terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A Escadaria de Selarón/Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um museu a céu aberto e para desvendar todas as obras arquitetônicas é preciso ir lá muitas vezes. Mesmo tendo ido inúmeras vezes ainda me surpreendo como a mundialmente famosa Escadaria de Selarón do pintor e ceramista chileno Jorge Selarón.

Ela é conhecida por turistas do mundo todo, entretanto só ficou conhecida mesmo em 2009; a escadaria apareceu no vídeo promocional apresentando à candidatura do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016,  com a música tema "A Paixão nos Une".

Sobre ela já foi feito documentários " National Geographic Channel, American Express, Coca-Cola, Kellogg's Corn Flakes, Time e Playboy" são alguns dos meios de comunicação que a escadaria tem se destacado. Serviu de cenário para vários clipes musicais, como "Beautiful", do cantor norte-americano de rap Snoop Dogg, além da banda irlandesa de rock U2 com seu "Walk On". Então, esqueçam um pouco das praias vão apreciar essa maravilha existente no bairro da Lapa.

"Em 1990, Jorge Selarón começou a renovar alguns degraus da escadaria, que se encontrava em péssimo estado de conservação e que passa em frente à sua casa. No início, os vizinhos zombavam com as combinações bizarras de cores no momento em que ele mesclava os degraus com pedaços de azulejos em azul, verde e amarelo, ou seja, as cores da bandeira do Brasil. 

Começou por ser um passatempo à sua principal paixão, a pintura,   mas logo se tornou uma obsessão. Selarón estava quase sempre sem dinheiro e então vendeu quadros para financiar a sua empreitada. Foi um longo e cansativo trabalho, mas o artista continuou com a obra e finalmente cobriu todo o conjunto de degraus da escadaria em azulejos, cerâmicas e espelhos. 

A Escadaria Selarón, também conhecida como Escadaria do Convento de Santa Teresa e oficialmente como Rua Manuel Carneiro, fica localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, na cidade do Rio de Janeiro. Está apenas 5 minutos a pé até os Arcos da Lapa. 

Na escadaria, há duzentos e quinze degraus medindo 125 metros de comprimento, os quais são cobertos por mais de dois mil azulejos recolhidos entre mais de sessenta países espalhados pelo mundo. Mal havia 'concluído' uma parte dos degraus, Selarón iniciou os trabalhos na outra parte, trocando os azulejos constantemente de modo que fosse uma peça de arte sempre em evolução. Selarón considerava a obra como "nunca completa"e sempre afirmava: "Este sonho louco e único só vai acabar no dia da minha morte".

Inicialmente, os azulejos foram retirados de vários canteiros de obras e monte de resíduos urbanos encontrados nas ruas do Rio de Janeiro,   mas nos últimos anos a maioria dos azulejos foram doados à Selarón pelos visitantes de todo o mundo. 

Dos mais de 2 000 azulejos, cerca de 300 são pintadas à mão por Jorge Selarón retratando uma mulher africana   grávida. Selarón não comentou sobre isso, exceto ao dizer que era um "problema pessoal do meu passado".

Em maio de 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura da cidade e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro.

Há também outras obras em mosaico feitas por Selarón perto dos Arcos de Lapa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário