terça-feira, 13 de novembro de 2018

Morre Stan Lee, a lenda da Marvel

E o mundo das HQs amanheceu em luto, morreu Stanleu Martin Liebe ou simplesmente Stan Lee. Eu cresci lendo gibs/Hqs e estou muito triste com a morte desse gênio do mundo dos super heróis. Que ele "prossiga" no Mais Além fazendo o que mais gostava: divertir as pessoas.


"Pantera Negra, Homem-Aranha, Hulk, Demolidor...esses são apenas alguns dos personagens criados por Stan Lee, artista e lenda da Marvel. O artista faleceu nesta segunda-feira (12), no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, na Califórnia.

Nascido na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, em dezembro de 1922, Stanley Martin Liebe cresceu consumindo clássicos da literatura e do cinema e trabalhou em várias áreas antes de começar a trabalhar, aos 17 anos, na editora que se tornaria a Marvel. 
Ao longo dos últimos anos, ele sofreu com diversas doenças, como pneumonia e problemas de visão. 

Relembre a carreira do ícone:

1 - Stanley cresceu sonhando com livros e filmes
Durante a infância, a mãe de Liebe, Celia, o incentivou a ler obras de autoras da literatura clássica, como Mark Twain, Sir Arthur Conan Doyle, Júlio Verne e H.G. Wells.

Ele também adorava os filmes de Errol Flynn, ator australiano que ficou famoso por estrelar produções de fantasia e aventura como As Aventuras de Robin dos Bosques (1938) e As Aventuras de Don Juan (1948).

2 - Antes da Marvel, ele fez um pouco de tudo
O interesse de Stan pelas artes começou na infância, mas continuou na adolescência, durante a qual ele passou a escrever sem parar, sonhando em escrever o próximo “grande romance norte-americano”.

A carreira dele, no entanto, teve um ponto de partida diferente: escrevendo obituários para um jornal e releases para o Centro Nacional de Tuberculose dos Estados Unidos. O jovem também fez outros bicos como trabalhar de office boy, entregador de comida e vendedor de assinaturas de jornais.

3 - Sua primeira participação escrevendo quadrinhos foi em uma história do Capitão América em 1941
Aos 17 anos, Stan começou a trabalhar na Timely Comics, empresa que, na década de 1960 se tornaria a Marvel Comics. Em 1941, aos 19 anos, ele escreveu uma história em quadrinhos (a terceira edição de Capitão América) pela primeira vez. Ocorriam várias mudanças estruturais na editora na época e o jovem deixou seus chefes tão impressionados com a qualidade de seu trabalho que o promoveram a editor interino.


4 - Ele quase desistiu de escrever quadrinhos
No início da década de 1960, as histórias em quadrinhos eram vistas como muito infantis e, para alguns editores, isso significava que elas deveriam ser o mais simples possível para serem compreendidas. Stan Lee discordava dessa lógica. Quando a DC lançou a série de HQs da Liga da Justiça, o editor Martin Goodman pediu que o artista da Marvel criasse uma equipe de heróis para competir com a da concorrência.


Insatisfeito com a forma como as criações da editora eram conduzidas, Lee decidiu que a história de seu novo time de personagens, o Quarteto Fantástico, seria cheia de conflitos entre os personagens e diferente de qualquer coisa já vista até então. Os quadrinhos foram um sucesso e, o novo formato criado pelo artista, incorporado em outras criações da Marvel, como X-Men e Os Vingadores.

5 - Stan criou alguns de seus personagens favoritos
Em parceria com o ilustrador Jack Kirby e o escritor Larry Lieber, Stan Lee criou alguns dos super-heróis mais icônicos da história. Entre eles estão Pantera Negra, Homem-Aranha, Hulk, Doutor Estranho, Quarteto Fantástico, Demolidor, X-Men, Homem-Formiga, Homem de Ferro e Thor.


6 - Stan já escreveu para a DC
Não, esse tópico não fala de um plano maligno da Hidra: no início dos anos 2000, o escritor foi convidado pela DC Comics para escrever uma série de quadrinhos chamada “Just Imagine” (Apenas Imagine, em tradução livre), na qual ele criou versões alternativas para heróis da editora, como o Super-Homem, a Mulher-Maravilha, o Batman, o Lanterna Verde e o Flash. 


7 - Ele é o easter egg favorito dos filmes da Marvel
O universo cinematográfico da Marvel é repleto de filmes baseados nos heróis dos quadrinhos. E se você prestar atenção, vai perceber que o bom e velho Stan faz aparições em todos eles."(revistagalileu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário