Comemorado no dia 22 de março anualmente, o Dia Mundial da Água foi sugerido na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente de 1992. A comemoração da data tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância da água e o gerenciamento sustentável dos recursos hídricos.
A cada ano é escolhido um novo tema para trabalhar-se o uso consciente da água. O tema de 2022 é “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível“. Embora escondidas sob os nossos pés, as águas subterrâneas enriquecem as nossas vidas, apoiando o abastecimento de água potável, sistemas de saneamento, agricultura, indústria e ecossistemas. Em muitos locais, ocorre exploração sem planejamento, além da poluição das águas subterrâneas. É necessário visibilizar essas águas “invisíveis” para que possa ser melhor gerenciada por todos (UN Water, 2022).
As águas subterrâneas são fundamentais para cumprir os compromissos da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, pois garantem o abastecimento público de milhares de pessoas, sustentam sistemas de irrigação para a produção de alimentos, são utilizadas como insumo para a produção industrial e mantêm importantes ecossistemas. Seu uso promove o progresso local, contribuindo para o crescimento econômico, erradicação da pobreza, promoção da dignidade humana e o bem-estar das populações.
A água é um direito de todos, mas seu acesso é desigual. Atualmente, contabiliza-se cerca de 3.500 mortes diretamente ligadas às condições inadequadas de suprimento de água, saneamento e higiene. A ONU estima que cerca de um bilhão de pessoas não possuem acesso a um abastecimento de água suficiente para suprir suas necessidades diárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário