dos episódios, uma bomba disfarçada de torta explode violentamente num impacto com o personagem Lula Molusco. Na ocasião, é mostrada cena de teste da bomba-H em Bikini.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sede da FioCruz - Um Castelo Mouro

O Pavilhão Mourisco, como é mais conhecido o prédio central da Fiocruz, começou a ser construído em 1905, pelo arquiteto português Luiz Moraes Júnior, com base em desenhos do próprio Oswaldo Cruz. Nenhum recurso foi poupado na construção.

 Com 50 metros de altura e 45 de largura, assenta-se sobre uma base de granito negro. Olhado de fora, apresenta-se em tons sóbrios no avermelhado dos tijolos das paredes externas e no revestimento de cobre das duas torres. De perto, explode em cores: as varandas são revestidas de azulejos portugueses, o piso é coberto de mosaicos franceses, que lembram os desenhos dos tapetes árabes.

 As portas são de peroba amarela entalhada, com maçanetas de bronze dourado. As paredes e o teto são de estuque cor de mate dourado, decorado em alto-relevo com elementos geométricos. A escadaria principal é de ferro forjado e mármore de Carrara.

O estilo neo-mourisco torna-se ainda mais vívido no terceiro andar, onde o salão de leitura é dividido em dois ambientes por uma elegante arcada apoiada sobre colunas, com paredes e teto em estuque branco esculpido com arcos, rosáceas e caneluras. No teto do quarto e último pavimento, visível desde o hall de entrada no primeiro piso, um grande vitral em cores fortes coroa toda a obra.

Nenhum detalhe foi esquecido: os gradeamentos das janelas têm 18 desenhos diferentes; a louça dos banheiros veio da Inglaterra; as luminárias alemãs, fabricadas em ferro fundido ou bronze dourado, têm cúpulas de opalina lilás. O elevador tem cabine de mogno, cúpula de espelhos e portas internas de cristal bisotado. Instalado em 1909, é o mais antigo ainda em funcionamento no Rio de Janeiro.
Próximos ao Pavilhão Mourisco, erguem-se dois outros prédios em puro e sóbrio estilo inglês: o Pavilhão do Relógio, de 1904, e o da Cavalariça para Animais Inoculados, de 1904. O primeiro destaca-se pelo relógio de quatro faces, que ainda funciona. O segundo, pela beleza das janelas com sacadas e gradeamento art-nouveau.

terça-feira, 26 de junho de 2012

A Linha Maginot na França


A Linha Maginot (em francês: ligne Maginot) foi uma linha de fortificações e de defesa construída pela França ao longo de suas fronteiras com a Alemanha e a Itália, após a Primeira Guerra Mundial, mais precisamente entre 1930 e 1936.

 O princípio da linha Maginot, batizada com o nome do ministro da Defesa francês André Maginot (1877-1932), veterano mutilado da guerra de 1914-1918, foi debatido na França durante quase 10 anos pelo Conselho Superior de Guerra, sob a presidência do marechal Pétain. Os planos definitivos foram aprovados em 1929 por Paul Painlevé, então ministro da Guerra.

A maior parte dos trabalhos estava terminada em 1936, no momento em que a ameaça hitlerista parecia lhe dar toda a justificação de que precisava: era a mais formidável linha defensiva militar jamais construída no mundo, e era de grande complexidade tecnológica e militar.

 Seu custo total foi de 5000 milhões de FF (da época). Planejada durante a década de 1920, a linha Maginot foi pensada para "guerra de trincheiras". Com suprimentos próprios de energia, munição e alimentos, a linha era uma série de fortalezas e estruturas interligadas, paralela à fronteira franco-germânica.

Era composta de 108 edificações principais (fortes) a 15 km de distância uns dos outros, mais edificações menores e casamatas, e mais de 100 km de galerias.

Hoje em dia, associações voluntárias restauraram grandes setores da linha, abrindo-a à visitas públicas, o que atrai muitos turistas à região. Passear pelos túneis e visitar os quilômetros de galerias, fortificações e as diversas dependências (quartos de dormir, cozinhas, enfermarias, arsenais, linhas férreas, etc) é uma experiência enriquecedora.

domingo, 24 de junho de 2012

A Origem das Festas Juninas

Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão na Europa ou do inverno no Brasil, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "Festa de São João".

 Os outros dois santos populares celebrados nesta mesma época são São Pedro e São Paulo (no dia 29) e Santo Antônio (no dia 13).

Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da EuropaDinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas são encontrados também na Irlanda, na Galiza, partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.

De origem europeia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde" em árvore de natal, a fogueira do dia de "Midsummer" (25 de junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia.

 Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França).

sábado, 23 de junho de 2012

A Misteriosa Pedra Pintada de Roraima

A Pedra Pintada é uma formação rochosa considerada um sítio arqueológico encontrada no Estado de Roraima.

 Tem mais de 35 metros de altura, numa altitude de 83 metros em relação ao nível do mar. Dentro da pedra encontra-se uma caverna na qual foram encontradas pinturas rupestres, pedaços de cerâmicas, machadinhas, contas de colar, entre outros artefatos. Por fora da rocha, há pinturas em cor branca rosada — daí o nome Pedra Pintada.

Por estar atualmente no interior da reserva indígena São Marcos, a visitação ao sítio só é concedida pela Fundação Nacional do Índio.

Localiza-se a 140 quilômetros da capital do estado, Boa Vista, no sul do município de Pacaraima, com acesso pela BR-174 e RR-400.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Protocolo de Kyoto

Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas do aquecimento global.

Discutido e negociado em Quioto no Japão em 1997, foi aberto para assinaturas em 11 de Dezembro de 1997 e ratificado em 15 de março de 1999. Sendo que para este entrar em vigor precisou que 55 países, que juntos, produzem 55% das emissões, o ratificassem, assim entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em Novembro de 2004.

Por ele se propõe um calendário pelo qual os países-membros (principalmente os desenvolvidos) têm a obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% em relação aos níveis de 1990 no período entre 2008 e 2012, também chamado de primeiro período de compromisso (para muitos países, como os membros da UE, isso corresponde a 15% abaixo das emissões esperadas para 2008).

Os Estados Unidos negaram-se a ratificar o Protocolo de Quioto, de acordo com a alegação do ex-presidente George W. Bush de que os compromissos acarretados por tal protocolo interfeririam negativamente na economia norte-americana.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Museu do Cairo - Egito

O Museu Egípcio é o mais importante museu do Egito. Situado no Cairo, a capital do país, a colecção do museu é composta por um imenso leque de mais de 136.000 antiguidades egípcias, reencontradas nas inúmeras escavações que se fizeram e fazem no Egito.

O Museu possui quarenta e duas salas  no piso inferior e o andar superior quarenta e sete.

O museu abriu as portas ao público no ano de 1858, tendo no seu acervo uma coleccção doada por Auguste Marriette, um arqueólogo francês.

 Antes da sua inauguração o governo do Egipto tinha criado em 1835 o "Serviço de Antiguidades do Egipto" com a intenção de tentar evitar a pilhagem de antiguidades de estações arqueológicas. Em 1900 o museu foi mudado para um palácio eclético da autoria do arquitecto francês Marcel Dourgnon na Praça Tahrir, onde permanece até aos dias de hoje.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Amor em Auschwitz

Nem só de mortes viveu o campo de concentração de Auschwitz. O polonês Isarael Arbeiter, hoje com 87 anos, e Anna Balter com 86 anos se conheceram e se apaixonaram em meio aos horres do campo.

"Israel é comerciante aposentado e presidente da Associação Americana dos Sobreviventes do Holocausto da Grande Boston.Eles moram nos Estados Unidos desde 1946 e ainda exibem nos braços as tatuagens com os números que receberam no campo.

Sobre as marcas eles dizem "não as tiramos porque não queremos esquecer jamais o que passou. Daqui a dez, vinte anos, não haverá mais nenhum sobrevivente vivo. Não podemos deixar a história morrer com a gente".

Na entrevista concedida a revista Aventuras na História ele ainda diz" Foi em Starachowice, ainda em 1940, que conheci uma menina chamada Anna. Ela era ajudante na cozinha do alojamento alemão e faixineira. Enquanto ela limpava e eu consertava coisas, surgiu entre nós um laço importante".

Israel diz que pegou tifo e "se um quarto ficava lotado, os nazistas matavam todos os doentes". Sobre sua familia " mataram todos com cianureto numa câmara de gás".Sobre o campo " as instalações incluíam cinco câmaras de gás que funcionavam sem parar, durante 24 horas, sete dias por semana."

Israel  diz que "quando o campo foi bombardeado pelos americanos, em 1945, os alemães mandaram todos os judeus embora, mais uma vez tentanto encobrir os massacres".

Em maio de 1945  depois de muito buscar notícias sobre Anna ele a encontra. "Anna disse que queria ir comigo, mas no quarto dela havia apenas um par de sapatos, que ela dividia com mais quatro meninas".

"Passeamos de moto e fomos a uma loja de sapatos, onde lhe comprei um par. No dia 26 de agosto de 1946, pedi a mão de Anna em casamento e ela aceitou""(Revista Aventura na História)

terça-feira, 19 de junho de 2012

O Obelisco de Axum

O Obelisco de Axum é um grande obelisco de granito, com 24 metros de altura, e 800 toneladas de peso. É decorado com duas portas falsas na base, e decorações semelhantes a janelas em todos os lados. O obelisco termina em uma parte semicircular superior, que costumavam ser fechadas por armações metálicas.

O monumento encontra-se na cidade de Axum, na Etiópia. Foi levantado há uns 1700 anos, no auge do Império de Axum.

No século XX, quando a Etiópia foi invadida pelos fascistas italianos, a região de Axum foi atacada com armas químicas, e boa parte da elite intelectual da cidade foi assassinada pelos invasores.

 Os italianos permaneceram entre 1935 e 1941, estabelecendo algumas melhorias na infraestrutura e introduzindo os valores da cultura fascista italiana da época na cidade. O império etíope foi reestabelecido mais tarde e durou até 1974, quando o imperador Haile Selassie foi assassinado numa revolução comunista. Axum, muito ligada ao poder imperial, teve sua rica história e tradição reprimida pelos novos governantes.

Em 1937, um obelisco com 24 m de altura e 1700 anos de idade foi cortado em três partes por soldados italianos e enviado de Aksum para Roma.

 Este obelisco é considerado um dos mais refinados exemplos da engenharia do império axumita e, apesar de um acordo mediado pela ONU, em 1947, de que o obelisco seria devolvido, o governo italiano não o cumpriu, resultando numa longa disputa diplomática com o governo etíope, que vê no monumento um símbolo de identidade nacional.

 Finalmente, em Abril de 2005, a Itália começou por devolver o obelisco em pedaços. Voltou à sua forma e lugar original, sendo re-inaugurado em 4 de Setembro de 2008.

A Ilha do Diabo na Guiana Francesa






Formada  pelas Île Royale, Île Saint-Joseph e Île du Diable (ilhas Real, São José e do Diabo), a área virou um presídio em 1852.

Para lá, bem longe da metrópole européia, o governo francês mandava seus detentos mais perigosos, que eram submetidos a um regime de trabalho forçado e condições precárias de higiene que foram responsáveis por uma taxa de mortalidade de 48%.

A expectativa de vida dos que chegavam era de quatro a cinco anos”, explica a guia de turismo Helena Michelson. “Nas ilhas ficavam até 600 prisioneiros ao mesmo tempo, durante o dia, faziam trabalhos forçados e, à noite, voltavam para as celas. A maioria delas era individual, com uma cama de madeira ou cimento - sem colchão. Não havia banheiro nem telhado. A parte superior era coberta por uma grade, por passavam os guardas que faziam as rondas noturnas.”

Em 1894, o capitão Dreyfus, da Marinha francesa, foi acusado de espionagem. No mesmo ano foi condenado por supostamente ter repassado segredos militares para a Alemanha. Em 1895, foi transferido para a Guiana. Apenas quatro anos depois, os advogados conseguiram comprovar sua inocência e o militar deixou a ilha.

Os horrores do local estão descritos no livro Papillon, de Henri Charrière, levado para a Ilha Real, e não para a do Diabo, em 1933. A obra está entre os grandes sucessos da literatura francesa e foi transformada em filme estrelado por Steve McQueen e Dustin Hoffman, em 1973.

O governo francês decidiu fechar os centros de detenção em 1947, mas os últimos prisioneiros só deixaram o local em 1953. Hoje, as ilhas são um dos pontos turísticos mais importantes da Guiana. Foram transformadas em museu.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

ECO 92 - Rio de Janeiro

 A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida também como ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra, realizada entre 3 e 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro, reuniu mais de cem chefes de Estado que buscavam meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra.
  
Convenção da Biodiversidade

A Convenção da Biodiversidade foi o acordo aprovado durante a RIO-92, por 156 países e uma organização de integração econômica regional. Foi ratificada pelo Congresso Nacional Brasileiro e entrou em vigor no final de dezembro de 1993. Os objetivos da convenção são a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a divisão equitativa e justa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos.

Agenda 21

O principal documento produzido na RIO-92, o Agenda 21 é um programa de ação que viabiliza o novo padrão de desenvolvimento ambientalmente racional. Ele concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

domingo, 17 de junho de 2012

A Voz do Brasil - Um Show de Notícias

A Voz do Brasil é um noticiário radiofônico público, que vai ao ar diariamente em praticamente todas as emissoras de rádio aberto do Brasil, às 19h00, horário de Brasília. A Voz do Brasil faz parte da história de radiodifusão brasileira, além de ser o programa mais antigo do rádio.

Passou ser transmitido em 22 de julho de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas com o nome de "Programa Nacional", sendo apresentado pelo locutor Luiz Jatobá. De 1934 a 1962, foi levado ao ar com o nome de Hora do Brasil.

 Em 1938, já com o nome de Hora do Brasil programa passou a ter veiculação obrigatória, somente com a divulgação dos atos do Poder Executivo, sempre das 7 às 8 horas da noite, horário de Brasília.

Em 1962, a partir da entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, o Poder Legislativo passou a ocupar a segunda meia hora do noticiário. Em 1971, por determinação do presidente Médici, o nome "Hora do Brasil" muda para "A Voz do Brasil".

Em 1995, a Voz do Brasil entrou para o Guiness Book como o programa de rádio mais antigo do Brasil. O noticiário também é o mais antigo programa de rádio do Hemisfério Sul.
Muita gente não gosta da Voz do Brasil, mas eu quando estou em casa costumo ligar o rádio para ouvir as notícias políticas. Além de ficar informada sobre os batidores do Congresso, ainda me faz lembrar que em pleno séc. XXI nem todos possuem televisão, computador ou assinam jornais.

sábado, 16 de junho de 2012

Conferência de Estocolmo - 1972


A Conferência de Estocolmo, realizada entre os dias 5 a 16 de junho de 1972 foi a primeira atitude mundial em tentar organizar as relações de Homem e Meio Ambiente. Na capital da Suécia, Estocolmo, a sociedade científica já detectava graves problemas futuros por razão da poluição atmosférica provocada pelas indústrias.

Os países no mesmo século, pensavam que o meio ambiente era uma fonte inesgotável, e que toda ação de aproveitamento da natureza fosse infinita. Para tanto, problemas foram surgindo, como secamento de lagos e rios, o efeito da inversão térmica e as ilhas de calor.

Tendo em vista esses problemas, era necessário organizar uma convenção no qual países se propunham a fazer uma parcela de ajuda ao mundo. Foi então quando a ONU decidiu inaugurar a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente.

Na conferência de Estocolmo foram abordados os temas como a chuva ácida e o controle da poluição do ar. As discussões contaram com a presença de 113 países e mais 400 instituições governamentais e não governamentais.

Após longos discursos e apresentações de pesquisas, foi concebido um importante documento relacionado aos temas ambientais, de preservação e uso dos recursos naturais, isso em esfera global.

Essa conferência foi muito importante, pois pela primeira vez o mundo se direcionou para o volume da população absoluta global, a poluição atmosférica e a intensa exploração dos recursos naturais.

Os Verdadeiros Bastardos Inglórios

"Abba Kovner tinha 23 anos quando foi confinado num gueto da Lituânia, em 1941. Ele liderou uma revolta, fugiu para a floresta vizinha e combateu os alemães ao lado da mulher, Vitka. Após a guerra, integrou um esquadrão de judeus que envenenou milhares de nazistas. O nome do grupo: Vingança.

(...)Eles eram refugiados europeus, a maioria judeus alemães, que migraram para os EUA e retornaram à Europa com uniforme americano para enfrentar os nazistas. Treinados em inteligência militar no campo de Ritchie, em Maryland, sua missão era interrogar os militares alemães que tinham sido presos durante a guerra.

Misha Gildenman fugiu com o filho do gueto de Korets, na Ucrânia, e montou um grupo partisan na floresta. Um de seus principais "soldados" era um garoto de 12 anos, Mordechai "Mótele" Shlayan, único sobrevivente de sua família.

 Loiro, Mótele se fazia passar por polonês e entretinha os nazistas tocando violino num restaurante da cidade de Ovruch. Mal sabiam que ele roubava explosivos na caixa do instrumento e os escondia no porão do restaurante. Em 1943, depois de almoçar como de costume, Mótele fez o lugar voar pelos ares.

Havia guerrilhas só de judeus, mas muitos se uniram a brigadas comunistas ou grupos de ex-soldados soviéticos que ficaram no Leste Europeu quando a região caiu sob domínio alemão. "Nosso grupo tinha 400 pessoas e 30 rifles" diz a polonesa Eta Wrobel.

O polonês Frank Blaichman comeu neve nos primeiros dias que se escondeu na floresta de Parczew, em 1942, enquanto a família era enviada às câmaras de gás. Aos 17 anos, ele entrou para uma guerrilha de 100 judeus que dormiam em abrigos cavados na terra.

Partisans como Frank Blaichman lutaram contra os nazistas. Outros, como Túvia Bielski, priorizaram o resgate de judeus. Juntos, eles descarrilaram trens inimigos, sabotaram usinas, instigaram levantes e contrabandearam judeus para fora da Europa." (Fonte Revista Superinteressante - 2009)
                                         Túvia Bieslski - 1906 - 1987, terno cinza, e sua família
                                                     Eta Wrobel (1918-2008)

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Horto Florestal de Cuiabá



 Em 1826, por iniciativa do médico naturalista Antônio L. Patrício da Silva Manso foi inaugurado o Jardim Botânico, local onde se localiza hoje a praça Rachid Jaudy (antiga praça Santa Rita) passando pela “Cacimba do soldado” Esquina da rua Issac Póvoas com a Comandante Costa.


 No início do século XX esta unidade de conservação ressurgiu com o nome de Bosque Municipal de Cuiabá, compreendendo uma vasta área acima do Lava-pés, onde hoje se situa a praça Santos Dumont e a Igreja Mãe dos Homens. 


Em 21 de setembro de 1939 o então prefeito Isaac Povoas instalou o atual Horto Florestal de Cuiabá na margem esquerda do rio Coxipó.


Em 4 de fevereiro de 1953, através da iniciativa do então prefeito Manoel José de Arruda, o município de Cuiabá assumiu a exclusiva responsabilidade administrativa da unidade de conservação, antes era uma parceria com o Ministério da Agricultura.


Em 14 de maio de 1982 é transformado em Parque Zôo-botânico e em 19 de junho de 1989 é denominado Horto Florestal Tote Garcia. 

As Misteriosas Rochas de Carnac

As Rochas de Carnac são uma fileira de 3000 megálitos que foram erguidos na comuna de Carnac, na Bretanha, França, por volta de 2000 a.C.
Os alinhamentos foram erigidos no Neolítico por comunidades sedentárias entre o quinto e o segundo milênio a.C..
Essas tribos moravam em grandes casas de madeira e argila praticando a pecuária e a agricultura. O processo de sedentarismo tê-los-ia levado a criar um culto aos mortos por meio da construção coletiva de enormes túmulos, estelas gigantes, antas e fileiras de menires.
Os homens conheciam o jeito de manobrar as pesadas pedras com troncos e cordas. O grande menir de Locmariaquer, com um peso de 300 toneladas e de 20 metros de comprimento, de granito, é um exemplo de transporte e elevação de monólitos.
Ao norte da povoação localizam-se os monumentos megalíticos mais famosos da região. Destacam-se entre eles:
  • Alinhamento de Ménec - formados por 1.099 menires fincados ao longo de 1 km, seguindo o eixo SO/NE. O. Estes alinhamentos, erguidos no Neolítico Médio (3000 a.C.), constituem o conjunto mais representativo de menires: 1099 menires fincados em 11 fileiras, espalhados ao longo de 1165 metros de comprimento por 100 metros de largura. Os menires crescem de tamanho para oeste (o mais alto deles mede 4 m), finalizando com um cromeleque que ainda conserva 71 blocos.
  • Alinhamento de Kermario - composto por 1.029 menires, contemporâneos aos de Ménec, descrevem 10 linhas paralelas de 1.120 metros de comprimento, o tamanho dos menires vai crescendo de leste para oeste.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Os Ipês -Rosa Começam a Florir em Cuiabá

 O ipê-rosa é uma árvore Bignoniaceae nativa da América do Sul, distribuída bem entre o México e o Norte da Argentina, por conseguinte às regiões tropicais e subtropicais.

 Esta espécie exótica é o primeiro dos Ipês a florir no ano, já que suas flores começam a desabrochar em junho e ainda podem ser encontradas até setembro.As suas numerosas flores são recortadas e na forma de sino.

Em Cuiabá, já é possivel apreciar a beleza dos ipês: no Parque Municipal Antonio Pires de Campos, Morro da Luz; na Praça Maria Tquara e na Avenida Lavapés.

Na Avenida Lavapés as flores estão começando a brotar e o colorido nos encanta a ponto de quase emudecer.

Nessa época eu gosto de andar pela avenida só para olhar o bailado que as flores fazem ao cair no solo.

E admiro que os transeuntes sequer reparem na beleza extasiante dessa árvore que enfeita nossa Cuiabá.

Os ipês podem chegar a 35 metros. Ideal para áreas isoladas ou grandes avenidas. É uma espécie recomendada para recuperação de ecossistemas degradados. Possui vários nomes populares: Ipê-comum, Ipê-reto, Ipê-roxo da Mata, Pau D'arco-Roxo.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

De Volta à Baia das Pombas - Pantanal

Aproveitando o feridão de Corpus Christie voltamos novamente ao Pantanal para um merecido descanso.
A Baia das Pombas fica no município de Barão de Melgaço; ela fica perto da Baia da Feva, das Conchas e outras.
Eu particularmente gosto muito mais desse pedaço de pantanal do que de Poconé e arredores.
Atualmente a estrada está asfaltada até Mimoso e para a Baia das Pombas vai por uma estrada de chão; nos velhos tempos agente encarava os buracos e solavancos num caminhão ou caminhonete.
A viagem que antes durava quatro ou cinco horas, hoje é tão rápida, duas horas e meia, que é preciso ficar atento para não perder a passagem dos animais pela pista.
Mesmo com a garoa que fez no feriado e o frio de rachar, mais ou menos 12º C, a paisagem pantaneira estava belíssima.



As árvores em flor nem parece que é outono.








O desejo de ficar trancados dentro de casa era evidente, entretanto, a paisagem nos impelia para fora.
Às 17:30 horas estava praticamente escuro e a cama nos convidava às 20:30 ou 21:00 para o repouso e aconchego.E às 6:00 horas da manhã enfrentávamos uma caminhada regada a garoa e mais frio.
Os pássaros nos acordavam com seu canto maravilhoso e sua presença nos deixavam extasiados; como durante um passeio em que nos deparamos com um tuiuiú e um colheiro.
E pensar que tem cuiabano que não conhece e não aprecia esse paraíso divino!

Os Guerreiros de Terracota da China

As imagens em terracota foram enterradas junto ao mausoléu do primeiro imperador, Qin Shihuang em c. 259-210 a.C. e foram descobertas em março de 1974 por agricultores locais que escavavam um poço de água a leste do monte Lishan, uma elevação de terra feita por mãos humanas e que contém a necrópole do primeiro imperador da dinastia Qin.

A construção desse mausoléu começou em 246 a.C. e acredita-se que 700.000 trabalhadores e artesãos levaram 38 anos para a completar. De acordo com o historiador Sima Qian, na obra Registros do Historiador (c. 100 a.C.), o imperador foi enterrado em 210 a.C. juntamente com grandes tesouros e objetos artísticos, bem como com uma réplica do mundo onde pedras preciosas representavam os astros, pérolas os planetas e lagos de mercúrio representavam os mares. Pesquisas recentes detectaram altos índices de mercúrio no solo, comprovando o historiador.

A tumba fica perto de uma pirâmide de terra com 47 metros de altura e 2,18 quilómetros quadrados de área, mas ainda não foi devidamente explorada por se temer que a erosão provocada por chuvas possa danificá-la. Planeja-se cobrir a área com um telhado especial, mas até 2007 não foi possível. O complexo do mausoléu foi construído para servir como um palácio ou corte imperial. É dividido em vários ambientes, salas e outras estruturas e cercado por uma muralha com diversos portões. Seria protegido por um exército de soldados em terracota guardados nas proximidades, mas os restos de muitos artesãos e suas ferramentas foram encontrados, o que faz acreditar que tenham sido enterrados com o imperador para impedir que revelassem as riquezas ou as entradas aos salteadores.

terça-feira, 12 de junho de 2012

12 de Junho

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.

Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

domingo, 10 de junho de 2012

Palácio dos Ventos na Índia

O Palácio dos Ventos é considerado um dos maiores expoentes da arquitetura Rajasthani, com elementos muito característicos usados ​​neste país.

O palácio dos ventos foi construido em 1799 pelo Maharaja Sawai Pratap Singh para permitir que as mulheres da realeza podessem observar o cotidiano das ruas sem serem vistas . A fachada principal do Plácio dos ventos tem 953 pequenas janelas

A sua fachada majestosa demonstra o esforço incrível e trabalho que levou à sua construção. Um total de cinco andares, os dois primeiros são mais estreitas, sugerindo a cauda de um pavão, um animal que a Índia tem um valor simbólico importante.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Enya - Um Asteróide de Emoção

Eithne Ní Bhraonáin, conhecida como Enya, (Gaoth Dobhair, 17 de maio de 1961) é uma cantora, instrumentista e compositora irlandesa. Seu nome é, por vezes, apresentado na mídia como Enya Brennan; Enya é uma transliteração aproximada de como Eithne é pronunciado em seu irlandês nativo.

Ela começou sua carreira musical em 1980, e rapidamente se juntou à banda Clannad, de sua família, antes de sair para prosseguir com sua carreira solo. Seu álbum Watermark, que foi lançado em 1988, a levou ao reconhecimento internacional, e Enya ficou conhecida por seu som único, que foi caracterizado por camadas de voz, melodias folk, cenários sintetizados e reverberações etéreas,

Ela é conhecida por ter cantado em 10 línguas diferentes durante sua carreira até agora. Enya é uma das artista femininas que mais vendeu álbuns nos Estados Unidos, com mais de 26 milhões de cópias no país

Em homenagem ao talento de Enya, o asteróide 6433 recebeu como denominação o nome artístico da cantora, em 20 de junho de 1997. Diversos músicos já receberam esta homenagem, mas Enya é a primeira mulher e a única da Irlanda.

terça-feira, 5 de junho de 2012

As Faces de Viggo

As diversas faces de Viggo em seus filmes.




2008




Um Método Perigoso(2011)




 Senhores do Crime (2007)


                                                         On The Road(2012)

Marcas da Violência(2005)



                                                        2006

 Appaloosa(2008)




Mar de Fogo(2004)
                                        The Road(2009)


O Senhor dos Anéis(2001, 2002 e 2003)

Carvalho - A Árvore Sagrada

O carvalho foi uma árvore sagrada para muitos povos antigos. Para os antigos gregos, era a árvore de Zeus, o principal deus. O primeiro oráculo grego a ser estabelecido foi o de Dodona, no Épiro, que tinha como centro uma árvore sagrada de carvalho que respondia às questões a ela formuladas através do ruído de suas folhas e dos pássaros que nela habitavam. A interpretação dos ruídos era feita pelos sacerdotes

Para os povos germânicos, era a árvore do deus do trovão, Thor. Em 723, o santo católico São Bonifácio derrubou um carvalho sagrado perto da moderna cidade alemã de Fritzlar que era dedicado a Thor. São Bonifácio utilizou a madeira do carvalho para construir uma capela no lugar da atual catedral de Fritzlar. Tal fato é reconhecido como o início simbólico da cristianização da Germânia

Os antigos sacerdotes celtas, os druidas, se reuniam nos bosques de carvalho. Uma das interpretações para a palavra "druida" é a de que significava "conhecimento do carvalho". O carvalho era a árvore sagrada dos celtas. O visgo (Viscum album) que crescia sobre os ramos de carvalho era especialmente sagrado para os celtas e era colhido com uma foice de ouro e usado em cerimônias religiosas.