quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Casarão dos Gonzaga/Caldas Novas

Em janeiro, aproveitei minhas férias escolares e fui conhecer Caldas Novas. Como é do conhecimento de todos é um município conhecido por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 43° a 70°. A principal fonte de renda do município é o turismo. Na alta temporada, a cidade chega a comportar mais de 500 mil turistas. 

Como turista curti as piscinas termais, mas como Historiadora não deixei de conhecer os pontos turísticos do município. O Casarão dos Gonzaga que eu sonhava em entrar dentro não consegui, pois no programa turístico do hotel não constava uma visita in loco. Mesmo assim, não deixei de pesquisar e até comprei um prato com uma foto dele. Em minha próxima ida lá, faço questão de visitá-lo.

"O Casarão dos Gonzaga foi construído no começo do século XX. O que antes servia como uma das primeiras residências da cidade de Caldas Novas. Hoje está totalmente restaurado e virou um patrimônio cultural.

O Casarão dos Gonzaga foi construído em 1907 para ser a sede da fazenda do primeiro prefeito da cidade. Foi residência de Orcalino Santos, que posteriormente o passou a seu cunhado, da família Gonzaga. Além de concentrar internamente objetos da época em que foi construído, o Casarão traz no seu exterior um belo exemplo da arquitetura goiana do início do século XX, com portas, janelas e pé direito altos que se destinavam a amenizar o calor.

O Casarão dos Gonzaga é a única construção da cidade que guardou todas as características da época. Atualmente, o local abriga o centro de apoio ao artesão e de apoio ao artesanato Goiano.

O local se tornou, portanto, um monumento histórico onde os visitantes e turistas podem conhecer a história da cidade de Caldas Novas.  Seu acervo conta com objetos típicos de uma casa da época, como o tear, a carda e a roca. Abriga também uma exposição de artesanato local, como rendas, colchas, tapetes, botinas e licores, e peças de cerâmica, pintura e escultura de artistas locais.

Se você se interessa por artesanato e quer saber um pouco mais da história da cidade de Caldas Novas, visite o Casarão. Nas paredes do local estão retratos da história política da cidade; quadros com fotos de todos os prefeitos que passaram por Caldas Novas. Além é claro, de conhecer melhor a história da cidade, conhecida no Brasil todo como a maior estância de águas termais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário