"A Folia de Reis é uma manifestação cultural importante dentro da tradição católica e que hoje foi incorporada por outras vertentes religiosas. A festa que relembra o momento em que Jesus, recém nascido, recebe a visita dos três reis magos, é comemorada no dia 6 de janeiro.
O Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro, surgiu quando os três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar foram até onde Jesus nasceu para lhe levar presentes, e no séc. VIII a Igreja Católica transformou os reis magos em santos.
Gaspar partiu da Ásia, levando incenso para proteger o Messias. Da Europa, o enviado foi Belchior ou Melchior. A mirra não foi esquecida, Baltazar levou-a da África, como lembrança oferecida aos profetas. É um óleo ou resina extraído de uma planta, utilizado para o preparo de medicamentos.
Em diversas cidades brasileiras as festas são animadas com sanfona, reco-reco, caixa, pandeiro, chocalho, violão e outros instrumentos. Os foliões partem pela noite adentro em longas caminhadas, levando a bandeira (estandarte de madeira ornado com motivos religiosos), a qual tributam especial respeito.
Vão liderados por mestre e contra-mestre, figuras importantes dentro da Folia por conhecerem os versos - são os puxadores do canto. Até 1967, a data era feriado nacional, por ser considerado dia santo, compondo uma tríade com o Natal e o Ano Novo"( Leidiane Montfort - Jornal A Gazeta)
Nenhum comentário:
Postar um comentário