domingo, 30 de novembro de 2014

A Prisão de Drácula

"Pouco, muito pouco se sabe sobre a juventude do príncipe Vlad, da Valáquia, cuja vida deu origem à lenda de Drácula. Agora, arqueólogos turcos acreditam ter encontrado o local em que ele e o irmão permaneceram como reféns de autoridades otomanas durante anos para que os muçulmanos garantissem a fidelidade de seu pai.

Os rapazes estiveram retido no castelo de Tokat, pendurado em um penhasco no meio da atual Turquia. O local é  misterioso, cheio de túneis e masmorras. "É dificíl dizer em que sala Drácula ficou, mas ele esteve aqui", afirmou o arqueólogo Ibrahim Cetin a jornais locais.

Depois de libertado, Vlad organizou a resistência cristã na Transilvânia no final do séc. XV e ficou famoso por empalar 20 mil inimigos. Sua fama de cruel, acreditam os historiadores, forjou-se no tempo em que passou encarcerado. Os otomanos o conheciam como Lorde Empalador. Para os cristãos era Vlad Draculea(a palavra  deriva de dragão)".(Revista Aventura na História- dez.2014)

sábado, 29 de novembro de 2014

Você Faz a Paz

"Procure uma posição confortável, acomode-se.
Fique em silêncio, feche os olhos, concentre-se.
Lentamente, respire fundo.
Relaxe, pense no mundo.
Atinja o nível mais alto do pensamento.
Sinta o que falta aos seres humanos
neste momento.
Analise a situação atual da humanidade.
E em como você pode colaborar,
mesmo com pouca idade.
Imagine um mundo sem ira, sem ódio,
sem inveja e sem maldade.
Só a honra de cada cidadão
cumprindo seus direitos e deveres com serenidade.
Pense na paz em plenitude.
E em como alcançá-la, com certas atitudes.
É tão fácil e seria maravilhoso.
Qualquer um pode colaborar
com um comportamento honroso.
Torne isso uma realidade.
Então verá que só assim
a vida tem sentido de verdade.
Cumpra pelo menos você a sua parte
e proporcione paz.
E verá a felicidade que isso traz."(Clarice Pacheco

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cápsula do Tempo












"Quem nunca teve o desejo de colocar coisas dentro de uma cápsula do tempo? Deixar uma mensagem para o futuro, colocar coisas lá dentro para que, em centenas de anos, as pessoas saibam como você vivia a sua vida, ou, uma possibilidade ainda melhor: deixar que, no futuro, as pessoas saibam como você imaginava que o mundo seria assim que a cápsula fosse aberta.

Universidade da Pensilvânia
A cápsula foi enterrada em 1940 e deve ser aberta apenas em 2040. A cápsula pesa nada menos do que 204 kg, mas tudo o que se sabe é que ela traz um discurso do presidente estadunidense Franklin Roosevelt, no entanto, com todo esse peso, espera-se que mais elementos tenham sido incluídos nela.

Cápsula de Martin Luther King Jr.
A cápsula foi enterrada no ano de 1988, na Freedom Plaza, em Washington e está programada para ser aberta em 2088. Ela contém alguns itens pessoais de Martin Luther King Jr, além de algumas fitas cassetes com a mensagem de pessoas coletadas nos anos 80.

Westinghouse 1939
Uma das cápsulas mais incríveis dessa lista foi enterrada em 1939, na Feira Mundial de Nova York e só será aberta em 6939. Lá dentro, os humanos (ou outros seres habitantes da Terra) poderão encontrar as relíquias de nada menos do que cinco mil anos antes.

Entre elas, estariam dezenas de microfilmes, cinejornais, sementes e tecidos. Na época, 3 mil exemplares de um livro documentando a cápsula do tempo, seu conteúdo e funcionamento foram distribuídos em museus e bibliotecas do mundo todo."(www.megacurioso.com.br)

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Futuros Amantes

Depois de uma manhã agitada de avaliações, estou aproveitando  para ouvir uma boa música, Centro América FM... Pela janela aberta vem o odor extasiante de jasmin ou dama da noite e me pego lendo alguns poemas românticos é claro.

"Não se afobe, não
Que nada é pra já
O amor não tem pressa
Ele pode esperar em silêncio
Num fundo de armário
No porta-retratos
Milênios, milênios
No ar
E quem sabe, então
nossa terra será
Alguma cidade submersa
Os escafandristas virão
Explorar sua casa
Seu quarto, suas coisas
Sua alma, teus segredos...

Sábios em vão
Tentarão decifrar
O eco de antigas palavras
Fragmentos de cartas, poemas
Mentiras, retratos
Vestígios de estranha civilização

Não se afobe, não
Que nada é pra já
Amores serão sempre amáveis
Futuros amantes, quiçá
Se amarão sem saber
Com o amor que eu um dia
Deixei pra você" (Isadora Cristina J. Moreira)

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Jennifer Lawrence diz Liam Hemsworth "é meu melhor Amigo"

Realmente a mídia adora Jennifer Lawrence e o pior: eles adoram arranjar namorados para ela. Agora é a vez de Liam Hemsworth, justamente quando desde o dia 10 de novembro o que temos visto é uma verdadeira "chuva" de Joshifer.  O crushable nos empolga quando diz"

Vocês, quando eu comecei a falar sobre Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson um dia acabar juntos na união gloriosa conhecida como Joshifer , eu estava principalmente brincando. Principalmente parecia que eles eram apenas grandes amigos que realmente gostava de estar em torno de si, e que fez suas entrevistas conjuntas de super agradável de assistir. Mas neste momento, toda vez que eu vê-los juntos eu fico um pouco mais convencido de que isso pode realmente acontecer . Sério."Read more: http://www.crushable.com/2014/11/14/entertainment/jennifer-lawrence-and-josh-hutcherson-flirting-video-mockingjay-interview-joshifer/#ixzz3K6Ml52sV

O mesmo site anuncia o possível "envolvimento" dos jovens atores e esquece da torcida por Joshifer.O que é muito estranho... E como toda fã Joshifer acabo ficando irritada, mas me acalmo quando leio:
"Estes dois nunca tiveram química juntos, certo? Eu nunca vi isso. Mesmo quando eles estão brincando durante as entrevistas, JLaw sempre interagiu muito mais com Josh Hutcherson . Vou humor essa história de qualquer maneira. Acho que é divertido porque ele se encaixa na narrativa de Chris Martin sendo preso em Goop. Ele a ajudou a abrir a Dallas pop-up store na semana passada, que não soa como desacoplamento consciente para mim. Ele até deixou-se fotografar lá, o que está a dizer algo.
 
Bom, tudo bem. Eu poderia acreditar que havia algo a esta história porque JLaw e Liam eram ambos solteiros (talvez?), Pela primeira vez, durante uma turnê de imprensa. Quem sabe. Tem sido duas semanas desde que o representante de alguém disse às pessoas como Martin Lawrence é "ainda muito juntos." A coisa importante a lembrar é que JLaw e Liam não tem absolutamente nenhuma química juntos. Zero. Estou errado?
FYI: Jennifer confirmou a alegação de Liam que ela comeu coisas brutas antes de beijá-lo no set. Ela disse Nylon que muitas vezes ela comeria "um sanduíche com mostarda e cebola vermelha crua" antes que eles bloqueado lábios como Katniss e Gale. 
  JLaw também disse Liam é "meu melhor amigo." Eu acho que Jennifer tem um monte de melhores amigos. Já ouvi falar de pelo menos cinco, neste ponto, o que é bom. Estes dois, provavelmente, não estão batendo nele. JLaw deve começar com alguém muito mais emocionante do que faux-Thor."(www.celebitchy.com/ - 25/11/2014).

Ainda bem que O Gossip Cop existe para nos tranquilizar:

 (...)"Não, eles não fizeram. Sim, Hemsworth e Lawrence trabalharam em conjunto. Sim, eles se beijaram para os filmes de Jogos Vorazes. E sim, eles têm tanto jorrou sobre o outro em entrevistas. Mas nenhuma dessas coisas se somam a uma relação fora da tela, e eles nunca tiveram alguma realização amor dramático, muito menos, na verdade, dizer: "Nós estamos no amor", como a OK! Cobrir falsamente exclama.

Fontes próximas a Lawrence e Hemsworth assegurar Gossip Cop que a sua relação permanece estritamente platônico. "Não há nenhuma verdade a qualquer um," um amigo em comum nos diz, acrescentando: "É tão estúpido." Infelizmente, OK! E "burro" muitas vezes caminham lado a lado.
Os meios de comunicação devem crédito e LINK para Gossip Cop sobre este exclusivo."(Por Shari Weiss

domingo, 23 de novembro de 2014

Jennifer Lawrence canta A Árvore Forca

 Quando lemos na saga Jogos Vorazes que Katniss canta a música árvore forca, mais parece que ela está recitando um poema macabro.Entretanto, no filme A Esperança 1 quando ela canta fiquei arrepiada, o coração pulsando e os olhos lacrimejantes. E como toda fã não duvido que essa música será a mais importante de todo o CD, desbancando a da própria Lord organizadora do mesmo.

"Gravada pela atriz Jennifer Lawrence, a música "The Hanging Tree", que é cantada por sua personagem, Katniss Everdeen, em "Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1", pode agora ser ouvida on-line via streaming.  

A música foi composta por James Newton e o arranjo é da banda The Lumineers. Sombria, a faixa se inicia apenas com a voz de Lawrence, cantando à capela.

No longa, a música foi ensinada a Katniss por seu pai quando ela era muito jovem e ganha um novo significado na vida da personagem, quando a Capital passa a puni-la severamente.

 O diretor então fez com que Jennifer Lawrence praticasse canto, e ela gravou a música ao vivo. "Jen não estava contente por ter que cantar [a música] o dia inteiro, e ela chorou um pouco durante a manhã", disse o direitor."(pizzadeontem.com.br)

Você vem, você vem
Para a árvore
Onde eles enforcaram um homem que dizem matou três
Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca
Você vem, você vem
Para a árvore
Onde o homem morto clamou para que seu amor fugisse
Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca
Você vem, você vem
Para a árvore
Onde eu mandei você fugir para nós dois ficarmos livres
Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca
Você vem, você vem
Para a árvore
Usar um colar de corda, e ficar ao meu lado
Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca

sábado, 22 de novembro de 2014

Poema de Amor Depois da Chuva

 Depois de um dia inteiro de chuva, o ar fica leve e o cheiro de terra molhada se espalha pela natureza. Eu gosto de aproveitar a chuva para ler um bom romance ou um poema...

 "Rosas brancas e douradas pelo Sol
Venho agora ofertar-te ofegante;
Caiu sob o meu céu, claro lençol,
Enquanto a primavera floria constante...

Chorei, enquanto a chuva debruçava na janela,
Vendo a flor desvanecida pender a haste;
Agora estamos sós, eu e a flor bela;
Esperando tuas palmas no desgaste!

Fechei meus olhos para não ver que padecia
Quem mais, amei nesta vida de penúria;
Enquanto o pranto pela face escorria;
Pela mágoa de uma rosa de luxúria;

Agora, que a chuva para e já é tarde,
Só penumbras, eu não devo esperar;
Pois que no mundo do outro lado, arde
Tanto Sol e tanta ventura que há de brilhar!...

Fomos dois, outrora! Ah!... Quanta saudade...
Que em meu peito faz bater um tambor;
Agora, espero pela hora da verdade:
O que nos invade é auréola de puro amor!"(Sirley Vieira Alves)

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Dia Mundial da Televisão

 "Comemora-se hoje, 21 de Novembro, o Dia Mundial da Televisão com o objetivo de ressaltar e reconhecer o papel importante que este meio de comunicação desempenha na promoção da paz, progresso e desenvolvimento da humanidade . 

A data foi proclamada em 1996, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, (resolução 51/205 de 17 de Dezembro) na mesma data em que se realizou o Fórum Mundial sobre Televisão, nas Nações Unidas.

Os Estados Membros foram convidados a comemorar o dia, para incentivar, a nível mundial, as trocas de programas de televisão sobre questões como a paz, segurança, desenvolvimento social e econômico e o reforço do intercâmbio cultural (resolução 51/205 de 17 de Dezembro).

Recorrendo a história, o primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de Outubro de 1925.

Um sistema eletrônico completo foi demonstrado em 1927. O primeiro serviço analógico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de Maio de 1928.

Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico (disco de Nipkow) que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal.


 O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em Março de 1935, mas estava disponível apenas em 22 salas públicas. Uma das primeiras grandes transmissões de televisão foi a dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. O uso da televisão aumentou depois da Segunda Guerra Mundial, devido aos avanços tecnológicos surgidos com as necessidades da guerra e à renda adicional disponível (televisores na década de 1930 custavam o equivalente a sete mil dólares actuais (2001) e havia pouca programação disponível).

A televisão a cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC. Um ano antes o governo dos Estados Unidos da América aprovou o sistema de transmissão a cores proposto pela rede CBS, mas quando a RCA apresentou um novo sistema que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco, a CBS abandonou sua proposta em favor da nova."(
tpa.sapo.ao › Notícias)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

1ª Cervejaria de Cuiabá

 Eu frequentei por muitos anos a residência dos Muller na Avenida Beira-Rio e ficava encantada com uma parte da casa onde é possível encontrar alguns arcos neoclássico. E sinceramente nunca perguntei o motivo de sua existência até encontrar essa reportagem no Diário de Cuiabá.

"Cabe sugerir aos herdeiros do saudoso Dr. Gabriel Júlio de Mattos Müller que permitam à sociedade cuiabana conhecê-las, pois, elas ficam completamente independentes do corpo da casa da família. Também seria interessante oferecer-se o tombamento oficial do local como Patrimônio Histórico. Com isso os proprietários obteriam as vantagens da nova identidade e a sociedade cuiabana ganharia mais um ponto de atração turística de grande importância para nossa Capital.


O antigo prédio da centenária Cervejaria Cuiabana, situado à beira do rio Cuiabá, no bairro do Porto, ainda guarda partes das salas com o mesmo piso de ladrilho hidráulico, o vão de acesso ao terraço pela escada helicoidal, a arcada em estilo neoclássico etc.

Em 1896, foi instalada nossa primeira Cervejaria Cuiabana, constituindo o grande lugar de lazer da Capital. Pertencia ao maior grupo empresarial de Cuiabá, Almeida & Cia. Esta firma congregava também a Usina Itaici, a empresa de bondes, diversos seringais e várias embarcações.

A Cervejaria Cuiabana funcionava no bairro do Porto, localizada às margens do rio Cuiabá. Possuía um embarcadouro dotado de cais com guindaste e depósitos, onde embarcações de outros armadores podiam utilizá-lo. Chamava-se o Porto Almeida. Esta firma mantinha transações comerciais com o exterior e representava em Cuiabá o Banco do Brasil e o River Plate Bank.

 Esta notável indústria contava com energia elétrica, muito antes desse serviço ser implantado na Capital. Ela produzia a cerveja “Rosa” para consumo local e regional. Custava I$200 a garrafa. O engarrafamento era automático e produzia mais de mil litros por dia, além de chope e gelo.

 Para maior conforto aos seus frequentadores, em 1903 a linha do bonde, que possuía seu ponto terminal do Porto ali próximo ao porto da barca, fora prolongada até ela. A firma Almeida & Cia., também dona da empresa de bondes, mandou construir uma nova ponte de 37 metros, por sua conta, sobre o córrego que cruza o caminho que dava acesso à cervejaria e desembocava no rio Cuiabá.
 

Aquele estabelecimento constituía naquele tempo um lugar prazeroso dos mais atraentes da população, nas costumeiras tardes de calor, principalmente nos domingos e feriados. Certamente, muitas pessoas para ali se dirigiam para degustar o chope ou cerveja bem gelada, ouvindo os sons musicais da vibrante orquestra, vendo cinema mudo ou desfrutando de bela paisagem da curva do rio logo adiante, como contam as publicações daquela época."(Evaldo Barros - Diário de Cuiabá)

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Sem rival local, Hollywood lucra com Teen Brasileiro

O site da Revista Veja desta semana apresenta uma reportagem bastante interessante sobre a estreia do filme Jogos Vorazes - A Esperança 1 no Brasil. Por isso eu irei transcrevê-la aqui como uma fã ardorosa que sou da saga.

