segunda-feira, 31 de março de 2014

Kids Choice Awards 2014

O Kids Choice Awards 2014 foi realizado no último sábado (29), em Los Angeles, nos Estados Unidos, e contemplou os artistas teen preferidos da garotada. Com a apresentação do ator Mark Wahlberg, nem o ator escapou do banho com a tradicional meleca verde.

 Jennifer Lawrence não compareceu à premiação, mas foi contemplada com o prêmio de Brigona Favorita por sua atuação no filme "Jogos Vorazes - Em Chamas" .

Confira a lista completa dos vencedores do Kids Choice Awards 2014:

Filme Favorito: "Jogos Vorazes - Em Chamas"
 
Atriz de Cinema Favorita: Jennifer Lawrence - "Jogos Vorazes - Em Chamas"

Brigona Favorita: Jennifer Lawrence - "Jogos Vorazes - Em Chamas"

domingo, 30 de março de 2014

As Sem-Razões do Amor

Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.








Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.


 Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.
Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 26 de março de 2014

A Ideologia nas Histórias em Quadrinhos

 IVALDO MARCIANO DE FRANÇA LIMA  
"Só tem guerras, fome e tribos primitivas: a África através das histórias em quadrinhos do Fantasma, Tintim e Soldado Desconhecido.

Ainda hoje as revistas em quadrinhos são vistas com certa desconfiança por muitos historiadores. Por razões diversas, atribuem-se as mesmas um estatuto de objeto infantil ou inútil para a pesquisa histórica. Porém, o que são as revistas em quadrinhos? 

Elas possuem o poder de transmitir ideias e representações, construindo conceitos e preconceitos sobre seus temas, influindo na forma de pensar das pessoas. 

O Fantasma, por exemplo, é um herói que não possui superpoderes. Vive em algum lugar da África, mais precisamente na caverna da caveira, que é também o lugar em que moram os pigmeus bandar, temidos por suas flechas venenosas e ritos mágicos poderosos. As “tribos” africanas acreditam que Fantasma vive há mais de quatrocentos anos, por isso é também conhecido como “O Espírito que Anda”.

 Tintim é um misto de repórter e detetive. Sempre as voltas com investigações diversas, suas viagens mostraram diferentes partes do mundo. A “África” foi um dos muitos lugares visitados por este personagem. Diferente de Fantasma, que tinha no continente africano o cenário da maior parte de suas histórias, Tintim teve apenas uma de suas aventuras neste “lugar”.

 O Soldado Desconhecido, personagem menos famoso do que Tintim e Fantasma, é na verdade um médico ugandense que se refugiou nos Estados Unidos quando criança, e retornou para sua terra natal com o objetivo de reconstruir o país. Perante um cenário de guerras e atrocidades diversas, é tomado por vozes que vieram em sua mente, e decide combater as tropas do Exército do Senhor (LRA), após desfigurar o próprio rosto, em meio a uma crise e angústia que foi tomado diante das mortes de crianças em Uganda. 

Ora retratado como palco de guerras, conforme as páginas do soldado desconhecido, ora como um lugar “de homens e mulheres primitivos”, conforme as páginas das revistas do Fantasma e Tintim, a África foi representada através de estereotipias e clichês. 

Ao longo dos anos, desde o surgimento das revistas do Fantasma no Brasil, na década de 1940, os quadrinhos representaram o continente africano de diferentes maneiras. A maior parte destas histórias protagonizaram diferentes cenários em que os povos do continente africano apareciam de formas grotescas, em alguns casos, a exemplo de Fantasma e Tintim, desenhados de modo que o leitor aceitasse as formas primitivas dos “africanos”.(XXVII - Simpósio Nacional de História - 2013)

terça-feira, 25 de março de 2014

25 de Março - Dia de Ler Tolkien


Como em todos os anos, o dia 25 de março é dedicado ao “Dia de Ler Tolkien”. Trata-se de uma data comemorativa instituída pela Tolkien Society, da Inglaterra, em 2003, consistindo em um convite para todas as pessoas para celebrar e desfrutar as obras de J.R.R.Tolkien, estimulando sua leitura e a interação entre os fãs.

Foi justamente nessa data que ocorreu a derrota de Sauron e o fim da Guerra do Anel nas histórias de O Senhor dos Anéis. É o início da quarta era, o início de dominação dos homens na terra. Assim é uma data de alto significado no mundo do Tolkien.

O dia 25 de março é comemorado religiosamente também, especialmente pelos católicos, religião praticada por Tolkien. Nessa data comemora-se o dia da anunciação a Virgem Maria, o dia em que a Virgem Maria foi visitada pelo anjo Gabriel e foi informada do nascimento de Jesus Cristo.Quando o calendário “Anno Domini” foi criado por Dionysius Exiguus no ano de 525 d.c, ele afirmou que o começo do ano novo seria 25 de março, já que de acordo com a teologia católica a era da graça começou com o a encarnação de Cristo.(tolkienbrasil)

Foi justamente nessa data que ocorreu a derrota de Sauron e o fim da Guerra do Anel nas histórias de O Senhor dos Anéis. É o início da quarta era, o início de dominação dos homens na terra. Assim é uma data de alto significado no mundo do Tolkien. É um marco histórico dentro da ficção tolkieniana. Nessa data também foram fundadas e criadas várias homenagens ao professor Tolkien. - See more at: http://tolkienbrasil.com/noticias/eventos/hoje-e-o-dia-de-ler-tolkien/#sthash.WfIX85KL.dpuf
Foi justamente nessa data que ocorreu a derrota de Sauron e o fim da Guerra do Anel nas histórias de O Senhor dos Anéis. É o início da quarta era, o início de dominação dos homens na terra. Assim é uma data de alto significado no mundo do Tolkien. É um marco histórico dentro da ficção tolkieniana. Nessa data também foram fundadas e criadas várias homenagens ao professor Tolkien. - See more at: http://tolkienbrasil.com/noticias/eventos/hoje-e-o-dia-de-ler-tolkien/#sthash.WfIX85KL.dpuf

segunda-feira, 24 de março de 2014

Paixão e Amor

Quando estamos apaixonados
O nosso coração arde em chamas
O seu nome facilmente proclama
E o nosso dia dura por semanas.

O sonho de ser melhor
Torna o nosso dia melhor
Chamo seu nome pelas letras
E agradeço a Deus por ser perfeita.

Amar é o meu maior prazer
Querer é sentir, é você eu ter.
É olhar um livro qualquer
Sem ao menos saber ler.

Quando nos amamos, rimos sem saber por quê.
Se estiver triste, ao seu lado eu fico em silêncio.
Se houver dor, beijo-te até o amanhecer.
Se de ajuda precisar, ao seu lado vou estar.

Ontem não voltará mais
O presente me deixa em paz
O futuro não saberá jamais
Mas meu amor por ti me satisfaz

As vezes a ansiedade me mata
Não te ver é algo que me entristece
Pois amar você como eu te amo
Só é visto em novela das sete.(Oswaldo Grimaldi)

sábado, 22 de março de 2014

Mais uma Doença Misteriosa na África

No Continente Africano as doenças fazem parte do cotidiano das pessoas e agora o noticiário nos alerta sobre mais uma doença que vem ceifando a vida dos africanos.

"Uma misteriosa doença já vitimou ao menos 23 pessoas no sul da República da Guiné nas últimas seis semanas e ainda não há sinais de qual enfermidade se trata, informou o Ministério da Saúde do país.

"Uma doença febril, cujos primeiros indícios foram relatados em 9 de fevereiro, já custou pelo menos 23 vidas, incluindo a do diretor e de três funcionários do Hospital Distrital de Macenta, totalizando 36 casos até o momento", disse Sakoba Keita, um médico do setor de prevenção do Ministério da Saúde do país. O porta-voz informou ainda que o distrito administrativo de Gueckedou é o mais afetado, com 19 casos relatados, sendo 13 mortos.

O número total de mortos pode subir ainda mais, uma vez que cerca de 30 corpos foram enviados para serem analisados na França e outras amostras serão examinada em Dakar, na capital do Senegal.

Os sintomas da enfermidade são febre, diarreia, vômitos e sangramento. Médicos especialistas foram enviados para a região mais afetada para identificar a doença, cujos sintomas são semelhantes aos causados pela Febre de Lassa, Febre Amarela e pelo vírus Ebola. Fonte: Associated Press."

sexta-feira, 21 de março de 2014

Dia Internacional da Sindrome de Down

 "O Brasil e mais de 40 países celebram o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006 com o objetivo de dar ampla visibilidade aos direitos dessas pessoas, contribuindo para melhor informar a sociedade e combater o preconceito que atinge fortemente esse segmento da população.

Embora não exista ainda no País uma estatística específica sobre o número de brasileiros e brasileiras com Síndrome de Down, uma estimativa pode ser feita com base na relação de um para cada 700 nascimentos - cerca de 270 mil brasileiros e brasileiras. No último Censo do IBGE, em 2010, 45 milhões de pessoas disseram possuir alguma deficiência, sendo que 2,6 milhões declararam ter deficiência intelectual.

É importante destacar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa dentro da diversidade humana. Enquanto pessoas com deficiência, elas têm seus direitos assegurados pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, ratificada pelo Brasil com força constitucional.

As pessoas com Síndrome de Down têm dado lições ao mundo de que os limites e barreiras estão na sociedade. Elas hoje estão nos bancos escolares, em postos de trabalho, nas universidades, são atores, repórteres, vendedores, fotógrafos, dentre tantas outras profissões, ocupando um lugar próprio e digno na sociedade.

 Como forma de homenagear a todos que têm dedicado suas vidas à construção de uma sociedade inclusiva, sem barreiras, discriminação e preconceito, parabenizamos a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down que compõe o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conade, pela luta árdua e vencedora que tem desempenhado. Que todos se espelhem neste trabalho, até que o País consiga eliminar por completo o preconceito que ainda existe e poder oferecer a plena garantia de direitos para todos os seus cidadãos, com ou sem deficiência."(Portal Brasil)

quinta-feira, 20 de março de 2014

Nascer de um Novo Tempo

"No outono, é importante questionar se o medo e a dúvida estão impedindo seus ideais maiores de serem realizados.

 Reflita se alguns comportamentos repetitivos lhe afastam do seu real potencial criativo. Talvez seja chegado o momento de tomar consciência e assumir uma atitude de compromisso consigo, desapegando-se daquilo que não lhe serve mais, daquilo que esteja impedindo seus passos rumo às próximas estações de seu crescimento.

Não é simples, nem fácil, mas também não é impossível. Como tudo na natureza, nossos processos de mudança carecem de tempo para se instalarem.

Tempo para ir amadurecendo, até que seja o momento da colheita. Passo a passo, reflita sobre os pesos desnecessários que podem estar atrasando seu caminhar, vá se desapegando e deixando ir.

Lembro agora as palavras de Tom Jobim: "São as águas de março fechando o verão, é promessa de vida no meu coração". Mesmo que as águas pareçam dar fim ao melhor da festa do verão, na verdade, elas estão nos mostrando que a vida segue e novas estações virão!

 Acredite: observando a natureza podemos concluir que depois da noite sempre vem o dia. Acredite que vale a pena se libertar para deixar nascer um novo tempo." (Juliana Garcia - escritora)

quarta-feira, 19 de março de 2014

Um Poema de George Macdonald

 Ó amplos espaços, longe  das cidades febris!
Ó vastos mares brilhantes! Florestas de pinheiros! Montanhas selvagens!
    Praias rochosas! Pântanos agrestes e encostas sem rebanhos!
       Enormes nuvens pálidas! Espaços azuis imaculados!
        Espaço" Dêm-me espaço! Dêm-me ar e solidão!
      Liberdade e abundância nas vossas belas regiões.
      Ó Deus das montanhas, estrelas e espaços infinitos!
        Ó Deus da liberdade e das canções alegres!
      Quando o teu rosto fôr contemplado por toda a gente,
      Haverá espaço suficiente nos mercados apinhados.
           Envolve-me, e o tumulto acabará.
      O teu universo será o meu refúgio de porta fechada.
            (George Macdonald) - !0/12/1824 - 18/09/1905) 
 Huntly - Aberdeenshire - Scotland)
No Livro: A Alegria de Viver com a Natureza - de Edith Holden)

segunda-feira, 17 de março de 2014

Saint Patrick's Day

 "O Dia de São Patrício, ou "Saint Patrick's Day", como é mais conhecido, não é um feriado brasileiro, mas se você tem conta em redes sociais como Facebook e Instagram, prepare-se para ter sua linha do tempo invadida, principalmente amanhã à noite, por fotos de pessoas com roupas verdes e canecas cheias de chope da mesma cor.

No Brasil, o 17 de março vai servir mais como uma justificativa para beber em plena segunda-feira. Mas, nunca é tarde para saber quem foi o santo que deu origem à data tão comemorada no exterior.

 De acordo com o site do History Channel, Patrick nasceu em terras britânicas, filho de uma família nobre, no final do século 4. Aos 16 anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda, onde foi feito refém por seis anos. Não há um consenso sobre onde exatamente ele foi mantido em cárcere - County Antrim, na Irlanda do Norte, ou County Mayo, na Irlanda. Solitário e com medo, ele se dedicou à religião e tornou-se um devoto cristão.

Após seis anos preso, Patrick fugiu - depois de ter ouvido vozes que creditou a Deus - e conseguiu retornar para a sua terra natal, mas ouviu um segundo "chamado", desta vez para voltar à Irlanda como missionário, mas ele estudou por 15 anos antes disso.

Uma vez na Irlanda, ele incorporou elementos da cultura local na pregação, e reza uma das lendas que a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) foi explicada com um trevo em mãos, símbolo dos irlandeses. Reza outra lenda que ele batizou 12 mil pessoas em um dia em Killala.

 Acredita-se que Patrick tenha morrido no dia 17 de março de 461. Curiosamente, o primeiro desfile em homenagem ao padroeiro, realizado em 1762, foi em Nova York, nos EUA, com a participação de soldados irlandeses a serviço do Exército britânico.

