sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Meu Desejo - Alvares de Azevedo

Meu desejo? era ser a luva branca
Que essa tua gentil mãozinha aperta:
A camélia que murcha no teu seio,
O anjo que por te ver do céu deserta....

Meu desejo? era ser o sapatinho
Que teu mimoso pé no baile encerra....
A esperança que sonhas no futuro,
As saudades que tens aqui na terra....

Meu desejo? era ser o cortinado
Que não conta os mistérios do teu leito;
Era de teu colar de negra seda
Ser a cruz com que dormes sobre o peito.

Meu desejo? era ser o teu espelho
Que mais bela te vê quando deslaças
Do baile as roupas de escomilha e flores
E mira-te amoroso as nuas graças!

Meu desejo? era ser desse teu leito
De cambraia o lençol, o travesseiro
Com que velas o seio, onde repousas,
Solto o cabelo, o rosto feiticeiro....

Meu desejo? era ser a voz da terra
Que da estrela do céu ouvisse amor!
Ser o amante que sonhas, que desejas
Nas cismas encantadas de languor!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Uma Múmia de 600 Anos

"Com sobrancelhas, cabelo e pele ainda intactos depois de mais de 600 anos, uma múmia chinesa permanecia impecavelmente conservada dentro do seu caixão inundado até o seu descanso ser interrompido pelo progresso.

De acordo com a National Geographic, a tumba foi encontrada quando operários que construíam uma estrada, perto da cidade chinesa de Taizhou, descobriram acidentalmente o 'túmulo molhado'

O cadáver de metro e meio foi enterrado rodeado de peças de luxo: um anel de jade, um gancho de prata e mais de 20 peças de roupa da dinastia Ming (1368 – 1644), tudo perfeitamente preservado graças à água que vazou para dentro do caixão.

Victor Mair, arqueólogo da Universidade da Pensilvânia, explica que esta múmia se conservou tão bem porque «na água que verteu para dentro do caixão existia pouco oxigenio e, por isso, menos das bactérias que normalmente são as responsáveis pela decomposição do corpo».
 
Ao contrário dos egípcios - mestres da arte da mumificação - «não há indícios de que os chineses tenham alguma vez mumificado os seus mortos». O arqueólogo explica que o que provavelmente terá acontecido é que «o cadáver encontrou o ambiente certo para se preservar»(Ciência Hoje - 2011)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Monte Castelo - Renato Russo

Renato Russo não era apenas um cantor, compositor, era acima de tudo um poeta romântico. A letra da música Monte Castelo é uma viagem ao nosso mundo interior.

Ainda que eu falasse a língua dos homens
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

É só o amor, é só o amor;
Que conhece o que é verdade;
O amor é bom, não quer o mal;
Não sente inveja ou se envaidece.

O amor é o fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

Ainda que eu falasse a língua dos homens
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade;
Tão contrario a si é o mesmo amor.

Estou acordado e todos dormem todos dormem, todos dormem;
Agora vejo em parte, mas então veremos face a face.

É só o amor, é só o amor;
Que conhece o que é verdade.

Ainda que eu falasse a língua dos homens
e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Katniss e sua Pérola

 Quando eu completei quinze anos ganhei de meus pais um anel com garras de ouro e uma pérola bem no meio delas. Eles compraram a prestação na única joalheria que tinha aqui em Cuiabá, a joalheria Miraglia.  Eu usava o anel somente em festividades e um dia um ladrão o levou junto com outras peças menos importantes.

Eu senti uma grande emoção ao ler nos Jogos Vorazes - Em Chamas quando Peeta deu para Katniss uma pérola que acabara que retirar de uma ostra. E essa emoção repetiu-se no filme ao assistir a cena.

Aqui vou escrever as passagens onde descreve-se sobre esse presente tão importante e que no final do livro A Esperança parece que queimou junto com as roupas da Katniss.

"Peeta limpa a pérola na água e a estende para mim. Para você.
(...) Sim, vou ficar com ela. Pelas poucas horas que me restam de vida, vou ficar com ela bem grudada em mim. Este último presente de Peeta. O único que realmente posso aceitar. Talvez ela me dê força nos momentos finais."

Realmente a pérola deu-lhe força em todos os momentos como ela mesma diz "eu me recosto na cama com as pernas cruzadas e começo a esfregar a superfície lisa e iridescente da pérola de um lado para o outro em meus lábios. Por alguma razão, o contato é tranquilizador. Um beijo frio de quem me deu o presente".

Quando ela começou a ser "quebrada" pelo desespero e ausência de Peeta "dou um nó para prender a pérola no canto do paraquedas e enfio tudo no fundo da bolsa, como se fosse a vida de Peeta e ninguém tivesse o direito de tirá-la enquanto ela estivesse sob minha guarda.

Depois de quase morrer nas mãos de Peeta, Katniss pede para ir para o distrito 2 e lá ela reflete "só agora que ele foi corrompido, consigo apreciar totalmente o verdadeiro Peeta. (...) A delicadeza, o equilíbrio, a afetuososidade  que deixavam um inesperado rastro de calor humano. Às vezes, quando estou sozinha, tiro a pérola de seu domicílio, o meu bolso, e tento me lembrar do garoto com o pão, os braços fortes que espantavam meus pesadelos no trem, os beijos na arena."

Ao sair com seu esquadrão para combater na Capital "deslizo a pérola para o bolso de meu uniforme. Um símbolo do garoto com o pão". Depois dessa passagem somente mais uma vez a pérola é mencionada "(...) deslizo-a para o bolso da calça, onde faz um clique ao se chocar com a pérola".

Eu acredito que Katniss teria um lindo anel de casamento se a pérola não tivesse desaparecido.



domingo, 23 de fevereiro de 2014

O Badalar dos Sinos da Catedral de Cuiabá

"A população ouvirá hoje, pela primeira vez após 20 anos, o badalar dos sinos da Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá. 

De acordo com o padre Edmilton Mota, no catolicismo, os sinos e relógios possuem uma função espiritual muito grande, além da fé. Os sinos, por exemplo, marcam o tempo sagrado. “Após 20 anos, poder contar com o badalar dos sinos, deixam os fieis animados. As pessoas estão contentes com a novidade”, disse o padre ao Diário. 

Os sinos e campanários passaram por um processo de restauração, que incluí uma limpeza química, onde foi retirada a ferrugem e oxidação, tratamento e pintura automotiva para conservação. E assim que os detalhes gravados nos sinos foram descobertos. Entre eles encontram-se homenagens ao cuiabano general Eurico Gaspar Dutra, presidente da república entre 1946 e 1951 e João Ponce de Arruda, que foi governador entre 1956 e 1961. 

 Localizado na torre oeste, um dos sinos se tornou mais um atrativo aos moradores e turistas da capital. Nele, está gravado um poema de Dom Francisco de Aquino Corrêa, que faz uma homenagem à Cuiabá, denominada desde então como Cidade Verde. Os sinos são de bronze e cada um com um tamanho diferente. O maior pesa 1,5 toneladas e o menor quase 900 quilos. 

O som que irá ser reproduzido sairá de seis sinos, instalados três em cada torre. Agora, eles contam com um sistema automático, que será programado para tocar às 6h, 12h e 18h, durante os dias da semana. Já aos domingos, os sinos tocarão às 6h30, 8h30, 16h30 e 18h30, meia hora antes da missa. A intenção é chamar os fieis para a igreja. Em ocasiões especiais, músicas poderão ser tocadas por meio dos sinos.

Já os relógios tiveram suas sustentações reforçadas. São oito relógios, sendo quatro em cada torre, que já estão funcionando desde a semana passada. Da última vez em funcionamento, apenas três lados funcionavam e para garantir que tudo saia como planejado, as peças do mesmo foram importadas da Itália."(Diário de Cuiabá-
YURI RAMIRES)

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Saudade

Quando penso em você me sinto flutuar,
me sinto alcançar as nuvens,
tocar as estrelas, morar no céu...

Tento apenas superar
a imensa saudade que me arrasa o coração,
mas, que vem junto com as doces lembranças do teu ser.

Lembrando dos momentos
em que juntos nosso amor se conjugava
em uma só pessoa, nós ...

É através desse tal sentimento, a saudade,
que sobrevivo quando estou longe de você.
Ela é o alimento do amor que encontra-se distante...

