quarta-feira, 15 de junho de 2016

Barca - Pêndulo em Cuiabá

Nossa Cuiabá tem muita História  que os mais jovens desconhecem e que os idosos lembram com saudades.
O prefeito Mauro Mendes está revitalizando o bairro do Porto e bem que ele podia reviver a travessia entre Cuiabá e Várzea através de um barco. Não só estaria desenvolvendo o turismo histórico, mas também mostrando que era dessa forma que as pessoas, e os estudantes que vinham para o Liceu Cuiabano, visitavam a Capital.

" Forma de transporte de cargas e pessoas utilizado por muito tempo na ligação entre Cuiabá e o 3º Distrito, mais tarde chamado de Várzea Grande. O sistema consistia no uso de uma embarcação de ferro, com um grande pilar fixado na sua parte externa para dar sustentação ao barco, daí o nome de barca - pêndulo.

As atividades de travessia da barca - pêndulo começaram exatamente no dia 4 de julho de 1874, por intermédio do português Luiz Monteiro de Aguiar que conseguiu uma concessão de 18 anos dada pelo então presidente da província José Miranda Reis. Desta maneira, a transposição do rio Cuiabá por um veículo maior e mais rápido facilitou as longas viagens ao oeste do Estado, começando assim a efetiva integração da capital com o sertão mato-grossense.

Por conta desse vital serviço, o bairro do Porto cresceu em importância e se transformou no mais desenvolvido polo econômico e social de Cuiabá.

Com a construção da ponte Júlio Muller em 1942, a barca - pêndulo perdeu importância e tornou-se inviável diante da praticidade oferecida pelo novo meio de atravessar o rio. Foi completamente desativada quando era o seu concessionário o Cel. Benedito Leite de Figueiredo.

Para muitos cuiabanos e várzea-grandenses que viveram aqueles dias, ficou a lembrança de um tempo heroico e difícil, porém cheio de histórias e conquistas de um povo alegre e determinado".(Cuiabá da Tchapa e da Cruz - José A. Tenuta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário