sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Os Filmes que completaram 20 anos em 2021 - Parte 4

E o último dia de 2021 chegou finalmente. Eu andei sumida, pois tive muito trabalho no Liceu Cuiabano para encerrar o ano letivo em curso. Não foi um fácil, principalmente com o retorno presencial dos alunos que não estavam muito preocupados com o ensino-aprendizagem. E depois de muito trabalho a Seduc resolveu sem nos consultar aprovar todos os alunos presentes e os ausentes. Mais um descaso com a Educação em nosso Estado e dai não consegui mais ter disposição para escrever aqui.

Que em 2022 a pandemia diminua e que as pessoas tenham realmente uma razão para lutar; voltar ao antigo normal é o desejo de uma grande maioria da população mundial. Mas, a vida no ''antigo normal'' onde o racismo, preconceitos, falta de empatia, caridade, humildade, desinformação, desrespeito as mulheres, idosos, crianças, deve ser esquecida para sempre. No Novo Normal, a amor ao próximo, respeito, solidariedade e outras virtudes deverá ser o ideal dos verdadeiros cristãos.
 

Bem, hoje é a última sexta-feira do ano e perfeito para assistir filmes, séries, documentários, k-dramas...Então, vamos relembrar mais alguns filmes que completam 20 anos nesses últimos minutos de 2021.

 Filmes Shrek | Shrek, Filmes, Diversão 

''1. SHEREK


Sherek parte de uma premissa básica e já vista diversas vezes: uma princesa que, aprisionada em uma torre, espera seu príncipe encantado para salvá-la. Acontece que Fiona (na voz de Cameron Diaz) não se enquadra no padrão de donzela indefesa, e seu cavaleiro se revela um ogro dos pântanos (Mike Myers) que, após ter seu habitat invadido por personagens de contos de fada, decide resgatar a jovem para recuperar sua tranquilidade. A primeira parte da franquia - que já soma quatro lançamentos, um quinto ainda por vir e um spin-off do Gato de Botas - levou o Oscar de melhor animação.

 Moulin Rouge - Amor Em Vermelho | Amazon.com.br

2. MOULIN ROUGE! - AMOR EM VERMELHO

Moulin Rouge marcou a volta dos musicais para as telonas e para as premiações. A história segue Christian (Ewan McGregor), um escritor que se muda para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá, ele se envolve com uma trupe de artistas que frequenta o Moulin Rouge, um cabaré conhecido por suas dançarinas de cancan - entre as quais está Satine (Nicole Kidman). Christian se apaixona pela cortesã, e os dois engatam um romance tão ardente quanto turbulento. Tudo isso embalado por hits da música pop, como "Lady Marmalade", "Your Song" e "The Show Must Go On". Com direção de Baz Luhrmann, a produção cravou oito indicações ao Oscar, como melhor filme e melhor atriz (Kidman). Ganhou, inclusive, o Globo de Ouro de melhor comédia ou musical.
Poster Le Fabuleux Destin D'Amélie Poulain - O Fabuloso Destino de Amélie  Poulain - Filmes - Uau Posters 

3. O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN

Dirigido por Jean-Pierre Jeunet e protagonizado por Audrey Tautou, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain narra as aventuras de sua personagem-título na Paris de fins dos anos 90. Amélie trabalha como garçonete em Montmartre e tem uma visão de mundo bastante particular: a partir de pequenos gestos, ela ajuda todos ao seu redor e, assim, encontra um novo sentido para sua existência. Só lhe falta agora um grande amor, e ela nem imagina que o mesmo já cruzou seu caminho antes. Ainda que os tempos sejam - ou fossem - difíceis para os sonhadores, Amélie virou uma referência cult para além da França e um dos melhores do país. Suas andanças a colocaram na disputa pelo Oscar, bem como pelo Globo de Ouro, de melhor filme estrangeiro.
Uma Mente Brilhante | Trailer legendado e sinopse - Café com Filme 

