quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Supernatural: Episódios Assustadores

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, fogo, quarto e área interna
Supernatural retorna depois do feriado de Ação de Graças, com o 14x7, Natureza não Humana, e pelas fotos nosso bebê Jack está muito doente e a bruxa  Rowena é a única que poderá curá-lo. 

A notícia que bombou no final de semana foi a Maratona de Seattle e logicamente o elenco principal de Supernatural esteve presente. E como sempre para demonstrar que a Família SPN é solidária e engajada nos problemas sociais dos Estados Unidos.

"No último domingo (25/11), parte do elenco de Supernatural participou da Amica Seattle Marathon, nos Estados Unidos, por uma causa nobre: arrecadar alimentos para a campanha anual de combate à fome da organização Random Acts, chamada “Endure For Kindness” (em português, algo como “Suporte Pela Bondade”).

 Já faz alguns meses que os astros de um dos seriados de maior sucesso da Warner Channel vêm se preparando para a corrida e “aquecendo” os fãs para as doações. Jensen Ackles, Jared Padalecki, Misha Collins, Rob Benedict, Rachel Miner, Adam Fergus, Jason Manns, Genevieve Padalecki e Charlie Capen participaram da ação. Alaina Huffman e ‎Ruth Connell, conhecidas respectivamente por interpretar as vilãs Abaddon e Rowena na série, não correram, mas foram torcer pelos amigos e ajudaram indiretamente na arrecadação.

 Rachel Miner, que interpreta a Meg em Supernatural, fez questão de participar recebendo o auxílio de sua cadeira de rodas. Para quem não sabe, ela foi diagnosticada com esclerose múltipla e está perdendo o movimento das pernas. Em uma convenção de SPN em Las Vegas, que ocorreu neste ano, a atriz de 38 anos recebeu a ajuda dos colegas de elenco para se locomover no palco. É o tal do #SPNFamily que sai das telinhas e ganha a realidade…

 Juntos, o elenco arrecadou mais de US$ 240 mil (algo em torno de R$ 912 mil) em dinheiro e alimentos . Danneel Ackles, esposa de Jensen, que também participou do seriado, esteve presente para torcer pelos amigos e compartilhar alguns momentos da maratona no Instagram. Rob Benedict e Jason Manns foram os últimos a cruzar a linha de chegada. Misha Collins teria terminado a maratona antes se não tivesse parado para tirar tantas fotos com fãs. O mesmo aconteceu com Jensen e Jared."(revistacapricho)
Vamos aproveitar para relembrar alguns episódios que são considerados assustadores pela maioria dos hunters.

"Quem acompanha Supernatural desde a sua primeira temporada sabe que no início os episódios eram mais focados em monstros e lendas urbanas clássicas, deve ser por isso que a maioria deles são tão horripilantes, e garantem um frio na espinha  no momento da ação.
 
  "Bloody Mary"(1x5)

Neste quinto episódio Dean e Sam investigam caso onde o pai de uma adolescente é morto após ela ser desafiada a dizer Bloody Mary três vezes em frente ao espelho. Segundo a lenda, ao fazer isso o espírito de uma moça aprisionado no espelho é liberto e a pessoa que o libertar morre. Ela faz tudo certo assim como foi instruída a fazer, porém nada acontece, no entanto o seu pai ao chegar em casa pouco depois dessa tentativa de evocar a Bloody Mary, é surpreendido com pela figura de uma moça no espelho que faz seus olhos sangrarem até a morte. Como sempre Dean e Sam procurar por notícias de mortes estranhas e suspeitas, ao encontrar esta noticia eles vão investigar o caso.
Resultado de imagem para supernatural ep morte na agua


 2º Morte na Água” (1×03)

Uma pessoa se afogar é um acidente normal, duas pessoas se afogarem e uma delas estava desentupindo a pia já começa a ficar muito estranho, três pessoas se afogarem, sendo que um adulto pulou em um lago e desapareceu já se torna absurdo demais. E quando as coisas se tornam esquisitas em um nível inexplicável somente os irmãos Winchester podem resolver, este episódio traz mistérios e mortes não solucionadas que nos faz desconfiar de todos os personagens.
Resultado de imagem para supernatural ep espantalho
 3º  “Espantalho” (1×11)

Os irmãos Winchesters resolvem seguir caminhos diferentes enquanto Sam que ir atrás do Demônio que matou seus pais e sua namorada Jéssica, Dean vai até uma cidade pequena onde em uma plantação de maçãs, um deus pagão na forma de espantalho recebe sacrifícios humanos para manter a prosperidade da cidade. E mais uma vez percebemos que o ser humano sempre tenta tirar vantagem das coisas, mesmo quando são deuses malvados que matam pessoas, mas ainda bem que sempre se pode contar com o Dean e Sam afinal esse é o lema da família “Salvar pessoas, caçar coisas o negócio da família”.
   
4º  Procedência” (1×19)


Um retrato de uma família há muito tempo morta em os espíritos do pai e da filha presos dentro e alguém está assassinando seus proprietários. Uma família, um quadro, diversas mortes quem será o suspeito? Esse é mais um episódio cheio de suspense onde o telespectador junto dos personagens Dean e Sam tentam descobrir quem é o real assassino na história.
 Resultado de imagem para supernatural procedencia
  Brinquedos” (2×11)

 O nome do episódio já diz tudo brinquedos são bem divertidos isso ninguém pode negar, porém quando são colocados dentro de um hotel pouco frequentado e com uma atmosfera um pouco suspeita, esses objetos causam certo desconforto e medo. Mas não se enganem pelo título do episódio, pois as mortes misteriosas que estão sendo investigadas neste hotel onde os irmãos Winchester se hospedaram não tem nada a ver com os brinquedos e sim com uma amizade suspeita."



6º Pilot ou a Mulher de Branco 

Eu não posso deixar de listar o Pilot, uma vez que é através dele que vamos entender o que aconteceu com Mary Winchester naquele 2 de novembro de 1983. Esse episódio dá medo e só consigo assisti- lo durante o dia mesmo tendo passado 13 anos.
Resultado de imagem para supernatural ep. pilot

"Os irmãos foram para o último paradeiro de John - conhecida cidade de Jericho, onde ele estava investigando o desaparecimento de jovens ao longo de um único trecho da estrada há mais de dez anos.

Sam e Dean descobrem uma lenda local de uma garota assassinada que volta como um fantasma homicida que pede por carona. A pesquisa aponta para Constance Welch, que saltou de uma ponte para a morrer nas proximidades depois de acidentalmente afogar os seus filhos."



quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Conquistar - Pedro Mago

Resultado de imagem para adolescentes menino lendo
Um poema nessa tarde vai bem...
 
 No começo da adolescência, lendo um catálogo de livros, fiquei encantado com um título: Como conquistar mulheres sem fazer força.
Com certeza não resisti e comprei: Poderia haver coisa melhor, eu pensava, à época? Se “dar” bem com um monte de mulheres.

Evidente que era uma “bobagem só”. Algo equivalente poderia ser: como aprender a dirigir lendo um livro apenas e sem aula prática nenhuma. Bastaria lê-lo, e “tchan”, como que por magia você sairia dirigindo.

Acho que a gente precisa de tempos assim...Ingênuos e simplórios.

Mas passam se algumas tantas estações, e quando a gente se lembra de fatos assim, percebe o quão superficiais eram as ideias da época.

O que pode haver de melhor que encontrar alguém que efetivamente atende, ou até transborda às nossas expectativas? Alguém que não é só uma conquista de uma noite ou duas.

É uma pessoa assim que faz valer o dia, os meses e os anos que passam. Que é amiga, companheira, cúmplice, amada. Alguém que dá conselhos, afagos, broncas e carinhos.

No entanto é preciso ter “olhos” para ver, e coração pra sentir. Consciência e percepção para se perceber o que de fato se precisa, e o que se tem diante de si.

É fácil hoje encontrar pessoas que “não crescem”. Ficam paralisadas naquela visão imatura. Presas na superficialidade, focadas na exterioridade, no consumismo e na individualidade, no ciúme e na falta de cumplicidade.

Incapazes de perceber o verdadeiro valor de si e dos outros. Incapazes de serem felizes e de fazerem alguém feliz também.

Não apenas aquela felicidade fugaz e passageira do sexo casual. Mas aquele encontro que “sacia” mais do que a carne e atinge a plenitude da alma e do espírito. Aquilo que completa.

Por que só conquistar, se eu posso amar?

Portanto, um brinde, a quem ama e outro a quem sabe valorizar um grande amor.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Violência contra Mulher é Considerada Pandemia Global

 Resultado de imagem para 25 de novembro luta contra violencia
O Dia Mundial pelo Fim da Violência contra a Mulher foi ontem, mas essa luta deve ser todos os dias. Em março/2018 "Mato Grosso é o estado com a maior taxa de feminicídio: 4,6 a cada 100 mil", eu acredito que de lá para cá já aumentou mais. Nossa sociedade além de conservadora é machista e infelizmente isso não vai acabar tão cedo, mas somos otimistas que um dia isso vai mudar e que não precisaremos de um dia em especial para pedir respeito.!


"Neste domingo (25), a ONU classificou a violência de gênero como uma “pandemia global”.
Em uma carta aberta, o secretário-geral da organização, Antonio Guterres, declarou que somente quando mulheres puderem viver livre de medo, violência e insegurança será possível afirmar que o mundo é um lugar “justo e igualitário”.

De acordo com a pesquisa “Mulheres, empresas e a lei”, realizada pelo Banco Mundial em 2017, uma a cada três mulheres já foi vítima de alguma violência.

Sem leis ou proteção

De acordo com o documento divulgado pelo Banco Mundial em 2017, um levantamento feito em 2015 constatou que 49 países não têm legislação para punir os autores de violência doméstica.

A África Subsaariana, Ásia Meridional e o Oriente Médio são as regiões onde o direito das mulheres são menos garantidos. Vários países da Europa também não punem os agressores e, no ano passado, a Rússia entrou para essa lista porque o Congresso do país modificou o código penal para violência doméstica, descriminalizando alguns atos de violência.

De acordo com a nova legislação russa, agressões que causam dores físicas, mas não deixam marcas como hematomas, arranhões etc não são consideradas crime e sim uma falta administrativa. A mudança foi sancionada pelo presidente Vladimir Putin.

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

A luta pelo fim da violência de gênero é uma preocupação mundial e em 1999 a ONU declarou que o dia 25 de novembro seria oficialmente o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

A data não foi escolhida aleatoriamente.

No dia 25 de novembro de 1960, Patria Mercedes Mirabal, Minerva Argentina Mirabal e Antonia María Teresa Mirabal, conhecidas como Las Mariposas, foram assassinadas a mando do regime ditatorial de Rafael Trujillo, na República Dominicana.

As irmãs eram líderes da resistência à ditadura dominicana. Elas foram sequestradas, levadas juntas a uma plantação de cana-de-açúcar, apunhaladas e estranguladas a pedido do ditador."(notíciasR7)

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Gatos mumificados são encontrados em Tumbas no Egito

 Resultado de imagem para encontrado gatos no egito
Eu amo a arqueologia, pois todo mês somos surpreendidos com novas descobertas. Infelizmente, nem todas vão aparecer nos livros didáticos, entretanto, é possível visualizar na web e se emocionar com objetos de mais de 6(seis) mil anos de existência.

"No Antigo Egito não eram apenas os humanos que passavam pelo processo de mumificação: arqueólogos encontraram dezenas de gatos embalsamados em sarcófagos com idade estimada de ao menos 6 mil anos. As descobertas foram realizadas no sítio arqueológico de Sacara, onde há um complexo de pirâmides que fica próximo à cidade de Cairo, capital egípcia.

Em comunicado divulgado pelo Ministério das Antiguidades do Egito, foram encontrados diferentes exemplares de gatos mumificados em ao menos três tumbas — durante a investigação da região, os pesquisadores localizaram sete sarcófagos que estavam com suas portas e fachadas intactas, indicando que seu interior permaneceu intocado durante milhares de anos. 

Além das múmias, os arqueólogos também localizaram 100 estátuas de madeira que homenageavam os bichanos: no Antigo Egito, os gatos eram reverenciados como criaturas sagradas e viviam nas residências e nos templos egípcios. A deusa Bastet, protetora das mulheres e ligada à fertilidade, era representada pelos sacerdotes como uma figura que tinha corpo humano e cabeça de gato. 
Resultado de imagem para encontrado gatos no egitoResultado de imagem para encontrado escaravelho no egito
Além dos gatos, os pesquisadores encontraram no interior das tumbas uma coleção de escaravelhos que também passaram pelo processo de conservação. Os insetos estavam depositados em pequenas urnas adornadas com desenhos e surpreenderam as autoridades locais: de acordo com Mostafa Waziri, diretor do Supremo Conselho de Antiguidades do Egito, essa é a primeira vez que exemplares de escaravelhos mumificados são localizados no complexo de pirâmides de Sacara.

