terça-feira, 24 de maio de 2022

Jornalistas afegãs devem cobrir o rosto...

 Jornalistas afegãs cobrem o rosto por ordem do Talibã – DW – 22/05/2022

As mulheres sofrem preconceitos, violência sexual, verbal, moral em todos os lugares do Mundo, entretanto, no Afeganistão do Séc. 21 chega ao cúmulo do absurdo. Agora além da população em geral, as apresentadoras de TV e jornalistas terão que cobrir o rosto, ficando apenas os olhos visíveis. E nem vou entrar no detalhe do fundamentalismo religioso do Talibã...
 

''O grupo fundamentalista Talibã declarou que apenas os olhos de mulheres em programas televisivos do Afeganistão fiquem visíveis. A imposição foi feita às redes de televisão nessa quinta-feira, 19.

Como uma afronta do regime religioso aos direitos das mulheres, a ordem é que elas cubram todo o rosto e para isso podem utilizar máscaras cirúrgicas, comuns durante a pandemia. A regra deve ser iniciada oficialmente no domingo, embora muitas emissoras já a estejam cumprindo. As informações são do Portal G1.
Mulheres afegãs protestam contra uso da burca - AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB 

"Ontem [quarta-feira] nos reunimos com autoridades da mídia. Elas aceitaram nosso conselho com muita satisfação", disse Akif Mahajar, porta-voz do Ministério do Vício e Virtude.

Em algumas regiões urbanas como Cabul, as mulheres não têm o costume de cobrir todo o rosto, sendo opcional apenas por motivos religiosos. Essa imposição do governo, é como a política do regime nos anos 1990. Foi decretada a volta do uso da burca de corpo inteiro fora de casa, como no último regime Talibã que foi de 1996 a 2001, no qual, o uso da burca azul era obrigatória.
Dezenas de mulheres afegãs protestam em Cabul e reivindicam direitos 

Segundo o grupo, a ordem é “final e inegociável”. Aquelas que andarem descobertas, terão como punição a prisão ou demissão de empregos públicos de seu pai ou parente do sexo masculino mais próximo.

Além da repressão aos direitos humanos das mulheres no Afeganistão, o governo impôs severas restrições à mídia, como o banimento de meios estrangeiros como a BBC e a Deutsche Welle, por não conseguir controlar os conteúdos, especialmente as roupas usadas pelas mulheres.
Taleban amplia restrições e força apresentadoras a cobrir o rosto -  23/05/2022 - Notícia - Tribuna do Norte 

Outras medidas como a proibição de que homens e mulheres frequentem parques públicos no mesmo horário, a obrigatoriedade de viagens com acompanhamento masculino e o impedimento do funcionamento de escolas secundárias femininas, repercutiram internacionalmente. E sanções dos EUA desde o governo Washington, tem contribuído para a miséria econômica do país.  

 Apresentadoras de TV no Afeganistão desafiam ordem talibã de cobrir rosto –  Portal Viu

Manifestações nas redes sociais

O decreto para o cobrimento do rosto de mulheres no Afeganistão, gerou mobilizações nas redes sociais. A apresentadora Yalda Ali, postou um vídeo em seu camarim colocando a máscara. Na legenda escreveu: “Uma mulher sendo apagada, por ordem do Ministério do Vício e Virtude".

Outras apresentadoras e âncoras também postaram vídeos de máscaras.

Em solidariedade às apresentadoras, jornalistas homens e funcionários da ToloNews também usaram máscaras nos escritórios, relataram correspondentes.

Homens solidários com jornalistas proibidas de mostrar rosto por Talibã"Continuaremos nossa luta usando nossa voz. Serei a voz de outras mulheres afegãs", prometeu Niazi. "Vamos trabalhar até que o emirado islâmico nos retire do espaço público ou nos obrigue a ficar em casa".

"Vamos continuar com nossa luta até o último suspiro", disse Lima Spesaly, apresentadora da 1TV, alguns minutos antes de entrar no ar com o rosto coberto.

Mohamad Sadeq Akif Mahajar, porta-voz do Ministério para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício, afirmou que as autoridades não tinham a intenção de forçar as apresentadoras a serem demitidas. "Estamos felizes que os canais tenham exercido corretamente sua responsabilidade", disse.''

 Apresentadores de TV do Afeganistão usam máscara em protesto contra uso  obrigatório de burca para mulheres | Mundo | O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário