segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Mulheres Guerreiras do Japão

Todos já ouvimos falar sobre os soldados samurais, mas nunca sobre mulheres. Lendo a Revista Mundo Estranho achei essa reportagem...


"As maiores ninjas e samurais do país
Mochizuki Chiyome
Mochizuki Chiyome (séc. 15 - 1573)

Ninja mais conhecida da história do Japão. Ao ficar viúva, criou uma agência que treinava garotas para virarem kunoichi. Na escola, as meninas aprendiam a dominar facas, espadas, lanças e artes marciais
 
Tomoe Gozen
Tomoe Gozen (1157-1184)

Uma das guerreiras mais conhecidas do Japão Feudal. Participou de várias guerras, como a Genpei, que estabeleceu o primeiro xogunato do país. Os xoguns, senhores feudais, comandariam o Japão até o século 19.
 
Hojo Masako
Hojo Masako (1156-1225)

Mulher mais importante da história militar do Japão Feudal. Casou-se com o primeiro xogun (senhor feudal) e se tornou regente quando ele morreu. Em 1221, lutou na Batalha de Uji, que opôs o xogunato às forças do imperador Go-Toba."(Revista Mundo Estranho)
 

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Se eu te Amasse Mais - Martinha

Se eu te amasse mais do que te amo agora
Não teria a certeza que tenho de que vivo
Eu vou te amar assim
Por essa vida afora
Guardando pra nós dois
A causa e o motivo

Se eu te amasse mais do que te amo agora
Eu sei que meu olhar não te diria tanto
Não te amei de repente
E nem escolhi a hora
Mas cuide deste amor
Mesmo que haja pranto

Às vezes, como hoje
Eu só te sorriria
Mas não importa muito
No amor não há demora
E se te amasse mais
Talvez eu erraria

Te dou o amor que tenho
Amor que ri
E que chora
Seria um tempo em vão
Eu sei que morreria
Se eu te amasse mais do que te amo agora.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Livros da Coleção Vaga - Lume: Lembranças da Infância

Eu já escrevi várias vezes que sou uma leitora voraz desde pequena e fico bastante emocionada em saber que a Coleção Vaga - Lume vai voltar com tudo...É claro que muitos preferem os autores americanos ou europeus, mas nós temos aqui excelentes escritores que merecem serem lidos também. Aproveito para  indicar a  leitura de alguns livros dessa Coleção incrível.

"A Coleção Vaga-Lume é uma série de livros paradidáticos voltados para o público infanto-juvenil, lançados a partir de 1972. Ao todo foram lançados mais de cem títulos de autores nacionais nos mais diversos gêneros literários, destacando-se a assinatura de Marcos Rey, voltado para suspense e mistério policial; Lúcia Machado de Almeida e Maria José Dupré;  entre outros.

A Aldeia Sagrada, Francisco Marins – A trama que mistura ficção e fatos históricos se passa no fim do século 19. Para escapar da seca no sertão da Bahia, o jovem Didico foge de casa e chega ao Arraial de Canudos bem no auge da ofensiva contra o Antônio Conselheiro, considerado inimigo da República.

Açúcar Amargo , Luiz Puntel – Marta é uma jovem cuja vida muda de rumo após a morte do irmão em um acidente. Após a tragédia, a família muda de cidade e adota a dura rotina dos boias-frias no corte da cana. Pedro, o pai, culpa Marta pela perda do filho e a impede de estudar, desencadeando uma série de desentendimentos.

A Ilha Perdida, Maria José Dupré – Em férias numa fazenda, os adolescentes Eduardo e Henrique decidem explorar uma misteriosa ilha para saber se são reais as histórias que ouvem sobre o lugar. Na aventura encontram o senhor Simão que desperta neles o respeito e o amor pela natureza.

A Turma da Rua Quinze, Marçal Aquino – Pedro, Serginho e Renato ficam preocupados com o desaparecimento do amigo Marcão, que faz parte da turma. Em busca de respostas, procuram saber mais sobre um velho casarão da rua e sobre o estranho com uma horrível cicatriz no rosto que ronda o lugar.

Deu a Louca no Tempo, Marcelo Duarte – Escrito em 1999, o livro conta a história de um grupo de amigos que usam toda a criatividade na montagem de um projeto que terão de apresentar na feira de ciências organizada pela escola. O invento que criam é capaz de hipnotizar pessoas e trazer ao presente figuras ilustres da história.

O Escaravelho do Diabo, Lúcia Machado de Almeida – Nesse romance policial, Hugo recebe um misterioso pacote com um escaravelho dentro. Pouco depois, é assassinado. Ao tentar desvendar o crime, seu irmão, Alberto, descobre mais vítimas. Todas pessoas ruivas que receberam um escaravelho antes de serem mortas.

O Feijão e o Sonho, Orígenes Lessa – O poeta Campos Lara alimenta o sonho de viver apenas da literatura, alheio aos aspectos práticos da sobrevivência. Sua esposa, Maria Rosa, é o oposto: tem os pés no chão e se apega diariamente à luta pela vida. O conflito entre essas duas perspectivas de mundo tão distintas é o eixo da história.

Spharion, Lúcia Machado de Almeida – Da mesma autora de O Escaravelho do Diabo, a história como ponto de partida o significado de Spharion, palavra que aparece gravada no rosto de um garimpeiro assassinado em Minas Gerais. Dico Saburó, um jovem dotado de poderes paranormais, é quem vai tentar desvendar o mistério." (www.gazetadopovo.com.br)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Música Eye Of The Tiger

 Há pouco, eu estava revendo um trecho do episódio 6 da 4 Temporada no Youtube onde Jensen Ackles canta "Eye of the Tiger" e como sempre fico encantada com a facilidade que ele tem de nos encantar nesses 10 anos de Supernatural.

“Eye Of The Tiger”, é a letra de um grande clássico dos incríveis anos 80 da banda Survivor. Esta música foi lançada no ano de 1982 e foi um dos maiores hits da banda até hoje.

Foi escrita por encomenda para o filme “Rocky 3″, estrelado por Sylvester Stallone. A música ficou muito popular como hino esportivo, principalmente no boxe. “Eye Of The Tiger” também alcançou o primeiro lugar das paradas do Reino Unido e Austrália, sendo também vencedora de um Prêmio Grammy.

Já a banda Survivor foi formada em 1978, em Chicago, nos Estados Unidos, e ficou muito popular graças a ter interpretado esta música. Ao longo dos anos, alguns de seus membros originais foram saindo, sendo naturalmente substituídos por outros novos integrantes, mas a banda continua ativa nos dias atuais."

E aqui está a tradução da letra famosa...

Subindo, de volta às ruas
Aproveitei meu tempo, aproveitei minhas chances
Percorri um longo caminho, agora estou de volta
Só um homem e sua vontade de sobreviver

Muitas vezes, acontece tão rápido
Você troca sua paixão por glória
Não perca o controle sobre os seus sonhos do passado
Você deve lutar para mantê-los vivos

É o olho do tigre, é a emoção da luta
Subindo para o desafio do nosso rival
E o último sobrevivente conhecido persegue sua presa à noite
E ele está vendo todos nós no olho do tigre

Cara a cara, no meio da batalha
Mantendo-se firme, mantendo-se faminto
Eles criam dificuldades até que nós tomemos a rua
Para nós matarmos, com a habilidade de sobreviver

É o olho do tigre, é a emoção da luta
Subindo para o desafio do nosso rival
E o último sobrevivente conhecido persegue sua presa à noite
E ele está vendo todos nós no olho do tigre

Subindo, direto para o topo
Tive a coragem, conquistei a glória
Percorri um longo caminho, agora eu não vou parar
Só um homem e sua vontade de sobreviver

É o olho do tigre, é a emoção da luta
Subindo para o desafio do nosso rival
E o último sobrevivente conhecido persegue sua presa à noite
E ele está vendo todos nós no olho do tigre

O olho do tigre
O olho do tigre
O olho do tigre

O olho do tigre 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Supernatural - Jo Harvelle

E hoje é quarta-feira e tem mais um episódio de Supernatural. Enquanto não chega o horário de assistir, vamos falar de mais uma personagem que deixou saudades na Série. 
A morte de Joanna  Harvelle foi muito triste e ela deixou sua marca na vida de Sam e Dean Wincheter. Eu torceria para ela ficar com Dean se isso fosse possível...