"Abandonado pelas produções nacionais, o adolescente brasileiro se tornou um alvo fácil para Hollywood, que nos últimos anos passou a apostar em um recorte poderoso de público: o infantojuvenil. A proposta não poderia ser mais acertada, especialmente no Brasil. Segundo levantamento do instituto de pesquisa Ipsos Media CT, 24% do público que foi ao cinema entre abril de 2013 e março de 2014 era composto por adolescentes entre 10 e 17 anos. Se somados aos jovens adultos, entre 18 e 24 anos, a porcentagem sobe para 51%. Um grupo relevante que adora um boca a boca e não dá sinal de cansaço. Os pais que preparem os bolsos.

Entre os projetos hollywoodianos que entraram na agenda do jovem brasileiro desde o fenômeno Harry Potter, começado em 2001, está a saga Jogos Vorazes. O terceiro episódio da série distópica baseada nos livros da americana Suzanne Collins aporta aqui nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, data que coloca o Brasil na dianteira do mundo: ele será o primeiro país a estrear a superprodução. O resto dos mortais só terá acesso a Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 a partir da quinta, dia 20. Em 2013, o lançamento do segundo filme da franquia, Jogos Vorazes: Em Chamas, teve antecedência ainda maior, desembarcando no Brasil uma semana antes. “Conseguimos antecipar a estreia porque o Brasil é um país muito relevante para o resultado global de Jogos Vorazes. Temos a segunda maior base de fãs da saga de todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos”, conta Gabriel Gurman, gerente de marketing da Paris Filmes, distribuidora do título no país.

Além da estreia em plena quarta-feira, fato inédito no cinema brasileiro, que este ano passou a adotar as quintas como dia de lançamento, o novo Jogos Vorazes vai ocupar 1.400 salas, pouco mais que a metade das 2.765 existentes no território nacional. Segundo Gurman, a expectativa é que o longa arrebanhe 5 milhões de espectadores. Se bater a meta, o filme, sozinho, fará praticamente a soma dos seus dois antecessores, que juntos levaram 5,5 milhões de pagantes ao cinema. Para o capítulo derradeiro, previsto para 2015, o planejamento é dobrar o resultado, chegando a um público de 10 milhões.

 O filão teen é aposta da Paris Filmes desde 2008, quando a empresa decidiu, sem saber se daria certo, lançar no Brasil a franquia de um romance estrelado por vampiros – basta dizer que a série se chamava Crepúsculo e o resto é história. A saga fantástica se tornou o case de sucesso da empresa, que viu sua participação no mercado crescer 249% a partir daí e se tornar a maior do bolo. Hoje, os filmes da casa destinados para adolescentes, que ganharam o reforço da série Divergente em 2014, somam mais de 30% da receita. “O público teen é o que está no cinema. É um passeio seguro, proporciona uma experiência saudável e os pais deixam os filhos saírem sozinhos com amigos, sem preocupações”, diz Gurman."(Veja.com.br)

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Filmes de Quentin Tarantino

 Idolatrado por uma geração de fãs de cinema pelo seu jeito único de contar tramas de vingança e crimes, sempre de maneira sanguinária, Quentin Tarantino entregou filmes memoráveis, contados através de personagens marcantes. Sujeitos e moças sacanas, cruéis, cínicos, venenosos, sarcásticos e, alguns deles, até bem-humorados.
1. Amor à Queima Roupa
2. Um Drink no Inferno
3. Sin City
4. Grande Hotel
5. Bastardos Inglorios
6. A Prova de Morte
7. Jackie Brown
8. Cães de Aluguel
9. Pulp Fiction
10. Kill Bill 1 e 2
11. Django Livre
12. Planeta Terror
13. Assassinos por Natureza

domingo, 16 de novembro de 2014

Praça da República

A praça da República tem "sabor" de minha infância, pois eu estudei na antiga Escola Modelo Barão de Melgaço, prédio do Museu de História, e depois no Palácio da Instrução da 1ª a 4ª série.

Eu chegava cedo e sentava num banco da praça aguardando o horário de entrar na escola; o homem que vendia no tabuleiro o pirulito, pixé e a "queimada" também já estava lá. O homem com a "boleira" cheia de pão mandi, pastel e cacau; o pipoqueiro com o avental branquinho e o carrinho de picolé de groselha...

Em dias de "sabatina", prova,  a gente pegava  um galhinho de tuia para dar sorte. Criança bem educada e comportada não ficava correndo na praça, pois a professora não gostava de criança suada, fedida e descabelada... E quando a aula terminava a gente ia direto para casa, senão apanhava de cinto ou chinelo.

De acordo com a historiadora Leilla B. de Lacerda "na Praça da República, conhecida nos tempos Colonial e Imperial como Largo da Matriz, ou Praça da Sé, existia  um cruzeiro encerrado no interior de um pequeno gradil,  retirado em nome da modernidade, para dar lugar a um moderno Jardim art noveau."

Foi nesta praça, chamada nos primórdios de Largo da Matriz, que aconteceram alguns dos principais eventos religiosos, políticos e culturais da capital. Segundo o Profº Drº Carlos Rosa, "esta praça sempre foi o coração da cidade, já que, em seu entorno, ficava o chamado quadrilátero do poder.
 

Naquele ponto foram concentrados a Igreja, a Cadeia Pública, a Casa do Ouvidor e o Senado da Câmara. Era o núcleo da cidade, onde tudo o que era realmente importante acontecia. Esta força simbólica permanece até hoje, mesmo com a mudança do centro de poder para o CPA. Basta ver que as grandes manifestações populares começam ali”.


Segundo o engenheiro Cássio Veiga de Sá nos anos 40 "havia também o jardim da praça da República, não tão bem cuidado quanto o da praça Alencastro (...) a praça da República tinha afluência de populares aos domingos e às nove horas cessava o movimento."
O poeta e compositor Moisés Martins diz "cercada hoje de grandes árvores, a praça possui uma escultura que simboliza a Justiça, com seus olhos vendados. Já tendo passado por várias reformas, hoje com seus postes e esculturas, esse cantinho cuiabano confirma uma preferência que remonta aos tempos do império. A tão famosa praça também é conhecida como a sede de alguns dos principais eventos religiosos, políticos e culturais da capital.
 
Nos lados opostos da praça estão as Estátuas das 4 Estações que foram colocadas após a reconstrução do novo prédio da catedral para representar um período de modernidade.
 Na mesma praça está a estátua da Justiça feita pelo escultor Jonas Corrêa, em que evidencia a falta de compromisso com as crianças, e o desrespeito às minorias."


sábado, 15 de novembro de 2014

Colegio Estadual foi a Obra mais Cara

De acordo com o Engenheiro Cássio Veiga de Sá no Livro Memórias de um Cuiabano Honorário o "Colégio Estadual foi a obra de custo mais elevado, pois o governo do Estado recomendou que fosse construída num elevado padrão para atender às necessidades do ensino, o que considerava o governo primordial. Houve quem achasse que o hall de entrada foi projetado e executado com aparato desnecessário, mas o critério adotado foi de inspirar nos alunos respeito em um sentido de ordem que dele decorre.

O teto do hall trabalhado em gesso, como foi para ser executado, consistiu numa  das grandes dificuldades que devíamos encarar, porquanto não  tínhamos operários capazes de trabalhar em gesso. O primeiro pensamento foi de mandar buscar um estucador capacitado para executar aquilo que estava sendo projetado.

Uma das nossas preocupações na construção do anfiteatro estava no embasamento que em alguns colégios fica sujeito a danificações, principalmente com rabiscos a carvão ou giz. A areia do rio Cuiabá, para seu emprego em argamassas, precisou ser peneirada devido à presença de pedriscos em seu conjunto, resultando disso que grande quantidade desse material não era aproveitável.

Com ele mandei fundir placas que lavadas com ácido muriático apresentavam um aspecto decorativo e uma superfície rugosa, além da possibilidade de serem empregadas para isolar os efeitos decorrentes da umidade na estação chuvosa.

Na parte dos fundos da construção foi feita a praça de esportes com todos os seus requisitos campo de futebol, pistas de atletismo, caixa de salto em altura e em distância, arremesso de peso, etc. O Estado equipou o colégio com mobiliário adequado e laboratório de física e química.

O Colégio Estadual marcou uma nova fase na instrução que o Estado proporcionou aos estudantes e muitas turmas que ali passaram, recebendo do Estado a necessária instrução para chegar ao ensino superior.

O Colégio Estadual custou ao Estado Cr$ 7.333.330,80 em cruzeiros antigos(Cr$ 7.333,33 em moeda atual), sendo das Obras Oficiais a de maior vulto demonstrando o zelo com que o Governo Júlio Muller encarava seu programa educacional."

Auto - retrato Falado - Manoel de Barros

Depois da morte de uma pessoa famosa, todos costumam lamentar; se apaixonam por ela; por seus poemas e escritos... Eu sempre me emocionei com Manoel de Barros, aliás os cuiabanos que ganham projeção merecem toda nossa admiração e respeito. E hoje vou postar um poema que gosto muito:

"Venho de um Cuiabá de garimpos e de ruelas entortadas.
Meu pai teve uma venda no Beco da Marinha, onde nasci.
Me criei no Pantanal de Corumbá entre bichos do chão,
aves, pessoas humildes, árvores e rios.
Aprecio viver em lugares decadentes por gosto de estar
entre pedras e lagartos.
Já publiquei 10 livros de poesia: ao publicá-los me sinto
meio desonrado e fujo para o Pantanal onde sou
abençoado a garças.
Me procurei a vida inteira e não me achei — pelo que
fui salvo.
Não estou na sarjeta porque herdei uma fazenda de gado.
Os bois me recriam.
Agora eu sou tão ocaso!
Estou na categoria de sofrer do moral porque só faço
coisas inúteis.
No meu morrer tem uma dor de árvore."
"Poesia Completa”, Editora Leya Brasil, 2013

terça-feira, 11 de novembro de 2014

JOSHIFER, Finalmente!

 Na conferência de divulgação dos Jogos Vorazes - A Esperança 1 que começou no dia 9 de novembro em Londres,  Jennifer Lawrence está triste, sentindo a falta de seu amado Josh.
Todos os fãs se perguntavam se ele não iria para a Première ou seja, desfilar com todo o elenco no tapete vermelho; as noticias diziam que ele ainda estava doente e tinha ficado na Áustria. Entretanto, na segunda-feira, 10/11, eis que para  alegria dos jovens londrinos e de Jen ele aparece radiante...
Essa imagem não era vista há cinco meses e os rumores mais absurdos surgiram como o suposto namoro de Jennifer com Chris Martin.

Jennifer voltou a ser a mulher mais feliz do mundo, afinal sua alma gêmea está ao seu lado novamente.
E nas inúmeras entrevistas ao longo da terça-feira o que se viu foi um Joshifer com todas as letras.





  "Jennifer olha para Josh com tanta paixão, tanto apego e carinho que seria um crime dizer que ela não está apaixonada por ele. Porque ela é! Ela é irrevogavelmente apaixonada por aquele anão. E eu sei que ele se sente da mesma maneira, porque quando ela olha para ele, o sorriso que Josh tem nos lábios é simplesmente capaz de iluminar um mundo inteiro. E eu só posso chamá-los de estúpidos e tolos por não admitir isso."(jenhutcher).

É claro que na Europa eles não estão sob a "vigilância" severa da LG e podem aproveitar todos os momentos para nos mostrar que Joshifer é Real.





























segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Isac Póvoas


 O Projeto: Liceu Cuiabano 135 anos de Memória, tem rendido um "desejo" fabuloso dos alunos em conhecer a importante História dessa Instituição de Ensino, assim como quem foram os diretores, professores e alunos de maior relevância.
 Eu vou atender mais um pedido e escrever sobre Isac Póvoas.

"Nasceu em Cuiabá-MT, no dia 4 de janeiro de 1886, descendendo de Pedro Fernandes Póvoas e Galdina Virgínia Póvoas.
Seus primeiros estudos foram cursados em Cuiabá, bacharelando-se em Ciências e Letras pelo Liceu Salesiano São Gonçalo.

Na vida profissional, iniciou carreira como professor interino e depois catedrático de Literatura e Lógica do Liceu Cuiabano, estabelecimento que chegou a dirigir entre os anos de 1916 a 1920, exercendo o mesmo cargo no ano de 1925. Lecionou também na Escola Normal.

Suas lides no campo educacional o alçaram ao cargo de Diretor da Instrução Pública (hoje Secretário de Estado de Educação). Mais tarde, dirigiu a Tipografia Oficial (hoje Iomat), tendo também ocupado os cargos de Delegado de Polícia e Secretário do Interior, Justiça e Finanças.

Na política, foi Prefeito Municipal de Cuiabá, numa administração notável. Ocupou também os cargos de Presidente do Conselho Administrativo do Estado e Presidente da Caixa Econômica Federal, em Mato Grosso.

O jornalismo foi uma de suas vocações, tendo colaborado nas revistas Nova Época, A Reação, A Liça, O Democrata, O Município, O Correio do Estado, O Estado de Mato Grosso, diretor de O Social Democrata, assim como na Revista da Academia Mato-Grossense de Letras.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, instituição que dirigiu entre os anos 1956 a 1970, deixou publicadas as obras Dois discursos de oportunidade (1930). Escritos: Depoimentos e Cartas (1987) (Coleção Mato Grosso: História) e Centenário de seu nascimento: escritos, depoimentos, cartas (1987).
Faleceu em Cuiabá, a 1º de outubro de 1970.

Deixou publicadas as obras
  • Dois discursos de oportunidade (1930).
Escritos:
  • Depoimentos e Cartas (1987) (Coleção Mato Grosso: História) e
  • Centenário de seu nascimento: escritos, depoimentos, cartas (1987)."(www.academiadeletrasmt.com.br/index.php/cadeiras/)

domingo, 9 de novembro de 2014

Afonso D' Escragnolle Taunay

Nascido em Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis) no dia 11 de julho de 1876, Afonso d'Escragnolle Taunay  atuou em diversas áreas. Foi professor, romancista, lexicógrafo e, como historiador, deixou um legado para o registro das bandeiras de São Paulo.

O local de nascimento de Afonso d'Escragnolle Taunay foi o “Palácio Rosado”, como era chamada a sede do Governo na antiga Vila do Desterro. Seu pai, Alfredo d'Escragnolle Taunay, era o presidente da província de Santa Catarina e sua mãe era a viscondessa de Taunay, Cristina Teixeira Leite.

Em 1900, Taunay termina seus estudos no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Lecionou na Escola Politécnica de São Paulo entre os anos de 1904 e 1910. Assumiu a direção do Museu do Ipiranga, cargo em que ficou de 1917 e 1945.

Em 1930, trabalhou na reorganização do acervo do Arquivo e da Biblioteca do Ministério das Relações Exteriores. Entre os anos de 1934 e 1937, lecionou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP - Universidade de São Paulo.

Afonso d'Escragnolle Taunay teve importante atuação no IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) e no IHGSP (Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo). Além disso, atuou na Academia Portuguesa de História, na Academia Paulista de Letras e em Institutos Históricos estaduais como correspondente, o que possibilitou sua grande dedicação aos estudos do bandeirismo paulista, entre outros temas da cultura brasileira. Entre outras atividades, destacou-se como lexicógrafo ao se especializar na terminologia científica. Além disso, foi grande estudioso de genealogia e publicou artigos sobre o assunto.(www.infoescola.com ›)

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Cecília Meireles

Cecília Meireles é uma das grandes escritoras da literatura brasileira. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades. Nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro e seu nome completo era Cecília Benevides de Carvalho Meireles.

 Formou-se professora (cursou a Escola Normal) e com apenas 18 anos de idade, no ano de 1919, publicou seu primeiro livro “Espectro” (vários poemas de caráter simbolista). Embora fosse o auge do Modernismo, a jovem poetisa foi fortemente influenciada pelo movimento literário simbolista.

Sua formação como professora e interesse pela educação levou-a a fundar a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro no ano de 1934. Escreveu várias obras na área de literatura infantil como, por exemplo, “O cavalinho branco”, “Colar de Carolina”, “Sonhos de menina”, “O menino azul”, entre outros. Estes poemas infantis são marcados pela musicalidade (uma das principais características de sua poesia).

 No ano de 1939, Cecília publicou o livro Viagem. A beleza das poesias trouxe-lhe um grande reconhecimento dos leitores e também dos acadêmicos da área de literatura. Com este livro, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.

A escritora morreu alguns meses depois de ter concedido o depoimento ao jornalista Pedro Bloch, em maio de 1964

“Tenho um vício terrível” — me confessa Cecília Meireles, com ar de quem acumulou setenta pecados capitais. “Meu vício é gostar de gente. Você acha que isso tem cura? Tenho tal amor pela criatura humana, em profundidade, que deve ser doença.”
“Em pequena (eu era uma menina secreta, quieta, olhando muito as coisas, sonhando) tive tremenda emoção quando descobri as cores em estado de pureza, sentada num tapete persa. Caminhava por dentro das cores e inventava o meu mundo. Depois, ao olhar o chão, a madeira, analisava os veios e via florestas e lendas. Do mesmo jeito que via cores e florestas, depois olhei gente. Há quem pense que meu isolamento, meu modo de estar só (quem sabe se é porque descendo de gente da Ilha de São Miguel em que até se namora de uma ilha pra outra?), é distância quando, na realidade, é a minha maneira de me deslumbrar com as pessoas, analisar seus veios, suas florestas.”

Cecília é carioca. Nasceu em novembro, dia de S. Florêncio (filha de Matilde e Carlos Alberto de Carvalho Meireles, funcionário do Banco do Brasil), em Haddock Lobo, na Rua São Luís. Seriam quatro irmãos, mas nunca chegaram a ser dois sequer, porque, mal nascia um, o outro já tinha morrido. Só ficou Cecília. Perdeu a mãe com três anos e meio, tendo sido criada pela avó, Jacinta Garcia Benevides, da Ilha de São Miguel, Açores, descendente de gente que andou do lado do Infante D. Henrique. ( www.revistabula.com ›)

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Preciso Dizer que Eu te Amo



Há pouco eu ouvia no rádio essa música do Cazuza e resolvi postar...

"Quando a gente conversa
Contando casos, besteiras
Tanta coisa em comum
Deixando escapar segredos
E eu não sei em que hora dizer
Me dá um medo, que medo
É que eu preciso dizer que eu te amo
Te ganhar ou perder sem engano
Eu preciso dizer que eu te amo tanto
E até o tempo passa arrastado
Só pra eu ficar do teu lado
Você me chora dores de outro amor
Se abre e acaba comigo
E nessa novela eu não quero
Ser teu amigo
É que eu preciso dizer que eu te amo
Te ganhar ou perder sem engano
Eu preciso dizer que eu te amo tanto
Eu já nem sei se eu tô misturando
Eu perco o sono
Lembrando em cada gesto teu
Uma bandeira
Fechando e abrindo a geladeira
A noite inteira
Eu preciso dizer que eu te amo
Te ganhar ou perder sem engano
Eu preciso dizer que eu te amo tanto"(Cazuza)

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Os Amantes de Novembro

"Ruas e ruas dos amantes
Sem um quarto para o amor
Amantes são sempre extravagantes
E ao frio também faz calor

Pobres amantes escorraçados
Dum tempo sem amor nenhum
Coitados tão engalfinhados
Que sendo dois parecem um

De pé imóveis transportados
Como uma estátua erguida num
Jardim votado ao abandono
De amor juncado e de outono."

Alexandre O'Neill, in 'No Reino da Dinamarca'

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Joshifer 9

Jennifer Lawrence sabe o que quer em um homem. E na entrevista efetuada para a Vanity Fair ela diz:

"Eu apenas prefiro ter alguém que tenha o mesmo gosto em reality show", disse ela na edição de novembro da revista Vanity Fair.
 A estrela também quer um homem que "não tem medo de peidar na frente de mim. (Essas relações) são mais profundas, pois você pode ser o seu verdadeiro eu com alguém, e alguém pode ser o seu verdadeiro eu com você. "
Lawrence também deseja um homem que pode arrancar em algum bom comer quando chega a hora de uma vez que ela não é a par das tendências último de fade de produtos naturais ou "o novo distúrbio alimentar legal", como ela descreveu a glúten dieta livre." 

E concordo com todos os fãs que ela estava descrevendo nada mais, nada menos que Josh Hutcherson. E nossa torcida permanece firme

 

domingo, 2 de novembro de 2014

O Espiritismo e o Dia dos Mortos

"O hábito de visitar os mortos, como se o cemitério fosse sala de visitas do Além, é cultivado desde as culturas mais remotas. Mostra a tendência em confundir o indivíduo com seu corpo.

Há pessoas que, em desespero ante a morte de um ente querido, o "VISITAM" diariamente. Chegam a deitar-se no túmulo. Desejam estar perto do familiar.

Católicos, budistas, protestantes, muçulmanos, espíritas - somos todos espiritualistas, acreditamos na existência e sobrevivência do Espírito.

Obviamente, o ser etéreo não reside no cemitério. Muitos preferem dizer que perderam o familiar, algo que mostra falta de convicção na sobrevivência do Espírito.

 Quem admite que a vida continua jamais afirmará que perdeu alguém. Ele simplesmente partiu. Quando dizemos "perdi um ente querido", estamos registrando sérios prejuízos emocionais. Se afirmarmos que ele partiu, haverá apenas o imposto da saudade, abençoada saudade, a mostrar que há amor em nosso coração, o sentimento supremo que nos realiza como filhos de Deus. Em datas significativas, envolvendo aniversário de casamento, de morte, finados, Natal, Ano Novo, dia dos Pais, dia das Mães, sempre pensamos neles.

Nós espíritas não visitamos os cemitérios, porque homenageamos os “vivos desencarnados” todos os dias. Mas a posição da Doutrina Espírita, quanto as homenagens (dos não espíritas), prestadas aos "MORTOS" neste Dia de Finados, ao contrário do que geralmente se pensa, é favorável, DESDE QUE SINCERAS E NÃO APENAS CONVENCIONAIS. 

 No Dia de Finados os cemitérios ficam repletos de Espíritos que se alegram com a lembrança dos parentes e amigos. Há espíritos que só são lembrados nesta data, por isso, gostam da homenagem; há espíritos que gostariam de serem lembrados no recinto do lar. Porque, se ele desencarnou recentemente e ainda não está perfeitamente adaptado às novas realidades, irá sentir-se pouco à vontade na contemplação de seus despojos carnais; Espíritos com maior entendimento, pedem que usemos o dinheiro das flores em alimento aos pobres. Portanto, usemos o bom senso em nossas homenagens. Com a certeza que ELES VIVEM. E se eles vivem, nós também viveremos. E é nessa certeza que devemos aproveitar integralmente o tempo que estivermos encarnados, nos esforçando para oferecer o melhor de nós em favor da edificação humana. Só assim, teremos um feliz retorno à pátria espiritual".(www.redeamigoespirita.com.br/)

sábado, 1 de novembro de 2014

Viggo Mortensen e o Prêmio Fênix

O ator americano Viggo Mortensen ganhou o Prêmio Phoenix hoje do cinema latino-americano de Melhor Performance por seu papel como o capitão Gunnar Dinesen na Argentina filme "Cocanha".
 
Em seu discurso agradeceu ao diretor intérprete Lissandro Alonso, para o que lhe permite cumprir o seu sonho de alavancar o seu património dinamarquês e desempenhar um papel nesse idioma.
 
Em seu filme, Alonso conta a história do capitão Gunnar Dinesen, um colono dinamarquês que embarca em uma viagem a Patagônia genocida profundo.
 
Organizado pelo Cinema coletiva 23, em 2012 uma associação criada para promover a cultura cinematográfica na América Latina, estes prêmios visam premiar os melhores filmes desta região.



Arqueólogos descobrem Túnel no México

"A descoberta de milhares de objetos, como pedras preciosas e figuras de madeira bem conservadas, dentro de um túnel sob a cidade pré-hispânica de Teotihuacán reforçou a teoria de que seria possível encontrar as tumbas perdidas de seus antigos governantes, disseram arqueólogos nesta quarta-feira, no México. 

Após vários anos de exploração do túnel, de mais de 100 metros de extensão e no qual ninguém entrava há 1.800 anos, pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História mexicano revelaram que as paredes e o teto estão repletos de minerais com os quais os teotihuacanos recriavam o submundo.

A descoberta inédita compõe mais de 50 mil peças, algumas delas únicas, como figuras de pedra ou de madeira que foram conservadas por centenas de anos a 18 metros abaixo do solo.
O lugar, onde se encontraram objetos que datam de 250 anos d.C., haviam servido tanto para vestir os governantes quanto para enterrá-los, uma hipótese defendida por arqueólogos desde souberam pela primeira vez da existência do túnel, em 2003.

“Pela magnitude das oferendas, dos materiais que estamos encontrando, não pode ser outro lugar, este é o lugar onde devem estar sepultados”,  disse em coletiva de imprensa o arqueólogo responsável pelo projeto, Sergio Gómez.

Os restos dos governantes da cidade, fundada há cerca de 2.500 anos e onde se encontram as famosas pirâmides do Sol e da Lua, ainda não foram achados.

Para os especialistas, haveria condições de revelar o mistério até o fim de 2015. Os pesquisadores acreditam que eles estão a dois metros de onde estariam sepultados os restos dos governantes.
Gómez, que trabalha desde 2010 com dois robôs fabricados especialmente para o projeto, disse que a busca na última parte do túnel terá que ser feita de forma manual por causa da grande quantidade de umidade no local.

“Já estamos nas câmaras, retiramos sedimentos de 60 ou 70 centímetros, mas falta ainda nos aprofundarmos em um ou dois metros de onde pensamos que esteja algo muito importante”, acrescentou.

Além das figuras, também se encontram sementes que datam daquela época, pedras preciosas trazidas do Golfo do México e algumas bolas de borracha de um tradicional jogo, embora muitos destes objetivos nunca tenham sido utilizados e só serviram para oferendas.
Declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (ONU), Teotihuacán alcançou seu apogeu entre os anos 250 e 500 d.C., quanto teve uma população de cerca de 150 mil habitantes e chegou a ser a sexta maior cidade do mundo após Constantinopla e Alexandria.( noticias.uol.com.br/.)