Quando se trata de sociedades secretas, quem não participa tece inúmeros comentários, teorias da conspiração sobre a mesma e o assunto vai longe. E é incrível que nem todas as pessoas buscam informações fundamentadas através de documentos e pesquisas científicas.
Eu estava preparando minhas aulas sobre a 2ª Guerra Mundial e me deparei com a Shindo Renmei, surgida em S. Paulo durante os anos da Guerra. E resolvi efetuar algumas leituras e encontrei o texto abaixo na Revista de História, que discute sobre as Sociedades Secretas pelo mundo.
" Junji Kikawa era um ex-coronel do exército japonês que vivia em S. Paulo durante sa 2ª Guerra Mundial. Em 1942, fundou uma organização secreta chamada Shindo Renmei(ou Liga do Caminho dos Súditos). O objetivo era unir os colonos em torno do sentimento nacional japonês.
O Japão acabou se rendendo em agosto de 1945, mas os seguidores de Kikawa se recusavam a aceitar a derrota do seu país, já que seu imperador era considerado divino. A partir daí, começaram a perseguir os japoneses que aceitaram a derrota, chamados de "corações sujos".
A primeira vítima fatal doi Ikuta Mizobe, presidente da Cooperativa Agrícola de Bastos(SP), que havia distribuído um comunicado confirmado que o Japão perdera a guerra. Os matadores da organização atuaram durante 13 meses, assassinando 23 pessoas e ferindo 147.
As ameaças iam de cartas recomendando o suicídio a pichações na fachada de casa avisando que seriam executados. Eles levavam um punhal. Se a pessoa não se suicidasse, eles a matavam e em seguida se entregavam à polícia. Eles forjavam até a carta de suicídio. A polícia paulista identificou 31.380 imigrantes suspeitos de ligação com o grupo."(Revista de História)
Essa história permaneceu "escondida" até 2.000, quando foi contada no livro "Corações Sujos" de Fernando Morais. " O racismo dos brasileiros, fez com que se isolassem. A maioria sequer entendia o português."
e em 28 de outubro de 2011 foi para as telas de cinema sob a direção de Vicente Amorim. O filme é baseado no livro e é "um thriller, uma história de amor inspirada no livro."
Fernando Morais diz que "no início, enfrentei muita resistência quando tentei conversar com eles. Com o tempo, acabaram ajudando. Acho que eles têm certo pudor de admitir que pelo menos metade da colônia não acreditava na derrota do Japão"
Já Vicente Amorim diz que "no elenco há nomes como Shun Sugata, de "O Último Samurai" e Tsuyoshi Ihara, protagonista de "Cartas de Iwo Jima". Quase todos os atores são japoneses. No Japão eles pouco sabem sobre a imigração para o Brasil e muito menos sobre a história dos corações sujos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário