domingo, 25 de novembro de 2012

Dama da Noite e Seu Perfume Extasiante



Há muitos anos meu pai plantou uma muda de dama da noite no jardim e somente agora ela está toda florida e exalando um odor extasiante.

A dama-da-noite é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e muito popular devido ao aroma inebriante de suas flores.

 Ela apresenta caule ereto e ramificado, com ramos sinuosos, a princípio eretos, mas tornam-se pendentes nas pontas.

Seu porte é médio, geralmente 1,5 metros, mas pode atingir até 4 metros de altura. Suas folhas são simples, perenes, ovais a lanceoladas, brilhantes, coriáceas e sustentadas por longos pecíolos.

 As abundantes inflorescências surgem na primavera e verão, carregando numerosas flores tubulares, de coloração creme-esverdeada, que exalam um intenso perfume, principalmente à noite. Os frutinhos que se seguem, são bagas, de coloração branca, translúcidos.

Os mais antigos dizem que não deve ser utilizada próximo a janelas de dormitórios, principalmente em quartos de pessoas sensíveis e crianças. Diz-se que sua pungente fragrância é uma dos mais fortes entre as plantas; algumas pessoas a acham enjoativa. Suas flores atraem diversas espécies de abelhas, beija-flores e borboletas. 

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

 Não tolera salinidade, geadas fortes ou frio intenso. Também pode ser plantada em vasos, com adubações e regas mais freqüentes. As podas devem ser efetuadas após a floração principal.

sábado, 24 de novembro de 2012

Joaquim Barbosa - Um Exemplo

 Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais.  É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram.

 Aos 16 anos foi sozinho para Brasília,  arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliens  e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília,   onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.

Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Heilsinki, Finlândia e, após, foi advogado do Serpro  (1979-84).

Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França,  por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambos em Direito Público, pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993.

 Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro  e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Foi visiting scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York(1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia  Los Angeles School of Law (2002 a 2003).

 Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha.

 É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino  desde os 16 anos de idade. Foi indicado Ministro do do STF por Lula em 2003.

sábado, 17 de novembro de 2012

Palácio de Cristal - Petrópolis

O centro histórico da cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro,  nos dá a impressão que ainda estamos vivendo no Brasil Império. A foto acima, foi tirada nos jardins do Palácio de Cristal e me senti uma dama antiga diante daquele monumento histórico.

 Localizado na antiga praça da Confluência foi construído nas Oficinas da Sociedade Anônima de Saint-Sauvers Les Arras, na França em 1879, para a Associação Hortícola de Petrópolis, da qual era presidente o Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel, destinado a servir de local para exposições e festas. Foi inaugurado em 1884.
 A sua mais bela festa foi realizada no domingo de Páscoa de 1888, na qual a princesa Isabel junto a seus filhos, entregou cartas de alforria a escravos, a maioria indenizando os seus senhores com notável campanha desenvolvida na cidade.

A intenção do Conde e da Princesa Isabel era utilizar o local como espaço para exposições de flores, frutos e pássaros. 

Em 1938 o palácio foi coberto por folhas-de-flandres e tijolos  para abrigar o Museu Histórico de Petrópolis,  que mais tarde seria transferido para onde hoje funciona o Museu Imperial de Petrópolis. 

Em 1957  o palácio foi tombado   pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,  mas ele continuou coberto. Paredes similares às originais foram colocadas no ano da comemoração do centenário do palácio, em 1984.

O Palácio de Cristal é utilizado para exposições e eventos, como a Bauernfest,  festa anual em homenagem aos colonos alemães de  Petrópolis.


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mosteiro de Saint Michel

 O Monte Saint-Michel  é uma ilhota rochosa na foz do Rio Couesnon, no departamento da Mancha, na França, onde foi construído um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. Seu antigo nome é "Monte Saint-Michel em perigo do mar" (Mons Sancti Michaeli in periculo mari).

Este mosteiro, fortificado no século XIII, integra um conjunto com mais três cidades cujas fortificações e desenvolvimento são notáveis: Aigues-Mortes (1270-1276), ponto de reunião dos Cruzados rumo à Terra Santa, Carcassone, célebre por suas defesas, e Avignon, sede alternativa da Cristandade (1309-1377).

Estas cidades fortificadas, denominadas "bastides" marcavam a fronteira dos reinos ao final da Idade Média, servindo como elementos de defesa e dando ao povo novas oportunidades sociais.

 Foram construídas mais de 300 só na França, entre os anos de 1220 e 1350. Além das "bastides", foram projetadas e construídas em toda a Europa, de Portugal à Polônia, e nomeadamente no sudoeste da França, entre 1136 e 1270 aproximadamente, numerosas "villeneuves" (cidades novas), que muito contribuíram para o nascimento e consolidação de uma classe social burguesa.

