quinta-feira, 23 de julho de 2020
HQ - Machado de Assis: Caçador de Monstros
Lançada na CCXP de 2017 a HQ “Machado de Assis – Caçadores de Monstros“, de Marcelo Alves, traz uma história distinta das apresentadas nas obras do escritor, com muita aventura, suspense e ação, além de romance, a história é toda em quadrinhos para agregar ainda mais leitores a conhecer as publicações do grande escritor, que hoje pouco é lido e conhecido por àqueles que são mais jovens e pouco se interessam por leituras clássicas da literatura brasileira.
Eu já disse inúmeras vezes que cresci lendo HQs e fico pasma quando um aluno diz que nunca leu uma ou que não gosta. HQs fazem parte da Cultura Pop e seu desconhecimento ou não apreciar sua leitura é um ultraje para os nerds/geeks.!
E os alunos gostem ou não da literatura clássica é ela que é enfocada nos vestibulares e Enem pelo Brasil, então que tal começar com o ícone de nossa Cultura Machado de Assis?
"Machado de Assis: caçador de monstros é um livro em quadrinhos que apresenta o escritor Machado de Assis de uma forma inédita!
Rio de Janeiro, 1908. Á sombra da tarde na rua Cosme Velho, em um belo bangalô. Dentro dela, o velho Machado de Assis, convida ao leitor relembrar os tempos esquecidos de sua história não contada
Machado de Assis é um jovem escritor proeminente que recebe do seu mentor, o Conselheiro Aires, a difícil missão de expurgar os monstros que pretendem vir ao Brasil para estabelecer uma nova Ordem da Noite Eterna, uma antiga sociedade secreta que busca reerguer-se.
Uma série de assassinatos ocorre na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1867 ao mesmo tempo em que um certo duque inglês vai reinaugurar a outrora próspera Casa Wilkinson de Comércio. Para investigar, ele conta com a ajuda dos seus fiéis companheiros de aventura: Brás Cubas, o boêmio-armeiro, quem cuida dos seus equipamentos, e Quincas Borba III, um hipopótamo reencarnado em um gato. Não é adaptação literária. É uma aventura fantástica onde sua vida e sua obra se misturam!
A narrativa mistura a vida e a obra do escritor Machado de Assis, abordando temas como racismo, abolição da escravatura, História do Brasil e outros.
As ilustrações possuem influências do Mangá, um tipo de história em quadrinhos japonês bastante popular aqui no Brasil desde o final dos Anos 80. Um belo trabalho realizado pelo artista Sami Souza.
O livro também possui materiais extras: trechos de um jornal impresso como era publicado no século XIX e uma parte do roteiro da narrativa para que o estudante saiba como é feito uma narrativa em quadrinhos.
É entretenimento, cultura e educação, tudo isso junto, com a cara do nosso país. São 96 páginas em preto e branco em um papel de ótima qualidade, capa colorida, tamanho de 23cm X 16cm."
Nenhum comentário:
Postar um comentário