 Além de Irlanda e EUA, destino de 4,5 milhões de imigrantes irlandeses entre 1820 e 1930, outros países como Inglaterra, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Cingapura e Rússia também comemoram a data. Por aqui, não há desfiles, mas diversos bares em várias cidades brasileiras prometem uma programação especial por conta do "Saint Patrick's Day"(Últimosegundo Noticias)

domingo, 16 de março de 2014

Pop Crush Fan Choice Awards 2014 e os Prêmios de Josh e Jennifer Lawrence


"O filme e as suas estrelas - Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson - levou um trio de categorias nos 2014 PopCrush Fan Choice Awards .

Jennifer Lawrence ganhou Melhor Atriz por seu trabalho em ambos os 'The Hunger Games: Catching Fire' e 'American Hustle ", para o qual ela está nomeada para um Melhor Atriz Coadjuvante do Oscar deste ano. Ela ganhou  a categoria com um surpreendente 48 por cento dos votos. Nina Dobrev estava ao lado mais próximo com quase 14 por cento, com Lea Michele e Sandra Bullock logo atrás.

Nós achamos que a maioria de vocês são solidamente Equipe Peeta , já que Josh ganhou Melhor Ator sobre sua co-estrela de "Jogos Vorazes" Liam Hemsworth - por mais que o triplo da quantidade de votos! No próximo de 31 por cento, Hutcherson apenas superou o "Vampire Diaries" Ian Somerhalder favorito em 3 por cento, mas facilmente bater sete outros atores, incluindo indicados ao Oscar este ano Leonardo DiCaprio e Bradley Cooper .

Com Melhor Atriz e Melhor Ator ganhou até com folga, não deve ser nenhuma surpresa que o melhor filme iria para o 'The Hunger Games: Catching Fire'. Esmagando sua competição com 48 por cento dos votos expressos, o seu único concorrente real era animado por computador musical da Disney 'congelado', que ganhou um pouco mais de 29 por cento. Outro grande sucesso de 2013, da Jennifer Lawrence, 'American Hustle ", apressou-se apenas um pouco mais de 2 por cento."
(08/2/2014)





sábado, 15 de março de 2014

Descoberto o Túmulo de um General Romano datado do Séc.II

 "Quem assistiu ao filme “Gladiador”, de Ridley Scott, lembra-se de Maximus Decimus Meridius, interpretado pelo ator Russell Crowe. Acredita-se que o general vendido como escravo, que retorna à Roma como gladiador para se vingar, foi inspirado em Marcus Nonius Macrinus, general e cônsul responsável por grandes vitórias em campanhas militares para Antonius Pius, imperador romano de 138 a 161 d.C., e Marcus Aurelis, imperador de 161 a 180 d.C..

Oficiais romanos divulgaram para a imprensa no dia 16 de outubro, que arqueólogos italianos acreditam ter encontrado o túmulo do antigo herói romano durante obras para a construção de um complexo residencial em Saxa Rubra. Foram encontrados primeiramente colunas e outros fragmentos pertencentes a um monumental túmulo de mármore construído nas margens do rio Tiber no final do século II d.C..Escavações posteriores revelaram uma enorme inscrição de mármore que declara que o túmulo pertence a Marcus Nonius Macrinus.

Nascido na Brescia, no norte da Itália, em 130 d.C., Macrinus foi um dos homens favoritos dos imperadores. Ele foi cônsul em 154 d.C. e pro cônsul da província romana Asia em 170 a 171 d.C..

Apesar de o túmulo ter desmoronado há muito tempo, os grandes blocos de mármore estão intactos e perfeitamente preservados. Segundo especialistas, a área foi submetida a freqüentes enchentes nos tempos antigos, portanto a lama do rio Tiber selou os blocos de mármore e preservou o monumento.

Assim que as obras terminarem, os oficiais romanos planejam remontar o túmulo num modelo 3-D e então reconstruí-lo totalmente como peça central de uma exposição arqueológica pública no local."(História Viva)

quinta-feira, 13 de março de 2014

O Dia da Marmota

 A cidade de Punxsutawney, a 120 quilômetros a nordeste de Pittsburgh, nos Estados Unidos, ficou conhecida no mundo todo por causa da festa no Dia da Marmota. A data é comemorada no dia 2 de fevereiro. Diz a tradição centenária que marmotas têm o poder de prever a duração do inverno.

Para saber se o verão chegará logo ou se o inverno irá durar mais, basta observar uma marmota da espécie monax. Se o animal sair da toca por causa do tempo nublado, o inverno terminará cedo. Já se o dia estiver ensolarado, o animal se assustar com a própria sombra e voltar para a toca, o inverno ainda fica por mais seis semanas.

A tradição nasceu na cidade porque dizem que ali vive uma marmota considerada a melhor previsora do tempo de sua espécie, chamada pelos moradores de Punxsutawney Phil. Segundo os moradores locais, ela mais de 100 anos. A expectativa de vida de uma marmota é de 6 a 10 anos, sendo que o máximo que um animal do tipo viveu em cativeiro foi 14 anos.

A credibilidade do animal é tão grande que quem chega à cidade é recebido com uma placa que anuncia a previsão de Phil para o ano. Meteorologistas, entretanto, afirmaram que a marmota só acertou 39% das previsões desde 1887.

O Dia da Marmota é o tema do filme Feitiço do Tempo (1993). Na trama, o meteorologista Phil Connors, interpretado por Bill Murray acorda todos os dias no mesmo dia, no caso, o Dia da Marmota, em Punxsutawney.

terça-feira, 11 de março de 2014

Meu Pai

Há exatamente nove anos que meu pai Esmeraldo Fernandes de Souza retornou para a Casa do Pai. E neste dia , como em todos os outros, rogo à Deus para que ele continue evoluindo espiritualmente e um dia possamos nos reencontrar como pai e filha novamente.

Senhor Deus! 

Humildemente, eu coloco diante da Tua misericórdia, esta prece e os meus pensamentos em favor de ...(Esmeraldo Fernandes de Souza), pedindo que estendas sobre ele a Tua paz, neste momento em que pode estar confuso diante da transição que faz da vida física para a vida espiritual. 

Permita, Senhor, que os Bons Espíritos possam prestar-lhe toda a ajuda espiritual que necessite, nessa nova fase da vida em que ingressa, quando se desfazem os laços que o prendiam ao mundo físico.

Que ele possa perceber a sua nova condição e assim obter o equilíbrio que lhe permitirá usufruir da beleza da vida que prossegue, plena e verdadeira, como um dia foi criada.

Que ele receba o carinho que lhe enviam todos seus amigos e entes queridos que agora se despedem e que formulam votos de paz, harmonia e felicidade nessa nova etapa da sua vida eterna.

Que ele compreenda e aceite que não mais pertence a esta esfera física da Terra e que, por essa razão, a ela está devolvendo o corpo físico que aqui usou, por empréstimo. 

Que ...(Esmeraldo Fernandes de Souza) consiga libertar-se de todos os elos que possam prende-lo à realidade terrena e dificultar a sua caminhada. Que ele confie aos Teus cuidados, Senhor, os problemas e as afeições que aqui deixou e, assim, possa prosseguir livre pela senda espiritual que é, agora, a sua nova jornada. Que ele leve consigo apenas as virtudes e o amor que aqui cultivou. 

Que ele receba uma doce e terna acolhida dos amigos e parentes que o antecederam no mundo espiritual e que eles, que tanto o amaram, possam toma-lo pela mão para guiar-lhe os passos até que se reequilibre em sua nova morada.

Obrigado, Senhor, pela fé que me anima e que me motiva nessa prece em favor de ...(Esmeraldo Fernandes de Souza).

Que Assim Seja!"



segunda-feira, 10 de março de 2014

Josh Curte os Beijos de Jennifer

Em entrevista ao EW Jennifer Lawrence diz  “Josh é tão encantador,” ela diz. “Ele é muito encantador! E quando você lê nos livros sobre Peeta poder manipular todo mundo – quero dizer, Josh poderia, bem, não sei uma metáfora pra isso que não seja obscena.

Mas ele é encantador, ele é doce, ele tem os pés no chão, ele é normal. Ele incorpora tudo isso e leva pro Peeta. Então quando você o conhece ele tem todas essas qualidades ótimas e cada uma delas transparece em cada fala que ele diz em voz alta como Peeta.”
Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson falaram com a CNN sobre beijos no grande ecrã. Josh revelou que beijar Jennifer em filme foi o seu maior beijo num filme!

“Nunca tive maus,” disse Hutcherson, dizendo a Lawrence. “Foste o meu primeiro beijo a sério num filme.”

“A sério?” respondeu Lawrence. “Oh meu Deus, fui gentil?”

Para ser franco, “não”, respondeu Hutcherson. “Foi um pouco abrasivo, se posso ser honesto. Um pouco chocante.”
“Foi um pouco babado”, concordou Lawrence.
 Em entrevista concedida ao programa de rádio "On Air with Ryan Seacrest", o ator Josh Hutcherson  contou sobre a química que sentiu ao contracenar com a atriz Jennifer Lawrence.

"Eu diria que há um agito natural que acontece em seu corpo. Se você está em um momento e se está na cena, então qualquer coisa acontece que aconteça naturalmente, é o que deve acontecer", disse ele sobre as gravações de "Jogos Vorazes: Em Chamas", segundo filme da trilogia.
 Em declaração a uma revista norte-americana, Josh Hutcherson, o intérprete de Peeta em Jogos Vorazes - Em Chamas, disse que a colega de elenco Jennifer Lawrence (Katniss) beija bem.

"Para mim, ela é como uma melhor amiga e uma irmã, então é meio incestuoso isso", brincou o ator.

"Mas ela beija muito bem, então, sim, o critério é alto!", revalidou.

 A publicação ainda insistiu no assunto e pediu para que Hutcherson desse uma nota para a performance da atriz. "De zero a dez, é doze", declarou o ator, se referindo ao beijo de Jennifer.



sábado, 8 de março de 2014

O Homem e a Mulher - Victor Hugo

O homem é a mais elevada das criaturas;
A mulher é o mais sublime dos ideais.
O homem é o cérebro;
A mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz;
O coração, o AMOR.
A luz fecunda, o amor ressuscita.
O homem é forte pela razão;
A mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence, as lágrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece, o martírio sublima.
O homem é um código;
A mulher é um evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem é um templo; a mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos;
Ante o sacrário nos ajoelhamos.
O homem pensa; a mulher sonha.
Pensar é ter , no crânio, uma larva;
Sonhar é ter , na fronte, uma auréola.
O homem é um oceano; a mulher é um lago.
O oceano tem a pérola que adorna;
O lago, a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa;
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço;
Cantar é conquistar a alma.
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra;
A mulher, onde começa o céu.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Colação de Grau no Liceu Cuiabano

Há 14(quatorze) anos que no Liceu Cuiabano temos a Colação de Grau e o Baile de Formatura dos 3º anos. Houve anos em que a Colação de Grau foi realizada no mesmo local do Baile, mas atendendo ao pedido dos pais e alunos a Comissão de Formatura resolveu atendê-los.

A foto acima, foi tirada ontem no maravilhoso saguão do Anfiteatro; e que diga-se de passagem é belíssimo uma vez que o prédio foi construído em 1944 e traz a marca da Era Vargas(1930-1945).

Todos os anos uma leva de adolescentes se emocionam ao adentrar o Anfiteatro. A família, os amigos, maridos, namorados e até mesmo filhos estão sentados aguardando a entrada dos jovens.

O cerimonial, Isis Dorileo, contratado esmera-se na recepção e olhando de longe tem-se a impressão que estamos na Colação de Grau de uma Universidade e não do Ensino Médio. Os Gestores e os Professores Conselheiros vestidos elegantemente; a regra é terno para os homens. O que deixa os colegas com ar de artistas de cinema ou de TV.

Quando ficamos em pé aguardando a entrada dos vencedores, passa mil coisas pelas nossas mentes. E na mente deles? Em que será que estão pensando? Será que finalmente "caiu" a ficha que terminou o Ensino Médio? Que de agora em diante, ninguém vai mais "pegar" no pé deles?

A entrega do "canudo azul", onde deveria estar o Histórico Escolar e o Certificado de Ensino Médio, é simbólico, mas o aluno não sabe disso. Há 14 anos que sou Conselheira e sempre me emociono ao realizar a suposta entrega. Todos os meninos e meninas apresentam as mãos geladas e os abraços tem um misto de tudo: saudade, não quero sair do Liceu, o que vou fazer agora...

Eu sempre sou ovacionada quando meu nome é chamado e fico a cismar: só cumpri meu dever como professora de História. Não, fiz mais do que isso: ensinei-os a questionar, agucei-lhes a curiosidade;  inspirei na escolha de ser professor(ª) de História; fui amiga; mãe e conselheira.




Josh e Jennifer - Amor Verdadeiro ou Amizade?

O ator de 21 anos Josh Hutcherson admite que teve uma excelente experiência com sua colega de 23, Jennifer Lawrence, anos no set de filmagem de "Jogos Vorazes: Em Chamas", porque ela tem uma personalidade engraçada e contagiosa.

Falando com a MTV News, ele disse: "É incrível trabalhar com Jennifer, de verdade, ela é tão divertida e tão 'idiota', mas um gênio ao mesmo tempo. Eu simplesmente amo estar próximo a ela e nós tivemos uma excelente experiência juntos."

O loiro interpreta o interesse amoroso da protagonista Katniss Everdeen, Peeta Mellark, no filme de aventura, mas também divide a atenção da heroína com o personagem de Liam Hemsworth, Gale Hawthorne, e Josh disse que isso foi difícil de assistir.

Ele disse anteriormente: "Eu não me importei em dividir Jennifer com Liam. Não foi fácil, mas eu não me importei em dividir.".

E nós como fãs ardorosos amamos os dois juntinhos exatamente como acontece com a Katniss e o Peeta nos Jogos Vorazes.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Poemas para Todas as Mulheres Vinicius de Moraes

No teu branco seio eu choro.
Minhas lágrimas descem pelo teu ventre
E se embebedam do perfume do teu sexo.
Mulher, que máquina és, que só me tens desesperado
Confuso, criança para te conter!
Oh, não feches os teus braços sobre a minha tristeza não!
Ah, não abandones a tua boca à minha inocência, não!
Homem sou belo
Macho sou forte, poeta sou altíssimo
E só a pureza me ama e ela é em mim uma cidade e tem mil e uma portas.
Ai! teus cabelos recendem à flor da murta
Melhor seria morrer ou ver-te morta
E nunca, nunca poder te tocar!
Mas, fauno, sinto o vento do mar roçar-me os braços
Anjo, sinto o calor do vento nas espumas
Passarinho, sinto o ninho nos teus pêlos...
Correi, correi, ó lágrimas saudosas
Afogai-me, tirai-me deste tempo
Levai-me para o campo das estrelas
Entregai-me depressa à lua cheia
Dai-me o poder vagaroso do soneto, dai-me a iluminação das odes, dai-me o [cântico dos cânticos
Que eu não posso mais, ai!
Que esta mulher me devora!
Que eu quero fugir, quero a minha mãezinha quero o colo de Nossa Senhora!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Aspásia de Mileto

 "Aspásia, que nasceu em Mileto, na região leste da Grécia, chegou a Atenas por volta de 450 a.C. Como vinha de fora, por lei, não podia se casar; tornou-se então, uma das mulheres do grupo conhecido como hetera – mulheres de excelente educação e que, por serem solteiras, tinham liberdade para estudar, assistir a palestras e até participar de debates com homens.

Conhecida por sua genialidade e grande beleza. Aspásia abriu uma escola de filosofia e retórica. Em pouco tempo, sua casa de transformou em um dos salões mais importantes de Atenas, freqüentada pelos estudiosos, políticos e artistas que mais se destacavam na época, inclusive por Platão, que afirmou que ela havia lhe ensinado a teoria do amor, e Sócrates, que disse ter sido ela que lhe ensinou a arte da eloqüência. Também freqüentava a casa de Aspásia, o juiz mais importante de Atenas, Péricles (495-429 a.C). Durante seus 30 anos de governo, período que posteriormente ficou conhecido como a era Péricles, Atenas se tornou um estado democrático e reinou como centro intelectual e artístico do país.

 Péricles se apaixonou por Aspásia, mas como ela não era natural de Atenas, e conseqüentemente não podia se tornar sua esposa legal, ele se divorciou de sua esposa e a fez sua consorte. A partir de então, Aspásia tornou-se sua conselheira política e confidente, apoiando-o em sua luta contra a aristocracia em prol do estabelecimento da democracia. Alguns historiadores a consideram responsável pela desastrosa Guerra da Peloponeso (431 a.C.), que teria sido declarada por Péricles devido à sua insistência. Outros atribuem a ela a redação do eloqüente discurso feito por Péricles a suas tropas ao final da guerra. Aspásia também o convenceu a mudar as leis que restringiam os papéis das mulheres na sociedade grega.

 Após a morte de seus dois filhos com sua primeira mulher, Péricles sancionou uma lei tornando seu filho com Aspásia, também chamado Péricles, cidadão ateniense. Mais tarde, o jovem Péricles se tornou general do exército. Impossibilitados de criticar Péricles diretamente, os atenienses, que se ressentiam do seu relacionamento com Aspásia a acusaram de faltar ao respeito para com os deuses. Depois da defesa veemente e lacrimosa de Péricles, Aspásia foi considerada inocente."(História.com)

terça-feira, 4 de março de 2014

Hypatia de Alexandria

Hipácia, também conhecida como Hipátia, nasceu na cidade de Alexandria, então o caldeirão cultural da região que hoje corresponde ao Egito, em cerca de 355 d.C. Ela era filha de Theon, famoso filósofo, astrônomo e mestre de matemática no Museu desta cidade; graças a sua influência ela se destacaria no cenário intelectual posterior.

A filósofa, mulher guerreira, pioneira na arte de desbravar os árduos caminhos da Matemática, cultivava não somente um cérebro privilegiado, mas também o corpo saudável. Visava, assim, implantar em sua própria existência esta antiga aspiração helênica.

Hipátia se tornou a maior pesquisadora da Alexandria nos campos da matemática e da filosofia, legando ao futuro grandes descobertas nestas disciplinas, bem como na física e na astronomia. Ela se devotou igualmente à prática da poética e ao exercício das artes, sobressaindo-se na Retórica.

Na adolescência ela foi para a cidade de Atenas, atual capital da Grécia, com o objetivo de concluir seus estudos na Academia Neoplatônica. Aí Hipátia logo ficou em relevo, por suas tentativas de unir a matemática do algebrista Diofanto ao neoplatonismo de Plotino. Melhor dizendo, ela empreendeu a adequação da razão matemática à ideia da mônada das mônadas, cultivada pelos adeptos do neoplatonismo.

Infelizmente essa trajetória brilhante teve um desfecho sinistro, que parece ter se configurado a partir de 412, com a ascensão do patriarca Cirilo ao poder. Ele era um cristão fanático, árduo defensor da Igreja e acirrado adversário dos que ele considerava serem hereges.

Hipácia foi violentamente atingida por um grupo de desvairados cristãos repletos de ódio. Eles a levaram para o interior de uma Igreja e lá extraíram sua pele com conchas, cortaram-na em pedaços e os queimaram, em 415 d.C. Vítima de uma vingança ou de um surto de intolerância, Hipátia seria imortalizada pela posteridade.(Ana L. Santana - Infoescola)

segunda-feira, 3 de março de 2014

A Nave Espacial Challenger

 "Em 28 de janeiro de 1986, a nave espacial Challenger é lançada do Cabo Canaveral, Flórida. A bordo estava Christa McAuliffe, a primeira cidadã comum dos Estados Unidos a viajar pelo espaço sideral. McAuliffe, professora de Estudos Sociais de New Hampshire, 37 anos, havia ganho a chance por meio de uma competição.

O lançamento foi adiado repetidamente devido às condições climáticas e problemas técnicos. No entanto, em 28 de janeiro, exatamente 73 segundos depois da decolagem, centenas de pessoas ao redor do mundo e os familiares dos passageiros, entraram em choque ao ver a nave explodir, lançando uma coluna bifurcada de fumaça e fogo. Não houve sobreviventes. 

No dia seguinte à explosão, o presidente Ronald Reagan nomeou uma comissão especial para determinar o que tinha dado errado e adotar futuras medidas corretivas. A comissão presidencial foi encabeçada pelo ex-Secretário de Estado William Rogers e incluía o ex-astronauta Neil Armstrong e o ex-piloto de teste Chuck Yeager.

A investigação determinou que a explosão foi causada pela falha de um anel de vedação em um dos dois foguetes de combustível sólido. O anel de vedação não correspondeu às expectativas devido à fria temperatura por ocasião do lançamento, o que desencadeou uma cadeia de ocorrências que resultou na grande explosão.

Com isso, a NASA deixou de enviar astronautas ao espaço por mais de dois anos enquanto redesenhava inúmeras alterações nas espaçonaves."(Jornal Zero Hora)

domingo, 2 de março de 2014

Geração Harry Potter

Eu sou fã de várias sagas inclusive do Harry Potter. Nos anos 2.000 através de meus alunos, com idades entre 14 a 17 anos, tomei conhecimento das aventuras do bruxinho adolescente. Quando foi lançado o primeiro filme Harry Potter e A Pedra Filosofal eu ainda não tinha lido nenhum dos livros.

Foi através de uma colega, professora Ana Paula de química, uma fã fanática que me emprestou os seus livros e entrei para sempre na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A partir do terceiro filme eu já havia me tornado uma das milhares de fãs e com todos os livros e dvds em minha estante.

O psicanalista e escritor Mário Corso escreveu um artigo interessante sobre os livros de Harry Potter e vou transcrever  apenas alguns trechos  de seu artigo aqui para compartilhar com todos.

"O observador desavisado pode pensar o fenômeno Harry Potter apenas como um investimento bilionário da indústria cultural. Depois da história se provar viável, a mídia investiu forte e fez dela o que é: marco literário da ficção para jovens.

Podemos  inclusive falar que existe uma "geração Harry Potter". São jovens que estão hoje ao redor dos seus 20 anos, que nasceram em torno da década de 90 e pegaram a onda quando chegavam à puberdade ou no começo da adolescência.

O universo que J.K.Rowling criou é partilhado por fãs, até então mais velhos, de sagas como Star Trek, O Senhor dos Anéis ou Star Wars.

Quem imagina o mundo encantado de Rowling como refúgio idílico onde encontraremos as bondades do Papai Noel vai se sentir traído: ele é mais assustador e perigoso que o nosso. Não existem concessões, meio termo, nem ilhas de sossego. O que encontramos lá é uma luta política contínua, com traições, mortes e golpes baixos a todo o momento. Os heróis dessa saga sofrem sem tréguas e a mensagem é que só o engajamento e a disputa corajosa podem resolver seus destinos e os daquele reino.

Para a primeira geração, foi uma experiência de independência: seus pais não eram iniciados nos assuntos do bruxinho, já para os filhos desta, talvez ele se torne personagem de uma história familiar.

O que possamos dizer sobre isso é que esses universos mágicos nos apaixonam também porque não somos obrigados a entrar. A porta está aberta e espiamos por suspeitar que ali vamos nos divertir, nos assustar e ter contato com dimensões do humano que só a literatura nos proporciona."