sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Assistir Anime é muito Top...

Sextouuuuuu, as férias se aproximam e depois de muita luta é hora de relaxar...

Meus alunos nunca param de me deixar indignada: muitos não gostam de desenhos animado e animes japonês. Eu sempre pergunto: vocês não tiveram infância? É inadmissível que uma criança ou mesmo um adulto não goste de animação. Sou apaixonada desde adolescente e costumo passar horas assistindo dos clássicos aos atuais.

Os alunos de 2019 me deixaram preocupada: não assistem animes/desenhos, séries, filmes, não gostam de livros físicos nem digitais, não conhecem museu, muitos desconhecem bandas de rock clássico... Tomara que os de 2020 sejam diferentes, caso contrário ficarei mais indignada ainda, uma vez que na Era da Informação a falta de Cultura só aumenta.!

Então, para quem não conhece ou não gosta irei indicar apenas dois por enquanto...


"Talvez quase todos já tenham passado por este cenário: você está sentado em uma roda de amigos, conversando a respeito de filmes e séries quando, de repente, o assunto entra na temática de animes.

Tornando-se um referencial cada vez mais forte dentro da cultura popular, as animações japonesas começaram a se popularizar no cotidiano de muitos jovens brasileiros desde que a extinta TV Manchete trouxe, na década de 90, diversas produções asiáticas. Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Sailor Moon, Shurato, Super Campeões... a lista não é pequena.

No entanto, há quem nunca tenha se entusiasmado muito pela ideia de passar a tarde assistindo animes e acabou deixando a ideia para lá.

Por mais que o imaginário ocidental, ao longo do tempo, tenha criado um estereótipo ao redor das animações japonesas e sua estética "exagerada", muitas produções fogem completamente do estilismo que vem à mente de tantas pessoas quando falamos sobre animes. Se você quer iniciar uma trajetória neste peculiar universo oriental, ou até mesmo está a procura da apreciação de algumas obras diferentes, mas sem cair no medo de achar algo infantilizado, veio ao lugar certo. Vamos lá?

1. DEATH NOTE

Sinopse: Quando acaba encontrando um misterioso caderno que o permite matar qualquer pessoa apenas escrevendo seu respectivo nome em alguma das folhas, o estudante Light Yagami passa a fazer justiça com as próprias mãos. No entanto, rapidamente ele é tomado pelo poder e percebe que a origem do caderno é muito mais complexa do que se imagina.

Razões para assistir: Provavelmente, Death Note é a primeira opção quando se fala em animes que se popularizaram dentro do gosto daqueles que não estão acostumados a assistir este tipo de produção. Boa parte disso vem, justamente, por sua estética que foge um pouco do padrão oriental e sua narrativa investigativa com toques pontuais de sobrenaturalidade. Além do mais, a série possui pouquíssimos episódios: em apenas 37 capítulos a história inicia e se encerra perfeitamente.

2. COWBOY BEBOP

Sinopse: Ambientado quase 100 anos no futuro, o anime parte do ponto em que a humanidade já migrou da Terra para outras colônias especiais devido a problemas que tornavam nosso planeta inabitável. Nesta realidade (não tão paralela), a população aumentou consideravelmente e a polícia já não dá conta de resolver os problemas, criando a necessidade de recrutar caçadores espaciais chamados de cowboys. Dentre estes, o grupo formado por Spike, Jet, Valentine, Ed e Ein se destaca dentre suas missões e detalhes de suas vidas pessoais.

Razões para assistir: Com apenas 26 episódios, Cowboy Bebop consegue dissecar seus personagens e entregar uma narrativa objetiva e concisa, abrindo espaço ainda para diversas interpretações sobre como o mundo chegou no estado atual em que se encontra. Além de já ter tido uma versão cinematográfica em 2001, há um live-action confirmado para o futuro. O anime é hoje considerado uma das influências mais importantes para a concepção das animações japonesas como conhecemos hoje."


Nenhum comentário:

Postar um comentário