E a última sexta-feira do verão chegou, além das férias que também estão finalizando. Ainda é tempo de maratonar mais algumas séries e Chernobyl da HBO é minha recomendação. É lógico que existe algumas falhas históricas, mas é interessante relembrar esse acidente para que nunca mais se repita.
Muitas pessoas não eram nascidas em 1986, 26/4, quando o reator 4 da Usina nuclear de Chernobyl explodiu e lançou material radioativo na atmosfera. Rapidamente, foram identificados altos níveis de radiação em locais como Polônia, Áustria, Suécia, Bielorrússia e até locais muito distantes, como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.
Esse foi o maior acidente nuclear da História e até hoje não se sabe a quantidade de pessoas que morreram em Chernobyl, e esse é um dos assuntos mais polêmicos quando se fala do acidente.
As estimativas feitas por cientistas apontam que a região de Chernobyl deverá permanecer inabitada por até 20 mil anos até que se torne segura para a habitação humana. Apesar disso, existem evidências que apontam que algumas pessoas voltaram a morar na chamada “zona de exclusão”.
"1. Conspiração
Chernobyl retrata uma União Soviética no auge da Guerra Fria, o que significa que por mais que o foco seja a grande catástrofe, também exista uma certa conspiração por trás da história que torna ela ainda mais interessante. A grande graça dos personagens de Chernobyl é que ao mesmo tempo em que eles são pessoas comuns como nós, eles também são pessoas completamente diferentes, envolvidas em um contexto político muito particular dos anos 80.
2. O visual
Todo o brilhantismo do roteiro não serviria de nada sem efeitos visuais incríveis e Chernobyl também é impecável nesse aspecto. A série da HBO tem cenas que são visualmente belíssimas e ao mesmo tempo assustadoras, acertando tanto nas cenas mais grandiosas e ao ar livre quanto nas cenas fechadas e menores. Chernobyl é mais uma série da HBO que tem um valor de produção impressionante, algo que já é marca registrada do canal.
3. O quão inevitável tudo parece
Existe uma certa inevitabilidade terrível em Chernobyl, A série da HBO gera uma sensação de desespero muito grande no espectador, já que ele sabe que os efeitos da radiação são terríveis e praticamente imparáveis. Personagens saudáveis podem morrer em um segundo, assim como animais. Chernobyl não glorifica a violência de maneira barata, mas mostra a sensibilidade por trás dela.
4. O terror
Ao lado do ritmo, outra qualidade de Chernobyl é a sua capacidade de aterrorizar a audiência a cada episódio. A maneira em que a série da HBO explora isso é fantástica, já que ela explica de maneira didática os efeitos da radiação, o que faz com que quando eles apareçam na prática, o espectador entenda o que está acontecendo e fique ainda mais assustado pelo que está por vir. Essa é uma maneira inteligente de manter as pessoas na ponta do sofá, ao mesmo tempo que em se constrói um roteiro inteligente."
Nenhum comentário:
Postar um comentário