sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Feliz Dia das Bruxas

Em 31 de  outubro de 2012, eu escrevi neste blog sobre o real significado do Dia das Bruxas, que surgiu entre os antigos povos Celtas há mais de dois mil anos, portanto, quem desejar tirar suas dúvidas basta "passear" pela data. Hoje irei apenas transcrever uma mensagem sobre esse Dia tão especial.

"No dia das bruxas, espero acontecimentos grandiosos para todos nós, porque neste dia, as bruxas do bem (todas as mulheres) sempre unem seus pensamentos poderosos, voltados para a paz, a prosperidade, a fartura, a fertilidade, o respeito à terra e aos elementos que garantem a vida de todos os seres.

Nesses áridos e estéreis tempos, mais do que nunca, precisamos de suas bênçãos e de suas oferendas de amor, de cuidado e de respeito mútuo.

Nestes tristes dias, em que o ser humano se esqueceu de ligação arquéptica com Gea ou Gaia, as bruxas são os seres fantásticos que nos mantêm ligados com nossa mãe primordial.

Nestes tempos de desastres, de desamores e egoísmo, as lindas bruxas do bem, com seus encantamentos, nos remetem à nossa infância mágica e feliz, infância que nos mantém ainda hoje, antes, durante e depois da juventude e da maturidade,porque só quando fomos crianças conseguimos enxergar a magia do mundo.

 Então queridos, neste Dia das Bruxas, vamos acordar com os sentimentos abertos para a beleza da nossa mãe Terra e agradecer por sermos seus hóspedes, tão privilegiados."

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Que Maravilha - Música

Uma chuva fina está caindo lá fora e um cheiro de terra molhada invade minhas narinas... Os pássaros executam seu mais belo canto e me lembro da música "Que Maravilha" de Toquinho...

"Lá fora está chovendo
Mas assim mesmo eu vou correndo
Só prá ver o meu amor
Ela vem toda de branco
Toda molhada e despenteada, que maravilha
Que coisa linda que é o meu amor

Por entre bancários, automóveis, ruas e avenidas
Milhões de buzinas tocando sem cessar
Ela vem chegando de branco,
meiga e muito tímida
Com a chuva molhando o seu corpo
Que eu vou abraçar

E a gente no meio da rua do mundo
No meio da chuva, a girar, que maravilha
A girar, que maravilha
A girar(Toquinho e Jorge Ben Jor)

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Agatha Christie - A Rainha do Crime

 Eu adoro os livros de mistérios de Agatha Christie desde a adolescência e nos mistérios de Agatha Christie (1890 — 1976), o mordomo nunca é o culpado. Os livros da escritora inglesa são conhecidos por suas tramas elaboradas e pelos finais surpreendentes.

1. Assassinato no Expresso Oriente
2. O Caso dos Dez Negrinhos
3. A Morte no Nilo
4. Assassinato na Casa do Pastor
5. O Homem do Terno Marrom
6. Morte na Praia
7. Um Corpo na Biblioteca
8. Sócios no Crime
9. Treze à Mesa
10. Morte nas Nuvens
11. Morte na Mesopotâmia
12. Os Cinco Porquinhos
13. Os Elefantes não Esquecem
14. Cai o Pano
15. Noite das Bruxas

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

MInha Paixão pela Trilogia Jogos Vorazes

Todos sempre perguntam porque eu sou uma fã incondicional da trilogia Jogos Vorazes. Depois de ler uma entrevista da autora Suzanne Collins eu comecei a "devorar" os livros e posteriormente virar fã dos filmes.
Desde que me apaixonei pela disciplina de História, na infância,   as Mitologias da  Civilização Egípcia, das Clássicas Greco-romana, Nórdica e  outras sempre mexeram com a minha imaginação...
 
" A ideia para escrever a trilogia Jogos Vorazes nasceu quando ela estava passando os canais da televisão. Em um canal, viu pessoas competindo num reality show, e em outro viu cenas gravadas na Guerra do Iraque. As duas coisas se misturaram e a trilogia começou a se formar.

O mito de Teseu e o Minotauro também serviu de inspiração. A autora descreve Katniss como um “Teseu futurístico”. No mito, Atenas era obrigada a enviar 7 rapazes e 7 moças para Creta, onde eram lançados no labirinto para serem devorados pelo Minotauro. Creta era cruel e impiedosa, assim como a Capital na trilogia de Suzanne Collins. O fato de seu pai ter lutado na Guerra do Vietnã a ajudou a entender melhor sobre pobreza, fome e os efeitos da guerra."

Em entrevista ao site Distrito 13 juntamente com Francis Lawrence ela fala:

"Mas também uma parte de história verídica para mim, porque o meu pai costumava me contar o contexto histórico e ele pegava a cópia de Parallel Lives (sem tradução para o português), de Plutarco (Plutarch, em inglês) e ele lia para mim a parte sobre Spartacus dali, então tudo estava integrado de outro jeito também.  Então eu acho que eu estava destinada a escrever sobre um jogo de gladiadores.

Ao manter as raízes clássicas, também presto uma homenagem em versão atualizada aos jogos de gladiadores romanos. O mundo de Panem, e particularmente da Capital, é cheio de referências romanas. A própria palavra Panem vem da expressão latina “Panem et Circenses”, que se traduz por “Pão e Circo”.

A ascensão do Estado Totalitário no período do Entreguerras , 1919-1938, na Europa também foi um dos motivos de me tornar fã:

"Em Panem, os conceitos de democracia e liberdade desapareceram da América para serem substituídos por uma ditadura de alta tecnologia com base na vigilância, monitoramento, doutrinação da mídia de massa, opressão policial e uma divisão radical de classes sociais. A grande maioria dos cidadãos de Panem vivem nas condições terceiro-mundistas do país e estão constantemente sujeitos a fome, pobreza e doença. Essas difíceis condições de vida são, aparentemente, o resultado de um acontecimento devastador que gerou um completo colapso econômico na América do Norte.

Câmeras de vigilância, chips RFID e hologramas 3D são abundantemente utilizados pelo governo para manipular a vontade de uma população fraca e sem instrução (embora haja sinais de solidariedade e rebeldia entre os camponeses).

Para preservar a ordem social frágil, a Capital depende de uma força policial maciça que está sempre pronta para reprimir qualquer tipo de revolta. Os trabalhadores muitas vezes são jogados em  campos de civis onde eles são mostrados vídeos de propaganda [propaganda, aqui, refere-se ao conceito de informação, geralmente com intuito de manipular] patrocinados pelo Estado. Panem é, portanto, um estado policial de alta tecnologia governado por uma elite poderosa que busca manter as massas em situação de pobreza e submissão."



domingo, 26 de outubro de 2014

Os EUA também tem Feriados

  O povo brasileiro adora criticar nossos inúmeros feriados, entretanto, a maior potência econômica do mundo possui um calendário recheado de feriados e ninguém critica... Vejam o calendário de 2015:


"Janeiro
Quinta, 1° de Janeiro 2015 New Year's Day (Ano-Novo)
feriado oficial nos Estados Unidos
 Segunda, 19 de Janeiro 2015 Birthday of Martin Luther King Jr. (Aniversário de Martin Luther King, Jr.)
feriado oficial nos Estados Unidos

Fevereiro
Sábado, 14 de Fevereiro 2015
Valentine's Day (Dia dos Namorados)
Sábado regular
Segunda, 16 de Fevereiro 2015 Washington's Birthday (Aniversário de Washington)
feriado oficial nos Estados Unidos

Maio
Segunda, 25 de Maio 2015 Memorial Day (Dia da Lembrança)
feriado oficial nos Estados Unidos

Julho
Sábado, 4 de Julho 2015 Independence Day (Dia da Independência)
feriado oficial nos Estados Unidos

Setembro
Segunda, 7 de Setembro 2015 Labor Day (Dia do Trabalhador)
feriado oficial nos Estados Unidos

Outubro
Segunda, 12 de Outubro 2015 Columbus Day (Dia de Cristóvão Colombo)
feriado oficial nos Estados Unidos

Novembro
Quarta, 11 de Novembro 2015
Veterans Day (Dia dos Veteranos)
feriado oficial nos Estados Unidos
Quinta, 26 de Novembro 2015 Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças)
feriado oficial nos Estados Unidos

Dezembro
Sexta, 25 de Dezembro 2015 Christmas Day (Natal)
feriado oficial nos Estados Unidos" (calendario.retira.com.br)

sábado, 25 de outubro de 2014

Descoberta Pedra Inca com 13 Arestas











"Arqueólogos peruanos encontraram uma pedra singular inca com 13 arestas talhadas, a primeira do tipo descoberta no Peru, durante escavações em um canal hidráulico dessa época no monte Incawasi, no sudeste do país.

A descoberta foi feita este mês, durante a exploração de um trecho da trilha de Qhapap Ñan (Caminho Inca, em quéchua) que ligava o Império Inca (Tahuantisuyo), estendendo-se por seis países - Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia -, informou nesta sexta-feira (24) o ministério peruano da Cultura.

O Caminho Inca foi declarado, em junho passado, Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, uma distinção que reconhece o engenho de um sistema pré-hispânico que surpreendeu o mundo.

Até agora, a pedra de origem inca mais famosa era a de 12 arestas, que integra o muro do palácio arcebispal de Cusco, antiga capital do império inca. Este palácio foi, antes, a residência do imperador Inca Roca. A pedra de 12 arestas é considerada Patrimônio Cultural da Nação.
 
Perfeccionista
A nova pedra descoberta tem um desenho perfeccionista feito com linhas retas e sem curvas, não possui assimetrias e faz parte da fonte de um sistema hidráulico, que servia para fazer um manejo ritual da água no sítio arqueológico Incawasi, situado no distrito de Huaytará, na região Huancavelica.

Segundo o ministério da Cultura, ainda não é possível determinar se este sistema funcionou para fins agrícolas ou se era parte de um ritual dedicado à água.

A água é venerada há vários séculos nos Andes pelos povos que vivem ali, que atribuem a ela uma origem sagrada, vinda do interior das montanhas ou da terra, para depois percorrer vales e ajudar no crescimento de seus cultivos.

O império incaico ou Tahuantinsuyo se estendeu entre os séculos XV e XVI".(globo.com)

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

1º Prédio onde funcionou o Liceu Cuiabano

O prédio onde hoje funciona o "Ganha Tempo",  já abrigou o Liceu Cuiabano e a Imprensa Oficial de Mato Grosso. Sobre ele, Estevão de Mendonça assim escreveu em "Datas Matogrossenses":

"Destinado para servir de mercado, primitivamente constava de dois únicos compartimentos, com entrada pela Rua Bela do Juiz(hoje 13 de Junho). Foi sucessivamente ampliado até abranger toda a quadra, sendo então transferido o mercado para o lado oposto à Praça Marquês de Aracati (hoje Praça Ipiranga), ficando no primeiro lance instalada  a Contadoria Provincial.

Nos primeiros dias da invasão paraguaia serviu de alojamento à Guarda Nacional, e em, 1867, de Enfermaria Militar. Transformada a Contadoria em Tesouraria Provincial, voltou essa repartição  no ano de 1870 a funcionar ali, juntamente com o mercado.

Em 1880 passou por novas modificações, nele sendo inaugurado o Liceu Cuiabano. De 1884 até hoje tem servido, com alguma interrupção, de quartel da força policial, ora só, outras vezes  unido ao mercado".

Rubens de Mendonça  no livro "Ruas de Cuiabá" também se refere ao prédio "nesta praça eram, até 1876, realizadas as Touradas, que nesse ano foram transferidas para a Praça do Alegre, antigo Campo d'Ourique. Esta praça, antes de receber o nome do Marquês de Aracati, se chamava Largo da Cruz das Almas, no local onde hoje se encontra o "Corpo de Bombeiros", antes de ser quartel foi, em 1852, o Mercado Público, mais tarde quartel da Força Pública do Estado".

Através da Lei Provincial 536 de 3 de dezembro de 1879, por iniciativa do Presidente da Província, Rufino Enéas Gustavo Galvão, o Barão de Maracajú, foi criado o Liceu Cuiabano.

No dia 7 de março de 1880 foi solenemente instalado o Liceu Cuiabano em cerimônia prestigiada por quatro bandas de música. Na praça uma multidão formada de autoridades, funcionários públicos, militares e demais convidados, aguardavam a chegada do Presidente da Província. Depois dos discursos  o presidente da província declara instalado o Liceu e a seguir, lavrou-se uma ata para perenizar o acontecimento, onde assinaram todos os convidados e demais presentes.


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Dicas para o ENEM - Revista Veja

A Revista Veja de 15 de outubro de 2014, traz uma reportagem sobre a Educação no Brasil e deixa algumas dicas sobre os conteúdos que serão solicitados durante o ENEM. Antes de transcrever essas dicas  copiei um trecho que considero digno de reflexão:

" O vestibular tal qual o conhecemos é uma invenção brasileira, criada nos anos 1960. Nos Estados Unidos, o passaporte para a universidade depende não só do resultado de testes específicos aplicados em duas fases(a segunda, com as disciplinas de acordo com o curso escolhido), mas de todo o histórico escolar e até das atividades extracurriculares que possam valorizar o candidato."

E Veja diz: "isto vai cair - Português(tenha na ponta da língua: interpretação de textos, gramática e funções da linguagem);

Geografia - tenha na ponta da língua: clima, fontes alternativas de energia e globalização;

História - tenha na ponta da língua: no Brasil - escravidão, república, era Vargas e movimentos sociais: no resto do mundo: as revoluções Industrial, Francesa e Russa;

Redação - tenha na ponta da língua -raciocínio livre de chavões, bagagem literária e histórica que permita ampliar o tema além de seus limites, um bom arsenal de citações filosóficas e uma solução para o problema proposto;

Física - tenha na ponta da língua: mecânica, energia, eletricidade e óptica geométrica;

Química - tenha na ponta da língua: aquecimento global, termoquímica, soluções e funções orgânicas;

Matemática - tenha na ponta da língua: equaçoes, probabilidades, porcentagem, funções e geometria;

Biologia  - tenha na ponta da língua: evolução, ecologia, fisiologia e genética."


terça-feira, 21 de outubro de 2014

1984, O Livro

Alguns livros se tornam clássicos justamente pelas histórias que descrevem e 1984 de George Orwell é um deles.

"Escrito em 1948 e publicado no ano seguinte, o livro "1984", do escritor inglês George Orwell, colocou em evidência algumas das facetas do totalitarismo, abordando temas importantes relativos à quebra da privacidade.

 A trama, que se passa em Londres, em uma cidade fictícia chamada Oceânia, tem como protagonista Winston, que se encontra preso na engrenagem totalitária de uma sociedade dominada pelo Estado.

Em Oceânia, nenhum de seus habitantes está a salvo da presença do Estado, sendo vigiados por todos os lados pelo Grande Irmão, chamado, na obra, de Big Brother.

No livro, o Grande Irmão, o líder máximo, toma o poder após uma guerra em escala global. Nas ruas de Oceânia, o slogan estampado em cartazes diz que "O Grande Irmão está de olho em você". Isso acontece através das teletelas, um tipo de televisor que monitora, grava e espiona todos os habitantes.

Era o fim da intimidade e da individualidade. Para Leonel Aguiar, mestre e doutor em Comunicação e coordenador do curso de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), a crítica de Orwell às sociedades totalitárias tem foco na televisão como um objeto de visão."(redeglobo.globo.com/)

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Parabéns Viggo Mortensen

Viggo Mortensen ainda é o meu ator favorito, mesmo que atualmente esteja curtindo novos talentos, e  sempre irei  considerá-lo como o Belo do Outono (no Hemisfério Norte desde o dia 23 de setembro é outono).

"Ele já foi o rei da Terra Média, par romântico de Sandra Bullock, fez parte do desnecessário remake de Psicose (1998), lutou pelado em uma sauna e até já foi Freud. Facetas não são poucas para exemplificar o talento de Viggo Mortensen e como o astro soube diversificar seus papéis em quase 30 anos de carreira.
Desde então, foram 32 prêmios vencidos, outras 44 indicações (inclusive uma ao Oscar) e o ator parece não querer descansar enquanto mostrar mais de seu talento, com projetos em produção até 2015."(papo de cinema)















sábado, 18 de outubro de 2014

Filmes sobre o Continente Africano

Hoje eu vou atender um pedido de uma aluna do 3º ano e indicar alguns filmes sobre a África.

1. Hotel Ruanda
2. Um Grito de Liberdade
3. O Último Rei da Escócia
4. Um Herói do Nosso Tempo
5. Flor do Deserto
6. Amor Sem Fronteiras
7. Diamante de Sangue
8. Tiros em Ruanda
9. Jardineiro Fiel
10. O Senhor das Armas
11. Mandela - Um Grito de Vitória
12. Sarafina - O Som da Liberdade
13. Entre Dois Amores
14. Distrito 9
15. A Massai Branca
16. Lágrimas do Sol

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Os Shorts e a Exposição das Pernas

 Em Cuiabá estamos na primavera e temos enfrentado temperaturas acima de  40ºC; eu fico imaginando quando chegar o verão em dezembro...

 O uso de roupas leves e coloridas faz parte de nosso cotidiano na primavera - verão. Eu mesmo adoro usar uma das peças colorida, mas o que tem me deixado indignada é o uso exagerado dos shorts pelas cuiabanas. 

"O que é belo é para ser mostrado" já dizia alguém, e concordo que esta teoria é mais do que válida, agora banalizar a exposição do corpo feminino como vem acontecendo nos últimos meses desvaloriza o ser humano e tira a atração de sua beleza interior.

Mulheres de todas as idades e tipos de corpos, desfilam pela cidade com os shorts de todos os tamanhos e modelos. Criou-se uma "ditadura" da utilização de shorts: em plena 6 horas da manhã, quando todos estão se dirigindo ao trabalho, eu encontro meninas, jovens e senhoras com shorts que mostram "quase" tudo...

Enquanto eu me encaminho para o Liceu fico pensando: será elas trabalham desse jeito? Será que não existe mais recato no vestuário de trabalho? Nas vitrinas das lojas me vejo usando saias longas ou abaixo do joelho, calças compridas ou vestidos e me sinto como um extraterrestre...

Eu não sou contra o uso dos shorts, costumo usar na praia, em casa, no mercado, churrasco, mas fico preocupada com o exagero que tenho visto ultimamente. E quando você veste uma saia com fendas e o vento deixa sua perna à mostra, os homens olham como se fosse uma novidade e nesse momento me sinto a mais bela e elegante das mulheres.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Meu Mestre, Minha Vida O Filme


Hoje é o Dia do Professor  e minha indicação é Meu Mestre, Minha Vida; um filme incrível e com uma mensagem melhor ainda. Morgan Freeman está mais fascinante do que nunca como o professor de História que virá diretor. E só para despertar a curiosidade aqui vai um resumo do mesmo

"Em Nova Jersey, uma escola com sérios problemas de violência e tráfico de drogas. Usando métodos pouco ortodoxos, algumas vezes violentos, ele transforma os alunos, inclusive conseguindo que sejam aprovados no exame do final do ano realizado pelo governo estadual.

 Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark (Morgan Freeman) é convidado por seu amigo Frank Napier (Robert Guiullaume) a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido.

Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos."

domingo, 12 de outubro de 2014

Feliz Aniversário Josh

Hoje, Josh Hutcherson completa 22 anos e se você ainda não é fã desse jovem ator que além de lindo é extremamente talentoso, aqui vão alguns motivos:

1. Ele possui sua própria produtora - pesar da pouca idade, Josh é o executivo de sua produtora, chamada JetLag Productions, com sede em Los Angeles.

2. Ele várias manias como - de estalar o pescoço sete vezes ao dia e mastigar canudos.

3. Josh é engajado -  ele participou, com mais alguns artistas, da campanha Straight, But Not Narrow, que apoia os homossexuais.

4. Ele adora animais -  Ele adotou um filhote de pitbull e ainda divulgou diversas fotos com o cachorro.

5. Josh no tapete vermelho com Jennifer Lawrence -  Quando estão divulgando o filme Jogos Vorazes, uma coisa é certa: Josh e Jennifer vão protagonizar momentos para lá de inusitados nos eventos ao redor do mundo.


















sábado, 11 de outubro de 2014

Malala Yousafzai Ganha Nobel da Paz de 2014

 Como já escrevi várias vezes aqui, eu sou professora de História do Ensino Médio; e cada dia que passa me questiono se não está na hora de me aposentar. Numa sala de 35 alunos o número de interessados em aprender realmente a História não chega a dez alunos. E não é falta de estrutura que os impede de querer aprender, acredito que são as facilidades que os têm deixado "preguiçosos".