A delicadeza de tuas palavras
contrasta com a imensidão do teu sentimento.
Meu ciúme se abranda com tuas juras
e promessas de amor eterno.
 
A longa distância apenas serve para unir o nosso amor.
A saudade serve para me dar
a absoluta certeza de que ficaremos para sempre unidos...

E nesse momento de saudade,
quando penso em você,
quando tudo está machucando o meu coração
e acho que não tenho mais forças para continuar;
eis que surge tua doce presença,
com o esplendor de um anjo;
e me envolvendo como uma suave brisa aconchegante...
Tudo isso acontece porque amo e penso em você...
William Shakespeare

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A Estrada - Cormac McCarthy

 Eu amo ler, já escrevi aqui inúmeras vezes, e alguns livros faz com que fique um bom tempo meditando sobre o assunto. Sempre recomendo aos meus alunos que primeiro leiam os livros para depois assistir o filme. No caso do filme A Estrada, é uma réplica do livro do mesmo nome.

"A Estrada se vale da lógica da narrativa on the road, dando um novo sentido a essa tradição. No lugar dos jovens transviados que recusam o sistema e o questionam numa viagem cega pelo país, 

McCarthy apresenta um pai e um filho que se movem numa terra devastada. O planeta foi destruído por uma hecatombe qualquer, e não restam animais, comida, plantas – apenas cinzas.

Projeção de nossos medos mais profundos, esse tempo futuro parece reeditar uma idade primitiva. Os poucos sobreviventes comem carne humana. Contam, como último recurso, com duas balas no revólver, uma para cada um.  

 O filho já nasceu nessa realidade terrível. Sua mãe preferiu o suicídio, mas o pai desenvolveu nele uma crença na humanidade, apesar dos exemplos contrários. 

Eles são "os caras do bem", que buscam outros iguais, ainda que sejam caçados durante a jornada. Mesmo sem nenhuma perspectiva, esses heróis continuam praticando sua crença na estrada. 

 A trajetória dos dois personagens é uma viagem ao inferno, descrita com uma crueza que deixa o leitor sem fôlego. O mundo pós-apocalíptico de McCarthy tem uma intensidade terrivelmente plausível. A única forma de enfrentá-lo seria pelo exercício da bondade, cultuado no romance como uma espécie de fogo sagrado."(Revista Veja)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Neve no Deserto do Saara

"O fenômeno só rolou uma única vez, mas foi uma nevasca bem no coração do deserto. Tudo ocorreu em 18 de fevereiro de 1979, no sul da Argélia. Existem poucos relatos científicos sobre o fato, mas é provável que a nevasca tenha acontecido durante a noite, quando a temperatura no deserto pode cair abaixo de 0 ºC.

A tempestade de neve durou apenas meia hora e não deixou vestígios, pois a neve derreteu em poucas horas. Os cientistas arriscam que a principal explicação para a nevasca no Saara é a baixíssima umidade do local. Isso ocorre porque as montanhas do Atlas, ao norte do Saara, "emparedam" o deserto, impedindo a entrada de ar úmido. Passam apenas algumas massas de ar seco, que em condições raras podem fazer chover - ou, em condições ainda mais raras, fazer nevar.

"Com baixa umidade, a água que cai das nuvens tende a passar direto do vapor para o estado sólido porque a temperatura da superfície das gotículas diminui, formando cristais de neve. É a mesma coisa que acontece quando saímos de uma piscina num dia com ar seco: sentimos frio porque a superfície das gotículas de água esfria", afirma o pesquisador Andrew Heymsfield, da Corporação Universitária para a Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos.

 Só que não adiantaria nada ter ar seco e uma temperatura superquente - nesse caso, os cristais de gelo derreteriam. Por isso que a tempestade deve ter rolado à noite - o fato é que, para rolar uma nevasca, a temperatura não precisa estar abaixo de zero.

 "Existem muitos registros de neve a até 12 ºC, e o Saara pode perfeitamente ter atingido essa temperatura durante a noite", diz Andrew. Se a neve é um fenômeno raro em desertos quentes, não é tão difícil de acontecer nos desertos frios. Um exemplo é o deserto de Atacama, no Chile, que tem uma camada de neve que nunca chega a derreter em suas partes mais altas."(Revista Mundo Estranho)

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Bafta de 2014 é de Jennifer Lawrence

 "Apresentada por Stephen Fry, a cerimônia de entrega do BAFTA, vulgarmente conhecido como o “Oscar britânico”, aconteceu neste domingo, 16/2/2014, em Londres e contou com a participação de diversas estrelas do cinema. No entanto, devido às gravações de A Esperança em Atlanta, Jennifer Lawrence não pôde ir à cerimônia.

Mas isso não impediu que a atriz levasse o prêmio de melhor atriz coadjuvante por sua performance em Trapaça. A Academia Britânica de Artes de Cinema e Televisão escolheu Jennifer dentre as indicadas Julia Roberts (Álbum de Família), Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão), Oprah Winfrey (O Mordomo da Casa Branca) e Sally Hawkins (Blue Jasmine).

No ano passado, a atriz concorreu ao BAFTA pela primeira vez por O Lado Bom da Vida e acabou perdendo o prêmio para Emmanuelle Riva (Amor).

Por seu trabalho em Trapaça, Jennifer possui um Globo de Ouro, uma derrota no SAG Awards para Lupita Nyong’o e uma indicação ao Oscar, além da recente vitória no BAFTA.

Neste ano, a disputa pela estatueta dourada de atriz coadjuvante está bastante acirrada, visto que Jennifer possui um nome de peso por um filme que, segundo os resultados dos sindicatos, não recebeu tantos prêmios como 12 Anos de Escravidão, cujo grande destaque fica para a coadjuvante Lupita Nyong’o, vencedora do SAG Awards." (Distrito 13)

sábado, 15 de fevereiro de 2014

À Noite - Pablo Neruda

 Posso escrever os versos mais tristes esta noite.
Escrever, por exemplo: "A noite está estrelada,
e tiritam, azuis, os astros lá ao longe".
O vento da noite gira no céu e canta.

Posso escrever os versos mais tristes esta noite.
Eu amei-a e por vezes ela também me amou.
Em noites como esta tive-a em meus braços.
Beijei-a tantas vezes sob o céu infinito.

Ela amou-me, por vezes eu também a amava.
Como não ter amado os seus grandes olhos fixos.
Posso escrever os versos mais tristes esta noite.
Pensar que não a tenho. Sentir que já a perdi.

Ouvir a noite imensa, mais imensa sem ela.
E o verso cai na alma como no pasto o orvalho.
Importa lá que o meu amor não pudesse guardá-la.
A noite está estrelada e ela não está comigo.

Isso é tudo. Ao longe alguém canta. Ao longe.
A minha alma não se contenta com havê-la perdido.
Como para chegá-la a mim o meu olhar procura-a.
O meu coração procura-a, ela não está comigo.

A mesma noite que faz branquejar as mesmas árvores.
Nós dois, os de então, já não somos os mesmos.
Já não a amo, é verdade, mas tanto que a amei.
Esta voz buscava o vento para tocar-lhe o ouvido.

De outro. Será de outro. Como antes dos meus beijos.
A voz, o corpo claro. Os seus olhos infinitos.
Já não a amo, é verdade, mas talvez a ame ainda.
É tão curto o amor, tão longo o esquecimento.

Porque em noites como esta tive-a em meus braços,
a minha alma não se contenta por havê-la perdido.
Embora seja a última dor que ela me causa,
e estes sejam os últimos versos que lhe escrevo.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Equilibrium - Um Filme Perturbador

 Eu gosto muito de usar imagens cinematográficas para completar as explanações teóricas depois de minhas aulas de História. Hoje vou indicar o filme Equilibrium com Christian Bale; é uma película que me deixa perturbada toda vez que assisto.

" Nos primeiros anos do século XXI aconteceu a 3ª Guerra Mundial. Aqueles que sobreviveram sabiam que a humanidade jamais poderia sobreviver a uma 4ª guerra e que a natureza volátil dos humanos não podia mais ser exposta.

 Então uma ramificação da lei foi criada, o Clero Grammaton, cuja única tarefa é procurar e erradicar a real fonte de crueldade entre os humanos: a capacidade de sentir, pois há a crença de que as emoções foram culpadas pelos fracassos das sociedades do passado.

 Desta forma existe um Estado Tolitário, a Libria, que é comandado pelo "Pai" (Sean Pertwee), que só aparece através de telões. Foi decretado que os cidadãos devem tomar diariamente Prozium, uma droga que nivela o nível emocional.

As formas de expressão criativa estão contra a lei, sendo que ao violar qualquer regulamento a não-obediência é punida com a pena de morte. John Preston (Christian Bale) é um Grammaton, um oficial da elite da lei, que caça e pune os "ofensores", além de ter poder para mandar destruir qualquer obra de arte.

Um dia, acidentalmente, Preston não toma o Prozia. Pela primeira vez ele sente emoções e começa a fazer questionamentos sobre a ordem dominante."

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Atlas - Coldplay

A primeira vez que ouvi essa música não gostei, entretanto, resolvi ler a tradução  da letra e aí sim comecei a apreciá-la.

Alguns viram o sol
Alguns viram a fumaça
Alguns ouviram a arma
Alguns dobraram o arco
Às vezes o fio
Deve estar esticado pela nota
Pegos no fogo, diga ho
Estamos prestes a explodir

Carregar seu mundo
Eu vou carregar seu mundo
Carregar seu mundo
Eu vou carregar seu mundo

Alguns estão longe
Alguns procuram por ouro
Algum dragão para matar
O Céu, esperamos, está logo ali na estrada
Me mostre o caminho, Senhor
Porque estou prestes a explodir

Carregar o seu mundo
Eu vou carregar o seu mundo
Carregar o seu mundo
Vou carregar seu mundo
Carregar o seu mundo e toda sua dor
Carregar o seu mundo
Carregar o seu mundo

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Os Famosos Pubs da Ingaterra

 A palavra pub vem de “public house” ou “casa pública” e geralmente é usada para classificar um estabelecimento tradicional (ou em estilo tradicional) onde bebidas alcoólicas são servidas. O surgimento destas casas públicas se deu ainda nos tempos dos romanos, quando tabernas começaram a surgir ao longo do sistema de estradas criado pelos intrépidos exploradores do Império Romano.

O Princess Louise é considerado um dos pubs vitorianos mais bem preservados do mundo, perfeito se ter uma experiência num autêntico pub londrino, dos tempos da Rainha Vitória. A decoração é composta de azulejos originais, espelhos e bastante madeira. O Princess Louise é uma verdadeira jóia no coração de Holborn, uma das principais áreas comerciais da cidade

Também em Holborn, na rua Drury Lane, o White Hart tem um passado interessante. Construído em 1216, o pub é famoso por ter sido o ponto de encontro preferido de diversos criminosos notáveis, principalmente durante o século XVII. Era lá que os condenados à forca tomavam a sua última bebida antes de encarar a multidão que se reunia para assistir os enforcamentos!

Pertinho do Palácio St. James e do Palácio de Buckingham, o Red Lion é considerado o pub local da Rainha Elizabete II e do seu marido, o Duque de Edimburgo. O lugar é frequentado por ricões e turistas, que se misturam sem fazer diferenciação de classe social. O pub existe há vários séculos, e, segundo a sua administração, tem a segunda licença mais antiga da cidade para vender álcool.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Locais onde foi filmado Harry Potter

"Confira o roteiro detalhado com dicas de locais que fazem parte da história, separados por países. E mais: tours criados especialmente para os loucos por Harry Potter.
 Parada obrigatória para os fãs de Harry Potter em Londres, a plataforma encantada 9 ¾. da estação de King´s Cross é lugar de muitas e muitas fotos. Que tal uns cliques empurrando um carrinho de bagagem tendo ao fundo a parede de tijolo entre as plataformas 9 e 10, portal para o mundo dos bruxos? King´s Cross é, no mundo criado por J.K. Rowling, o ponto de partida do Expresso de Hogwarts.

Na tradução brasileira, a plataforma da estação ganhou o nome de Plataforma Nove e Meia, mas no original ela se chama Plataforma Nove e Três Quartos. Somente quem é bruxo pode embarcar. Em homenagem à saga de Harry Potter, a administração da plataforma inaugurou entre as plataformas 9 e 10 uma plaquinha onde se lê “Plataforma 9 ¾”.
 O tão famoso trem que leva Harry Potter até a escola de bruxaria de Hogwarts existe na vida real. Trata-se do trem a vapor Jacobite, operado pela West Highland Railway. A viagem tem 67,5 quilômetros e vai de Fort William até Mallaig. Algumas das paisagens mostradas no filme podem ser apreciadas ao longo da viagem, como o Ben Nevis, ponto mais elevado do Reino Unido, os lagos e a zona rural de Glen Nevis.
 Já perto da fronteira com o País de Gales, Gloucester também exala a magia de Harry Potter. A catedral da cidade entrou nos filmes como a Escola de Bruxaria e Magia de Hogwarts. Você não vai encontrar por lá o Nick Quase-sem-cabeça ou a Murta Que Geme, mas o clima assustador pode surpreendê-lo: uma porta de madeira leva à antiga cripta e dizem que ela é assombrada por monges do velho mosteiro de Gloucester.
 A faculdade de Christchurch, da Universidade de Oxford, é parada obrigatória para os fãs de Harry Potter. O local foi usado como a magnífica sala de jantar de Hogwarts e em várias das famosas cenas de escadas rolantes da escola. A Escola de Teologia de Oxford também merece uma visita, afinal, serviu como a enfermaria de Hogwarts em Harry Potter e O Cálice de Fogo, o quarto volume da saga.

Vale também uma ida à Biblioteca Bodleian da universidade, onde há vários manuscritos antigos e obras misteriosas, incluindo um livro de feitiços e bruxaria na biblioteca Duke Humphrey, locação também usada nos filmes.
Em  Northumberland, cidade do norte da Inglaterra, fica o belíssimo Castelo de Alnwick, que serviu de cenário para sequências de cenas internas e externas de Hogwarts nos dois primeiros filmes de Harry Potter."

sábado, 8 de fevereiro de 2014

As Monarquias Européias na Atualidade

                                            Família Real da Inglaterra

"Em pleno século XXI, constatamos na Europa a manutenção de diversos Estados que ainda adotam a monarquia como forma de Governo. Tradicionalmente, diversos países, hoje republicanos, como Portugal, França, Itália, Áustria e Alemanha, já foram monarquias. Hoje em dia, países importantes do continente europeu adotam a monarquia. São eles: Espanha, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Suécia, Noruega e Dinamarca.

Além destes 7 reinos  há ainda na Europa: ” três principados (Liechtenstein e Mónaco, sendo Estados independentes, e Gales, incorporado no Reino Unido), um ducado(Ilhas do Canal, do Ducado da Normandia), um Grão-Ducado (Luxemburgo), e um Estado soberano como cidade-estado (Cidade do Vaticano). Além disso, há o caso peculiar de Andorra (em que o Bispo de Urgel e o Líder Francês, atualmente o Presidente da França são co-príncipes).
                                           Família Real da Espanha

 É evidente que o poder atribuído aos monarcas está esvaziado na atualidade, cumprindo aqueles o papel de chefe de Estado (nas monarquias constitucionais, o papel de Chefe de Governo é atribuído ao Primeiro Ministro, como ocorre no Reino Unido, ou ao Presidente de Governo, como é o caso da Espanha).
                                            Família Real da Holanda

Além do mais, os países europeus que adotam a monarquia possuem alto índice de desenvolvimento humano e boa distribuição de renda. Que o digam Suécia, Dinamarca e Noruega, que lideram a maioria dos rankings que analisam a qualidade de vida em todo o mundo."
                                                Família Real da Bélgica

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Prêmio Pulitzer

 "Esse prêmio norte-americano, é muito almejado por quem se dedica a obras nas áreas do jornalismo, literatura e música, são anuais e divididos atualmente, em 21 categorias. Em vinte dessas categorias os prêmios são de dez mil dólares e o ganhador recebe um certificado. A administração do prêmio cabe à Universidade Columbia, de Nova York, e é o mais importante e respeitado do jornalismo dos Estados Unidos e é anunciado sempre no mês de abril.

 Criado em 1917, seis anos após a morte de Joseph Pulitzer, húngaro naturalizado americano, uma figura intensa indomável; Pulitzer foi o mais habilidoso dos editores do jornal, era então dono do St. Louis Dispatch e New York World. Foi ainda o primeiro a pedir a formação de jornalistas em nível universitário em uma escola de jornalismo. Esse estrangeiro manifestou em vida sua vontade de criar um prêmio que estimulasse ao jornalismo e às artes.

 Em seu testamento de 1904 deixou a criação de quatro categorias para o prêmio, porém previu que esse número poderia alargar-se e para tanto estabeleceu um conselho supervisor de consultoria e quis que o poder “de suspender ou alterar qualquer assunto ou assuntos, substituindo, no entanto, outros em seus lugares, se no acórdão do conselho de tal suspensão, alterações ou substituições devem ser propício para o bem público ou fundidas aconselhável por necessidades públicas, ou por motivo de mudança de tempo."

 Ele também autorizou ao conselho reter qualquer concessão onde as recomendações se apresentassem  abaixo dos padrões de excelência. A atribuição de poderes para o conselho foi tal que poderia ignorar as recomendações para as sentenças proferidas pelos júris criados posteriormente em cada uma das categorias."(Infoescola)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Com Quem a Jennifer Lawrence vai Ficar Afinal?

Durante o mês de janeiro de 2014, circulou nas revistas uma nova notícia sobre o "suposto" noivado de Jennifer Lawrence e Nicolas Hoult. E logicamente os fãs se dividem entre alegres e tristes; eu estou nesse último grupo.

"De acordo com a OK Magazine, o pedido de casamento da ganhadora do Oscar de Melhor Atriz do ano passado foi feito na frente de toda a família.

 De acordo com a reportagem, o noivado aconteceu durante o Natal de 2013. Uma fonte teria dito que Jennifer vive o momento mais feliz de sua vida e está completamente apaixonada por Nicholas.
  
O casamento deve acontecer em 2015. No entanto nenhum dos dois artistas ainda confirmou publicamente a informação." ( 24/01/2014 - 14h15 -  por Redação Marie Claire).

Ainda sou muito mais o Josh e só de olhar as fotos dos dois vestidos de noivos, para me emocionar e continuar a torcer por eles.





quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Poema à Boca Fechada

 
Não direi:
Que o silêncio me sufoca e amordaça.
Calado estou, calado ficarei,
Pois que a língua que falo é de outra raça.

Palavras consumidas se acumulam,
Se represam, cisterna de águas mortas,
Ácidas mágoas em limos transformadas,
Vaza de fundo em que há raízes tortas.

Não direi:
Que nem sequer o esforço de as dizer merecem,
Palavras que não digam quanto sei
Neste retiro em que me não conhecem.

Nem só lodos se arrastam, nem só lamas,
Nem só animais bóiam, mortos, medos,
Túrgidos frutos em cachos se entrelaçam
No negro poço de onde sobem dedos.

Só direi,
Crispadamente recolhido e mudo,
Que quem se cala quando me calei
Não poderá morrer sem dizer tudo.
José Saramago

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O Vestido de Noiva

A história do vestido está ligada à própria origem do casamento, que surgiu com o objetivo de legalizar uma unidade familiar, seja para a legitimação dos filhos e da herança, o estabelecimento de alianças entre famílias e clãs ou a reunião e troca de bens e riquezas.

Por isso, esqueça a visão romântica. Vale lembrar que em alguns povos o casamento era um ato mais comercial que de amor. Durante muito tempo, e por sua importância socioeconômica, foi considerado impróprio deixar os corações falarem mais alto.

A cerimônia do noivado também era frequentemente celebrada com uma solenidade comparável à do casamento e o contrato especificava detalhadamente os deveres e responsabilidades das partes.

Em muitas culturas era firmado não entre os noivos, mas entre os pais, que respondiam por seus filhos ainda pequenos ou nem mesmo nascidos. Esse costume perdura ainda hoje entre alguns povos, como acontece na Índia. Já o vestido de noiva tem uma história bem recente.

De início, as cores eram variadas, contanto que os vestidos fossem suntuosos, luxuosos. Até porque o casamento era visto como um arranjo comercial e o vestido da noiva servia justamente para mostrar à sociedade que as famílias tinham posses.

"Os vestidos podiam ser de qualquer cor, inclusive muito se usou vermelho em épocas mais remotas, como na Idade Média (entre 476 d.C. e 1453 d.C.) e em culturas diferentes, como no Japão, Índia e China", conta Míriam Costa Manso, professora do curso de Design de Moda da UFG (Universidade Federal de Goiás).

A discrição nem sempre foi sinônimo de bom gosto na moda, tanto que a noiva romana, por exemplo, podia usar um véu vermelho escuro, quase em tom de vinho, sobre uma túnica amarela cor de açafrão. Na Grécia antiga, as mulheres usavam cores escuras, inclusive estampados.(site terra)

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Philip Seymour Hoffman

 O ator americano Philip Seymour Hoffman, 46, vencedor do Oscar por seu papel em "Capote" (2005), foi encontrado morto neste domingo (2) em seu apartamento no bairro de Greenwich Village, em Nova York. A informação foi confirmada em nota pela família do ator, que classificou a morte como "trágica e repentina".

Seu primeiro papel de destaque em Hollywood foi com "Boogie Nights" (1997), de Paul Thomas Anderson, mas logo se tornou conhecido no circuito independente, com filmes como "Felicidade" (1997),  "O Talentoso Mr Ripley" (1999), "Magnólia" (1999) e "Quase Famosos" (2000). O grande público pôde conhecer seu talento em papéis secundários em títulos de grande bilheteria, como "Cold Mountain" (2003) e "Missão Impossível 3" (2006).

O reconhecimento do trabalho veio com prêmios, entre eles o Oscar e o Globo de Ouro de melhor ator no drama "Capote" (2005). O ator também teve indicações ao Oscar por sua atuação como coadjuvante em produções de grande destaque como "O Mestre" (2012), "Dúvida" (2008) e "Jogos do Poder" (2007).

 Recentemente ele fez parte do segundo filme da série "Jogos Vorazes" e estava com contrato assinado para integrar o elenco do terceiro filme da série. Hoffman tinha sete dias de trabalho para encerrar as filmagens do projeto, mas a morte não deve afetar o lançamento dos dois próximos filmes da série, previstos para novembro de 2014 e 2015 respectivamente.

 "Philip Seymour Hoffman era um dos talentos mais singulares da nossa geração. Ficamos felizes de termos contado com ele na família de 'Jogos Vorazes'. Perdê-lo é uma tragédia e enviamos nossas condolências à família de Philip", disse a Lionsgate em nota.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Pérola -Uma Joia e Tanto

 "A pérola é o resultado de uma reação natural do molusco contra invasores externos, como certos parasitas que procuram reproduzir-se em seu interior. Para isso, esses organismos perfuram a concha e se alojam no manto, uma fina camada de tecido que protege as vísceras da ostra.

Ao defender-se do intruso, ela o ataca com uma substância segregada pelo manto, chamada nácar ou madrepérola, composta de 90% de um material calcário - a aragonita (CaCO3) -, 6% de material orgânico (conqueolina, o principal componente da parte externa da concha) e 4% de água.

Depositada sobre o invasor em camadas concêntricas, essa substância cristaliza-se rapidamente, isolando o perigo e formando uma pequena bolota rígida. As pérolas perfeitamente esféricas só se formam quando o parasita é totalmente recoberto pelo manto, o que faz com que a secreção de nácar seja distribuída de maneira uniforme. Mas o mais comum é a pérola ficar grudada na concha, como uma espécie de verruga.

Até o século XVII, não existia tecnologia para polir pedras preciosas como rubis e esmeraldas, por isso as pérolas eram um dos maiores símbolos de riqueza e poder, usadas como adorno nas mais valiosas joias da época.

A cor da pérola varia conforme as condições ambientais e a saúde da ostra: as mais comuns são rosa, creme, branca, cinza e preta.

As formas da pérola dependem do formato do invasor e do local onde ele se instala. As esféricas são as mais raras e, consequentemente, mais valiosas."(Revista Mundo Estranho)