O primeiro trimestre letivo na Inglaterra se
inicia em setembro e vai até meados de dezembro, quando os alunos param
para o Christmas Break. O segundo trimestre cobre o período entre
Janeiro e Março, quando há uma pausa de três semanas. As aulas são
retomadas em abril, findando o ano letivo em junho ou julho.
É interessante que o calendário deles é estabelecido de acordo com as estações do ano. Assim, as aulas começam no outono e as férias escolares, que acontecem entre junho e agosto, caem no verão!
Agora que já sabemos o porque das aulas iniciarem em 1 de setembro, vamos pegar o trem na Estação King's Cross e embarcar para Hogwarts.
"No primeiro dia do mês de setembro, é a data em que os alunos de Hogwarts vão até a Plataforma 9 3/4 da Estação King’s Cross e embarcam no Hogwart’s Express em direção a mais um ano letivo cheio de magia.
Há histórias em que os lugares têm um papel quase tão importante quanto os personagens. Este é o caso do Castelo de Hogwarts em Harry Potter, um local que abriga os alunos para o estudo de magia e bruxaria, mas também é palco do desenvolvimento pessoal e emocional de muitos deles.
Harry, por exemplo, sempre considerou Hogwarts mais do que uma escola e sim um lar, um local onde se sentiu acolhido pela primeira vez em sua vida. Além dele, Sirius Black também demonstrou todo o amor e tudo o que a escola representa em uma conversa com Harry em O Prisioneiro de Azkaban.
Embora existam relatos de como a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts foi construída, não há uma data exata para quando isso realmente aconteceu. Estudos indicam que ela foi feita em meados de 993 d.C., por quatro grandes bruxos da época: Godric Grifinória, Salazar Sonserina, Helga Lufa-Lufa e Rowena Corvinal.
Na época, a ideia deles era criar um espaço seguro para que crianças de todo o Reino Unido pudessem ter um estudo regular de magia. Cada um dos fundadores tinha uma personalidade diferente e prezava por certas habilidades em magia. Por isso, a escola foi dividida em quatro casas, que representam cada um destes conceitos.
Durante muito tempo, os fundadores de Hogwarts viveram em harmonia, recebendo alunos e os separando entre as casas. Mas uma grande ruptura aconteceu entre Salazar Sonserina e os demais fundadores, especialmente Godric Grifinória. Como a Professora McGonagall explica em Harry Potter e a Câmara Secreta, Sonserina não estava feliz com os critérios de seleção dos demais colegas sobre quem poderia estudar em Hogwarts.
Ele acreditava que somente jovens bruxos de sangue puro deveriam ter o direito a conhecer os segredos do mundo mágico, e que crianças nascidas trouxas não deveriam ser admitidas. Com voto vencido, ele decidiu abandonar a escola, mas antes de ir selou a Câmara Secreta – um local que havia criado para o treinamento dos bruxos de sua casa – e colocou uma criatura monstruosa lá dentro, afirmando que um dia seu herdeiro voltaria e livraria Hogwarts dos nascidos trouxas.
Enquanto estavam vivos, eram os próprios fundadores de Hogwarts que escolhiam quais alunos iriam para suas respectivas casas, com base em suas personalidades e habilidades. Porém, logo surgiu a dúvida de como tal seleção seria feita após suas mortes, e quem encontrou a solução foi Godric Grifinória.
Ele enfeitiçou o artefato que conhecemos hoje como o Chapéu Seletor, e colocou nele as informações de quais tipos de alunos deveriam ir para determinadas casas de Hogwarts. O mais interessante é que o Chapéu tem uma personalidade própria, indo além de uma análise técnica e até conversando com os novos alunos, como aconteceu com Harry.
Como dito acima, a fundação de Hogwarts tem vários mistérios, e um deles é sua localização. Sabe-se apenas que o castelo fica em algum lugar da Escócia (que faz parte do Reino Unido), perto da vila bruxa de Hogsmeade, mostrada nos livros e filmes da saga.
O acesso à escola é pelo Expresso de Hogwarts, que parte pontualmente às 11h do dia 1º de setembro da estação King ‘s Cross, em Londres, em direção ao local. É uma tradição que os alunos do primeiro ano cheguem ao local em barcos que atravessam o Lago Negro, e mostram uma bela paisagem do castelo à noite. Alunos dos demais anos seguem em carruagens levadas por testrálios, e apenas no último ano, após a formatura, os alunos deixam a escola também de barco, fechando totalmente o ciclo.
Os dias começam oficialmente às 07h30 em Hogwarts, com o café da manhã servido no Salão Principal. Durante este período, os alunos também recebem o correio das corujas, com entregas de jornais, cartas e objetos enviados por suas famílias. A primeira aula começa às 09h e há quatro períodos de estudo antes do almoço, e mais duas aulas depois. Apenas uma aula acontece no período da noite: a de Astronomia. Tirando este caso específico, os alunos devem jantar no Salão Principal e se dirigir às salas comunais de suas casas, não podendo circular no castelo durante o período noturno (regra que Harry quebrou diversas vezes).
A grade curricular de Hogwarts é extensa, incluindo disciplinas obrigatórias, opcionais e extracurriculares, além de aulas voltadas para as artes. Entre os estudos obrigatórios estão: Defesa Contra as Artes das Trevas, Feitiços, Transfiguração, Poções, Herbologia, História da Magia, Astronomia e Duelos.
As disciplinas opcionais são: Adivinhação, Estudo de Runas Antigas, Aritmancia, Estudo dos Trouxas e Trato das Criaturas Mágicas.
As matérias extracurriculares são: Alquimia, Aparatação, Estudos Avançados em Aritmancia e Estudos Antigos.
Por fim, há as disciplinas ligadas à arte, como Voo, Orquestra de Hogwarts, Arte Trouxa, Música, Música Trouxa e Xilomancia."