A última segunda-feira de julho amanheceu com jeito de chuva, entretanto o sol já está alto e pela previsão deve chegar aos 40ºC e com umidade do ar muito baixa. Nem parece que no Hemisfério Sul estamos no Inverno e pelo jeito, Inverno vai se tornar uma raridade com as mudanças climáticas em curso.
As férias escolares terminaram e agora é começar a pensar no ENEM e na temida redação. Então, é bom ler, ler e ler tudo que pintar pela frente; seja no físico ou no digital. O verdadeiro leitor lê de tudo, mas tem aqueles que não gostam de ler nada, então que tal começar com romances ou relatos de vidas?
Eu recomendo um livro famoso dos anos 1980 Christiane F. e que virou filme chocando a sociedade no mundo todo. Mesmo que em pleno Séc. XXI, encontrar adolescentes, jovens e até idosos nas "cracolândias" das grandes cidades, seja muito "comum" o livro e o filme é impactante e suscita debates.
''A autora de "Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada, Prostituída" — a própria Christiane Felscherinow —, que no livro conta a história de quando tinha 13 anos e precisou se prostituir para bancar seu vício em heroína, se prepara para lançar uma segunda obra que revela como foram os anos após o sucesso do filme.
Baseado no livro de Christiane Felscherinow com os jornalistas Kai Herrmann e Horst Rieck, o filme "Eu, Christiane F. - 13 Anos, Drogada e Prostituída", foi um grande sucesso dos anos 80, assim como a obra que o inspirou.
Na continuação da obra, Christiane e Sonja Vukovic, co-autora, expõem as 400 horas de entrevista que deram nos últimos três anos. Além disso, o volume aborda as viagens de Christiane Felscherinow e entrevistas que deu em programas de TV, após a fama.
O filme original de Uli Edel também foi aclamado internacionalmente por aspectos artísticos, como ao mostrar David Bowie dando um show em Berlim. A participação do cantor ajudou a atrair o público. Na vida real, o próprio Bowie lutou contra o vício em drogas por anos.
Christiane tinha somente 15 anos ao ser entrevistada pelos repórteres, mas também tinha muita coisa para contar, e o fez minuciosamente. Traduzido para 15 línguas, o livro virou best-seller em mais de 30 países. Em abril de 1981, estreava o filme homônimo dirigido por Ulrich Edel, estrelado por Natja Brunckhorst no papel de Christiane e com a participação de David Bowie. Sua música Heroes tornou-se, praticamente, a canção-tema do filme.
Recaída com drogas
Christiane Felscherinow, a "Christiane F.", hoje participa ativamente de movimentos antidrogas na Alemanha; mas, alguns anos depois de sua recuperação, teve uma recaída. Ela tornou-se dependente química com apenas 13 anos, o que resultou na sua prostituição para a compra de drogas.
Além de ter vencido o vício, adquirido grande sucesso com a venda dos livros e lançamento do filme em 1981, Christiane Felscherinow também superou-se ao tornar-se mãe de um garoto, hoje com 17 anos.''(Revista Aventura na História)