terça-feira, 31 de janeiro de 2017
Chico Buarque Recebe Prêmio de Literatura na França
Independente de sua ideologia política Chico Buarque é um cantor e escritor de respeito. Muita gente criticou-o por ter ganho o prêmio, entretanto, é uma honra figurar numa lista onde um único brasileiro, ou seja, o poeta Haroldo de Campos já esteve presente.
E num pais onde poucos realmente apreciam uma boa literatura em detrimento das inutilidades que pupulam na Rede; onde no ENEM se tira Zero na Redação por falta de leitura; criticar um músico, dramaturgo e escritor brasileiro por suas convicções ideológicas é de uma falta de bom senso que chega a arrepiar.!
"Os livros de Chico Buarque foram publicados na França pela editora Gallimard. Informado de última hora, Chico Buarque infelizmente não poderá comparecer à premiação, que acontece nesta segunda-feira (30).
Além de sua vasta obra musical de grande impacto desde a década de 60, Chico Buarque também tem uma série de romances publicados. O primeiro, Estorvo, foi publicado em 1991, de lá pra cá foram publicados mais quatro títulos: Benjamim (1995), Budapeste (2003), Leite Derramado (2009) e O Irmão Alemão (2014).
Leite Derramado foi adaptado para o teatro recentemente sob a direção de Roberto Alvin. Atualmente a peça está em cartaz em Centros Educacionais Unificados (CEU) na periferia da capital paulista.
O Prêmio Roger Caillois foi criado em 1991 pelo PEN Club da França em parceria com a Casa da América Latina e a Sociedade dos escritores e amigos de Roger Caillois (1913-1978), sociólogo e crítico literário francês.
Nesta mesma categoria já foram premiadas outras personalidades, entre elas Mario Vargas Llosa (2002), Alberto Manguel (2004), Ricardo Piglia (2008) e Roberto Bolaño (2009).
Até então o poeta e tradutor Haroldo de Campos era o único brasileiro a figurar na lista. Ele foi premiado em 1999."(www.vermelho.org.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário