O inverno de 2022 começa oficialmente no dia 21 de junho, hoje, precisamente às 06h14 (Horário de Brasília) termina no dia 22 de setembro às 22h04 (também no Horário de Brasília). É marcado por um evento astronômico: o solstício de inverno. Ele acontece porque a Terra passa mais uma vez por esse marco, que anuncia a entrada do inverno no Hemisfério Sul e a do verão no Hemisfério Norte. A data, além do horário de início e fim das estações, é definida por meio de cálculos astronômicos e não pela meteorologia.
Para quem não se lembra das aulas de Geografia ''o solstício é um evento astronômico ligado à inclinação da órbita da Terra em relação ao Sol. De acordo com a Nasa, essa inclinação influencia na quantidade de luz solar que cada metade do planeta recebe. Isso, por sua vez, causa as mudanças de estações.''
No Brasil, é comum que o inverno seja um pouco mais brando em algumas regiões, enquanto outras contam com baixas temperaturas e chuva. Para nós que moramos na Região Centro Oeste previsão é de chuvas dentro ou abaixo da média para a estação. A exceção são para áreas pontuais no sudoeste de Mato Grosso do Sul e noroeste de Mato Grosso, onde pode haver chuva ligeiramente acima da média.
Além disso, a tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, segundo o Inmet. Os índices podem ficar abaixo de 30%, com mínimas abaixo de 20%. Isso sem esquecer que as queimadas já começaram e até o início das chuvas em Outubro, iremos sofrer muito com o ar carregado de fumaça e poeira.
Mesmo sem as baixas temperaturas do Sul e Sudeste, nossas manhãs são geladas, nos obrigando a sair bastante agasalhados mesmo que o sol esteja brilhando. Os dias também são mais curtos e as noites longas, então só nos resta aproveitar o melhor da Estação em nossa Cuiabá e no restante do Brasil.
Quem gosta mesmo de frio, pode subir a Serra e ficar em Chapada dos Guimarães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário