Sextouuuuu e vamos de mais um castelo, sim Castelo, com fama de assombrado no Brasil. Este fica em Marilândia no Paraná. Como o "Dia das Bruxas" se aproxima que tal dar uma esticada lá para conhecê-lo? E você pode ver tudo isso de perto. O local está aberto a visitantes diariamente e, além de conhecer o lugar, é possível também fazer sessões de fotos para casamento, noivado, gestantes e outros.
"Entre as décadas de 1990 e 2000 o Castelo Eldorado foi substituído como residência e por isso passou a ficar desocupado e é neste período que outra lenda surgiu: de possuir seres sobrenaturais, como fantasmas e assombrações. Com esta nova polêmica, o local virou locações de produções cinematográficas e televisivas, bem como, um episódio do programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, no quadro Phantasmagoria, sobre locais assombrados e com a apresentação de Tadeu Schmidt Em 2007, foi a principal locação de um filme, com produção local, intitulado “A Lenda do Castelo Eldorado”.
Em 2013, foi novamente cenário de um filme, agora para a televisão, denominado de “O castelo”, produzido pelo RPC TV exibido com quadro “Casos e Causos” do programa Revista RPC.
A abundância de situações e assuntos que giram em torno do castelo transformaram o local em tema principal do livro “A República do Castelo Eldorado”, escrito pelo poeta e escritor Thiago Zardo e que resume a importância do palácio na vida social e econômica do município, do Paraná e no resgate da história da imigração alemã ao sul do Brasil.
A construção é grandiosa, com cerca de 2100 m² de construção. Seu estilo foi inspirado no castelo medieval alemão de Wartburg. Seu interior é nobre, com vidros franceses, escadas de mármores italianos, lustres tchecos, além de amplos salões decorados no estilo neoclássico.
O castelo foi construído por João Henrique Stalhk na década de 40, período da 2º Guerra Mundial. Como Stalhk era descendente alemão, vez-se surgir várias estórias envolvendo o Castelo e, talvez, possíveis hóspedes.
No período de sua construção, a região onde encontra-se o castelo pertencia a família Stalhk, sendo um local de difícil acesso, rodeado de mata nativa. A construção chamou a atenção, pois, por conta de seus detalhes requintados e móveis sofisticados, especulou-se se o castelo serviria de abrigo à nazistas que estariam fugindo da guerra. Porém, esses rumores nunca foram confirmados.
Durante anos, o Castelo foi um espaço frequentado por personalidades importantes do Paraná, porém após alguns anos, esse brilho, principalmente econômico, acabou declinando. Hoje, o Castelo está em processo para ser tombado como Patrimônio Histórico e Artístico.
Além das histórias envolvendo as visitas de generais e oficiais nazistas durante a guerra, o Castelo, após a sua desocupação, passou a ser alvo de lendas sobre assombrações. Alguns dizem que é possível ouvir passos, vozes e correntes. Tudo isso vez o Castelo ser tema de filmes e quadros de programas de televisão sobre assombrações. Mas claro, todo esse burburinho só vez aumentar a fama do local, sem nenhuma atividade paranormal sendo confirmada. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário