terça-feira, 7 de julho de 2020
Filme: De Volta para o Futuro - 35 anos
No dia 3 de julho de 1985, os cinemas dos Estados Unidos testemunharam o nascimento de De Volta para o Futuro, filme que, hoje, figura na lista das principais obras cinematográficas já feitas em todo o mundo. Considerada intocável por fãs, a produção vencedora do Oscar lançou tendências na cultura pop e ainda ganhou continuação em outros dois longas. Só chegou no Brasil em dezembro/1985.
Os filmes viram parte da Cultura Pop e mesmo tendo passado 35 anos ele é muito atual. Alguns do ítens futuristas do filme fazem parte de nossa vida e tem aqueles como os carros voadores ainda são parte do sonho de quem vive no Séc. XXI. E para meu espanto ainda tem gente que nunca assistiu essa trilogia maravilhosaaaa
"Previsões que deram certo
Drones: Os drones do filme servem para passear com os cachorros... uma empresa na Holanda já utiliza o aparelho para entregar pizzas na praia. O que mais vem por aí?
Vídeo game: No filme, um pequeno Elijah Wood (bem antes de viver o Frodo de Senhor dos anéis) utiliza vídeo games controlados por pensamento - tecnologias como o Kinect, do Xbox, consegue capturar movimentos do jogador sem o uso de qualquer controle. O Playstation 5 vem aí, e quem sabe o que ele trará nesse sentido?
Óculos de realidade virtual: O Google Glass chegou em meio a uma série de desconfianças, mas uma de suas funções é justamente a de fazer ligações, uma das utilidades dos óculos retratados na série. Outros óculos de realidade virtual também já são realidade.
Ligação por vídeo: As vídeo-conferências se tornaram bastante populares com o advento da pandemia - mais ou menos como naquela ocasião em que Marty McFly foi demitido via vídeo.
Biometria: O Marty do futuro usa a tecnologia para entrar em casa - hoje em dia, aplicativos de smartphones conseguem fazer a leitura das impressões por questões de segurança.
Casa inteligente: De volta para o futuro também previu utensílios como fornos controlados por computador e um hidratador de pizzas. Novas tecnologias também já permitem 'casas inteligentes', comandadas até pela voz.
Holograma: Entre os diversos usos dos holograma na atualidade, está a simulação de artistas que já se foram, como do rapper Tupac no Festival Coachella 2012, ou de Cazuza, no Parque da Juventude em São Paulo, em 2013.
Tela plana: As TVs de tela plana já são uma realidade para muitas pessoas há algum tempo - no filme, elas também eram comuns."
Nenhum comentário:
Postar um comentário