No Antigo Egito, os escaravelhos eram utilizados como amuletos e relacionados ao movimento do sol: de acordo com a tradição religiosa, essas criaturas eram responsáveis por "trazer de volta o Sol" durante o amanhecer.
 Imagem relacionada
Para completar a homenagem aos animais que estavam no interior das tumbas, os arqueólogos localizaram estátuas de madeira que representavam um leão, uma vaca e um falcão. Pelo Twitter, o Ministério de Antiguidades do Egito divulgou detalhes das descobertas."(revistagalileu)

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Supernatural: Comemoração dos 300 Episódios


Hoje, nos Estados Unidos acontece o feriado de Ação de Graças, então, não teremos um episódio de Supernatural. Mas, resolvi postar as notícias que bombaram durante a semana. A web literalmente "quebrou" com as fotos da comemoração dos 300 episódios da Série mais longeva da TV americana: Supernatural.

E ainda ouvimos de pseudos- hunters que a série deveria ter acabado na 5ª temporada. O criador Eric Kripke sempre diz que ele fechou um ciclo e com a 6ª temporada, essa é a que não gosto de jeito nenhum, iniciou-se novas histórias. O mote principal que é a relação familiar entre Sam e Dean Winchester, nunca deixou de existir e quem conhece os bastidores sabe que tudo mudou a partir do momento em que observou-se a química entre Jared e Jensen.

O festejado episódio será o 14x13, que irá ao ar somente no retorno das férias, entretanto, é interessante acompanhar tudo que aconteceu em Vancouver/Canadá. Homenagem mais do que merecida e não tenho conhecimento se outra série  recebeu uma igual.

As festividades começaram com  "O elenco e a equipe de #Supernatural estavam presentes enquanto o seu estúdio em Vancouver foi batizado de “Os Estúdios de Sobrenatural” em comemoração ao alcance de 300 episódios.” O descerramento da placa aconteceu em 16 de novembro, já a festa de gala foi no dia 17/11 com o destaque da banda The Impalas, onde o Jared tocou saxofone e o Jensen e o produtor Bobby Singer cantaram.


A Ministra do Turismo, Arte e Cultura, Lisa Beare agradeceu pelos 14 anos em que a Série vem proporcionando em termos de empregos e turismo à Vancouver de um modo geral.

O criador da série Eric Kripke não pode comparecer, mas escreveu " eu não consegui chegar à festa de #SPN 300. Mas estou impressionado com a gratidão e orgulho pelo elenco e pela equipe. Acima de tudo, tenho orgulho da gentileza, generosidade, caridade, amor e comunidade que surgiram desse show esquisito. Obrigada a # SPNFamily". Ele também faz um agradecimento especial para o Jared, Jensen e Misha.











































quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Como deveria ser a Escola para Paulo Freire

 Resultado de imagem para paulo freire
Eu estava lendo uma entrevista da presidente do Inep, Maria Inês Fini, e lhe foi perguntado sobre as teses do educador Paulo Freire(1921-1997) que o presidente eleito e os apoiadores da Escola sem Partido vem dizendo que vai "usar um lança-chamas para incinerar sua influência no ensino". 

Ela respondeu que "Paulo Freire trouxe a ideia de que u adulto seria alfabetizado de forma mais eficiente se fossem levados em consideração a cultura e o contexto das camadas excluídas da população. E ele foi efetivo, marcou época, fez história. Muita gente que o demoniza não sabe o que realizou e usa argumentos rasos para derrubá-lo: como essa turma pode achar que educar usando as palavras do mundo ao qual uma pessoa pertence, como Paulo Freire pregava, será a semente de uma revolução? Tenho medo dessa ignorância ativa e dinâmica. A educação brasileira não tem tempo a perder com isso".

Essa resposta alegrou meu dia, pois o presidente, pais e os alunos sequer sabem quem foi Paulo Freire e qual o "método" criado por ele para alfabetizar os adultos lá nos anos 60 do séc. XX. Outro, ele alfabetizou em 45(quarenta e cinco) 300(trezentos) cortadores de cana no Rio Grande do Norte, que até hoje a educação não atinge a maioria da população.

"Em 1950, metade dos brasileiros eram analfabetos. Hoje, entre as pessoas com 15 anos ou mais no país, 7% não sabem ler e escrever, segundo o IBGE. Apesar da queda gradativa ao passar das últimas décadas, esse número significa que o Brasil ainda está entre os dez países com mais analfabetos no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Assim, o estudo de Freire continua sendo atual."

Seria interessante que todos antes de sair dizendo bobagens deveriam ler, pois "Paulo Freire não está nos currículos das escolas públicas, mas, sim, como referência para aqueles que praticam pedagogia todos os dias". Para quem não gosta de ler, a web está repleta de resumos de artigos sobre seus livros, depois com argumentos baseados em leituras de fontes sérias ir em defesa ou ataque ao método criado por este grande educador brasileiro.

"Paulo Freire teve atuação e reconhecimento internacional. "Pedagogia do Oprimido" é o único livro brasileiro a aparecer na lista dos 100 mais pedidos pelas universidades de língua inglesa, segundo o projeto Open Syllabus, que reúne dados do mundo acadêmico. Outras 20 obras do escritor também aparecem em outros rankings, como "Política e Educação". Além disso, o educador é o terceiro pensador mais citado em universidades da área de humanas em todo o mundo, de acordo com levantamento feito pela ferramenta de pesquisa para literatura acadêmica Google Scholar, que mostra que Freire foi referenciado 72.359 vezes."

No guia do estudante encontrei um resumo onde é possível entender sobre Paulo Freire.

"Aprender é um ato revolucionário. Por meio da educação, e de maneira coletiva, o indivíduo deve tomar consciência de sua condição histórica, assumir o controle de sua trajetória e conhecer sua capacidade de transformar o mundo. Assim pode ser resumida a ideia central do pensamento do pernambucano Paulo Freire (1921-1997), o mais notável educador brasileiro, reconhecido internacionalmente por sua concepção libertária e autônoma de educação e por seu método inovador de alfabetização de adultos.

Formado em direito, Paulo Freire optou por se dedicar ao magistério. No final dos anos 1940 até início dos anos 1960, tomou contato com a realidade de camponeses e operários pernambucanos e se envolveu em projetos de educação popular. Essas experiências foram decisivas para formar a essência de suas ideias e formatar o seu método. Freire teve suas obras traduzidas para mais de 20 idiomas. Em maio de 2017, completam-se 20 anos de sua morte.

Emancipação e autonomia

O método Paulo Freire ganhou grande repercussão após ser colocado em prática em Angicos (RN), em 1963, quando 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados em 45 dias. Em vez do aprendizado mecânico e de letras e palavras descontextualizadas da vida dos educandos, o método freireano propõe partir da realidade dos alunos e de seu universo vocabular. A alfabetização ocorre mediante a discussão de suas experiências de vida, de seus problemas e de questões do cotidiano.

A ideia é que a leitura da palavra proporcione a leitura crítica do mundo e permita a compreensão da sua realidade social e política. Essa seria a essência da educação emancipadora e autônoma, que possibilita que pessoas das classes menos favorecidas da sociedade desenvolvam uma consciência crítica de sua situação e vejam-se como protagonistas da própria história, capazes de transformar a realidade, sempre coletivamente: “Ninguém luta contra forças que não entende; ninguém transforma o que não conhece (…)” / “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”.

Tal educação libertadora e problematizadora, segundo Paulo Freire, só pode se constituir num processo onde educador e educando aprendem juntos. Essa visão se opõe diretamente ao que Freire chama de “educação bancária” – em referência aos bancos, como se a educação fosse um ato unilateral de depositar conteúdos. A educação bancária coloca de um lado o educador, como o único a deter o conhecimento, e, de outro, o educando, tratado como um ser passivo que nada saberia. Atuando dessa forma, a escola suprime a capacidade crítica dos alunos, acomodando-os ao mundo existente.


Educação e política

Embora repudiasse qualquer tipo de doutrinação, recentemente Paulo Freire foi alvo dos defensores do movimento Escola sem Partido, que combate uma suposta “doutrinação política e ideológica” no ambiente escolar. Segundo o autor pernambucano, não cabe ao professor ser um pregador, pois o ensino deve ser plural. E esse pluralismo não quer dizer abrir mão de ter uma opinião, mas sim tê-la e dialogar com outros pontos de vista.

Para Paulo Freire, toda educação é política – e não existe neutralidade. Enquanto a missão da “educação bancária” é eliminar a capacidade crítica dos alunos e acomodá-los à realidade, a “educação problematizadora” quer despertar a consciência dos oprimidos, inquietá-los e levá-los à ação (libertação). São, portanto, duas visões antagônicas do papel da educação."(guiadoestudante.abril.com.br)

terça-feira, 20 de novembro de 2018

O Massacre dos Lanceiros Negros em 1844


Um dos maiores massacres contra escravos negros aconteceu na Guerra dos Farrapos de  1835 a 1845. Os gaúchos comemoram com orgulho o 20 de setembro de 1835, data que marca o início da guerra entre os ricos estancieiros e o II Império, entretanto, evitam  falar sobre o Massacre de Porongos.

Nos livros didáticos não é mencionado esse fato e quando comenta-se com os gaúchos, eles mudam de assunto e passam a falar de como o Sul quase se separou do Brasil. É um episódio que precisa ser discutido e conhecido num dia tão importante como o "Dia da Consciência Negra".

Essa História ainda está sendo escrita, mas é possível encontrar livros, artigos e documentários sobre o mesmo.
 Resultado de imagem para massacre de porongos livros
"14 de novembro, além de abrir as festividades da Semana da Consciência Negra em todo Brasil, também é dia de lembrar uma das maiores traições acontecidas durante a Revolução Farroupilha.

Os Lanceiros Negros, grupo de infantaria farrapa, acampava, com o restante do exercito Farroupilha, no local conhecido por Arroio Porongos (hoje município de Pinheiro Machado). Neste local aconteceu o último confronto da Revolução Farroupilha, que resultou no massacre do Corpo de Lanceiros Negros.

Sob comando do General David Canabarro, foram desarmados e separados do restante da topa. Na madrugada do dia 14 de novembro de 1844, foram atacados de surpresa pelo exército federal. Cerca de 100 homens negros foram literalmente dizimados, os que conseguiram sobreviver foram levados para o RJ, onde voltaram a ser escravizados e obrigados a servir o exército federal.

O que aconteceu na infame madrugada de 14 de novembro de 1844, quando o esquadrão de Lanceiros Negros foi massacrado por tropas imperiais, não se apagou com o tempo.


É como se pairasse uma maldição sobre o Cerro dos Porongos (município de Pinheiro Machado), onde escravos alistados pelos farroupilhas mediante a promessa de liberdade foram exterminados sem chance de defesa. Moradores da região garantem que o lugar é assombrado. Mas eles não sentem medo das aparições que imaginam ver. Pelo contrário, ficam cheios de dó: acham que os supostos fantasmas não querem apavorar ninguém, só denunciar um crime que ficou impune.
 Resultado de imagem para livro negros lanceiros
Segundo os escritos mais sérios, o ataque teria sido previamente combinado entre o General Canabarro e o General Caxias. A intenção era eliminar os negros que não admitiam voltar à escravidão e manter cativos os que restassem. Com isso poderiam encaminhar o término da guerra.

A liberdade para os negros que lutaram na Revolução Farroupilha era um compromisso assumido entre os chefes farrapos e os negros que lutassem ao seu lado. A forma como os ditos heróis Farroupilhas decidiram resolver o impasse foi com o massacre dos Lanceiros Negros.

Durante muitos anos, a história oficial mostrou uma versão de heroísmo dos comandantes brancos e ocultou a participação efetiva do contingente de negros e negras durante a Revolução Farroupilha, onde milhares morreram na busca pela liberdade."(de vários sites)
 Imagem relacionada


segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Dia da Bandeira

A segunda-feira já amanheceu chovendo e com um vento gelado soprando na copa das árvores. Aqui em casa árvore conhecida como "dama da noite" está florida e exalando um perfume inebriante.

Hoje, é o dia da bandeira e pouca gente se lembra e que o  Hino à bandeira foi escrito pelo poeta Olavo Bilac e a música é de Francisco Braga; que somente os idosos e os soldados sabem cantar com perfeição. Nada de repetir que as cores representa as florestas, o ouro e o céu do Brasil...

"O Dia da Bandeira, comemorado anualmente no dia 19 de novembro, é uma homenagem à bandeira brasileira que foi criada logo após a Proclamação da República, que aconteceu em 15 de novembro de 1889. Assim, o Dia da Bandeira passou a ser comemorado somente após a Proclamação da República. Como a nova bandeira brasileira foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, essa data foi escolhida como o Dia da Bandeira.

(...)

 O estilo básico da Bandeira Nacional (o losango amarelo em meio a um quadro verde) já fazia parte da bandeira do Império e foi definido pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret. Com a Proclamação da República, algumas transformações pontuais aconteceram na bandeira:

O losango amarelo foi redimensionado.

O símbolo de Armas do Império foi substituído por uma esfera republicana da cor azul.

Na esfera, foi acrescentado um lema de orientação positivista, “Ordem e Progresso”, em letras verdes dentro de uma faixa branca.

Na esfera azul, foram adicionadas estrelas, que representam os estados brasileiros. A posição de cada estrela foi definida por lei e corresponde ao céu do Rio de Janeiro, observado no dia 15 de novembro de 1889 às 8:30h.

Os autores da Bandeira Nacional foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. A última modificação feita na bandeira brasileira aconteceu no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas novas estrelas, que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

(...)

 As cores apresentadas na bandeira, como sabemos, são o verde, amarelo, azul e branco. A escolha dessas cores remonta a fatores relacionados com a história portuguesa. Vejamos a origem dessas cores:
  • Verde: faz menção a povos que habitavam Portugal há mais de dois mil anos. O verde tornou-se símbolo da luta dos portugueses pela liberdade e passou a ser utilizado como cor nacional pelos portugueses durante as guerras contra os mouros.
  • Amarelo: passou a ser utilizado no brasão de armas de Portugal logo após a conquista de Algarve (região ao sul do país) em 1250. Pode fazer menção também à cor da Casa dos Habsburgo-Lorena, dinastia da qual fazia parte D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I.
  • Azul e Branco: foram adotados, a princípio, em Portugal a partir do século XI. O azul e o branco popularizaram-se no Brasil após terem sido adotados como as cores de algumas Capitanias Hereditárias."(brasilescola.com)



 

sábado, 17 de novembro de 2018

Motivos para Assistir Orphan Black

Sabadão chuvoso pede um relax em casa curtindo uma boa música, um livro ou uma série na netflix. Se a escolha for uma série, que tal Orphan Black? A última 5ª temporada já aconteceu, mas nada impede de assistir e se deliciar com os clones de Srah Maning.

 "Criada por Graeme Manson e John Fawcett, a série é uma ficção científica centrada na história de Sarah Maning, que descobre a existência de clones idênticas a ela, e juntas, elas tentam descobrir o mistério por trás desse experimênto genético. Orphan Black é uma das séries de ficção científica mais famosas da atualidade, e para os que não são tão ligados neste tipo de gênero, não hesite em assistir. 

A série mistura suspense e até uma pitada de comédia, cativando a todos. Se você precisa de mais motivos para assistir, confira a seguir os principais motivos pelos quais você deveria acompanhar:
 
1 - Tatiana Maslany

Assistindo a série, é difícil acreditar que uma atriz pode dar vida a maioria dos personagens. Isso mesmo! A atriz Tatiana Maslany mostra a sua genialidade interpretando diversos personagens da série, com sotaques, trejeitos e personalidades completamente diferentes.
2 - As "sestras"

Quem assiste a série, viu o desenvolvimento dessa relação entre a Sarah, Alison, Cosima e Helena. As quatro, que no início se consideravam apenas clones, passaram a se chamar de irmãs - no caso da Helena, com o seu sotaque carregado, de "sestras". Com o desenrolar da história, elas ficam cada vez mais unidas e fazem de tudo para se protegerem. Nós amamos essa relação!
3 - Personagens secundários

A Tatiana pode dar vida aos personagens principais, mas eles não seriam completos se não existissem os personagens secundários, que são extremamente importantes para o desenvolvimento de OB. Entre eles, o personagem interpretado pelo Jordan Gavaris, o Felix, irmão de Sarah, está sempre preparado para ajudar a irmã e suas clones. Além disso, ele dá uma leveza para série com o seu senso de humor.
 
4 - Fotografia

Até quem não entende muito bem sobre efeitos especiais e fotografia,  sabe o quão trabalhoso deve ser editar esta série, principalmente quando há a reunião de todas as clones em uma mesma cena. A edição é tão perfeita, que somando à ótima atuação da Tatiana, as cenas ficam parecendo realmente reais.

5 - História

Diferente de muitas séries por aí, Orphan Black, mesmo tendo o enredo complexo, é uma série bem entrelaçada, com quase nenhum furo. Além disso, cada final de episódio tem algo chocante que faz os viciados ficarem com sede de mais episódios."(www.fatosdesconhecidos.com.br)

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Pesquisa contesta Origem Africana de Luzia

Os avanços científicos aliados a arqueologia, paleontologia e outras áreas é simplesmente fascinante. E agora já sabemos que Luzia descendia sim de índios e não de africanos como aprendemos e ensinamos nos últimos anos.

"Minas Gerais – e especificamente a região de Lagoa Santa, na Grande BH – se confirma mundialmente como um ponto estratégico para as pesquisas em arqueologia e paleontologia (estudos de fósseis). Um grupo de pesquisadores internacionais e brasileiros, incluindo três da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresenta resultados inéditos sobre o povoamento pré-colombiano das Américas, por meio do estudo dos processos iniciais de ocupação na América do Norte e do Sul. Uma das mais surpreendentes conclusões é que Luzia, considerada a primeira brasileira, cujo crânio datado de 11,4 mil anos foi salvo incêndio no Museu Nacional, do Rio de Janeiro, não tinha feições africanas, mas dos indígenas brasileiros. O trabalho será publicado na revista norte-americana Science.

A pesquisa apresentada no Rio inclui várias amostras com mais de 10 mil anos (entre 10,4 mil e 10,7 mil), coletadas em Lagoa Santa, no século 19, pelo dinamarquês Peter W. Lund (1801-1880), chamado de doutor Lund, que viveu e trabalhou 46 anos na região. Os pesquisadores tiveram sucesso no processo de datação por radiocarbono e estudos genômicos dos famosos restos humanos na chamada região cárstica. O material faz parte do acervo do Museu de História Natural da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, enviado para lá por Lund, no século 19. De acordo com os pesquisadores, o acervo é crucial para o entendimento da ocupação das Américas na pré-história.

Do grupo de pesquisadores liderados pelo dinamarquês Eske Willerslev, que esteve no ano passado em Lagoa Santa, em visita acompanhada pelo Estado de Minas, fazem parte Luiz Souza, coordenador do Laboratório de Ciência da Conservação (Lacicor) e vice-diretor do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (Cecor), ambos da Escola de Belas Artes da UFMG, o professor Fabrício Santos e o mestrando em genética por ele orientado, Thomaz Pinotti, do Departamento de Biologia Geral. Estão ainda nas pesquisas o arqueólogo André Straus, especializado em morfologia craniana, da Universidade de São Paulo (USP), e Murilo Bastos, Claudia Carvalho e Silvia Reis, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

OCUPAÇÃO Conforme os cientistas, as evidências indicam uma relação direta entre as populações da América do Norte e da América do Sul; houve uma expansão, mais rápida do que se imaginava, pela América, provavelmente ocupando todo o continente em poucos séculos; e ocorreram migrações para a América do Sul, vindas do Norte. Dessa forma, as populações eram da própria América, e não da África, Austrália ou de qualquer parte do globo. “O professor Eske Willerslev explicou que o resultado confirma a região de Lagoa Santa como 'ponto quente' ou fundamental para a arqueologia em todo o mundo”, afirma Thomaz Pinotti. “É fundamental, então, preservar os acervos”, acrescenta

(...)

O novo estudo genômico (DNA) a ser publicado Science e que desvenda a história de distribuição das primeiras populações do continente americano teve origem em 30 crânios originários da região cárstica de Lagoa Santa e dos quais foi feita a datação, explica Pinotti. Ele explica que, em pesquisas, há duas linhas de trabalho, como a morfologia craniana e a datação genética, que, no caso, norteou os atuais resultados."(www.em.com.br)