Alona Tal é uma atriz israelense e nasceu em 20 de outubro de 1983 (32 anos),em Herzliya, Israel.
"Jo ou Joanna é uma caçadora de criaturas sobrenaturais, filha única de Bill e Ellen Harvelle. Seus pais são caçadores e comandam o bar Harvelle's Roadhouse, que funciona como uma base para os caçadores.

Bill Harvelle foi morto em uma caçada quando Jo ainda era criança. Após a morte de Bill, sua mãe Ellen continuou com o bar.
Ellen sempre preferiu poupar Jo da vida de caçadora, já que ja havia perdido seu esposo no ramo. Mas então Sam e Dean aparecem no bar e Jo acaba seguindo-os em uma caçada, escondida de sua mãe. 
Depois disso, Ellen revela a Jo as circunstâncias a respeito da morte de seu pai. No entanto, algum tempo depois, Jo sai para caçar por conta própria. Seu próximo encontro com os Winchesters é quando ela é atacada por Sam, quando este está possuído pelo demônio Meg.

Algum tempo depois, Jo e Ellen estão caçando juntas quando recebem um pedido de ajuda de Rufus, para investigar uma cidade que ele pensa estar sob ataque de demônios. Posteriormente Sam e Dean descobrem que na verdade é Guerra(Cavaleiro do Apocalipse) que está por trás disso tudo.
Ellen e Jo se juntam aos Winchesters em uma missão para matar Lúcifer com a Colt. No entanto, Jo foi mortalmente ferida após ser atacada por cães do Inferno. Enquanto se abrigam em uma loja de ferragens, Jo sugere a construção de uma bomba para explodir os cães demoníacos, usando-a como isca para atraí-los. Ellen se voluntaria a ficar também. 
 
Depois de uma despedida chorosa com Dean, Jo morre nos braços de Ellen, que depois explode o prédio, matando a si mesmo e aos cães infernais."

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Rainha Vitória - Transformou a Cultura Ocidental


Nós estamos desvendando o Reinado da Rainha Vitória(1837-1901), ela reinou por 67 anos e sete meses sendo esse período conhecido como Era Vitoriana.  Há pouco eu estava buscando mais informações sobre seu reinado e me deparei com o texto abaixo:

(...)

"E, naturalmente, logo começaram as especulações em torno de quem seria seu futuro marido. Sua mãe e o governo gostariam que ela se casasse com o príncipe Ernst, seu primo e filho mais velho do Duque de Saxe-Coburgo-Gota.

Mas Vitoria se apaixonou pelo irmão caçula de Ernst, Albert, deixando os súditos deliciados com a ideia de um genuíno casamento por amor – e não por interesses, como costumavam ser as uniões reais de então.

O profundo afeto entre a rainha e o príncipe-consorte mudou para sempre a cultura britânica e até a Ocidental – muitas tradições que mantemos hoje vieram do casamento de Vitória e Albert.

Tanto a rainha quanto o marido eram artistas talentosos e grandes colecionadores. Além de pinturas e esculturas, o casal gostava de trocar joias, o que ajudou a impulsionar este setor na época.

Quando o príncipe Albert deu à rainha um anel de noivado – um costume nada difundido na primeira metade do século 19 -, ele lançou uma moda que dura até hoje.

A troca de presentes que fazemos atualmente também se deve aos mimos de Albert para Vitória e dela ao marido. Eles se presenteavam a cada aniversário e a cada novo ano do casamento, assim como no Natal. O príncipe, sendo alemão, introduziu na Grã-Bretanha a tradição de ter uma árvore de Natal em casa.

Eles adoravam surpreender um ao outro em seus presentes. Em 1843, no 24º aniversário de Albert, a rainha encomendou ao pintor alemão Franz Winterhalter um retrato dela em uma pose considerada bastante sensual. Em seus diários, Vitória sempre descrevia o quadro como o favorito do marido.

Os autores escoceses Robert Louis Stevenson e Walter Scott também devem seu sucesso a Vitória, que reinou em um período em que a rivalidade entre a Inglaterra e a Escócia estava no auge. O casal real era apaixonado pela Escócia e visitava o castelo de Balmoral sempre que podia, dando início a um interesse maior dos ingleses por seus vizinhos do norte.

De repente, o padrão tartan se tornou moda, sendo adotado pelas casas de alta costura. Os livros de Walter Scott se popularizaram, e a indústria turística escocesa floresceu.

A rainha Vitória também foi uma das primeiras a admirar uma das novidades de sua época: a fotografia. Ela foi a primeira monarca britânica a ter praticamente todo o seu reinado registrado em fotos.

O casal começou a colecionar imagens em 1842 e também gostava de posar para fotógrafos, ajudando a fotografia a ganhar a atenção do grande público em toda a Grã-Bretanha.

O teatro e a música também receberam grande apoio da monarca, que frequentava concertos e espetáculos. Vitória foi a primeira da coroa britânica a aceitar como nobre a profissão de ator, dando o título de cavaleiro a Henry Irving e de dama a Ellen Terry.

Colecionadores de arte como a rainha e seu marido foram fundamentais para garantir o patrimônio artístico da Grã-Bretanha, e seu amor pelas artes ajudou a transformar o país.

Em um mundo ainda dominado pela rigidez do sistema de classes, uma camada da sociedade completamente nova – a classe artística – foi criada durante o reinado de Vitória. Já nas últimas décadas do século 19, artistas, artesãos, escritores e atores começaram a ser considerados uma nova elite."(www.bbc.com/portuguese)


domingo, 21 de fevereiro de 2016

Livros Proibidos pela Igreja Católica

Eu adoro ler livros impressos e fico imaginando como seria viver numa sociedade onde fosse proibido ler qualquer assunto... A Igreja Católica durante a Idade Média criou um Index que continha os livros proibidos aos crentes. Atualmente, o Estado Islâmico também já destruiu inúmeras publicações que amamos...

"No período em que o Index existiu, livros inéditos só eram impressos se recebessem aprovação de um bispo e o selo de imprimatur ("que seja impreso", em latim). Países católicos obedeciam, mas em outros, como a Alemanha, de maioria protestante, a Igreja não podia proibir publicações. Se a ofensa não fosse grave, alterações eram sugeridas ao autor.

Em casos de obras denunciadas pelos fiéis, avaliadores preparavam um relatório, que era discutido pelo alto clero antes de ser encaminhado ao Papa para a avaliação final.

 A primeira edição, oficializada em 1559 pelo Papa Paulo IV, tinha 550 obras censuradas. A 32ª e última edição, de 1948, tinha 4 mil títulos. Os livros reprovados eram queimados.
Em 1966, o documento foi extinto por Paulo VI. Ainda assim, até hoje autoridades do clero podem emitir um alerta sobre os riscos de algumas publicações, o admonitum ("advertência" em latim)."

Vocês não vão acreditar, mas o Código da Vinci e Harry Potter são exemplos de livros não recomendados pela Igreja!.
Dentre os livros visados estava  "todos de Thomas Hobbes; Madame Bovary de Gustave Flaubert; todos de René Descartes; Os Miseráveis e O Corcunda de Notre-Dame de Victor Hugo; O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas".(Revista Mundo Estranho)




sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O Cardigan - Também tem História

 Ainda estamos no verão, falta um mês para o outono - inverno, mas está na hora de começarmos a tirar o cheiro de mofo dos casacos. 
Lá fora, uma brisa  sopra balançando a copa das árvores e por alguns minutos o céu ficou bastante encoberto.
Não sei porque, mas  sinto que este ano teremos uma mudança na temperatura... 
Enquanto lavava meu cardigan, tenho um marrom e um amarelo, me lembrei que era uma peça masculina e fui buscar a história de sua criação.

"Definição - Jaqueta confeccionadas em lã com mangas compridas e decote em V , com abotoamento frontal e bolsos estreitos laterais horizontais . O comprimento geralmente é até a altura do quadril , podendo ser confeccionado com o comprimento até o meio da coxa .

Este nome é proveniente de um nobre general chamado James Thomas Brudenell ( 1798-1868 ) 7 º Conde de Cardigan , que liderou a ação dos seiscentos soldados na batalha de Balaclava , durante a guerra da Crimeia ( 1854 ) .

