domingo, 5 de abril de 2015

A Tradição dos Ovos de Chocolate

 Manhã de Páscoa,  lembra muito mais ovos de chocolate do que a Ressurreição de Jesus e sua Primeira aparição entre os discípulos.
E pouca gente sabe de onde veio essa tradição e alguns desinformados acreditam piamente que foram os americanos que criaram os deliciosos ovos de chocolate.

"Segundo algumas teorias, muito antes de ser considerada a festa da Ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava apenas o fim do inverno e a chegada da primavera no Hemisfério Norte. Para celebrar a mudança de estação, costumava-se pintar ovos de galinha com as cores da primavera,  e presentear os amigos.

A tradição de dar ovos decorados como presente começou na China e era uma comemoração para celebrar a vida e os encontros. Isto porque durante o inverno rigoroso, as pessoas ficavam em casa, assim como os animais que precisavam hibernar neste época para se proteger do frio intenso. Na primavera as pessoas saíam de casa e podiam reencontrar os familiares e amigos.
Depois da China foi a vez da África e dos Países Eslavos darem continuidade à tradição dos ovos pintados. Na Alemanha  e na Polônia estas relíquias caseiras ainda podem ser encontradas nas lojas. Em alguns lugares, inclusive, ainda se acredita que colocar na mesa um ovo de galinha, na Sexta-feira Santa, afasta doenças.

Já o coelhinho da Páscoa, segunda uma das lendas mais tradicionais, foi trazido à América por imigrantes alemães em meados de 1700. Segundo eles, o animal visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam que encontrar na manhã de Páscoa.

Porém, há outra lenda que relaciona o coelho à fertilidade. Além disso, o animal representaria a renovação de uma vida que traz boas novas, além de dias melhores, uma explicação que entra em sintonia com o renascimento do Cristo.
No século XIX, com o advento da indústria do chocolate, os ovos pintados à mão foram substituídos pelos ovos de chocolate. E aí surgiram as famosas parreiras de Páscoa, aqueles suportes onde os ovos são pendurados. Eles apareceram em 1956 e são uma forma de exposição exclusiva do Brasil. Chegaram junto com os primeiros supermercados e lojas de departamento, por conta da falta de espaço que existia nos pontos de venda naquela época, e para que os ovos de Páscoa tivessem mais destaque para o consumidor."(Jornal A Gazeta) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário