quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Jô Soares - Um Imortal na Academia de Letras

José Eugênio Soares, mais conhecido como Jô Soares ou simplesmente (Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1938), é um humorista, apresentador de televisão, escritor dramaturgo, diretor teatral, ator músico e pintor. Apresenta desde 2000 o Programa do Jô na Globo.
Filho do empresário paraibano  Orlando Soares e da dona de casa Mercedes Leal, Jô queria ser diplomata quando criança. Estudou no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro, no Colégio São José de Petrópolis e em Lausana,  na Suiça,  no Lycée Jaccard, com este objetivo. Porém, percebeu que o senso de humor apurado e a criatividade  inata o apontavam para outra direção.


"O humorista, apresentador de TV, escritor, dramaturgo, diretor de teatro, ator, músico e pintor Jô Soares foi escolhido no dia 4 de agosto de 2016, para ocupar a cadeira 33 da Academia Paulista de Letras (APL).
Jô vai ocupar a cadeira que pertenceu ao escritor Francisco Marins. Em nota divulgada, Gabriel Chalita, presidente da APL, afirmou que Jô recebeu a notícia com muito entusiasmo e alegria.
O antecessor de Jô, Francisco Marins, ocupou a cadeira 33 por 50 anos, entre 1966 e 2016. O patrono da cadeira 33 foi Teófilo Dias e antes de Francisco Marins ocupou a cadeira Altino Arantes e Amadeu Ataliba Amaral Arruda Leite Penteado.
José Eugênio Soares, ou simplesmente Jô Soares, nasceu em 1938 e escreveu vários textos, artigos, peças de teatro e livros, entre os mais conhecidos 'O Homem que Matou Getúlio Vargas', 'Humor nos Tempos do Collor' e 'O Xangô de Baker Street'."(correio.rac.com.br)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário