quarta-feira, 18 de março de 2020
Os Simpsons e suas previsões...
Ao longo de seus 30 anos no ar, as previsões futuristas de Os Simpsons ganharam destaque pelo acerto dos visionários palpites. Em 2019, por exemplo, os Estados Unidos conquistaram uma medalha de ouro inédita na final do curling masculino durante a Olimpíada de Inverno. Mas a vitória do time americano sobre a Suécia não era novidade para Os Simpsons, que previram até o adversário da disputa em episódio da 21ª temporada, exibido em 2010.
Desta vez, o tema é o novo coronavírus. “A ideia de que alguém se aproprie dela (história) para fazer com que o coronavírus pareça uma trama asiática é nojento. Não gosto que seja usado para fins nefastos”, declarou o co-roteirista Bill Oakley, em entrevista ao The Hollywood Repórter.
Internautas de todo o mundo estão comparando a pandemia de covid-19 com um episódio da 4ª temporada, Marge in Chains, lançado em 1993.
O roteirista reconhece que alguns casos de Os Simpsons podem ter “previsto o futuro”, mas ressaltou: “É apenas uma coincidência, porque os episódios são tão antigos que a história se repete. A maioria desses episódios é baseada em coisas que aconteceram nos anos 60, 70 ou 80”. A série está em sua 31ª temporada.
Coincidência ou não eles acertaram várias vezes como:
"1. A vitória de Donald Trump nas urnas americanas foi "anunciada" pelos Simpsons 19 anos atrás. Em março de 2000, um ano após o bilionário manifestar pela primeira vez o desejo de concorrer à presidência, foi ao ar o episódio Bart to The Future, em que uma Lisa Simpson adulta assume a presidência do país no ano de 2030, herdando uma enorme dívida contraída por Trump no mandato anterior.
2. A vitória da Alemanha na copa de 2014. Nem o fatídico 7 a 1 ficou de fora. No episódio You Don't Have to Live Like a Referee, exibido em março de 2014, um personagem inspirado em Neymar acaba machucado e sai do jogo – assim como de fato aconteceu com o jogador na partida contra a Colômbia, quando fraturou uma vértebra. Pelo menos na animação o placar é menos cruel: o campeonato termina com a vitória da Alemanha sobre o Brasil por 2 a 0.
3. Em uma cena do episódio When You Dish Upon a Star, exibido em novembro de 1998, a fachada da 20th Century Fox aparece com um letreiro informando que a empresa era uma divisão da Walt Disney Co. Quase 20 anos depois, a Disney oficializou a incorporação dos estúdios da Fox, passando a ser dona, inclusive, da franquia de animação.
4. Em um episódio exibido em 2010, o personagem Millhouse apostou em Bengt Holmström como vencedor do Nobel de Economia. Seis anos depois, o economista de fato levou para casa a premiação.
5. Para os adeptos das conspirações, um episódio exibido em 1997 teria previsto o ataque ao World Trade Center, em Nova York, quatro anos depois. Os favoráveis à teoria acreditam que a capa de uma revista conteria uma mensagem subliminar referente ao atentado: os 9 dólares ao lado das torres gêmeas representaria a fatídica data."
Nenhum comentário:
Postar um comentário