O Projeto: Liceu Cuiabano 135 anos de Memória, tem rendido um "desejo" fabuloso dos alunos em conhecer a importante História dessa Instituição de Ensino, assim como quem foram os diretores, professores e alunos de maior relevância.
Eu vou atender mais um pedido e escrever sobre Isac Póvoas.
"Nasceu em Cuiabá-MT, no dia 4 de janeiro de 1886, descendendo de Pedro Fernandes Póvoas e Galdina Virgínia Póvoas.
Seus primeiros estudos foram cursados em Cuiabá, bacharelando-se em Ciências e Letras pelo Liceu Salesiano São Gonçalo.
Na vida profissional, iniciou carreira como professor interino e depois catedrático de Literatura e Lógica do Liceu Cuiabano, estabelecimento que chegou a dirigir entre os anos de 1916 a 1920, exercendo o mesmo cargo no ano de 1925. Lecionou também na Escola Normal.
Suas lides no campo educacional o alçaram ao cargo de Diretor da Instrução Pública (hoje Secretário de Estado de Educação). Mais tarde, dirigiu a Tipografia Oficial (hoje Iomat), tendo também ocupado os cargos de Delegado de Polícia e Secretário do Interior, Justiça e Finanças.
Na política, foi Prefeito Municipal de Cuiabá, numa administração notável. Ocupou também os cargos de Presidente do Conselho Administrativo do Estado e Presidente da Caixa Econômica Federal, em Mato Grosso.
O jornalismo foi uma de suas vocações, tendo colaborado nas revistas Nova Época, A Reação, A Liça, O Democrata, O Município, O Correio do Estado, O Estado de Mato Grosso, diretor de O Social Democrata, assim como na Revista da Academia Mato-Grossense de Letras.
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, instituição que dirigiu entre os anos 1956 a 1970, deixou publicadas as obras Dois discursos de oportunidade (1930). Escritos: Depoimentos e Cartas (1987) (Coleção Mato Grosso: História) e Centenário de seu nascimento: escritos, depoimentos, cartas (1987).
Faleceu em Cuiabá, a 1º de outubro de 1970.
Deixou publicadas as obras
- Dois discursos de oportunidade (1930).
- Depoimentos e Cartas (1987) (Coleção Mato Grosso: História) e
- Centenário de seu nascimento: escritos, depoimentos, cartas (1987)."(www.academiadeletrasmt.com.br/index.php/cadeiras/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário