Desde 14 de abril que chegou aos cinemas brasileiros, MEDIDA PROVISÓRIA. Filme dirigido por Lázaro Ramos e estrelado por Alfred Enoch, Taís Araújo e Seu Jorge que nos oferece uma distopia ambientada no Rio de Janeiro, onde um advogado ajuda a incitar uma rebelião contra o regime autoritário brasileiro que tenta forçar todos os cidadãos negros a sair do país, e voltar para a África.
Para que o filme chegasse ás salas de cinema do Brasil, 850 profissionais negros estiveram trabalhando nele. Desde o filme Pantera Negra de 2018, não se via uma produção com esse número de profissionais juntos. É uma distopia,mas tem muita gente no Brasil torcendo para que os negros retornassem para a ÁFRICA; afinal segundo alguns o país não é RACISTA. E ainda tem o Alfred Enoch que para quem é fã de Harry Potter já ouviu falar dele, Seu Jorge que é sempre sensacional e a Tais Araújo que dispensa comentários." Já acumula um público de 237 mil pessoas e R$ 4,6 milhões arrecadados em bilheteria até ontem.
''Ainda não sabe se deve assistir? Então se prepare, listamos aqui 5 motivos para comprar seu ingresso, AGORA!
1. ELENCO
O elenco por si só fala sozinho. Além de Alfred Enoch, Taís Araújo e Seu Jorge. Medida Provisória conta também com Adriana Esteves, Renata Sorrah e Willian Russel Enoch. Sim, pai e filho trabalham juntos!
“sempre foi meu sonho. Meu pai sempre foi meu grande ponto de referência. Ele foi meu primeiro professor. Falei para o Lazaro que nunca havíamos trabalhado juntos, que sempre quis, mas nunca aconteceu. Agora que ele tem 94 anos, pensei que nunca mais teria essa oportunidade. E de repente ele entrou e foi lindo”. – Alfred Enoch em entrevista.
2. ORIGEM
Em entrevista, durante o SXSW, Lázaro Ramos explicou que o filme foi baseado em uma peça de 2011 que discute sobre o racismo e a política no Brasil.
Durante alguns debates surgiu o questionamento “como é possível dizer quem é negro ou não no Brasil?” À partir daí Lázaro pensou como seria o futuro dessa discussão. “Nós pensamos, ‘as pessoas vão falar sobre como a pele é escura’. Talvez haja algo genético e algum tipo de máquina que possa descobrir quão alta é a melanina de uma pessoa.”
3. SEMELHANÇAS
Por mais que não estejamos falando do nosso atual governo, o espectador pode -sem dúvidas- perceber muitas semelhanças no Brasil de hoje. O autoritarismo, a exclusão, as fake news… Tudo é bem palpável.
E se você, em algum momento já conferiu THE HANDMAID´S TALE, certamente se sentirá familiarizado, principalmente de como tudo é rápido demais, como os direitos são podados como forma de impedir que estas pessoas vivam com o mínimo de dignidade.
4. ORIGINALIDADE
A trama de Medida Provisória é tão original e identificável que em países onde o filme já foi exibido foi sucesso de crítica, alcançando 92% de aprovação no Rotten Tomatoes; além de ter sido um dos longas escolhidos pelo SXSW film festival de 2020, que tende a ser extremamente criterioso.
“… o que pegou todos de surpresa foi uma maneira orgânica tão natural de contar sobre a África do Sul e seus negros desprivilegiados.” – Sydneysbuzz.
5. CINEMA NACIONAL
Com certeza esse precisa ser um dos motivos. Assistir MEDIDA PROVISÓRIA por si só já é um exercício de resistência em um país onde a arte vem sendo podada aos poucos. Então, vamos valorizar!
Em um futuro distópico, o governo brasileito decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar suas origens. Vendo-se no centro do terror, dois primos refugiam-se em um apartamento, onde debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem dos mesmos anseios que envolvem a mudança de país.''