E finalmente chegou o último dia de 2017. Foi um ano muito "pesado" e confesso que não sentirei falta dele. Salvo por alguns momentos de alegria, adolescentes com intelectos desenvolvidos, homenagens que eu não esperava como: a edição especial do programa É Bem Mato Grosso no dia dos professores e ser a representante de todos os professores do Liceu Cuiabano na colação de grau de 2017 não tenho o porque sentir saudades de 2017.
Como todos os brasileiros almejo um 2018 repleto de saúde, paz, amor e desejos realizados. Nossa ceia já está aguardando o momento de ir para o fogo, um espumante para beber quando o relógio marcar Meia - Noite e as simpatias de ano novo também estão prontas. Eu não posso deixar de postar de onde vem as simpatias que todos os anos nós fazemos e pesquisando na web encontrei esta...
"A tradição de vestir roupa branca foi trazida ao Brasil pelas religiões africanas. Para eles o branco representa paz, luz, pureza, bondade e harmonia. Ah, e dizem que para atrair um novo amor, nada melhor do que usar um underwear novo.
Uma das mais comuns tradições é a queima de fogos, os famosos foguetes. Segundo povos antigos, o barulho espantaria os maus espíritos. Por isso que soltar foguete, gritar, tocar corneta e fazer batucada são tão comuns na virada do ano.
Comum para quem está na praia, pular as 7 ondas também é uma tradição africana. Serve para homenagear Iemanjá. E o número (sete), é por ser cabalístico, representado por exu. A simpatia serve para abrir caminhos, proteção e sorte, tudo com a ajuda da deusa do mar.
Talvez não muito comum, a simpatia de colocar dinheiro (notas altas) no sapato, vem da crença oriental. Segundo eles, a energia entra pelos pés, por isso que, colocando uma nota alta dentro do sapato, permitiria que entrasse dinheiro o ano todo.
Agora, vamos falar da parte culinária das superstições de ano novo.
Aves, como frango e peru são proibidos à mesa do dia 31, o motivo é que eles ciscam para trás. Já o porco, é muito bem vindo, porque ele fuça para a frente e garantiria fartura o ano todo, enquanto os outros, atrasariam a vida de quem os come. Essa tradição existe em vários países.
A tradição das lentilhas chegou ao Brasil através dos italianos, que diziam que comendo uma colher do alimento na virada do ano, traria comida para a mesa durante o ano todo.
O costume de comer uvas na virada vem de Portugal. Lá, cada pessoa come o número de uvas correspondente ao seu número da sorte, o que lhe garante prosperidade e fartura no ano seguinte. E guardar as sementes na carteira, garante dinheiro. No Brasil, a tradição foi adaptada para cada badalada do relógio, portanto, come-se 12 uvas. Algumas pessoas ainda fazem um pedido para cada uva comida.
Segundo a tradição árabe, a romã é uma fruta ligada à fartura. Por isso que comer sete partes da fruta e guardar os grãos se tornou tradição. Nozes, tâmaras, avelãs e castanhas tem o mesmo significado para esse povo.
Seja qual fora a sua simpatia -isso se você tiver uma-, o que importa de verdade é ter fé, não só nesse dia, mas em todos os outros dias do ano!"(https://siteits.wordpress.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário