Em pleno Séc. XXI, as pessoas já não são solidárias e pelo jeito isso vai piorar. Ontem, assistindo ao jornal da Band meus olhos ficaram marejados ao ver um morador de Brumadinho, mostrando um peixe congelado que ele pescou do rio - vermelho pelo rejeito da barragem. O repórter perguntou se ele não tinha medo de comer aquele peixe e ele disse que "a Vale não trouxe comida para mim e meus filhos".
Eu fiquei pasma, como assim? Se o rio estava vermelho era porque estava poluído. Meu Deus! onde está a solidariedade tão comentada do povo brasileiro? Deve ser um mito mesmo...
Solidariedade é muito mais do que uma palavra bonita. Na prática, fazer o
bem é algo capaz de transformar o meio e as pessoas que nos cercam.
Quando nos colocamos no lugar do outro e tentamos amenizar seu
sofrimento, isso gera empatia e tolerância. É o caminho para um mundo
melhor.
Os próprios alunos não são solidários e quando você propõe uma ação, as desculpas são as mais diversas. Então, irei postar para meus leitores alguns atos simples de solidariedade, afinal faz bem para a Alma, engrandece e nos deixa felizes.!
"1 - Apoiar causas sociais
Ajudar uma causa ou uma instituição específica é simples, rápido e totalmente gratuito. Ajudar é simples assim. Você pode escolher causas e instituições relacionadas a Animais, Crianças & Adolescentes, Educação & Capacitação, Idosos ou Saúde.
2 - Incentivar alguém a largar um vício
Deixar hábitos e vícios pouco saudáveis no passado não é tarefa simples. É algo que afeta o humor, a autoestima e a confiança na decisão, abrindo espaço para as temidas recaídas. Nesses casos, apoio faz toda a diferença na vida de quem está lutando contra algum vício.Palavras de apoio e gestos de respeito com quem está tentando largar um hábito prejudicial são fundamentais durante o processo.
3 - Ofereça seu lugar para quem precisa
Assentos livres no transporte público são uma tentação para quem enfrenta uma rotina de trabalho pesada. Ainda assim, algumas pessoas precisam deste conforto mais do que outras. Por isso, não pense duas vezes antes de ceder o seu lugar no ônibus ou no metrô a quem precisa, mesmo que essa pessoa não seja preferencial.Se você está saudável e pode ceder seu lugar, é uma ótima oportunidade de ser solidário.
4 - Doe coisas que estão paradas em casa
Móveis, roupas, sapatos, utensílios domésticos. Todo mundo tem uma coisa ou outra que já não é aproveitada da melhor forma há algum tempo. Que tal poupar espaço doando aquilo que não serve mais a quem realmente precisa? Dessa forma, você deixa a casa mais organizada e ainda consegue ajudar pessoas que vivem em situações de extrema necessidade, sem gastar nada.
5 - Seja um doador de sangue
Esse é um gesto que, além de ser solidário, pode salvar muitas vidas. A quantidade retirada do doador, apesar de ser muito pequena, fica disponível nos bancos de doação dos hospitais para atender pacientes em situações de emergência, como acidentes, cirurgias ou doenças graves. Uma única doação pode salvar até quatro vidas!
6 - Ajude pessoas com algum tipo de deficiência
Para alguns, entrar na estação de metrô e encontrar o sentido certo para casa é algo extremamente simples. Para uma pessoa com deficiência visual, porém, pode ser um desafio. Uma dica de solidariedade que faz bem e não custa nada é se dispor a ajudar quem tem algum tipo de deficiência ou dificuldade e precisa de auxílio para seguir seu caminho."
Nenhum comentário:
Postar um comentário