Neste sábado, todos que amam a Sete Arte ou seja, o Cinema amanheceu de luto, inclusive eu que sou cinéfila desde criança. Morreu ontem o ator Chadwick Bosman, o rei T'Challa de Wakanda. Impossível não se emocionar com tamanha perda, primeiro por ser jovem e segundo por ser um grande ator.
Lembro com espanto que quando estava explicando sobre o Imperialismo inglês na África do Séc. XIX, mencionei as guerreiras de Daomé e falei que elas foram retratadas no filme Pantera Negra; os alunos me olharam com aquela cara de "como assim"? Daí perguntei numa sala de 40 alunos se alguém tinha assistido o filme e apenas duas pessoas levantaram a mão. Meu queixo literalmente caiu com tamanho descaso pela história de Wakanda e da própria África.
Sua estreia no universo Marvel foi em Capitão América: Guerra Civil, de 2016, quando deu vida a T'Challa pela primeira vez antes de, em 2018, protagonizar o longa sobre o herói Pantera Negra. O filme marcou a história por ter sido o primeiro protagonista negro da Marvel, além de ter virado símbolo de justiça e luta para toda a comunidade negra dos Estados Unidos e do mundo.
"O ator Chadwick Bosman, estrela do inovador filme de super-heróis “Pantera Negra”, faleceu de câncer de cólon aos 43 anos, anunciou nesta sexta-feira (28) à AFP seu publicista.
Bosman nunca havia falado publicamente sobre a doença, que foi diagnosticada pela primeira vez em 2016, e continuou trabalhando em diversos filmes de Hollywood.
“Foi um honra para sua carreira dar vida ao rei T’Challa em Pantera Negra”, afirmou uma declaração postada nas redes sociais do ator. “Ele faleceu em casa, com a esposa e a família ao seu lado”.
Boseman se tornou o primeiro ator negro a interpretar um super-herói como protagonista em seu próprio filme do universo Marvel, estrelando em “Pantera Negra”, um enorme sucesso de bilheteria em 2018, arrecadando mais de 1 bilhão de dólares em todo o mundo.
A obra, ambientada no fictício reino africano de Wakanda, foi aclamada pela crítica e pelo público e disputou o Oscar de melhor filme.
No início da carreira, Boseman interpretou os ícones negros Jackie Robinson em “42: A História de uma Lenda” e James Brown em “Get on Up”.
Recentemente, apareceu em “Destacamento Blood”, do diretor Spike Lee, e estrelaria na continuação de “Pantera Negra”, prevista para 2022."
Nenhum comentário:
Postar um comentário