Durante a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, o Monte Saint-Michel foi uma fortaleza inexpugnável, resistindo a todas as tentativas inglesas de tomá-la e constituindo-se, assim, em símbolo da identidade nacional francesa.

 Após a dissolução da ordens religiosas ditadas pela Revolução Francesa de 1789 até 1863 o Monte foi utilizado como prisão. Declarado monumento histórico em 1987, o sítio figura desde 1979 na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Finalmente, o Muro de Berlim Caiu

 Ao final do dia 9 de Novembro de 1989, uma conferência para jornalistas em Berlim Oriental, passou à História quando o recém-empossado porta-voz do governo da RDA (República Democrática Alemã) confirmou que havia sido emitido um comunicado do governo do país, no qual se determinava o fim da proibição de visitas de cidadãos da Alemanha Oriental ao território da República Federal da Alemanha, nomeadamente na cidade de Berlim.

A declaração de Gunter Schabowski, ministro responsável pela propaganda, foi precipitada, pois a comunicação deveria ser divulgada apenas no dia seguinte. O responsável alemão, induziu toda a cidade de Berlim em erro ao afirmar que a determinação do governo entrava em vigor imediatamente.

Nessa altura, o perigo de um banho de sangue foi real e extraordinariamente elevado. Como a autorização para passar a fronteira só deveria entrar em vigor no dia seguinte, os guardas da fronteira não tinham sido avisados.

 Quando primeiro centenas e depois milhares de alemães se aproximaram dos postos fronteiriços os guardas não sabiam o que fazer. A possibilidade de um banho de sangue foi real, mas o sangue frio prevaleceu.

A população arremeteu não somente contra os pontos de passagem, mas também directamente contra as secções mais vulneráveis do muro.

À Meia-noite, já havia pessoas com picaretas e outros utensílios a partir os blocos de concreto que constituíam as paredes do muro.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Prêmio Nobel


O Prémio Nobel  foi criado por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, no seu testamento.

 Os prêmios são entregues anualmente, no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu criador, às pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade.

A Fundação Nobel foi criada em junho de 1900 e é responsável pelo controle do respeito às regras na designação dos laureados e verifica o bom andamento da eleição.

 Também é responsável, através de um comitê específico para cada uma das cinco áreas e de acordo com as propostas de personalidades eminentes, pela elaboração e encaminhamento das listas de indicações às várias instâncias que atribuem o prêmio.

Os prêmios são custeados pelos rendimentos oriundos do legado de Alfred Nobel, recursos privados, e o prêmio de Economia é custeado pelo Banco Central com recursos públicos, de igual montante ao escolhido pela Fundação Nobel.

 A primeira cerimônia de premiação nos campos da literatura, física, química e fisiologia/medicina ocorreu no Conservatório Real de Estocolmo, em 1901; o Prêmio Nobel da Paz foi entregue em Oslo.

Desde 1902, os prêmios são formalmente entregues pelo Rei da Suécia. A entrega do Nobel da Paz continua a ser feita em Oslo, sendo presidida pelo Rei da Noruega.

O Rei Oscar II inicialmente não aprovou que os prêmios fossem concedidos a estrangeiros, mas mudou de idéia depois de compreender o valor do prestígio que os prêmios dariam ao seu país.

sábado, 3 de novembro de 2012

Instituto Ricardo Brennand em Pernambuco

 O Instituto foi fundado por Ricardo Brennand, empresário e colecionador pernambucano de ascendência inglesa, nascido em Cabo de Santo Agostinho em 1927.

 Brennand obteve destaque na indústria canavieira da região Nordeste, atuando também nos segmentos de produção de cimento, azulejo, vidro, porcelana e aço.

 Na década de 1940, começou a colecionar armaria, sobretudo armas brancas, consolidando nas décadas seguintes o que viria a ser um dos maiores acervos privados dessa tipologia no mundo.

 O Instituto Ricardo Brennand está sediado em um complexo de edifícios denominado Castelo São João, inspirado no estilo Tudor, com área construída de 77.000 metros quadrados.

 É uma construção contemporânea, combinada com alguns elementos decorativos originais, tais como uma ponte levadiça, relevos de brasões e um altar em estilo gótico.

O complexo engloba o Museu de Armaria, a bilioteca, a pinacoteca, um auditório com capacidade para 120 pessoas, áreas de serviço para os visitantes, reserva técnica e espaços técnico-administrativos.

Cercando o complexo, há um vasto parque com uma área de 18.000 hectares, dotado de lagos artificiais e esculturas em grande escala, tais como uma fundição recente de O Pensador de Auguste Rodin, uma cópia do David de Michelangelo, A Dama e o Cavalo de Fernando Botero e outras peças de Sonia Ebling e Leopoldo Martins, entre outros.