4. UMA MENTE BRILHANTE

Vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de melhor filme, Uma Mente Brilhante transporta para as telonas a vida de John Nash, um matemático americano que, em 1994, conquistou o Nobel de Ciências Econômicas. Russell Crowe encarna o gênio dos números que, com seu raciocínio nada convencional, alcança um enorme reconhecimento no meio acadêmico. Mas, aos poucos, o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega a ser diagnosticado como esquizofrênico. Com oito indicações ao prêmio da Academia, o longa saiu vitorioso nas categorias de melhor diretor (Ron Howard), melhor roteiro adaptado (Akiva Goldsman) e melhor atriz coadjuvante (Jennifer Connelly como Alicia, esposa de Nash). Já Crowe perdeu a estatueta de melhor ator para Denzel Washington, por Dia de Treinamento.
A.I. - Inteligência Artificial - Filme 2001 - AdoroCinema 

5. A. I. - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Duas décadas depois, A.I. - Inteligência Artificial ainda diz muito sobre o futuro do Planeta Terra, em especial sobre as mudanças climáticas e o avanço tecnológico. O longa comandado por Steven Spielberg se passa na metade do século 21, quando o efeito estufa derrete grande parte das calotas polares, fazendo com que as cidades litorâneas fiquem parcialmente submersas. Para controlar o desastre ambiental, a humanidade se vale de um novo tipo de computador independente, com inteligência artificial. Nesse cenário, surge David Swinton (Haley Joel Osment), um androide em forma de menino que é adotado por um casal para suprir a falta de seu único filho, agora em estado vegetativo. Uma mistura de drama e ficção científica, a trama recebeu três indicações ao Globo de Ouro - melhor diretor, melhor trilha sonora e melhor ator coadjuvante (Jude Law como o robô Gigolo Joe).
Donnie Darko - Sao Paulo - Ingresso.com 

6. DONNIE DARKO

Donnie Darko representa um desses fenômenos inesperados que acontecem na indústria do entretenimento. Gravado ao longo de 28 dias, foi exibido no Festival de Sundance e por pouco não teve lançamento diretamente em vídeo. Primeiro longa do diretor Richard Kelly, conta a história de Donnie (Jake Gyllenhaal), um adolescente problemático que, após escapar de um acidente bizarro, começa a ter visões de um homem fantasiado de coelho que o encoraja a cometer vários crimes. A princípio independente, o filme se popularizou graças ao mercado de home video (VHS, DVD e Blu-Ray), arrecadando mais de meio milhão de dólares em vendas e se tornando um marco cult.
O Diário da Princesa - Filme 2001 - AdoroCinema 

7. O DIÁRIO DA PRINCESA

Responsável por revelar Anne Hathaway, O Diário da Princesa fez sua estreia internacional em agosto de 2001, mas só chegou ao Brasil em janeiro do ano seguinte. Adaptada do livro homônimo de Meg Cabot, a trama tem como protagonista a jovem Mia (Hathaway), que, aos 15 anos, descobre ser filha de um fictício príncipe europeu. Com a ajuda de sua avó, a Rainha Clarisse (Julie Andrews), a debutante deve aprender a se portar como uma alteza para, futuramente, assumir o trono de Genovia. À medida que seu aniversário se aproxima, ela se vê dividida entre os compromissos da nobreza e sua vida corriqueira em Manhattan. Sucesso comercial, o longa ficou em terceiro lugar nas bilheterias americanas e ganhou uma sequência em 2004.
A Viagem de Chihiro - Filme 2001 - AdoroCinema 

8. A VIAGEM DE CHIHIRO

Considerada a obra-prima do Studio Ghibli, A Viagem de Chihiro gira em torno de uma menina de 11 anos que se perde dos pais em uma misteriosa cidade e descobre um universo alternativo, onde humanos não são bem-vindos. Entre espíritos e outras criaturas fantásticas, Chihiro embarca em uma jornada fantástica para reencontrar sua família e livrá-la de um terrível feitiço. Dirigido pelo aclamado Hayao Miyazaki, o filme se consagrou como o mais bem-sucedido da história do cinema japonês, angariando mais de 352 milhões de dólares mundialmente. Obteve, ainda, o Oscar de melhor animação em 2003, o que lhe valeu o título de primeira e única produção de língua estrangeira a vencer na categoria.''

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Os Filmes que completam 20 anos em 2021 - Parte 3

Eu nunca tive medo do monstro no armário, pois na minha casa nós não tínhamos armário ou sequer guarda-roupa; nossas roupas ficavam dentro de caixas de papelão. Mas, muitas crianças de posses de nossa época tinha esse medo terrível e quando foi lançada a animação Monstros S/A, nos divertimos muito. Afinal, éramos adultos e se pudesse minha mãe matava todos os possíveis monstros que surgissem em nosso quarto; aliás foi quando ficamos adultos que pudemos ter um quarto separado. Coisa de família grande e pobre... Hoje, eu tenho um clouset e por vias das dúvidas prefiro deixar fechado quando vou dormir.
 Monstros S.A.' renasce em nova série; conheça outras 10 animações que  ganharam seriados - 06/07/2021 - Streaming - Guia Folha 

''Lançado em novembro de 2001 nos Estados Unidos e no Brasil, “Monstros S.A.” parte do mesmo princípio de “Shrek”: os personagens precisam causar medo conscientemente para garantir a própria sobrevivência, beneficiados pela aparência “monstruosa”. Se no longa da DreamWorks o que estava em jogo era o pântano, no da Disney / Pixar é toda a cidade de Monstrópolis, abastecida pela energia gerada pelos gritos das crianças assustadas pelos funcionários da fábrica que dá nome à animação, e constantemente preocupada com a possibilidade de alguma criança escapar pelas portas da usina e contaminar a todos.

Mantendo o padrão de qualidade instituído pela Disney, “Monstros S.A.” segue fórmula que o insere no contexto mais tradicional do cinema de animação no que tange à construção de sua história, baseada na eterna luta do bem contra o mal. Além disso, não há a ousadia de “Shrek” em dialogar diretamente com a fatia adulta do público. Porém, o longa consegue conquistar esta parcela importante da plateia pelo tom cômico que domina a narrativa, sobretudo quando os assustadores, Sullivan ‘Sully’ (voz de John Goodman) e Mike (voz de Billy Crystal), entram em pânico ao conhecer Boo (voz de Mary Gibbs), que invadiu a Monstros S.A. após a tentativa de trapaça do vilão Randall (voz de Steve Buscemi).
Desenho erótico “vaza” na animação Monstros S.A. 

Dirigido por Pete Docter, David Silverman e Lee Unkrich, “Monstros S.A.” aborda um tema interessante e ainda atual: a perda da inocência nas novas gerações de crianças. Afinal, brincadeiras de outrora e, até mesmo, cantigas de ninar não têm o mesmo efeito sobre os baixinhos, cada vez mais expostos, por exemplo, à tecnologia dos tablets e videogames de ponta e à violência cotidiana, seja por meio da realidade na qual estão inseridos ou pelo noticiário e produções televisivas e cinematográficas.

Isto pode ser resumido no comercial da fábrica, que diz: “A era da inocência está acabando. Crianças humanas são difíceis de assustar”.
Monstros S.A. - No susto, no grito e nas telas, eles realmente fizeram  bonito - Woo! Magazine 

De certa forma, esta constatação do comercial da Monstros S.A. se torna o fio condutor da trama à medida que a relação entre Sullivan e Boo se fortalece, mudando a visão do assustador recordista e invejado por Randall, sempre em segundo lugar apesar dos esforços. Com isso, o longa explora o medo sob todos os aspectos, discutindo se é válido ou não causar uma situação que poderá ocasionar traumas à criança ao invés de obter resultados satisfatórios por meio da felicidade expressada por gargalhadas genuínas. No caso do filme, mais poderosas em termos de energia do que os gritos de pavor.

Vencedor do Oscar de melhor canção original (“If I Didn’t Have You”) para Randy Newman, “Monstros S.A.” também originou diversos títulos ao longo dos anos, entre eles, o prelúdio “Universidade Monstros” (Monsters University – 2013) e a série “Monstros no Trabalho” (Monsters at Work – 2021), que é ambientada no dia seguinte à descoberta de Mike e Sully sobre o poder do riso.''

 Cenapop · Nemo em Monstros S/A, Carros em Os Incríveis e outras  “participações especiais” em animações da Pixar

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Os Filmes que Completam 20 anos em 2021 - Parte 2

Ficheiro:Lord of the Rings Fellowship of the Ring.jpg – Wikipédia, a  enciclopédia livre 

E hoje vamos postar sobre a Trilogia mais espetacular do início do Séc. XXI, O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel. Mesmo tendo completado 20 anos no último dia 10 de dezembro, ainda me emociono quando revejo. 

