As sandálias de "dedo" como aqui em Cuiabá é popularmente conhecida, faz sucesso há muitos anos entre os brasileiros. E até hoje eu uso as tradicionais, não por ser mais baratas, mas porque são azuis minha cor favorita.
A idéia para o produto foi inspirada nas Zori, sandálias japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lascada e que são usadas com os kimonos.
Em 8 de junho de 1958 foram lançadas as sandálias brasileiras feitas de
borracha. O primeiro modelo é o mais tradicional: branco com tiras e
laterais da base azuis.
Não possuíam um atrativo visual, porém, eram
demasiado baratas. Com o fator preço favorecendo o mercado, em menos de
um ano a [Vespasiano] produzia mais de 13 mil pares por dia.
O grande público das Havaianas foi, durante trinta anos, uma classe financeiramente desfavorecida que a comprava em mercados de bairro.
Assim, as Havaianas ficaram conhecidas como "chinelo de pobre". Tentando mudar esta idéia, a companhia lança em 1991 o modelo Havaianas Sky,
com cores fortes e calcanhar mais alto, dando a idéia de que pertencia a
um público de classe mais alta. Seu preço também é mais elevado que o
das tradicionais.
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