sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Jovens do Quênia criam Inteligência Artificial

 Aventuras na História · Jovens do Quênia criam prótese robótica com inteligência  artificial 

E a última sexta-feira de janeiro chegou nublado e com uma brisa fresca soprando no ar. Ainda estamos no verão, então sim vai chover de novo e até março conforme as previsões da meteorologia. E agora estamos mais perto do fim das férias escolares, o jeito é aproveitar e relaxar.

Eu estava lendo a Revista Aventura na História, formato digital, e encontrei uma noticia sobre a criação de uma prótese com inteligência artificial para deficientes. Isso não seria novidade se os jovens não fosse do Quênia/África. Ah! nunca ouviu falar do Quênia?

O Quênia apresenta belas paisagens naturais: praias, reservas naturais com grande variedade de animais (gnus, hienas, zebras, leões, elefantes, hipopótamos, etc.), savanas, o monte Quênia (com cerca de 5.199 metros de altitude) e o deserto Chalbi. Os quenianos, assim como a maioria dos habitantes da África Subsaariana, enfrentam vários problemas socioeconômicos. Mais da metade da população vive abaixo da linha de pobreza; a subnutrição atinge 32% dos quenianos e a taxa de mortalidade infantil é de 62 para cada mil nascidos vivos.

A educação não é muito diferente de alguns municípios do Brasil, onde a infraestrutura é precária, os alunos vão para escola famintos, andam longas distâncias, os professores recebem um salário ínfimo, muitas famílias não possuem energia elétrica e nem acesso as tecnologias como celulares, notebooks ou mesmo um simples aparelho de tv ou rádio. Mas, se falta o material, sobra inteligência!

Eu não ouvi nenhuma notícia sobre essa "invenção" e apenas a Revista Aventura na História mostrou, então...
 

"Na última segunda-feira, 25, dois jovens do Quênia chamaram atenção da comunidade científica ao criarem um braço robótico movido a sinais cerebrais. Moradores de Kikuyu, condado de Kiambu, os inventores chamam-se David Gathua e Moses Kinua.

Em entrevista à BBC, os jovens afirmaram que queriam facilitar a vida de pessoas com deficiência. O dispositivo, assim, usa de Inteligência Artificial e de uma interface cérebro-computador para conectar o usuário diretamente ao mecanismo.

"Quase um milhão de pessoas vivem sem um membro superior ou inferior, então pensamos em como podemos ajudá-los a se locomover em suas atividades diárias", disse Kinua. O problema, então, era descobrir como tirar o projeto do papel.

Sem acesso a materiais de qualidade, os jovens construíram um braço protético com peças de computador descartadas e madeira reciclada. Resolvido o problema, eles se inspiraram “em filmes como Robocop" para modelar o braço, segundo explicou Gathua.

Cineplex.com | Robocop 2 

Utilizando conhecimentos aprendidos nos livros e em um grupo de ciências do ensino médio, os jovens montaram seu protótipo. “Ele age de acordo com a maneira como você pensa”, explicaram os inventores orgulhosos ao site K24.

“Se você pensa em levantar o braço ou acenar, a tecnologia o fará de acordo com o seu desejo. Apenas pensando em uma ação, um usuário pode operar um veículo, ligar e desligar as luzes, bem como operar um computador”, disseram, por fim."

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Descobertas arqueológicas da Semana

Mesmo durante a pandemia da Covid 19, os arqueólogos não deixaram de trabalhar e as descobertas do mês de janeiro/2021 foram apresentadas ao mundo. Pena que a maioria delas não vão estar nos livros didáticos e daí você depara com o aluno em pleno Séc. XXI, duvidando da existência dos dinossauros. Bom, pelo menos eu faço toda questão de falar e postar sobre isso...
COLARES - Encontrado tesouro com moedas do Império anteriores à Revolução  da Cabanagem 

"1. Centenas de moedas de ouro e cobre do século 19 no Pará

Na cidade de Colares, no nordeste do Pará, um tesouro contendo centenas de moedas de ouro e bronze datadas do século 19 foi encontrado em um quintal de uma residência. Uma das moedas remonta a 1819.
Aventuras na História · Impressionante tesouro de ouro é descoberto na  Ucrânia 

2. Tesouro de ouro na Ucrânia

Pesquisadores encontraram, na Fortaleza Dacian de Mala Kopania, localizada no oeste da Ucrânia, fragmentos feitos de ouro que acredita-se serem parte de um ‘anel de pescoço’, também conhecido como ‘torque’. O curioso é que o fato de colar estar quebrado em pedaços pode estar relacionado a alguma espécie de ritual.
Aventuras na História · Cientistas encontram planta alucinógena em  recipientes dos antigos Maias 

3. Planta alucinógena em recipientes dos antigos Maias

Durante a análise de 14 artefatos descobertos na península de Yucatán, no México, enterrados há mais de mil anos, pesquisadores detectaram a presença de calêndula mexicana, uma planta conhecida pelos seus efeitos alucinógenos. Também foi encontrado tabaco seco e curado. Os pesquisadores acreditam que essa mistura era feita para deixar o fumo mais ‘agradável’.
Tesouro no valor de 1 milhão foi encontrado após 10 anos e quatro mortes 

4. Artefatos impressionantes, incluindo ‘joia’ de 10 mil anos, nos Estados Unidos

Na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, pesquisadores localizaram centenas de artefatos antigos, dos mais diferentes períodos históricos. Ao encontrarem ferramentas de 1.500 anos, os arqueólogos afirmaram que o local pode ter sido um acampamento para nativos nômades. O mais impressionante, porém, foi um pedaço de pedra quebrado e polido, com buracos. Com 10 mil anos, é provável que ele tenha sido uma espécie de joia.

5. Fóssil na Argentina, que pode ser de maior criatura que já existiu

Na província de Neuquén, no noroeste da Patagônia, Argentina, especialistas descobriram o fóssil de um dinossauro enterrado. Agora, com ele semi-escavado, acredita-se que o esqueleto seja de um titanossauro, um dinossauro de pescoço longo, que viveu há 98 milhões de anos. O mais impressionante é o seu tamanho, que pode colocá-lo na posição de maior criatura que já existiu na Terra."(aventuranahistoria)

 Aventuras na História · Fóssil encontrado na Argentina pode ser de maior  criatura que já existiu

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

HQ rara de Batman é leiloada

 Aventuras na História · HQ rara do Batman quebra recorde mundial em leilão  milionário

 Eu já postei várias vezes que cresci lendo gibis/Hqs e passei esse gosto para meus três sobrinhos. Aqui em casa para todo lado que se vira tem Hqs e Animes nas prateleiras e alguns são realmente raros. Imagina você pagar milhares de dólares pela de seu herói preferido? Bom, sorte de quem tem grana para isso, mas se for a primeira edição de Batman acho que vale a pena.

"Hoje em dia, edições antigas e raras de histórias em quadrinhos são consideradas itens de alto valor. E é claro que, quanto mais conceituado e famoso o personagem for, mais a HQ vale.
Mesmo assim, foi uma surpresa ver o preço pelo qual foi vendida uma edição de Batman #1, em um leilão realizado pela empresa americana Heritage Auctions no último dia 14, quinta-feira da semana passada: 2,2 milhões de dólares (aproximadamente R$ 11,5 milhões na cotação atual).

Esse foi o valor mais alto já pago por uma HQ do Homem Morcego em um leilão, e uma grande surpresa para colecionadores de quadrinhos. “O dono desse gibi que foi vendido comprou a HQ nos anos 70 por apenas 11 mil dólares. Agora, estou muito curiosa para saber quem é esse novo dono, que me parece ser tão milionário quanto o Bruce Wayne!”, brinca Carol Zara, quadrinista e colecionadora brasileira que, atualmente, mora no exterior.

Ela conseguiu conversar sobre o ocorrido com o brasileiro Cristiano Bierrenbach, sócio e vice-presidente executivo da Heritage Auctions, a empresa que organizou o leilão. “Essa HQ do Batman que foi leiloada é muito especial por conta da conservação maravilhosa de suas páginas. É a antiguidade de maior qualidade que existe do Batman e é, verdadeiramente, um item único da nossa cultura”, diz o empresário.

A edição, publicada em 1940, também tem valor imensurável por conta da estréia de outros personagens que viraram grandes símbolos da cultura pop, o Coringa e a Mulher Gato. “O mercado de quadrinhos está muito aquecido e o resultado desse leilão é uma demonstração disso. O recorde anterior do Batman é recente, vendemos uma Detective Comics #27 em Novembro por 1.5 milhões de dólares,” relata Cristiano.
É interessante perceber como certas coisas que, na época pareciam banais, hoje assumem um valor altíssimo. Os super-heróis invadiram a cultura pop, os cinemas e as vidas das pessoas — e o Homem-Morcego foi um dos primeiros a fazer isso. “O Batman é um dos personagens mais reconhecidos no mundo inteiro. Ele ultrapassou os quadrinhos e agora faz parte do nosso dia a dia", conclui Carol."

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Alguns motivos para Maratonar Lupin

 Crítica | Lupin – Série com Omar Sy já é a MELHOR da Netflix de 2021 |  CinePOP

A última semana de janeiro chegou com um sol tímido, mas a previsão de chuvas ainda continua. As férias escolares estão quase no fim, apesar de que os professores já estão se preparando para o ano letivo, que recomeça de forma não presencial por enquanto. Então, vamos aproveitar e maratonar uma série francesa que já é sucesso na Netflix. O ator Omar Sy é francês filho de uma mulher da Mauritania e o pai do Senegal, portanto, imigrantes e logicamente sofreram muito preconceito por serem negros africanos. A série mostra

A série francesa se inspira nas histórias do clássico personagem Arsène Lupin, o “ladrão de casaca”, que se popularizou no começo do século XX nas mãos de Maurice Leblanc. Um ladrão charmoso que encanta os amantes da literatura como eu, por ser baseada num famoso livro recomendooooo

Livro - Arsène Lupin, o ladrão de casaca - Livros de Literatura Juvenil -  Magazine Luiza

"1. Grande incentivo à leitura
 

Caso tenha parado para se perguntar o porquê do nome da série, aqui vai a explicação! Na história, ainda quando criança, Assane é presenteado com um livro de Maurice LeBlanc, sobre o "ladrão gentil", Arsène Lupin.

As aventuras do criminoso, que é especialista em ilusão e enganações, inspiram o protagonista e se tornam uma ligação entre Assane e seu falecido pai.

Por outro lado, a história de Lupin também é uma das favoritas de um dos investigadores sobre o caso de Assane, que logo identifica que em seu modo de agir, há a inspiração dos livros.

Durante toda série, o incentivo à leitura está presente, seja nas citações aos livros ou através das lembranças da infância do personagem, que tenta transmitir isso a seu filho.

Lupin da Netflix é baseada no anime? Entenda | Observatório do Cinema

 2. Rápida e garantida
 

Toda essa história envolvente, repleta de ação, drama e momentos cômicos é desenvolvida em apenas cinco episódios! Em cada um deles é apresentado um novo arco que se desenvolve e recebe sua conclusão ao fim do episódio.

Mesmo assim, todos eles se relacionam e desenvolvem uma história maior, que explica toda a motivação de Assane para suas atitudes. Além do mais, estes cinco episódios são apresentados pela Netflix como a primeira parte da série!

Sua segunda parte já está completamente gravada, porém ainda não há uma data para ser lançada. Independente disso, vale a pena assistir, já tendo a certeza de sua continuação.
 Lupin | Tudo sobre a série francesa com Omar Sy na Netflix - A Odisseia 

3. Roteiro inteligente
 

"Lupin" foi produzido de forma muito inteligente! O roteiro da série te proporciona, pouco a pouco, novas descobertas. Com um protagonista ainda mais inteligente, em algumas cenas são criadas ilusões que só percebemos mais a frente, quando são mostradas as estratégias pensadas por Assane.

Enquanto no início o roubo do colar da antiga rainha francesa parece ser apenas para que o personagem pague suas dívidas e melhore de vida, é revelado que a motivação do criminoso é ainda maior. Mesmo assim, a cada nova informação, a série surpreende o espectador, sempre ficando acima de qualquer expectativa.
 Lupin | 1ª temporada da série francesa chega ao catálogo da Netflix |  Reserva Cinéfila

 4. Personagem carismático 

Assane Diop ficou nas mãos de Omar Sy, ator francês que ganhou notoriedade no mundo todo como um dos protagonistas do filme "Intocáveis".

Esperto, bonito, carismático e corajoso, nada parece ser impossível para Assane, que não vê limitações quando o assunto é alcançar seus objetivos e descobrir tudo o que precisa saber sobre o passado de seu pai.

Mesmo em meio a muita ação, o personagem não abandona seu senso de humor, que proporciona momentos divertidos e conquista rapidamente o público.
 

5. Misto de emoções
 

Por ter um protagonista tão cativante e inteligente, a série se torna ainda mais dinâmica e vai do humor à ação em questão de segundos. Mesmo sendo muito estrategista e contando com a ilusão, Assane ainda assim é perseguido pela polícia - que acaba com a cara no muro na maioria das vezes.

O roteiro ainda conta com um arco emocional, carregado de drama, ressaltando o grande coração que Assane tem!"

Lupin - série francesa de roubo promete valer a pena na Netflix - Duofox



quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

O Rio de Janeiro faz aiversário hoje ou Não?

 Rio de Janeiro - RJ - Cattani Sul

E o Rio de Janeiro, conhecido como a "Cidade Maravilhosa está fazendo aniversário". Nem vamos falar da História atual, mas dos primeiros anos do Séc. XVI, quando os portugueses e franceses disputaram as terras onde está a Cidade onde a natureza é realmente maravilhosaaaaaa

Muitos ficam indecisos sobre a data de aniversário do Rio de Janeiro: seria dia 1º de março ou dia 20 de janeiro? A data de fundação da cidade é realmente em 1º de março, mas celebra-se o aniversário do padroeiro São Sebastião em 20 de janeiro.

Até 1956, a fundação da cidade do Rio de Janeiro também era celebrada em 20 de janeiro, aniversário do padroeiro São Sebastião e feriado popular na cidade. Posteriormente, a outra data passou a ser considerada a oficial, por motivos históricos e políticos. O dia 1º de março faz referência ao momento em que Estácio de Sá chegou à Baía de Guanabara; em 1565, o dia em janeiro lembra a Batalha de Uruçumirim.

Atualmente, o dia 20 de janeiro oficialmente é só de São Sebastião, padroeiro do Rio e de outras cidades brasileiras.

"Piloto de uma das naus da primeira expedição de reconhecimento do litoral brasileiro, Américo Vespúcio descreveu a chegada ao Rio de Janeiro, no primeiro dia do ano de 1502, como uma imagem “paradisíaca”.

O navegador italiano foi responsável por batizar a Baía de Guanabara de “Rio de Janeiro”. Segundo registros históricos, ele foi o primeiro europeu a ter contato com a paisagem carioca.
Os 10 melhores passeios e ingressos - Baía de Guanabara - Viator 

Entretanto, apesar desse vislumbre, a beleza carioca logo se transformou num cenário de guerra quando os portugueses entraram em conflito com os índios tamoios, que viviam espalhados em centenas de aldeias formadas por cerca de 500 a 3.000 indígenas em cada uma.

Apesar de seus conhecimentos sobre a fauna e flora da região, os nativos acabaram sendo dizimados. Os poucos que sobraram viram suas terras se transformarem em uma cidade. O gigantesco e mortífero confronto ficou conhecido como A Batalha de Uruçumirim, que foi iniciada em 20 de janeiro de 1567.

A grande batalha

A cidade do Rio de Janeiro como conhecemos hoje, quiçá nunca existiria — ao menos não com as mesmas características — se o conflito não tivesse o desfecho que teve. Antes disso, em 1º de março de 1565, Estácio de Sá, comandando 220 homens, havia fundado a atual cidade do Rio de Janeiro no sopé do morro do Pão de Açúcar.
Pão de Açúcar, Rio de Janeiro - Veja dicas no Férias Brasil 

Porém, a dominação portuguesa só ocorreu quando o rei de Portugal decidiu enviar reforços bélicos para a colônia dois anos depois. Naquele 20 de janeiro, mais de duzentos homens chefiados pelo governador-geral Mém de Sá e auxiliados por Arariboia — que era o líder dos índios temiminós — chegaram para bater de frente com os tamoios, comandados pelo cacique Aimberê e seu genro francês, Ernesto.

O combate aconteceu, como o próprio nome já supõe, em Uruçumirim — onde hoje é compreendido as praias de Flamengo e da Glória. No início do século 16, os índios do Gato (que depois ficaram conhecidos como temiminós), residiam na Ilha de Paranapuã (atual Ilha do Governador). Porém, como estavam cercados de todos os lados pelos tamoios, uma derrota parecia cada vez mais eminente.
Ilha do Governador e ilhas menores nos arredores - Rio de Janeiro, RJ,  Brasil. | Mapio.net 

(...)

Ascensão

Apesar de saírem vitoriosos, os portugueses e os temiminós também sofreram perdas importantes, como o capitão-mor Estácio de Sá, que havia levado uma flechada na face. Em primeiro momento, exatamente um mês depois, em 20 de fevereiro, ele veio a padecer em decorrência dos seus graves ferimentos, que provavelmente causaram septicemia.

Um ano e meio depois a brutal Batalha de Uruçumirim ser findada, o governador-geral do Brasil transferiu a sede da cidade para o Morro do Castelo, local que ainda contou com a construção de um forte, onde iniciou-se a povoação, em definitivo, do Rio de Janeiro.

O Morro permaneceu de pé até o início da República, quando foi demolido para fomentar a imagem de ordem e progresso do primeiro mundo e sepultar, de uma vez por todas, a memória do Brasil Colonial."
Os refugiados invisíveis das favelas do Rio | Brasil | EL PAÍS Brasil

 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

A Primeira Mulher vacinada no Brasil - quem é Ela?

E o Brasil amanheceu nesta segunda-feira mais esperançoso, depois do domingo mais tenso dos últimos meses. A reunião da Anvisa, com a autorização do uso emergencial das vacinas do Butantan e Fiocruz, foi transmitida ao vivo para que todos os brasileiros tivessem a notícia em primeira mão.

Nem vou entrar nos detalhes dos discursos, pois a net está repleta deles, mas fiquei curiosa em saber quem era aquela senhora que recebeu a primeira dose da vacina Coronavac. E descobri que ela não é apenas enfermeira, mas ganhadora do prêmio Notáveis da CNN de 2020.

Ao ver as fotos, acredito que todos os brasileiros, aqueles que não negam o poder das Vacinas e dos Cientistas é claro, sentiram nos braços a seringa com a dose da "Esperança" em dias melhores e com o número de mortos diminuindo.! E não custa lembrar que pelos dados de ontem o Brasil estava com 209.847 mortos pela Covid 19. Que venha a Coronavac e a Astrazeneca. Vida Longa e Próspera aos nossos Cientistas.!
Vacinação de enfermeira em SP foi ilegal? Entenda a disputa jurídica  envolvendo a vacina 

"A primeira vacinada contra a Covid-19 no país foi a enfermeira intensivista Mônica Calazans, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas --considerado a maior referência no tratamento de doenças infecciosas na América Latina. Ela foi a vencedora do prêmio Notáveis CNN em 2020 pela sua luta contra o coronavírus.

Mônica tem 54 anos. Mulher e negra, ela é obesa, hipertensa e diabética.

Residente em Itaquera, na zona leste da capital, Mônica trabalha em turnos de 12 horas, em dias alternados, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Emílio Ribas e no Pronto-Socorro de um hospital municipal de São Mateus, também na zona leste de São Paulo.

Em fevereiro de 2015 foi aprovada num concurso público para a área da saúde e aguardava ser chamada. Logo no início da pandemia foi chamada, num regime de emergência, pelo Governo de São Paulo, e teve a oportunidade de escolher o local de trabalho. Optou pelo Emílio Ribas por considerar o hospital como referência.

Mônica foi auxiliar de enfermagem por 25 anos, e se graduou em Enfermagem aos 47 anos. É viúva e mora com o filho, de 30 anos, além de cuidar da mãe, de 72 anos.

Ao receber o prêmio Notáveis CNN em dezembro do ano passado, em 2020, Mônica se emocionou. "Eu não sei nem se essa palavra, heroína, cabe a mim. Falo por mim, por todos os profissionais de saúde que ainda estão na linha de frente e aqueles que não estão mais com a gente, que tentaram fazer um trabalho perfeito e foram arrebatados pela doença", disse.

No país com o maior número de enfermeiros vítimas da Covid-19 em todo o mundo, ela falou sobre como tem enfrentado a realidade da pandemia. A equipe da premiação acompanhou Calazans antes de ela saber que receberia o troféu.

"Desde o início, eu estou na linha de frente. Eu tenho hipertensão, tenho diabetes e obesidade. Eu não sei por que eu não tenho medo. Não consigo explicar isso. É uma profissão em que você não pode ter medo", contou a enfermeira.

"Você segura a onda e tem que trabalhar. Você tem que segurar o seu psicológico. Na realidade, você não pode se abalar com tudo o que está acontecendo. Você tem que ser muito forte", diz ela, que já perdeu quatro amigos para a Covid-19.

"Eu me considero vencedora, porque desde o início eu estou me dando de peito aberto para cuidar das pessoas. Eu só tenho a agradecer", revelou a enfermeira.

Ao receber o troféu, Calazans dedicou a homenagem a duas colegas de trabalho e ao filho.

"Quero dedicar a duas pessoas em especial. Uma delas é minha chefe, a Marli, enfermeira do Emílio Ribas. E a outra chefe é a Elizabete, enfermeira do outro hospital em que eu trabalho. Elas foram essenciais na minha vida nesse período. São pessoas admiráveis, pessoas ímpares", contou."(cnnbrasil) 

domingo, 17 de janeiro de 2021

Star Wars: O Livro dos Sith

Star Wars: Livro dos Sith | Amazon.com.br

O Domingão amanheceu chovendo e uma temperatura mais amena com um vento gelado sopra lá fora. Agora, que o fim das férias escolares se aproxima, temos que aproveitar e colocar as leituras em dias. Daí a net cai e você tem que recorrer aos livros de papel, todos sabem que gosto muito mais, e vistoria sua estante à procura de algo para reler.

Na prateleira mais alta tem um livro marrom ou vermelho não sei, "de onde veio esse livro, não foi comprado por mim". Logo descubro que o "Livro dos Sith" foi comprado por um dos meus sobrinhos, que também é fã da saga desde sempre, há uns três anos e que eu nunca abri. Depois da leitura muita coisa fica esclarecida sobre a figura do Imperador Palpatine e como influenciou Anakin até torná-lo o famoso Darth Vader.

A edição é fantástica e enche os olhos de qualquer colecionador/fã de Star Wars: possui capa dura, um layout com aspecto "talhado" e tem um acabamento incrível. As páginas são envelhecidas, respeitando o período de produção de cada texto.

Multiverso X: Star Wars: Livro dos Sith 

"Livro dos Sith", cedido pela Editora Bertrand Brasil ao Universo dos Leitores é uma obra especial que funciona como um manual de treinamento do lado negro da Força (para quem não conhece, a Força é um poder onipresente, vinculativo e metafísico.

Criada por George Lucas, a Saga Star Wars (ou Guerra nas Estrelas) é uma das mais bem sucedidas space operas (subgênero da ficção científica).

Fragmentada em seis partes, a franquia de filmes tornou-se um sucesso em todo mundo, dando origem a uma série de subprodutos como livros, games, brinquedos e uma infinidade de artigos

Para enriquecer este acervo, a Editora Bertrand Brasil editou "Livro dos Sith" do original "Book of Sith", que nada mais é que um guia sobre o lado negro da força.

O Livro dos Sith traz um compilado de texto que guardam segredos e técnicas envolvendo o lado negro além de curiosidades sobre os Lordes Siths. Em suas páginas papel levemente envelhecidas, não espere uma história cronologicamente sequencial: O Livro dos Sith é uma reunião de cinco textos e documentos que teriam resistido às guerras milenares e que foram reunidos e organizados por Darth Sidious, que ainda acrescentou seu próprio manifesto à obra.
 Quem sabia que Palpatine era um sith antes e depois do império??? | Star  Wars Brasil ™ Amino 

Os registros demonstram que os textos passaram por vários Sith selecionados, e até mesmo por Jedis. Podemos ver inúmeras anotações pessoais ao longo dos textos, que possuem textura, tamanho, fonte e diagramação diferentes, o que demonstra a independência dos documentos.

Como já disse anteriormente, os textos são independentes e possuem detalhes exclusivos, além de inúmeras ilustrações que descrevem as técnicas Sith."

 Star Wars: HQ revela quem é o pai de Anakin Skywalker - Notícias de cinema  - AdoroCinema

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Série: Desalma - Alguns Motivos para Maratonar

 Desalma | Nova série original Globoplay - YouTube

E sextouuuuu com previsão de mais chuvas, o que é muito bom depois de um 2020 basicamente seco e quente. As férias escolares também estão chegando ao fim então, vamos aproveitar e maratonar algumas séries.

O brasileiro não aprecia as séries produzidas aqui, mas elas são tão boas quanto as novelas. Aliás, os produtos da Globo, que todo mundo assiste só para criticar, são exportados para quase todo os países. E as séries também são apreciadas, mas o brasileiro tem preconceito, o típico: "santo de casa não faz milagres".

Desalma está no globoplay e é muito boa e apresenta as Mitologias Eslavas, desconhecidas do grande público. De acordo com a autora Ana Paula Maia "me aprofundei nessa cultura em Prudentópolis, cidade do interior do Paraná, foi lá que me inspirei para criar Desalma.

A maior comunidade ucraniana fora da Ucrânia é no Brasil. Eles mantêm vivas as festas, as tradições, e quase ninguém sabe nada sobre isso. Além disso, o leste europeu é extremamente místico. Peguei essa atmosfera muito rica culturalmente para uma história com elementos sobrenaturais. A ideia era trazer um costume diferente, que é lindo e está praticamente apagado, e que também faz parte do Brasil."

Desalma: nova série da Globoplay investe em fenômenos sobrenaturais 

 "1. Terror nacional com gostinho europeu

A trama aborda um ambiente pouco explorado no audiovisual brasileiro, mergulhando na mata sulista para acompanhar uma comunidade de imigrantes ucranianos, isolados da sociedade, tentando manter seus velhos hábitos e rituais pagãos enquanto lidam com os fantasmas da tragédia que marcou a população.

A história tem como pano de fundo a mitologia eslava, a floresta de árvores altas e as enormes cachoeiras.
 

E a ambientação não foi uma escolha aleatória, já que o Brasil tem a maior comunidade ucraniana fora do país!

Mas não é apenas pelo cenário Desalma se aproxima da Europa. O gênero de drama sobrenatural, muito mais puxado para um terror psicológico, é sentido a partir do primeiro episódio. O tipo de horror que Desalma busca é frio, lento e sombrio. O foco é construir uma atmosfera bastante densa, da agonia dos moradores de um local assombrado.

Esta experiência sensorial é tão verdadeira, que o seriado foi o escolhido para ser exibido no Festival de Berlim.
Crítica | Desalma – Misticismo e Bruxaria na nova e TENSA série de Terror  da Globoplay | CinePOP 

2. As mulheres são o foco

Existem três personagens principais em Desalma: Haia, Ignes e Giovana, interpretadas por ninguém menos que Cássia Kis, Claudia Abreu e Maria Ribeiro. Três mulheres, três mães, tentando salvar seus filhos de algo que não conseguem entender.

Inclusive, o criador da série, ou melhor criadora, Ana Paula Maia, já reforçou que sua intenção foi dar o protagonismo para as mulheres. E olha... essas atrizes juntas criam uma explosão em cena, cada uma com a complexidade de seu papel. Só por elas, Desalma já valeria a pena.
Meio suspense, meio drama, 'Desalma' estreia na Globoplay e promete uma  trama de mistérios - Verso - Diário do Nordeste3. Identidade visual impecável

Desalma apresenta um universo bem diferente. Isso é muito bem entregue pela direção de arte e fotografia de altíssimo nível, que não deixam nada a desejar quando comparadas com séries estrangeiras.

Uma comunidade rural, uma cultura ucraniana, bruxas e espíritos. A equipe de arte da série entrou no projeto com um grande desafio: amarrar todas essas linguagens e criar uma identidade visual unindo a cenografia, produção de arte, figurino e caracterização.

Com grande influência das paisagens da serra gaúcha, os tons frios predominam. Florestas, penhascos, lagos e ruínas ajudam a intensificar o ar sinistro.

É raro de se ver, no Brasil ou fora dele, seriados com uma direção de arte tão caprichada quanto em Desalma.

A ambientação em duas épocas da misteriosa cidade de Brígida, que parece parada no tempo, é impecável. Da mesma maneira, a fotografia, que mergulha na floresta e tira boa parte do colorido da vida dos personagens, contribui para o clima da produção.
Desalma', da Globoplay, é inspirada em comunidade ucraniana do Paraná 

4. Teorias 

Desalma é daquelas séries que você precisa solucionar um mistério. E o que isso significa? Criar teorias, compartilhar ideias, debater, tentar adivinhar o que vai acontecer e se surpreender com cada episódio.

A base teórica que permeia toda a trama é a de Transmigração de Almas. Mas não se engane: estamos, sim, falando de um programa de horror.

Então: por mais que este termo não seja assustador, a série bate repetidamente na tecla de que uma alma pode mudar durante esse processo. O que resulta em grande parte do mistério da história.

5. É maratonável

Ok, são dez episódios, não é pouco. Mas os capítulos têm uma média de apenas 40 minutos. Além disso, o ritmo da série é extremamente assertivo, fazendo com que esqueçamos o tempo passar.

Os cliffhangers são perfeitos e causam a famosa sensação de “só mais um episódio” e, quando você vê, já está quase no fim da série.

Por fim, mas não menos importante: Desalma já está confirmada para a segunda temporada. Então, nada de ficar apreensivo pela ideia de que você não saberá o desfecho da história." 

 Série 'Desalma' tem inspiração na cultura ucraniana do Paraná - Blog do  Raoni

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Supernatural: Ainda rende Notícias Interessantes

Supernatural, nossa série favorita terminou em 19/11/2020 e desde então parei de postar neste espaço. Hoje, eu resolvi relembrar algumas notícias mais antigas e as mais recentes. E para quem não gosta de textão, então nem leia...

Como todos sabem o final de Supernatural não agradou os 70% do fandom, como já havia sido previsto desde quando teve seu fim anunciado,entretanto, os 30% restante ficaram satisfeitos, inclusive eu. As criticas foram muitas e alguns até disseram que se fosse o criador Eric Kripke a escrever o final teria sido muito melhor.

 eric-kripke - Pipoca Moderna 

Entrevistado pela EW, Kripke disse que foi consultado sobre os acontecimentos do último episódio, e não conseguiu sugerir um fim melhor para a saga dos Winchester:

"Eu tive uma longa conversa com Jensen [Ackles] e com [showrunners] Andrew [Dabb] e Bob [Singer] e acho que este é o melhor jeito possível de acabar a série", explicou Kripke. "Foi interessante, eles me contaram e eu fui pensar por alguns dias e, eu sendo eu, fiquei um tempo pensando 'ok, será que tem algum jeito melhor que eu faria?'. Eu passei uns dias passeando por outros caminhos e não consegui pensar em nada melhor. Então eu voltei e disse 'Gente, acho que este é o final certo'. Tem substância, algo emocional, e uma energia positiva.
Carry On | Supernatural Wiki | Fandom 

Kripke ainda comentou as manifestações de fãs que ficaram insatisfeitos com a conclusão da saga, especialmente por um motivo chocante específico. Ele fala sobre a morte de Dean Winchester, que rendeu comentários apaixonados e revoltados.

Sobre um fim alternativo, Kripke garantiu que a sua conclusão não agradaria mais:"Eu posso assegurar os fãs de que meu final teria sido muito mais sombrio do que o jeito que eles fizeram, então qualquer pessoa que está reclamando 'Kripke deveria ter terminado' eu posso dizer 'você teria odiado o meu final'."

 Ep. 15x20 😪😢 in 2020 | Supernatural rowena, Supernatural funny,  Supernatural fandom

Os atores também gostaram do final: "De acordo com Padalecki, esse é o seu episódio favorito da série toda:
 

“Eu digo que o series finale é o meu episódio favorito de todos os tempos. Durante as filmagens dele, havia algo no pairando no ar. Essa história tem sido uma grande parte da minha vida e eu estaria mentindo se dissesse que nunca pensei várias vezes sobre como eu gostaria que ela terminasse. Eu acho que visualizei o final de maneiras levemente diferentes, mas agora que está tudo feito, eu não poderia estar mais feliz com resultado”.

Já Ackles acredita que a finale encerra a série “de maneira fantástica”, mas afirma que nem sempre pensou assim:
 

“Sabe, isso não é segredo: eu tive minhas dúvidas quando ouvi a ideia pela primeira vez. Eu concluí que sou tão próximo dessa história e desses personagens que talvez eu tivesse minhas próprias ideias de como isso deveria ser. Eu não tinha, necessariamente, e quanto mais eu pensava sobre, o interessante é que eu acabava terminando naquilo que realmente aconteceu”.

 Alicia 

E ainda teve aquela despedida no ep. 15x20: “Obrigado aos fãs. Através de sangue, suor, risadas e lágrimas, vocês nos mantiveram na ativa por 15 anos”, disse Jensen. “Nós nunca estaríamos aqui sem o seu amor, apoio, então, obrigado. Ficaremos eternamente gratos pela oportunidade de ter interpretado estes personagens por tanto tempo”, completou Jared."

 Supernatural: Atores se despedem após episódio 15x20 - Online Séries

E também teve a polêmica despedida do Castiel, 15x18, e que sabemos também rendeu inúmeros comentários de que Destiel existia desde a 4ª temporada. Também sabemos que isso foi uma invenção de alguns fãs e que os roteiristas acharam que poderiam se divertir com um sentimento romântico que nunca existiu. Inclusive o Misha Collins que adora uma zueira sempre fez questão de jogar lenha na fogueira.

Os debates entre os fãs chegaram até a especular que haveria um final alternativo planejado, mas teria sido vetado pela emissora ou alguém da equipe. O Jensen Ackles nunca fez comentários sobre a "fala do anjo Castiel", o que eu achei ótimo. Afinal, aquele ep. tinha sido escrito em 2019 e filmado em março/2020, portanto, não tinha sido acrescentado nada nele.

Em um post no Twitter, Misha Collins, que interpreta Castiel na série, esclareceu a questão:
 

“Estou vendo muitos comentários sobre o fim de Supernatural e a recente dublagem espanhola e estou triste de ver que tem muitas ideias erradas que estão fazendo muitos na nossa família sentirem que não estão sendo ouvidos e apoiados, então estou convocando uma reunião da família Supernatural para explicar e registrar algumas coisas.”

Segundo o ator, "não teve nenhum tipo de conspiração dentro da emissora, equipe ou elenco para minimizar ou apagar a representatividade da narrativa e não teve nenhum final alternativo para o episódio 18 da temporada final. A ideia foi sempre que Dean ficava chocado demais para responder à declaração de Castiel. E, em algum país, um tradutor escreveu uma resposta que nunca existiu." Então, algum dublador na Espanha quis criar mais polêmica, colocando uma fala na boca do Dean, respondendo "eu também te amo", que nunca existiu.

Quase três meses depois, o fandom ainda discute sobre os 15 anos de Supernatural; as novas séries em que os atores principais irão participar; a participação do Misha na política dos Estados Unidos que onde ele se dedica de corpo e alma; as convenções que ainda irão acontecer e os prêmios a que foram indicados. 

Gostando ou não do ep. final de Supernatural, para muitos hunters ela sempre terá um grande significado e o legado de Amor pela Família, Lealdade, Amizade e Sacrifícios pela Humanidade, nunca deixarão de existir entre os hunters da SPN#Family.

No dia 8/1/2021 foi comemorado o aniversário da esposa do Jared, Genevieve Cortese Padalecki que completou 40 anos de idade, e que estará trabalhando com ele na série Walker que estreia no final deste mês.

Critics Choice Super Awards: Primeira edição acontece neste domingo (10) na  TNT - MeuGamer

 O Critics Choice Super Awards 2020 aconteceu no domingo (10/1) e premiou grandes sucessos da televisão, do cinema, do streaming e dos quadrinhos. A premiação, que neste ano foi apresentada pelo ator e diretor Kevin Smith e pela atriz Dani Fernandez, tem como foco as produções favoritas dos geeks, com categorias voltadas para esse universo.

Neste ano, a grande série de destaque foi a série The Boys, do Amazon Prime Video. O seriado, que acompanha um grupo de justiceiros em busca de colocar certos super-heróis egocêntricos na linha, levou quatro troféus para casa.

Jensen Ackles Brasil (@JensenAcklesBR) | Twitter

 A grande surpresa foi o prêmio de melhor ator e série de terror para o Jensen, aliás o Jared Padalecki/Sam Winchester também foi indicado. No vídeo de agradecimento, o Jensen cita e agradece ao amigo e colega Jared pelos 15 anos de Supernatural.

E lembrando que o Jensen vai estar em The Boys uma série ganhadora de quatro prêmios no último domingo. A próxima temporada da série  irá apresentar o personagem Soldier Boy, que já é popular nos quadrinhos que inspiraram a produção da Amazon Prime Video.

 ArtStation - The Boys Jensen Ackles, Shayan Alipour

E, de acordo com informações do criador e showrunner da série, Eric Kripke, ele não será nem um pouco bonzinho. "Eu acho que qualquer um que esteja esperando que Jensen apareça e seja um cara do bem vai se decepcionar", explicou ele em entrevista à Variety.

"Nos quadrinhos o personagem é mais reclamão e subserviente ao Homelander (Capitão Patriota). Conforme estamos escrevendo ele na série, estamos podendo falar muito sobre a história da Vought porque ele é muito como o John Wayne: ele é um desses caras com décadas de história na Vought. E ele era o Homelander antes do próprio Homelander, ele é de uma era diferente, mas tem um ego e uma ambição", disse o showrunner.
 Série: The Boys (Amazon) - Maxiverso

Na premiação Critics Choice Super Awards. Jared e Genevieve apresentaram o prêmio de Melhor Ator e Atriz de série de Ação. Lembrando que online...

Critics Choice Super Awards 2021 (Dublado PT-BR) - YouTube

A revista Men’s Health conversou com Padalecki em sua casa em Austin, Texas, onde ele os levou através de seus exercícios diários e dieta. Padalecki diz que não come carboidratos como pão, arroz ou macarrão. Porém, ele come pizza, mas não com azeitona. (Padalecki odeia azeitonas.) O que Padalecki gosta são frutas vermelhas. “Eu simplesmente aprecio alimentos saudáveis atualmente”, disse ele.

Padackles BR | Walker, 21/01 (@BrPadackles) | Twitter

A nova edição de fevereiro/março da revista Cowboys & Indians traz uma entrevista com Jared Padalecki, a estrela do novo programa de TV, “Walker”. Pisando nas botas de um personagem icônico, o astro texana tem como objetivo manter a autenticidade Lone Star enquanto explora o lado mais moderno. “Sou um texano orgulhoso, nascido em San Antonio. E enquanto eu crescia, eu realmente via os Texas Rangers de vez em quando. E agora estou pensando, ‘uau, vou retratar isso’.”

Supernatural: Jared Padalecki aparece de cowboy em capa de revista  divulgando seu novo personagem - Online Séries

 

 

 

 

 


quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Parabéns, Natalia Dyer

Look do Dia: Natalia Dyer combinou moletom com saia e botinha branca |  Capricho

 Natalia Dyer at the SAG Awards 2020 Makeup Pictures | POPSUGAR Beauty

 Is Natalia Dyer from Stranger Things anorexic? : StrangerThings 

A quarta-feira amanheceu ensolarada e com um vento fresco, mas tem previsão de chuva de novo. Hoje, é o aniversário de Natalia Dyer a nossa querida Nancy Wheeler de Stranger Things. Vida longa e próspera para essa atriz maravilhosa.

Natalia Danielle Dyer (Nashville, 13 de janeiro de 1995) é uma atriz norte-americana. É mais conhecida por interpretar Nancy Wheeler na série de televisão Strnger Things da Netflix.

Dyer nasceu e foi criada em Nashville Tennessee, graduou-se na escola de artes Nashville School of the Arts. Em 2014, se mudou para Nova York e se matriculou na NYU, estudando na Gallatin School of Individualized Study. Desde 2017, está em um relacionamento com seu colega de elenco em Stranger Things, Charlie Heaton. 

Natalia Dyer Defends Her 'Stranger Things' Costars and Says They're  “Oversexualized”

Natalia Dyer Would Like to Clear Something Up About Her Relationship with  Charlie Heaton | InStyle

 Stranger Things' Stars Natalia Dyer & Charlie Heaton Stroll In NYC –  Hollywood Life