As festas de Santo já não mais as mesmas, aliás poucos ainda comemoram como antigamente. Das missas, quermesses, fogueiras e lavagem da imagem do Santo só sobrou lembranças.
É claro que em muitas cidades do interior, ainda é possível dançar, rezar e comer as comidas típicas da festa, mas nos grandes centros urbanos poucos sabem como era divertido o mês de Junho.
Sem contar que as férias duravam o mês de julho todinho... E sim, o que nós aprendemos dura até os dias de hoje, mesmo como todas as tecnologias.!
"O Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de junho.
São João é conhecido como o "Santo Festeiro” e nesse dia são realizadas muitas festas conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos.
Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão, a quadrilha, entre outros.
Origem do Dia de São João
Existem duas possíveis explicações para a origem do termo Festa Junina. A primeira é pelo fato das comemorações ocorreram durante o mês de junho. Já a segunda teoria afirma ser uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina.
O Dia de São João é celebrado em 24 de junho por ser a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento.
São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão.
A Festa Junina de São João
O São João é uma das principais figuras das festas juninas. O Dia de São João também é marcado pela culinária, com várias comidas e doces típicos, como: rapaduras, amendoim, bolo de milho, cocada, curau, canjica, bolo de macaxeira / mandioca, paçoca, pé de moleque, milho verde...
Existem outros pratos que variam de acordo com a região brasileira em que é celebrado o São João.
Essas iguarias estão quase sempre presentes nas festas. Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece nas cidades grandes."
Nenhum comentário:
Postar um comentário