quarta-feira, 20 de março de 2019

O Outono está Chegando...

O outono no Hemisfério Sul começa oficialmente às 18h58 (hora de Brasília) do dia 20 de março ou seja, hoje. Mesmo que aqui em Cuiabá, não percebamos muitas mudanças na estação que se inicia, quem levanta cedo para ir à escola ou trabalhar de ônibus, já vai perceber que das 5:30 às 6:00 horas está mais escuro. Que os dias ficam mais curtos e às noites mais longas, então, sim, o Outono estará presente em nosso Estado nos próximos três meses.

Eu particularmente adoro o Outono: as folhas das árvores ficam amareladas, um vento fresco soprando, comidas e bebidas deliciosas e principalmente a elegância que a estação nos proporciona. 
É claro que quem já é elegante fica mais, entretanto, algumas pessoas ficam parecendo um espantalho... Eu prefiro abusar da elegância e uso tudo que a estação pede como um casaco do Harry Potter...
Botas, chapéu, cachecol...
Moletom com a estampa dos hunters de Supernatural, etc...
O Outono é a estação do ano  que ocorre após o verão e antes do inverno, sendo assim considerado como um período de transição entre essas duas estações antagônicas. No Hemisfério Sul, o início do outono ocorre entre os dias 20 e 21 de março e o seu término acontece entre 20 e 21 de junho.

"A característica principal do outono é a gradativa redução da luz solar diária ao longo de sua duração. Isso acontece porque o seu início se faz, justamente, no ápice do equinócio, período em que a Terra encontra-se igualmente iluminada, entre o Hemisfério Norte e Sul, pelo sol, por isso há dias e noites com a mesma duração. Nessa época, o fenômeno também é chamado de equinócio de outono, o que também é útil para diferenciar o outro equinócio que marca o início da primavera.
 

Dessa forma, à medida que os dias do outono sucedem-se, a iluminação da Terra pelo Sol vai ficando cada vez mais desigual, o que provoca a duração menor dos dias em relação às noites. Essa redução na incidência de radiação sobre a superfície provoca, com isso, diversas alterações climáticas e naturais.

Vale lembrar que, assim como todas as estações do ano, o outono é mais diretamente sentido e percebido nas zonas da Terra situadas mais ao norte e mais ao sul. Nas áreas equatoriais, de latitudes baixas, a divisão do ano em quatro estações não é tão perceptível em termos práticos e empíricos.
 

Mas em uma tentativa de simplificação, podemos dizer que as características do outono são:

- Noites gradativamente mais longas que os dias à medida que a estação avança, pois trata-se de um período de transição entre o equinócio e o solstício de inverno;

- Aumento da incidência de ventos;

- Redução gradativa das temperaturas;

- Maior incidência de nevoeiros pela manhã;

- Diminuição da umidade do ar;

- Em alguns tipos de vegetação, ocorre a queda das folhas para adaptação à mudança de clima e também em razão da diminuição da fotossíntese diante da menor incidência de iluminação solar;

- No Brasil, ocorre uma queda de temperatura nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nessa última região (e também nas regiões serranas), podem acontecer algumas geadas e, eventualmente, neve.
 

Do ponto de vista cultural, o outono é tratado como uma estação que inspira beleza, mas também a melancolia e a transição entre um acontecimento e outro, sendo considerado por muitos como um tempo de mudança. Imagens de quedas de folhas e de árvores “nuas” também se vinculam artisticamente a essa estação, embora esse tipo de paisagem não se manifeste exatamente dessa forma em todos os lugares."

Nenhum comentário:

Postar um comentário