"A Delonix regia (anteriormente, Poinciana regia Boj.), também conhecida por flor-do-paraíso, pau-rosa, flamboyant, flamboiaiã, flamboaiã e acácia-rubra, é uma árvore da família das leguminosas (Fabaceae). É nativa da ilha de Madagáscar e da África tropical.
Adaptou-se muito bem em toda a América tropical, sendo muito popularizada nas ilhas do Caribe. No Brasil, é usada na arborização de ruas e praças.
Na praça da Igreja Boa Morte existia ou existe um flamboyant; que eu desenhava toda vez que a professora de educação artistíca pedia. Mesmo quando eu fui trabalhar no interior de Mato Grosso ele continuava presente, pois em frente de minha casa tinha uma árvore enorme. E hoje, moro no bairro Village Flamboyante e por incrível que pareça algumas árvores do bairo foram plantadas a pedido de meu falecido pai.
Suas folhas
são caducifólias, medem em média 30 a 60 cm de comprimento, são
pecioladas (haste) e revestidas por pelos finos e curtos, recompostas
com folíolos
pequenos medindo de 1 a 1,5 cm de comprimento e caducos (decíduos).
A
sua copa tem um formato largo (oblongo) e seu crescimento é
relativamente rápido. Suas flores são majestosas e de cor
vermelha-alaranjada ou amarelas. Cada flor possui 5 pétalas, sendo uma
delas maior, com face superior rajada de vermelho ou laranjando sobre um
fundo branco com bordas avermelhas, e 5 sépalas.
A época de floração é
de outubro a dezembro. O seu fruto é do tipo vagem, conhecido também como legume. De coloração castanho-escura, possui tamanho avantajado e permanece na árvore por mais de seis meses. A semente é dura, alongada, com 1,70 cm de comprimento em média (nunca mais de 2 cm) e sua coloração é castanho-clara."
Nenhum comentário:
Postar um comentário