É feriado de 1 de Maio pelo mundo, exceto nos Estados Unidos, e no Brasil simplesmente chamado de Dia do Trabalho. Mas, não tem graça feriado no domingo, entretanto, na Europa acontece o Festival de Beltane que pouca gente conhece ou já ouviu falar. Legal é quem está na Irlanda, Escócia e Ilha de Man que pode participar desse Festival criado pelos antigos Celtas há mais de 2.500 anos.
Desde 1988, um Festival do Fogo de Beltane é realizado todos os anos durante a noite de 30 de abril em Calton Hill em Edimburgo, Escócia. Embora inspirado no Beltane tradicional, este festival é um evento cultural e de arte moderna que incorpora mitos e dramas de uma variedade de culturas mundiais e diversas fontes literárias. Duas figuras centrais da procissão e performance de Bel Fire são a Rainha de Maio e o Homem Verde.
Então, vamos festejar o Dia do Trabalho e aproveitar para conhecer sobre o Festival de Beltane.
''Beltane tradicionalmente marca a chegada se verão desde os tempos antigos. Celebrado entre o Equinócio da Primavera e o Solstício de Verão, é o mais alegre dos festivais celtas (e o mais importante, depois de Samhain), marcado por danças, fogueiras, festejos e cores. Beltane e Samhain dividem o ano em suas duas temporadas primordiais: Inverno, o lado escuro, onde se honra a Morte e a ancestralidade, aqueles que já partiram, e Verão, o lado luz, onde se honra a vida e a fertilidade, aqueles que ainda chegarão. Na celebração de Beltane, o Sol está totalmente liberto do cativeiro invernal e é capaz de governar a vida novamente.
Assim como ocorre em Samhain, em Beltane os véus que separam os mundos material e espiritual estão mais tênues, permitindo a comunicação, a interação entre os encarnados e os seres espirituais e elementais. Acredita-se que neste festival as fadas retornem da pausa forçada do Inverno, cheias de alegria e vitalidade. Devido à este retorno cheio de energia, em tempos antigos nas noites que antecediam à celebração de Beltane, as pessoas colocavam ramos de ervas (principalmente a "Rowan Tree", Sorveira Brava, ou pétalas de Prímula) em suas janelas para proteção, pois costumavam ocorrer muitas ocorrências sobrenaturais durante esta época. Na Irlanda, acredita-se que os alimentos que sobraram da celebração do festival devem ser enterrados ou deixados como oferenda às fadas. Este ritual também se assemelha à tradição de Samhain, de ofertar alimentos aos ancestrais.
Beltane é um festival celta, ainda comemorado nos dias atuais, reconhecido nas comemorações da Festa da Primavera, mas que originalmente marcava o início do Verão. É celebrado em 31 de Outubro no Hemisfério Sul e 01 de Maio no Hemisfério Norte. É o festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do deus celta Belenos (ou Bel, o Deus do Sol), e toda sua energia e luz.
O festival marca a passagem para a estação do crescimento, a terra gentilmente desperta do sono invernal e dá início à um momento em que os prazeres da terra estão totalmente desperto. A generosidade da terra é abundante, as flores florescem, árvores verdejam e a vida voltou trazendo consigo a esperança de colheitas abundantes, não muito longe, e a felicidade alegre que só verão pode trazer.
No hemisfério norte esse festival é comemorado em Maio, sempre com a encenação do casamento sagrado. Posteriormente, a cristianização absorveu este mês como o Mês das Noivas, sincretizando mais uma tradição pagã com seus rituais. Também por ser celebrado em Maio no Norte, as forças sexuais abundantes deste período são popularmente chamadas de "febre de maio".
É tempo de celebrar a vida em todas as suas formas, despedimos-nos da melancolia do inverno e nos enchemos da esperança pré-verão. É o momento ideal para o equilíbrio Yin-Yang, pois é um tempo propício para a união do masculino e feminino para a fortificação do criativo, a concretização do poder gestador, a realização de todas as coisas que necessitem do fogo da vida para fluir, em todos os seus sentidos e aspectos.''
Nenhum comentário:
Postar um comentário