quarta-feira, 13 de março de 2019

Beco do Candeeiro - Primeira Rua de Cuiabá

Cuiabá tem inúmeros becos, entretanto, "o Beco do Candeeiro que já foi tudo na cidade: Caminho das "Lavras do Sutil", rua principal do Arraial do Cuiabá e desde o início da cidade, zona de meretrício. Foi nesse Beco que se deu o primeiro crime na Arraial que a história registra.", escreveu Rubens de Mendonça no livro "Roteiro Histórico e Sentimental da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá.

No dia 10 de julho 1998, aconteceu a chacina de três adolescentes e o caso ficou conhecido como a chacina do Beco do Candeeiro. Coincidência ou não, a primeira rua da centenária Cuiabá ainda é palco de muitas mortes.
                              Praça Senhor dos Passos/entrada do Beco do Candeeiro

Cuiabá vai completar 300(trezentos) anos em 8/4/2019 e quanto mais conhecermos nossa História mais iremos valorizar a cidade. Muitos passam pelo Beco e sequer sabem sua verdadeira história, então que tal uma leitura?

"O Beco do Candeeiro era formado pelos muros do casarão que existia na esquina, a rua era estreita, para evitar investidas de selvagens e animais ferozes. Também ostentava um item raro para época: iluminação.
 

Os rústicos candeeiros feitos em tocheiros de barro, com pavios de trapo ou algodão mergulhados em óleo de peixe eram sinônimo de luxo. A rua é citada como porta de entrada para a povoação de Cuiabá, com casas de pau a pique cobertas de palha de babaçu, que eram construídas obedecendo instintos de proteção.

Mais tarde, as casas simples foram sendo substituídas por coberturas de telhas e sobrados, ruas mais largas e praças com jardim.
A rua já foi palco de diversos momentos históricos, a mudança de nomenclatura é prova disso. A Rua 27 de Dezembro, está entre as três primeiras ruas do Centro Histórico de Cuiabá e desde o século 18 recebeu inúmeros nomes, como Rua do Comércio e Rua Ricardo Franco.

Em 1850, a rua ficou conhecida como Rua do Comércio, pois durante o período, casas comerciais foram inauguradas por portugueses. Mais tarde, com a eclosão da Rusga, esses imóveis foram invadidos e seus proprietários feridos ou mortos.


Em 1871, com o fim da Guerra do Paraguai, a rua passou a ser chamada de Rua 27 de Dezembro. O conflito militar começou no dia 27 de dezembro de 1864, data em que o Paraguai invadiu Cuiabá."
          Se o projeto de revitalização sair do papel, aí sim o Beco ficará como era no Séc. XVIII

Nenhum comentário:

Postar um comentário