sábado, 29 de fevereiro de 2020

Sábado Bissexto

O último sábado de fevereiro e para completar é bissexto. Nada do sol escaldante, há nuvens de chuva e um vento fresco no ar. Este mês em alguns estados como S. Paulo, Minas Gerais já foi considerado o mais chuvoso da história e em Cuiabá na nossa primavera - verão choveu pouco para os padrões do período.
 

O ano bissexto é o ano que possui 366 dias em comparação ao ano normal, com 365 dias.

Nesse caso, o mês de fevereiro, que possui 28 dias, passa no ano bissexto para 29 dias.

A denominação “bissexto” refere-se aos 366 dias do ano, com os dois números seis (“bis sextum”).
"O emprego do ano bissexto justifica os estudos dos povos antigos sobre as diferenças do calendário tradicional e do calendário solar.

Para harmonizar as estações do ano, pesquisas sobre planeta Terra e seu movimento de translação foram essenciais para a inclusão do ano bissexto no “calendário gregoriano”.

Esse calendário foi estabelecido em 1582 pelo Papa Gregório XIII, substituindo a “calendário juliano”, em que os anos bissextos eram múltiplos de três.

O tempo em que o planeta Terra leva para dar a volta completa em torno do sol, não é exatamente 365 dias, ou seja, ela leva cerca de 365 dias e 6 horas.

Proposto pelo cientista grego Ptolomeu em 238 a.C., em Alexandria no Egito, o ano bissexto somente foi incorporado ao calendário juliano, 220 anos depois, por volta de 45 a.C., pelo imperador romano Júlio César.

Esse excesso de 6 horas em relação ao calendário solar (ano bissexto 365 + 6 horas aproximadamente), em cada quatro anos, totalizaria o tempo de um dia (24 horas). Por esse motivo, seria acrescido um dia no mês de fevereiro, a fim de compensar essa diferença.

Mais tarde, para definir melhor essa diferença no calendário, o imperador César Augusto instituiu o “calendário augustiano”, com a contagem de quatro em quatro anos.

Por conseguinte, no século XVI o “calendário augustiano” foi substituído pelo “calendário gregoriano”, utilizado até os dias atuais, o qual considera os anos bissextos múltiplos de quatro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário