As séries documentais são sempre interessantes e ainda mais quando se trata da história de um agente duplo da Ditadura Militar brasileira. E para quem vive pedindo o retorno da mesma ou para quem idolatra torturadores, ''Em Busca de Anselmo'' na HBO já está disponível desde ontem. Quanto mais informações houver sobre os horrores ocorridos durante a Ditadura melhor e assim quem sabe os inúmeros pedidos de seu retorno deixem de existir.
''A série documental brasileira "Em Busca de Anselmo", que fala sobre as muitas narrativas contraditórias que cercam a vida do militar José Anselmo, estreará na HBO nesta terça-feira, 12, às 20h.
O homem é conhecido por ter se infiltrado em guerrilhas clandestinas de esquerda durante a ditadura militar, realizando inúmeras delações. Assim, Cabo Anselmo contribuiu de forma direta para a tortura e morte de muitos brasileiros durante esse período sombrio de nossa história.
A impactante produção audiovisual entrevista o próprio delator, assim como pessoas de esquerda que o conheceram na época em que ele atuava como agente duplo. O militar morreu em março de 2022, aos 80 anos de idade, o que levou o lançamento da série, que já estava pronta desde 2018, a ser adiantado.
"Ele é um personagem central, num determinado período da história do Brasil, uma história mal contada, que morreu impune, com um monte de informações que poderia esclarecer a morte e o desaparecimento forçado de um monte gente", declarou Carlos Alberto Júnior, o diretor da produção, em entrevista ao UOL.'' - Revista Aventura na História
Morre Cabo Anselmo
''José Anselmo dos Santos, conhecido popularmente como cabo Anselmo devido a sua atuação como agente infiltrado de guerrilhas durante a ditadura militar, faleceu na noite da última terça-feira, 15, aos 80 anos de idade, conforme confirmou um ex-advogado do militar no dia seguinte para veículos de imprensa nacionais.
Ele acrescentou que a morte do notório cabo ocorreu em Jundiaí, município no interior de São Paulo onde o ex-agente tinha residência, e foi ocasionada após um mal súbito, cujo motivo ainda é investigado. Não foram divulgadas informações de cerimônias funerárias ou enterro de José Anselmo.
Conforme replicado pelo portal G1, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) registra que José Anselmo dos Santos nasceu em Sergipe, no dia 13 de fevereiro de 1941 e chegou a ser recrutado para fazer treinamento de guerrilha em Cuba durante o regime militar. Ao retornar ao país-natal, foi preso pelo governo, mas optou por colaborar.
Como agente da ditadura, ele atuava como espião infiltrado em guerrilhas de esquerda, fornecendo o nome de diversos militantes contrários a ditadura militar para o governo, muitos deles sendo levados a episódios de tortura e até à morte. Após ser descoberto por militantes, fez cirurgias plásticas, mudou os registros da identidade e passou a se esconder.'' - Revista Aventura na História
Nenhum comentário:
Postar um comentário