 Nossas alunas não conhecem os dissabores de uma mulher que vive no Paquistão desejando aprender a ler a escrever. E ao ler que a jovem Malala ganhou o Prêmio Nobel da Paz fiquei emocionada, pois ela sabe valorizar a Educação Escolar.

"A jovem se tornou alvo após ganhar notoriedade na luta pela educação escolar das mulheres no país. A partir do começo de 2009, aos 11 anos, ela passou a publicar, sob um pseudônimo, através da BBC local, um diário onde denunciava as atrocidades cometidas pelo Taleban contra meninas que iam à escola em áreas sob controle da milícia.

Em janeiro de 2009, o Taleban havia decretado a proibição de meninas frequentarem escolas, fechando mais de 150 instituições femininas e explodindo outras cinco no vale de Swat. Apesar disso, ela continuou seus estudos, sob ameaças.

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, 17, é a vencedora do prêmio Nobel da Paz de 2014, anunciou nesta sexta-feira (10) a instituição, em Oslo, na Noruega. Ela é a mais jovem ganhadora do prêmio em 112 anos de história. O resultado foi anunciado às 10h (6h, no horário de Brasília).

Malala foi baleada na cabeça por membros do Taleban paquistanês no dia 9 de outubro de 2012 por defender a educação escolar das mulheres no país. Ela chegou a ficar em coma, mas se recuperou e passou a viver na Inglaterra, onde continua sua militância. Em 2013, quando era cogitada para receber a homenagem, ela chegou a comentar que ainda precisava "trabalhar muito" para merecer o prêmio.

Em setembro daquele ano Malala havia recebido o Prêmio Internacional pela Paz Infantil e passou a ser favorita para o Nobel da Paz.

Em nota, o Comitê do Nobel afirma atribuir o prêmio deste ano a Kailash Satyarthi e Malala Yousafzay pela luta de ambos por direitos fundamentais de jovens e crianças. "As crianças devem frequentar a escola e não ser exploradas financeiramente", afirmou o presidente do Comitê norueguês do Nobel, Thorbjoern Jagland."(noticias.uol.com.br/)

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Os Discursos no Filme O Retorno do Rei

A trilogia O Senhor dos Anéis, como já escrevi anteriormente, é uma das minhas favoritas  por isso duas vezes ao ano eu costumo ler para manter a saga sempre em mente.

Como diz um fã fervoroso  "a maioria dos filmes com guerras medievais, tem um discurso de incentivo de um líder influente a um exército em desvantagem e com medo. Geralmente esses discursos liberam uma força interior dentro dos Soldados, que acabam lutando com todos os esforços possíveis."
O discurso do Rei Theoden às portas de Minas Tirith é tão emocionante que todas as vezes que assisto o filme o Retorno do Rei fico arrepiada...

 "Levantem, levantem, Cavaleiros de Théoden! Quebrada será a lança, trincado será o escudo! Um dia da espada! Um dia vermelho! Antes de o sol raiar! Avante, avante! Cavalguem para a morte e para o fim do mundo! Morte! Morte! Morte!"

 Outro discurso é o do Rei Aragorn diante da fortaleza de Sauron, também no Retorno do Rei, meus olhos lacrimejam e me sinto como aqueles poucos soldados: lívida, pronta para lutar e quem sabe morrer para que a Terra Média sobreviva sem o Mal semeado por Sauron.

 " Filhos de Gondor! De Rohan! Meus Irmãos! Eu vejo em seus olhos o mesmo medo que tiraria o meu coração. Talvez possa haver o dia quando a coragem dos homes falhará, quando abandonaremos nossos amigos, e quebraremos todos os laços de sociedades, mas esse não é o dia! Uma hora de lobos e escudos partidos quando a Era do Homem cairá, mas esse não é o dia! Esse dia nós lutamos! Por todos aqueles que nos são queridos nesta boa terra, eu peço-vos que fiquem, Homens do Oeste!"
 

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Poema da Lua Vermelha


Aproveitando que nesta semana aconteceu a última Lua de Sangue de 2014, eu vou transcrever um poema sobre a lua vermelha.

Quando a Lua no céu nascer vermelha
E as estrelas todas
caírem sobre a Terra...
Sete vezes tu te tornarás poeta
Sete vezes renascerão para ti as coisas do mundo
e as linguagens dos homens serão desvendadas por ti para sempre...
Fale-me então devagar...
sobre as coisas eternas!
E eu serei livre!...
E eu estarei completo finalmente...
E compreenderei as verdades ricas do mundo
As Rodas Astrais do Tempo,
desejos... sonhos...
encarnações de dor e sofrimento...
E eu compreenderei também o Amor e a Morte
A maldade e o Paraíso!
Fale-me das coisas ricas do mundo!
E eu serei livre!(versosdefogo.blogspot.com/2011/08/)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Josh e Jennifer - Entrevistas Arrebatadoras

Em 12 de setembro de 2014 no Toronto International Film Festival para promover o novo longa dele, Escobar: Paradise Lost, Josh  falou  sobre o vazamento das fotos íntimas de Jennifer Lawrence que, ao lado dele, protagoniza a saga Jogos Vorazes. Eu irei transcrever alguns trechos dessa entrevista aqui.

E também acabei de ler um trecho da entrevista na Vanity Fair que circulara amanhã, onde Jennifer Lawrence fala pela primeira vez a respeito das fotos vazadas. E realmente é incrível como eles estão conectados, daí eu continuar sendo uma Joshifer.

"Minha reação foi raiva, inicialmente, e verdadeiramente decepção na sociedade como um todo", disse Hutcherson do hack foto nua no fim de semana do Dia do Trabalhador, o que resultou no roubo de centenas de imagens de dezenas de celebridades, principalmente seus Hunger Games co-estrela e amiga Jennifer Lawrence.(...)  As pessoas dizem que se você é um ator, você tem que pensar em ser aos olhos do público. Não, isso não é verdade.

 Hutcherson é um cara descontraído afável, mas seus olhos escurecer quando ele fala sobre a foto corte celebridade, e como isso afetou Lawrence e dezenas de outras atrizes, cantoras e modelos.

"Você tem um certo reconhecimento público e outros enfeites. Mas não é sobre ter a sua vida privada, literalmente, analisado e roubado de você ", disse ele. Tornar-se um ator não deve significar que você tem que lidar com o que está sendo perseguido."(www.torontosun.com/.) 














 "Só porque eu sou uma figura pública, só porque eu sou uma atriz, não significa que eu pedi para isso", diz ela. "Isso não significa que ele vem com o território. É o meu corpo, e deve ser a minha escolha, e o fato de que não é a minha escolha é absolutamente nojento. Eu não posso acreditar que nós ainda vivemos em que tipo de mundo

 Ela havia sido tentado a escrever uma declaração, quando a notícia da violação de privacidade quebrou, ela diz, mas "cada coisa que eu tentei escrever me fez chorar ou ficar com raiva. Comecei a escrever um pedido de desculpas, mas eu não tenho nada para dizer que sinto muito por.

 Lawrence também compartilha uma mensagem para a comunidade tablóide: "Você tem uma escolha. Você não tem que ser uma pessoa que se espalha negatividade e mentiras para ganhar a vida. Você pode fazer algo de bom. Você pode ser bom. Vamos fazer essa escolha e que se sente melhor. "
 (www.vanityfair.com/vf.)

 

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Filmes sobre a 2ª Guerra Mundial

A 2ª Guerra Mundial, 1939-1945, foi o maior conflito bélico do Séc. XX e existe inúmeros livros e filmes sobre esse momento triste. Então, hoje vamos listar novamente alguns que considero essencial para entender o período. Eu listarei alguns desconhecidos do grande público, mas tão bons quanto os cultuados...

1.Casablanca
2. Códigos de Guerra
3. A Ponte do Rio Kwai
4. Hiroshima, Meu Amor
5. O Leitor
6. O Pianista
7. A Lista de Schindler
8. Além da Linha Vermelha












9. A Queda, As Últimas Horas de Hitler
10. O Julgamento em Nuremberg
11. Deus no Banco dos Réus
12. Império do Sol
13. O Mais Longo dos Dias
14. Operação Valquiria
15. O Aprendiz
16.Os Canhões de Navarone

domingo, 5 de outubro de 2014

Viver

"Viver uma verdadeira experiência amorosa é um dos maiores prazeres da vida.
 Gostar é sentir com a alma, mas expressar os sentimentos depende das ideias de cada um. Condicionamos o amor às nossas necessidades neuróticas e acabamos com ele.
Vivemos uma vida tentando fazer com que os outros se responsabilizem pelas nossas necessidades enquanto nós nos abandonamos irresponsavelmente.

Queremos ser amados e não nos amamos, queremos ser compreendidos e não nos compreendemos, queremos o apoio dos outros e damos o nosso a eles.
 Quando nos abandonamos, queremos achar alguém que venha a preencher o buraco que nós cavamos.
A insatisfação, o vazio interior se transformam na busca contínua de novos relacionamentos, cujos resultados frustrantes se repetirão.

Cada um é o único responsável pelas suas próprias necessidades.
 Só quem se ama pode encontrar em sua vida Um Amor de Verdade"(Zíbia Gasparetto)

sábado, 4 de outubro de 2014

Avenida Getúlio Vargas em Cuiabá

Hoje, o prédio do Liceu Cuiabano completa 70 ANOS e vamos aproveitar para escrever sobre a Avenida Getúlio Vargas onde se encontra o famoso prédio. E para isso vamos nos utilizar das informações contidas no livro - "Cuiabá: de vila a metrópole nascente."

" Na Cuiabá colonial  ela não existia. Vai surgindo aos poucos. Primeiro, como Rua Poconé, da lateral da Praça da República até a Rua Comandante Costa. Depois, a abertura da Avenida propriamente dita na interventoria de Júlio Muller, no bojo das obras oficiais e servindo-lhes de passarela.

Segundo o Engenheiro Cássio Veiga de Sá, em seu livro "Memórias de um Cuiabano Honorário", uma série de casas foi demolida, entre as ruas Comandante Costa e Batista das Neves, não só para a abertura da avenida mas também para a construção da Scretaria Geral e do Palácio da Justiça.

Tornou-se a principal rua da cidade, destinada aos desfiles cívicos e militares. Pavimentada em concreto, que ainda pode ser visto na lateral do Liceu Cuiabano, e que resiste há mais de sessenta anos.  Arborizada com flamboyants, tem um colorido flamejante.
Nos anos 1970, o Beco Largo, existente entre a Praça da República e a Avenida Tenente Coronel Duarte, é alargado, passando a integrar a Avenida Getúlio Vargas, que passou a ter ali em seu início, indo terminar na Praça 8 de Abril, rebatizada Silva Freire, e mais conhecida como Praça do Chopão.

No final da avenida e, construído, durante a década de 1940, em estilo neocolonial, o Quartel do Batalhão Laguna, antigo 16º Batalhão de Caçadores (16 BC) e atual 44º Batalhão de Infantaria Motorizada (44º BIM)."
A avenida Getúlio Vargas tornou-se um ponto de referência para a elite cuiabana, mas sobre quem poderia possuir casas na avenida é uma outra história...





sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Joshifer 8

Ainda sou JOSHIFER mesmo com todas as "noticias"que pupulam na net sobre Jennifer Lawrence e Chris Martin como  "Segundo fontes, Chris Martin e Jennifer Lawrence já estão morando juntos depois de apenas dois meses de namoro !!" Read more: http://perezhilton.com/2014-10-02-jennifer-lawrence-chris-martin-relationship-boyfriend-girlfriend-living-together-relationship-couple-house-fast#ixzz3F7RbNaLF

Cada vez que leio esse tipo de noticia fico com náuseas, entretanto, essa aqui me deixou super feliz"Ela não se mudou para a casa de Martin. Uma fonte próxima à situação disse ao Gossip Cop exclusivamente que o relatório "não é verdade".
Os meios de comunicação devem Autoria e ligação a Gossip Cop sobre este exclusivo." Então, Joshifer sobrevive para nossa alegria.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

É Outubro É Primavera

Eu adoro o mês de outubro, não só porque é primavera, mas principalmente porque o ar em Cuiabá fica mais leve, mais agradável. O amanhecer é lindo e o entardecer mais ainda. Os dias são extremamente quentes, 23º a 42ºC, e quando chove a temperatura cai deixando o clima com cara de outono-inverno. A cidade se enche do perfume exótico das flores do cerrado, rios e cachoeiras são disputadas e todos usamos roupas leves e coloridas como o clima primaveril.