A história associada com a origem desse traje tornou-se famosa e legendária . Parece que o general não tolerava o clima frio e para se proteger do rigoroso inverno ele usaria uma roupa protetora em lã vermelha ( long johns - roupa padrão obrigatória as tropas britânicas naqueles tempos ) por baixo de seu uniforme .


De acordo com as pesquisas , Cardigan costumava usar uma jaqueta de lã ornamentada com pele quando estava fora de serviço , como os outros oficiais do regimento . Com o passar do tempo , o famoso cardigan vermelho esquecido dos campos de batalha invadiram os campos de golf . 

Foi uma mulher , Coco Chanel que ressuscitou este traje estabelecendo , na ocasião , entre as mulheres , a volta desta peça com absoluto sucesso .

 
Nos anos 20 e 30 o cardigan tornou-se um peça esportiva e de lazer , tinham como características linhas suaves e eram confeccionados com pequenas agulhas de tricô criando o twin-set , usado normalmente sobre uma camisa bordada . 
 

 Nos anos 70 o cardigan apareceu como o símbolo da roupa casual , revolucionando e declarando guerra as jaquetas tradicionais , ganhando uma briguinha ou outra antes de finalmente estabelecer seu espaço como uma peça onde o desejo de estar bem vestido dentro de um traje quentinho e macio se traduzia em possuir um cardigan .
 Nos anos 90 a juventude usou e abusou da peça, algumas pessoas  consideravam como o “casaquinho da vovó”, mas ela ganhou um aspecto colegial e conquistou os jovens.
Sofrendo adaptações, atualmente o Cardigam está disponível em diversas cores, estampas, tecidos e tamanhos tendo como principal aspecto o conforto e simplicidade, sendo o item coringa em muitas produções. As peças de roupas apresentam grande influência social e cultural, o que conhecemos sofreu adaptações e preconceito para sua aceitação  social"(www.cantinhob.com)










quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Um Relato de Arrepiar...

Alguns livros são tão chocantes que nos deixam  sem ação e esse é um deles...

"Annick Cojean nasceu na região da Bretanha, em terras francesas, no ano de 1957. Ela é jornalista, enviada internacional do Le Monde. E também preside o júri do Prêmio Albert Londres, o qual conquistou em 1996. A autora é uma das jornalistas mais conceituadas da mídia francesa. Esta é sua quinta publicação.

 A  jornalista francesa Annick Cojean, enviada especial do jornal Le Monde, narra fatos aterradores e totalmente verídicos nesta obra polêmica e contundente. Nela o ex-tirano líbio Muammar Kadafi, assassinado em 2011, é retratado como um viciado em sexo, um homem que tinha uma natureza sexual irreprimível.

 De acordo com relatos colhidos pela repórter, o ditador tinha uma sexualidade voraz que exigia ser saciada quatro vezes por dia. O antigo líder, que esteve à frente do governo de seu país durante 42 anos, violentou e manteve relações sexuais com inúmeras mulheres e vários homens.

Ao conhecer uma estudante, em visita a uma escola, Kadafi roçava a cabeça de sua preferida, um gesto batizado de ‘toque mágico’. Em seguida seus seguranças, cientes do significado deste sinal, providenciavam o rapto destas garotas, todas com idades que variavam entre 13 e 15 anos.

 Segundo a jornalista, que tem entre suas fontes alguns dos que sofreram estes abusos, educadores, médicos e antigos auxiliares de Kadafi, este trágico harém ainda é um tema proibido, pois mesmo após o assassinato do antigo ditador suas presas ainda serão prejudicadas se suas identidades vierem a público, pois a opressão da sociedade e das instituições religiosas é muito intensa.

Estas pessoas com certeza seriam renegadas, bem como seus familiares, principalmente os homens, por não terem derramado o sangue do ditador em consequência de seus abusos."(www.infoescola.com)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Supernatural: Osric Chau - O Profeta Kevin Tran

E hoje é quarta-feira, dia de assistir mais um episódio de Supernatural. Enquanto não chega o horário do 11 x 14, vamos aproveitar e relembrar de mais um ator inesquecível. E Osric Chau é o cara da vez... 

Ele é muito querido pelos fãs e sua morte foi tão emocionante quanto a de John, Bobby, Ellen e Jo e outros.

Eu achei várias entrevistas dele e irei postar alguns trechos aqui...
"Osric nasceu em 20 de julho de 1986 em Vancouver/Canadá.  Seu pai é de Hong Kong e sua mãe da Malásia. Ele passou anos treinando artes marciais com aspirações a trabalhar em conluios quando ele conseguiu seu primeiro papel principal ao lado do falecido David Carradine em "Kung Fu Killer", que foi filmado em Hengdian, China.

 Você tem algum hobby ou talentos escondidos que seus fãs podem se surpreender ao saber?
   
 Vamos ver, eu tenho um monte de hobbies. Joguei hóquei no ano passado. Eu também toco guitarra. Eu sou um grande jogador. Jogo um monte de jogos, e jogo um jogo até ficar muito muito bom nele. O jogo que estou jogando agora é “League of Legends”. A melhor coisa sobre esse jogo são os finais. Nada realmente leva adiante. 
Sou um artista marcial e sou bastante ativo. Meu irmão mais novo é treinador. Ele acabou de abrir uma academia e eu gasto muito tempo lá. Antes do Parkour se tornar alguma coisa, por causa de minhas artes marciais, eu costumava ser o cara que pulava em todos os lugares.
Especializei-me em Wushu, que é artes marciais Chinesas, que foi o que o Bruce Lee fez quando ele competia. Eu tento fazer o máximo que eu puder. Quando alguém me pede para fazer alguma coisa, algo novo, algo que eu não sei sobre, e se eu não tiver feito isso, eu vou dizer que sim. Só assim eu posso tentar algo novo. Você nunca sabe do que pode gostar.
 











"Qual foi sua reação quando você foi convidado para participar de uma série sobrenatural?
 
Eu estava em êxtase. E que empolgação continua crescendo até agora. Quanto mais tempo eu estive no show, mais animado eu fiquei sobre ele e uma grande razão para isso são os fãs, então eu tenho que começar esta entrevista agradecendo a todos que estão lendo isto. Vocês fazem todos os que trabalham no show amá-lo tanto quanto você. Obrigado!  
 "Você já havia assistido Supernatural antes de ser convidado?
 
Eu realmente não tinha. Eu gostaria de ter assistido. Pouparia-me tempo demais para entender a série. Eu sabia que a série era gravada em Vancouver, mas eu nunca tinha visto, até pouco antes da minha audição. Felizmente para mim, Kevin Tran estava na mesma situação que eu era e isso realmente ajudou, por que eu não tinha ideia do que estava acontecendo, para ver um monte de coisas sobrenaturais acontecendo, eu só reagi porque eu nunca esperava nada disso. Depois disso, eu tinha um monte de amigos meus que são fãs da série pra me ajudar a pegar o que estava acontecendo. 
 Como é trabalhar com Jared, Jensen e os outros? 
Todos, eu quero dizer para todos no set de Supernatural que foi um grande prazer trabalhar com eles.Elenco, equipe, atores coadjuvantes, assistentes de produção, é incrível a energia boa que temos no set e como isso me deixa sorrindo o tempo todo quando chego lá.
Jensen é um verdadeiro profissional, ele é alguém que eu admiro, e que tem uma compreensão muito forte no set, com as pessoas e como ele dirigiu 3 episódio de grande sucesso, eu o admiro e o aspiro. 
Jared, bem eu olho para cima, mas de uma maneira diferente, ele é muito alto. Jared e eu temos muito em comum e ele é um amigo. Sorri fácil, cara muito inteligente e sempre tem algo interessante a dizer, nós também jogamos juntos porque nós dois somos realmente competitivos e ele é um cara muito divertido para estar perto."

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O Polêmico Hergé



 É incrível como os alunos desconhecem algumas HQs ou Gibis como nós crescemos falando... Hoje eu estava explicando o Imperialismo na África e na Ásia e citei O Fantasma e Tarzã e a maioria nunca tinha lido as aventuras do herói mascarado. Fico imaginando se eles já ouviram falar do Tintin...

"No mundo dos quadrinhos, a maioria das criações conhecidas pelo público é de procedência norte-americana e japonesa. Apesar disso, a Europa continental possui uma respeitável tradição na arte dos quadrinhos. Essa tradição é especialmente forte na França e na Bélgica. Um dos mais conhecidos heróis dos quadrinhos europeus é Tintim, o intrépido repórter criado pela imaginação do desenhista belga Hergé (1907-1983).

Dentre os quadrinhos europeus, Tintim só perde em popularidade para Asterix, criação dos franceses Albert Uderzo e René Goscinny (1926-1977). E a popularidade que Tintim possui é impressionante se considerarmos que nenhum novo álbum trazendo uma aventura completa e inédita de Tintim foi lançado após a morte de Hergé.

Hergé, cujo nome verdadeiro era Georges Remi, nasceu em Etterbeek, cidade próxima da capital belga, Bruxelas. Sua família era de classe média e muito católica. Estudou numa escola também católica e foi escoteiro. Tanto o catolicismo quanto o escotismo exerceram forte influência sobre Hergé. O interesse pelo desenho surgiu ainda na infância. Em 1924, adota pela primeira vez o pseudônimo Hergé, quando começa a publicar seus desenhos numa revista sobre escotismo, Le Boy Scout Belge.

Nessa mesma revista começa a publicar as aventuras em quadrinhos de um chefe escoteiro chamado Totor, um protótipo de Tintim. Em 1927, Hergé começa a trabalhar no setor de assinaturas do Le XXème Siècle, jornal católico de linha ultraconservadora editado pelo abade Norbert Wallez.

Preocupado com a ascensão de Josef Stalin (1878-1953) na Rússia, o abade encomenda a Hergé uma história em quadrinhos que alerte os leitores dos males do stalinismo. Assim, Hergé cria Tintim, que em sua primeira aventura é apresentado como um correspondente do jornal que viaja para a Rússia.

A estreia de Tintim acontece em 1929, nas páginas do Petit Vingtième, o suplemento infantojuvenil do Le XXème Siècle. Os capítulos dessa primeira aventura de Tintim foram depois reunidos num álbum lançado em 1930 e se chamou Tintim no país dos sovietes."(educacao.uol.com.br)

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Organização Secreta Shindo Renmei de S. Paulo

Quando se trata de sociedades secretas, quem não participa tece inúmeros comentários, teorias da conspiração sobre a mesma e o assunto vai longe. E é incrível que nem todas as pessoas buscam informações fundamentadas através de documentos e pesquisas científicas.

Eu estava preparando minhas aulas sobre a 2ª Guerra Mundial e me deparei com a Shindo Renmei, surgida em S. Paulo durante os anos da Guerra. E resolvi efetuar algumas leituras e encontrei o texto abaixo na Revista de História, que discute sobre as Sociedades Secretas pelo mundo.

" Junji Kikawa era um ex-coronel do exército japonês que vivia em S. Paulo durante sa 2ª Guerra Mundial. Em 1942, fundou uma organização secreta chamada Shindo Renmei(ou Liga do Caminho dos Súditos). O objetivo era unir os colonos em torno do sentimento nacional japonês.

O Japão acabou se rendendo em agosto de 1945, mas os seguidores de Kikawa se recusavam a aceitar a derrota do seu país, já que seu imperador era considerado divino. A partir daí, começaram a perseguir os japoneses que aceitaram a derrota, chamados de "corações sujos".

A primeira vítima fatal doi Ikuta Mizobe, presidente da Cooperativa Agrícola de Bastos(SP), que havia distribuído um comunicado confirmado que o Japão perdera a guerra. Os matadores da organização atuaram durante 13 meses, assassinando 23 pessoas e ferindo 147.

 As ameaças iam de cartas recomendando o suicídio a pichações na fachada de casa avisando que seriam executados. Eles levavam um punhal. Se a pessoa não se suicidasse, eles a matavam e em seguida se entregavam à polícia. Eles forjavam até a carta de suicídio. A polícia paulista identificou 31.380 imigrantes suspeitos de ligação com o grupo."(Revista de História)

Essa história permaneceu "escondida" até 2.000, quando foi contada no livro "Corações Sujos" de Fernando Morais. " O racismo dos brasileiros, fez com que se isolassem. A maioria sequer entendia o português."

 e em 28 de outubro de 2011 foi para as telas de cinema sob a direção de Vicente Amorim. O filme é baseado no livro e é "um thriller, uma história de amor inspirada no livro."

Fernando Morais diz que "no início, enfrentei muita resistência quando tentei conversar com eles. Com o tempo, acabaram ajudando. Acho que eles têm certo pudor de admitir que pelo menos metade da colônia não acreditava na derrota do Japão"

Já Vicente Amorim diz que "no elenco há nomes como Shun Sugata, de "O Último Samurai" e Tsuyoshi Ihara, protagonista de "Cartas de Iwo Jima". Quase todos os atores são japoneses. No Japão eles pouco sabem sobre a imigração para o Brasil e muito menos sobre a história dos corações sujos."




sábado, 13 de fevereiro de 2016

Almirante Batista das Neves - Um Matogrossense na Marinha

Muita gente nunca ouviu dizer que um matogrossense foi o responsável pela Revolta da Chibata de 1910. Eu morei na Rua Batista das Neves quando criança, ela passa em  frente do Cemitério da Piedade, e só descobri quem era esse "herói" quando cursei História na UFMT. 

O almirante Batista das Neves é considerado um "herói" pelas forças armadas, mas essa é uma outra história... 

Eu em breve estarei trabalhando com meus alunos dos 3ºs anos sobre o Brasil República e a Revolta da Chibata é um dos movimentos sociais do período. Então, vamos conhecer um pouquinho sobre  mesmo.
  
"João Batista das Neves foi um militar brasileiro, nascido no estado de Mato Grosso a 28 de junho de 1856, morre no Rio de Janeiro, em 22 de Novembro de 1910, dia hoje comemorativo da Revolta da Chibata

Começou na Marinha, assim como todos os oficiais, como guarda-marinha, isso foi em 1874, depois foi promovido a segundo-tenente em 1876; primeiro-tenente em 1880; capitão-tenente em 1893, quando tomou parte na Revolta da Armada iniciada em 1893, na batalha final, de Anhatorim (1894), quando comandando o navio Andrada, que fez parte da esquadra cuja nave mãe era o navio Gustavo Sampaio, que torpedeou o encouraçado Aquidabã, comandado pelo então capitão de fragata,  Alexandrino de Alencar, futuro Almirante (1904) e ministro da marinha (1906).

Em 21 de Novembro de 1910, capitão-de-mar-e-guerra desde 1904, Batista das Neves foi o comandante do Encouraçado Minas Gerais que ordenou que o marinheiro Marcelino Menezes recebesse a punição de 250 chibatadas por ter ferido um cabo que delatou Marcelino por ele ter trazido cachaça para dentro do navio, o que era proibido a marinheiros. Na época era permitido aos oficiais beberem bebida alcoolica a bordo; aos marinheiros, não. A punição pelo código disciplinar entretanto era limitada a 25 chibatadas, o que não foi respeitado pelo militar.

João Batista das Neves, estava no jantar oferecido a ele pela oficialidade do cruzador francês Douguay-Trouin, ancorado na baía da Guanabara na noite de 22 de novembro de 1910, quando resolve retornar, na companhia do então 2º tenente na Marinha, Armando Figueira Trompowsky de Almeida mais cedo ao Encouraçado Minas Gerais. Ali encontrou o navio revoltado e, num ato misto de fúria e missão militar, reagiu bravamente ferindo um marinheiro e sendo trucidado pelos demais.

Na Revolta da Chibata, Batista das Neves ocasionou o estopim para a revolta dos marinheiros. João Cândido, o marinheiro que liderou a revolta, sofreu punições severas dos almirantes da Marinha, pelo fato dele não ter impedido a morte do comandante Batista das Neves, promovido "post mortem" a Almirante."

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Dia de Apreciação Joshifer

E hoje é o Dia de Apreciação Joshifer.  Mesmo que a Saga Jogos Vorazes tenha se encerrado, os fãs ainda esperam que nosso casal favorito venha a público anunciar que sua relação é real!.

Liam Hemsworth e Mila Cyrus reataram seu noivado; Jena Malone está grávida do músico e fotógrafo Ethan DeLorenzo, então por que Jennifer e Josh não assumem meu amor?

Enquanto isso não acontece, vamos rever alguns momentos entre eles que amamos curtir...