quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

A Miss Brasil 2021 é Indígena e Afrodescendente

Beleza tem que ser reflexo de saúde”, diz primeira Miss Brasil indígena |  Capricho
A nova Miss Brasil 2021 é indígena e afrodescendente, a notícia mais sensacional dos últimos anos. Já tivemos uma Miss negra, mas uma índia é a primeira vez. Essa é a 'cara' do Brasil de várias cores. Vida longa e próspera para Elaine Souza de 20 anos e estudante de psicologia.
 

''Eleita Miss Brasil 2021, a indígena Elâine Souza participou da abertura da 43ª edição da Caravana do Meu RG na Mão, em Pariconha, e acrescentou a etnia na segunda via da carteira de identidade e do registro civil.


Alagoana de Pariconha, a modelo e estudante de psicologia de 20 anos, é da etnia Katokinn e, também, afrodescendente. Agora, quando ela for representar o Brasil no concurso Miss Internacional, esta informação oficial já constará na versão física e digital do RG dela, expedida pelo Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas.

O superintendente do Instituto de Identificação, Anízio Amorim, explicou que a inclusão dessa informação foi um pedido realizado pelos grupos étnico-sociais dos povos tradicionais e originários de Alagoas. A partir de agora, poderão ser inseridas na Carteira de identidade as expressões quilombola ou indígena a pedido do requerente no ato da solicitação do RG.

“Após reuniões com representantes de povos e comunidades tradicionais em Alagoas, percebemos a necessidade de acrescentar a etnia no RG deles. Pois entendemos que a cidadania de qualquer pessoa começa pela carteira de identidade, ou seja, agora com essa medida, estaremos garantindo a essas pessoas o respeito, o reconhecimento e a identificação da etnia deles através do RG”, explicou Anízio Amorim.

egundo dados do Governo de Alagoas, atualmente o Estado possui 70 comunidades quilombolas e 11 comunidades indígenas espalhadas em várias regiões. A expectativa é que os integrantes dessas comunidades, à medida que forem renovando sua carteira de identidade, acrescentem também a etnia no documento.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário