Ser canhoto durante a Idade Média era um perigo, pois o cristão "normal" escrevia com a mão direita, ou seja, destro. Muitos foram para a fogueira por escrever com a mão "sinistra", ou seja, esquerda. Algumas pessoas tinham as mãos amarradas para não desenvolver esse ato considerado demoníaco. Viver na Idade Média não era fácil! Até hoje, os canhotos ainda enfrentam grandes problemas, mas isso está mudando, afinal, estamos em pleno séc. XXI.
Embora muitos não saibam, hoje é o dia mundial do canhoto. Vida longa e próspera aos que desenvolveram essa habilidade.
"A data foi criada em 1996 no Reino Unido para conscientizar as pessoas sobre as dificuldades enfrentadas por aqueles que usam prioritariamente a mão esqueda – a estimativa é que entre 8% e 15% da população mundial sejam formados por canhotos.
Existe uma teoria que diz que essa parcela do mundo possui maior percepção de espaço, mais facilidade com a Matemática e se saem melhor nas artes. Será verdade? Ao menos existem várias celebridades muito bem sucedidas em suas áreas e que são canhotas ou sinistrômanas: o cantor Paul McCartney; o ator Robert De Niro; o jogador Lionel Messi; a atriz Angelina Jolie; o príncipe William, da Inglaterra; o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama; o piloto Ayrton Senna; ator Keanu Reeves; a atriz Nicole Kidman; o músico Edgar Scandurra; a cantora Lady Gaga; a apresentadora Oprah Winfrey; o cantor Justin Bieber; e o cantor sertanejo Zezé di Camargo.
Além de enfrentarem um mundo "destro", desde o uso de uma tesoura ou a posição do mouse no computador, os canhotos também sofreram ao longo da história, já que o uso da mão esquerda era visto como algo ruim, até como a "marca do diabo", especialmente durante a Idade Média (476 a 1492). Mais tarde, esse hábito foi considerado sinal de rebeldia e até mesmo uma neurose.
Com isso, ao longo dos anos, as crianças canhotas eram forçadas a usar a mão direita, o que fez com que muitas se tornassem ambidestras (possuem a mesma habilidade nos dois membros superiores).
Curiosidade
Sobre a forma de raciocinar de destros e canhotos, um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, garante que aqueles que usam a mão esquerda pensam de forma diferente. Dependendo da mão com que se escreve ou come, a forma como o cérebro processa as imagens é distinta.
No entanto, ao contrário da crença popular, destros e canhotos não usam lados opostos do cérebro de forma predominante. Ainda que os usuários da mão direita utilizem prioritariamente o hemisfério cerebral esquerdo, a estimativa é que 70% dos sinistrômanos também recorram a este mesmo lado.
Confira outros grandes nomes da história que utilizavam a mão esquerda: Aristóteles, Isaac Newton, Charles Darwin, Marie Curie, Albert Einstein, Alexandre o Grande, Joana d'Arc, Mahatma Ghandi, Winston Churchill, Adolf Hitler, Simón Bolívar, Napoleão Bonaparte, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Pablo Picasso, Charles Chaplin, Mozart, Beethoven, Mark Twain e Lewis Carroll."
Nenhum comentário:
Postar um comentário