quinta-feira, 30 de junho de 2016

Supernatural - Os Atores e seus Filhos


Nossos amados atores de Supernatural possuem esposas, sobre as quais já postamos aqui,  filhos e filhas... Em 11 anos, muitos são os atores e atrizes que já passaram pela Série, então, irei postar apenas sobre os rebentos dos principais e mais adorados...

Jared Padalecki/Sam Winchester  tem dois filhos: Thomas Colton Padalecki, que nasceu no dia 19 de março de 2012, e Austin Shepherd Padalecki, nascido dia 22 de dezembro de 2013.

Jensen Ackles/Dean Winchester tem uma filha:  dia 30 de maio de 2013, nasce a primeira filha do casal, Justice Jay "JJ" Ackles.

No dia 23 de setembro de 2010 nasceu o  primeiro filho de Misha Collins/Castiel, chamado West Anaximander Collins (referência à um dos primeiros filósofos gregos, Anaximandro) e no dia 25 de setembro de 2012, nasceu sua filha Maison Marie Collins.
 Mark Sheppard/Crowley com Jessica Sheppard  tem dois filhos: Will e Max. O casal se separou em 2014. Ficou noivo da herdeira australiana Sarah Louise Fudge em 20 de agosto de 2015,eles tiveram uma filha no dia 1 de Março de 2016 a Isabella.












Jeffrey Dean Morgan/John Winchester tem um filho Augustus Morgan, nascido em Março de 2010.



quarta-feira, 29 de junho de 2016

A Cerveja surgiu na China


Decididamente a arqueologia é maravilhosa.
Quando explicamos sobre as Civilizações da Antiguidade, em todos os livros didáticos encontramos que a cerveja é uma "invenção" dos egípcios. E agora essa nova descoberta de que ela surgiu na China vem balançar as estruturas da História.

"Fragmentos de jarras de barro, com vestígios de cerveja, foram encontrados por arqueólogos no Norte da China. A análise espectral mostrou que nestes potes foi guardada cerveja. As evidências obtidas por cientistas são provas de que a tecnologia de produção de cerveja foi dominada pelos chineses ainda 5000 anos atrás.

Naquela época, existia uma receita única de produção da bebida, que combinava elementos das tradições tanto ocidental quanto oriental do processo cervejeiro. A análise dos vestígios amarelos da cerveja antiga encontrados nos potes cerâmicos mostrou que a bebida foi produzida com base em cevada, painço, tubérculos e chocalheira.

O que surpreendeu os cientistas foi o fato de os chineses daquela época cultivarem cevada. Anteriormente, era considerado que este produto só apareceu na China mil anos mais tarde. Os historiadores observam que a cevada era utilizada na China como ingrediente da cerveja e só depois começaram a cultivá-la para comer.

Os artefatos foram encontrados por arqueólogos no norte da China, perto do Rio Wei. As escavações foram feitas nos dois sítios arqueológicos datados dos anos 3.400 - 2.900 anos antes de Cristo. Durante os trabalhos, os arqueólogos encontraram os objetos utilizados na produção e armazenamento de cerveja.

A receita da bebida antiga permanece desconhecida, porém os cientistas acreditam que tinha um sabor semelhante ao atual, ligeiramente adocicado."(Correio do Povo)

terça-feira, 28 de junho de 2016

O Último Enforcamento no Brasil

 Há pouco, eu estava lendo a Revista Aventura na História de Julho/2016, que traz uma reportagem sobre a última execução pública na França.

"Eugen Weidmann foi sentenciado à morte na guilhotina em 1939. O presidente Albert Lebrun considerou o espetáculo deprimente; a ideia de uma execução pública era inspirar medo e respeito à lei na população. Convencido de que não era definitivamente o caso, revogou as execuções públicas.
Dentro dos muros, condenados continuariam a ser guilhotinados na França até 1977. A pena de morte seria abolida em 1981".

 No Brasil até o séc. XIX, o uso da forca ainda era comum, inclusive aqui em Cuiabá também existia esse tipo de sentença. E quando estudamos a História do Brasil do séc. XVIII, nos lembramos da figura do Tiradentes, recentemente apresentado na minisérie  "Liberdade, Liberdade."
"A última pessoa condenada à morte no Brasil foi o fazendeiro Manoel da Motta Coqueiro, executado no dia 6 de março de 1855, em Macaé, Rio de Janeiro. Manoel foi levado à forca acusado de ter assassinado oito membros de uma família de colonos que trabalhava em uma de suas propriedades, em Macabu, norte da província. O fazendeiro, que foi apelidado de “a fera de Macabu”, jurava inocência e solicitou a graça imperial que, concedida por dom Pedro II, impediria a execução. No entanto, Manoel não obteve a graça e tornou-se o primeiro homem rico e de alta posição social a ser enforcado no Brasil.
Publicidade

Pouco tempo depois, ficou provado o erro judiciário e a inocência do fazendeiro. Abalado com a injustiça, dom Pedro II passou a conceder graças a todos os condenados. A partir de então, embora permanecesse no Código Penal do Império, a pena capital deixou de ser aplicada. Foi abolida em 1891, com a Constituição da República, que a legalizava apenas em situações de guerra.

Em 1969, com a instituição do AI-5, o governo militar reintroduziu a pena de morte para crimes políticos, mas nunca chegou a aplicá-la oficialmente. Se pessoas morreram nos porões da ditadura, isso é outra história. Novamente banida da legislação em 1978, a pena capital é mencionada na Constituição vigente, de 1988 – mas, outra vez, só poderia ser aplicada em caso de guerra declarada."(Revista Superinteressante - Maria Dolores)

segunda-feira, 27 de junho de 2016

O Brasil tem um Supercomputador

 No ano passado a comunidade científica  brasileira ficou extasiada com a chegada de um Supercomputador. Muitos brasileiros sequer sabiam da existência dele...

"O supercomputador Santos Dumond (SDumond) é o maior da América Latina e está instalado no  LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

O supercomputador custou R$ 60 milhões e tem 18 mil núcleos de CPUs. A velocidade é de 112 mil Gb/s, com capacidade para 137 milhões de mensagens por segundo. Um smartphone de última geração tem, geralmente, quatro núcleos. A velocidade do supercomputador é 200 mil vezes maior que um computador comum.

O SDumond foi construído pela empresa francesa Atos/Bull, como parte de um acordo entre o Brasil e a França para desenvolver a computação de alto desempenho.  O LNCC vai permitir que pesquisadores também usem o equipamento. Os pedidos serão avaliados por uma comissão julgadora.

O governo vai utilizar o SDumont em pesquisas dos setores de petróleo e gás, nanotecnologia, aeronáutica, medicamentos, entre outros. O SDumond será usado também no desenvolvimento de programas para a segurança cibernética e proteção de dados. Outra função comum dos supercomputadores, como o SDumond, é a análise de riscos do setor financeiro.

A estrutura que abriga o supercomputador tem um telhado projetado no mesmo formato que o famoso chapéu panamá usado pelo criador do avião. Dentro do prédio foi instalada uma placa com a frase "O homem há de voar", do Santos Dumond. De acordo com o LNCC, assim como as máquinas inventadas por Santos Dumond, o supercomputador SDumond também "voa"."(noticias.r7.com/)

E na semana passada ficamos sabendo que...

" Sem condições de pagar a conta de luz, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), que fica em Petrópolis, no Rio de Janeiro, se viu obrigado a desligar o supercomputador Santos Dumont, instalado no local. A máquina é a maior da América Latina e uma das 300 mais rápidas do mundo.

Segundo a direção do LNCC, manter o supercomputador ligado consumia 80% dos recursos públicos destinados ao laboratório. A conta de luz, com o equipamento funcionando, chegava a custar quase R$ 500 mil por mês, e falta dinheiro ao instituto para manter as contas em dia.

Ainda de acordo com a direção do LNCC, não há previsão de quando o supercomputador será religado já que não se sabe quando os recursos para o pagamento da energia elétrica serão recebidos. O Santos Dumont é usado para pesquisas sobre o mal de Alzheimer e o vírus zika."(olhardigital.uol.com.br)

Eu como todos os cientistas estou indignada com isso... Se não bastasse a rede de corrupção que se instalou no país, a ciência perde uma grande oportunidade de colaborar com a descoberta de como acabar com o vírus da zika.

domingo, 26 de junho de 2016

Desejos - Carlos Drummond de Andrade

 Lá fora o sol de inverno ilumina a manhã de domingo; um vento fresco balança as árvores; os pássaros cantam alegremente... E aproveito para ler poesias, afinal o inverno é sempre aconchegante...

Desejo a vocês...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho.
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender um nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu.

sábado, 25 de junho de 2016

O Senhor dos Anéis - As Tatuagens dos Atores

A Saga "O Senhor dos Anéis" é memorável e como em todos os anos já estou relendo os livros para posteriormente rever os filmes. Me lembrei das tatuagens que os membros da Sociedade do Anel fizeram e resolvi buscar mais informações...

"A idéia surgiu ainda no começo das gravações, mas alguns dos atores  estavam relutantes em concretizá-la, pois, não sabiam como os  produtores iriam reagir. Decidiram então esperar e as tatuagens foram  deixadas de lado por algum tempo. No último mês das filmagens o assunto  surgiu novamente. 

O pessoal da Weta (empresa de efeitos especiais de  Peter Jackson) criou para eles várias formas de escrever o número nove  . De acordo com Orlando “Legolas” Bloom (que se gaba de ter sido o  autor da idéia) foi Alan Lee, o ilustrador dos livros de Tolkien, quem  desenhou o modelo escolhido.
Viggo ” Aragorn” Mortensen teria  ligado para um salão de tatuagem em Wellington e perguntado se seria  possível fazer as tatuagens num domingo. Diante da resposta negativa do  tatuador, Viggo teria aparecido no salão vestido como Aragorn (com  espada e tudo) e explicado que eles faziam parte do elenco do Senhor  dos Anéis. Diante de um argumento tão forte, Roger Ingerton (o dono do  salão) resolveu atender ao pedido e as tatuagens foram feitas numa  manhã de domingo. 

Nem todos os atores foram tatuados naquele dia. Sean  Bean, que terminou as filmagens mais cedo, não estava lá e teve a sua  feita em Nova Iorque.

Para cada um dos atores a tatuagem representou uma experiência diferente:

O nono membro, John Rhys-Davies (Gimli), recusou a honraria e enviou seu dublê em seu lugar.

Sean Astin (Sam) e Billy Boyd (‘Pippin’ Took) fizeram a tatuagem em seus tornozelos (para comemorar todas as horas nos pés de hobbit).
Sean Astin (Samwise): “Eu  levei minha esposa e minha filha que estavam me visitando. Foi um dia  incrível! Minha filha estava embaixo da mesa e sussurrou papai, se doer  demais você pode ficar aqui embaixo comigo “.
Dominic Monaghan (Merry): “Nós  nos divertimos muito juntos e queríamos algo para lembrar a  experiência. A princípio, nós falamos sobre um anel e, depois, chegamos  à tatuagem. Foi uma grande festa, estávamos tirando fotos uns dos  outros e tudo mais”.
Elijah Wood (Frodo): “Minha mãe não gostou muito disso Eu não sei como escolhi este lugar (no abdome, lado  direito, logo  abaixo da cintura). Simplesmente achei que era o lugar  certo. Tudo o  que eu posso te dizer é que quando ela estava sendo feita  doeu pra  car…”
Sean Bean (Boromir): “Era tarde da  noite, todos já tinham bebido um pouco e parecia uma boa idéia. Eu fui  o último, Orlando Bloom e Elijah me arrastaram até um pequeno salão em  Nova Iorque, tirei a camisa e ela foi feita como uma lembrança  permanente da nossa sociedade”.
Orlando Bloom (Legolas): “Nós  todos escolhemos colocá-las em lugares diferentes. Eu  coloquei a minha  no pulso porque sou um arqueiro. Fui realmente  abençoado por fazer  parte desse projeto. Toda a experiência foi incrível, morar na Nova  Zelândia, trabalhar com um elenco e uma equipe desse calibre e com meus  amigos à minha volta. Foi um trabalho de amor, e com a tatuagem, a  realidade disso vai estar para sempre na minha pele”.
Ian McKellen (Gandalf): “Era  para ser o nosso segredinho, mas tem um jeito de você ver   minha: eu  estou em Dance of Death na Broadway e tiro a camisa em  ma das cenas.  Minha tatuagem fica exposta, mas isso vai custar setenta  dólares pelo  ingresso”.
 









Algo que pouca gente sabe é que os atores não  foram os únicos a fazerem tatuagens. De acordo com Orlando Bloom  durante o lançamento do filme na Nova Zelândia, o diretor Peter  Jackson, o produtor Barrie Osborne, o executivo da New Line Mark Ordesky e o diretor da Weta Richard Taylor tatuaram o número dez. 
Foram os próprios atores da Sociedade que fizeram os arranjos para a  “tatuagem dos dez”. A idéia era transformar o pessoal da produção no  décimo membro da Sociedade."(www.valinor.com.br/)
















sexta-feira, 24 de junho de 2016

Saturn Awards 2016

No dia 22 de junho de 2016 aconteceu o 42º Saturn Awards "Prêmio Saturno (no original em inglês Saturn Award) é uma premiação organizada pela Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos Estados Unidos e concedida aos mais destacados filmes, produções televisivas e profissionais nos gêneros de ficção científica, horror e fantasia.

O prêmio foi criado por Donald A. Reed, que acreditava que os filmes do gênero não recebiam o prestígio e apreciação quanto os gêneros já consagrados do cinema estadunidense.

Tendo um estrutura interna baseada nos Prêmios da Academia (Oscar), os membros da Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror elegem, em votação, os melhores em cada categoria. A primeira cerimônia ocorreu em 1972, premiando as produções do ano anterior."(www.thewinchesterfamilybusiness.com)

Para alegria dos milhões de fãs de Supernatural pelo mundo,  Eric Kripke recebeu o Prêmio Dan Curtis Legado  de 2016.

"Eric Kripke é o criador e produtor de um dos shows gênero mais popular da TV, Supernatural, que está no ar desde 2005. Eric também criou a NBC Revolution série; Ghost facers e Tarzan, que ele criou com Mike Werb e Michael Colleary. Seu mais recente projeto é Time. Eric é um dos mais bem sucedidos e procurados showrunners da televisão hoje."


Mesmo que Supernatural não tenha sido indicado a nenhum Saturn Awards em 2016, é muito bom saber que seu criador foi lembrado e que Jared Padalecki e Jensen Ackles foram escolhidos para lhe entregar o famoso prêmio.

E pelo tumulto provocado com a passagem deles pelo tapete vermelho, parecia que  iriam ganhar algum dos prêmios. Na verdade, eles deveriam ser indicados como os melhores atores de Séries, isso ficou muito claro em suas atuações nas 11 Temporadas de Supernatural.



E os jornalistas também aproveitaram para colher algumas novidades sobre a 12ª Temporada: será que desta vez o Sam morre? Como será que Mary vai se sentir sabendo que seus filhos são caçadores?Esta será a última Temporada de Supernatural?

PARABÉNS ERIC KRIPKE por ter criado nossos amados Sam e Dean Winchester. Há 11 anos eles  nos alegram com suas aventuras e nos fazem chorar cada vez que literalmente "morrem". Ainda bem que  retornam para que o show possa continuar  por muito tempo...

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Supernatural: A Rota 666

Há 11 anos acompanhando Supernatural, ao rever alguns episódios ainda dá uma certa ansiedade e porque não um acelerar do coração? Não tenho medo do sobrenatural, mas não costumo assistir filmes de terror à noite...
Na 1ª Temporada, 1x13, o episódio trata justamente da rota 666 e agora ao rever novamente resolvi pesquisar mais sobre a mesma. 
Eu particularmente não gosto desse episódio, pois não me simpatizei com a "namorada" do Dean; e não é pelo fato dela ser negra. Mas, quem gosta de ver nosso belo hunter rolando em muitos lençóis sem sentir "inveja"?
Diz algumas lendas que na antiga Rota 666 aparece o "sedan do diabo", "cães do inferno", "o caminhoneiro fantasma", "a mulher de branco" e "desaparecimentos e perda de noção do tempo". Eu irei postar apenas sobre a história da Rota...
 
"Cruzamento Colorado, Novo México, Utah e Arizona, a estrada anteriormente conhecido como US Route 666 (agora US Route 491), através de cerca de 200 quilômetros de deserto sem fim e passando pelas nações tribais Navajo e Ute. Grande parte do percurso é remoto e deserto, com longos trechos, através de um vasto deserto, aparentemente desabitada há sinais de civilização. Mas não por estas razões que a estrada ganhou o apelido de "estrada do diabo".
Rota 666 é, talvez, uma das estradas mais famosas e importantes nos Estados Unidos, e tem uma longa história de casos estranhos, acidentes inexplicáveis, aparições fantasmagóricas e outros fenômenos inexplicáveis.
Início da "Autopista del Diablo"

O início da história infame da Rota 666 vai voltar para seus números infelizes. Os Diretores da Associação Americana de State Highway e Transporte atribuído o número em 1926, e, embora o número foi baseado nos termos da lei de numeração estradas, não demorou muito para que as pessoas começaram a associar o caminho com o "número de a besta " ou a "marca da besta" . Essa conotação sinistra foi agravado pelo fato de que estatísticas nesses momentos parecia mostrar que a estrada tinha um maior número de acidentes e mortes do que o normal, especialmente na parte do Novo México.

Havia um grande número de vítimas mortais tal, a rota 666 foi nomeada uma das 20 estradas mais perigosas nos Estados Unidos . Embora houvesse fatores que poderiam explicar o elevado número de acidentes, como más condições da estrada ou o efeito hipnotizante de paisagem monótona, muitos estavam convencidos de que havia uma ligação entre Infelizmente, mortes, bem como o número satânico da estrada.
Além de acidentes e mortes, muitos motoristas alegaram ser assombrada por um sentimento misterioso e penetrante de ansiedade, medo, ou uma sensação de mal iminente. Houve também uma alta taxa de falhas de carros estranhos na Rota 666, com um grande número de casos de superaquecimento, problemas de motor, pneus inexplicavelmente queimados, falta de energia, e numerosos outros acidentes estranhos. Este sentimento de terror na estrada, o elevado número de problemas em carros, e ao grande número de acidentes fatais foram um impedimento para os motoristas, além de ganhar o apelido de "estrada do diabo" ou "Highway de Satanás".
Estas são algumas das razões pelas quais o governo dos EUA decidiu mudar a numeração da Rota 666 a rota 491 entre 1992 e 2003. Mas, independentemente de como eles agora chamam a estrada, a ex-Rota 666 ainda se mantém muito de misticismo e mistério que sempre teve. Se, na realidade, ser a Estrada Diabo, muitos ainda acreditam que há alguma força demoníaca, o mal que permeia a terra com suas influências escuras. O que realmente se esconde Route 666? Eles são lendas urbanas simples? Ou há uma força demoníaca além de nossa compreensão?"Ruta 666, carretera al infierno.(
 curiosidademisterios.blogspot.com)

quarta-feira, 22 de junho de 2016

A Árvore da Morte

Eu sei que  algumas árvores são perigosas, mas  me surpreendi ao ler sobre a  "Árvore da Morte" ou Hippomane mancinella seu nome científico.Olhando a foto, não é possível imaginar que com toda essa beleza e sombra ela pode estragar suas férias...

"Segundo o Instituto de Ciências de Alimentos e Agricultura da Flórida, nos Estados Unidos, Hippomane vem das palavras gregas hippo, que significa "cavalo", e mane, que deriva de "mania" ou "loucura".

O filósofo grego Teofrasto (371a.C.-287a.C.) nomeou assim uma planta nativa da Grécia após descobrir que os cavalos ficavam loucos ao comê-la. E o pai da taxonomia moderna, o sueco Carl Linneo, deu o mesmo nome à nociva árvore da América.

Mais precisamente, a que é nativa da América Central e das ilhas do Caribe e cresce da costa da Flórida até a Colômbia - em alguns lugares, sua presença é alertada por cruzes vermelhas e placas.

As árvores foram feitas para embelezar as paisagens e gerar gás oxigênio para os seres humanos. O ato de encostar em uma árvore para se proteger do calor é comum em vários lugares, mas tome cuidado ao fazer isso na árvore manchineel (Hippomane mancinella).

Essa espécie de árvore foi batizada de como “arbol de la muerte”, que significa “árvore da morte”. É encontrada no Caribe, nas Bahamas, no Golfo do México, em partes do norte da América do Sul, nas Ilhas Galápagos e até mesmo no estado norte americano da Flórida.

O nome árvore da morte veio porque quando tocada por alguma pessoa, ela pode causar queimaduras. Mas o mais perigoso é se alguém ingerir os frutos produzidos por ela. Eles podem causar vômito, diarreia e convulsões.

O fruto pode ser confundido com uma maçã. Ele possui um gosto apimentado, deixando a boca com sensação de queimação. Em poucos minutos, se cria uma dificuldade para respirar.

A árvore da morte possui muitas toxinas. Mas a maioria dos efeitos desagradáveis vem da substância forbol, um composto orgânico que se encontra em meios vegetais. O que piora a situação é o fato da árvore inteira ser composta por essa toxina.

Alguns relatos contam que antigas tribos do Caribe usassem essas toxinas para torturar os inimigos. A seiva é extremamente cheia de toxinas, sendo que o contato com a pele pode causar bolhas, ardor e irritação severa."(www.meionorte.com/)