Depois dos 178 minutos de exibição, com direito a uma parada de 15 minutos para ir ao banheiro e reabastecer de pipoca, eu e meu sobrinho na época com 11 anos, nos tornamos fãs incondicional dos livros e dos filmes, atores e atrizes, músicas, figurinos, objetos que inundaram as lojas depois de primeiro filme.

Por incrível que pareça ainda tem gente que nunca leu os livros ou assistiu aos filmes. Muita coisa mudou em 20 anos, exceto a influencia que a obra J.R.R.Tolkien provocou na cultura pop. Mais do que isso, esses filmes também a apresentaram para uma nova geração fãs, e, consequentemente, consolidaram ainda mais a lenda de O Senhor dos Anéis e seus temas de amizade, perseverança e do bem contra o mal, pensados com tanto carinho pelo professor John Ronald Reuel Tolkien.

''Em 10 de dezembro de 2001, o primeiro filme da trilogia, A Sociedade do Anel, estreou em Londres e chegou aos cinemas de todo o mundo no dia seguinte, rendendo 897 milhões de dólares (quase 5 bilhões de reais).

Um ano mais tarde, As Duas Torres angariou 947 milhões de dólares nas bilheterias, enquanto O retorno do rei faturou outros 1,15 bilhão em 2003.
Primeiro filme da franquia Senhor dos Anéis será exibido com orquestra em  SP · Rolling Stone 

Segundo o Box Office Mojo, até então somente quatro filmes tiveram rendas maiores do que a terceira parte de O Senhor dos Anéis: O Rei Leão, Parque dos Dinossauros, Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma e Titanic.

Com 30 indicações ao Oscar e 17 estatuetas, a trilogia é a história de maior sucesso na história do cinema, e inspirou outras produções de fantasia não menos populares, como Jogos Vorazes e a série de televisão Game of Thrones.
01/03/2004 - "O Retorno do Rei" leva a maioria das premiações do Oscar |  Premiação do oscar, O comediante, Comediante 

J.R.R. Tolkien jamais pensou que alguém tornaria sua saga épica em filme. Mesmo assim, ele vendeu os direitos de filmagem por uma pequena quantia para um estúdio de produções independentes chamado United Artists, porque não queria que fossem parar nas mãos da poderosa corporação Disney – ele era avesso às versões da Disney para contos de fadas e lendas.

Finalmente, um certo Peter Jackson, da Nova Zelândia, demonstrou interesse pela história. Um homem descabelado, com a barba desgrenhada e excêntrico que, quando criança, fazia experiências com uma câmera Super 8 e era um entusiasta dos efeitos especiais.
Diretor de Senhor dos Anéis recusou produzir filme do Aquaman – Virgula 

No início dos anos 1990, Jackson e sua esposa elaboraram um script, que ele levou à produtora New Line Cinema. Eles acreditaram em sua ideia e em suas capacidades, e lhe deram um orçamento de cerca de 150 milhões de dólares.
ATORES QUE QUASE ESTIVERAM EM O SENHOR DOS ANÉIS | 

Jackson começou a filmar a trilogia em sua terra natal, onde se encontravam as paisagens ideais para dar vida a Terra Média. Belas colinas, férteis vales, além de cadeias de montanhas nevadas, rochedos acidentados, vulcões e florestas.

As filmagens ocorreram entre 11 de outubro de 1999 e 22 de dezembro de 2000, com cenas adicionais acrescentadas mais tarde – um projeto bastante ambicioso e sem precedentes. Naquela época, filmar uma trilogia toda de uma só vez com um orçamento dessa magnitude era algo que jamais havia sido feito.
Cenários do Lord of the Rings na Nova Zelândia 

Produtos de merchandising, desde bonecos da criatura Gollum até mapas turísticos, são mais uma fonte de renda que se tornou indispensável para a indústria cinematográfica.

A trilogia impulsionou o turismo na Nova Zelândia. Até hoje, admiradores reservam viagens para, por exemplo, o set de filmagens de Hobbiton, a cidade dos hobbits, próximo a Matamata, na ilha do norte do país, que foi preservada desde a sua criação para o filme.

A Montanha da Perdição também atrai turistas. O local, cujo nome verdadeiro é Monte Ngaurohoe, fica no Parque Nacional Tongariro, também na ilha do norte. A ilha do sul também tem atrações para os fãs da saga.

A fascinação pela história, sua filmagem e locações, não desaparecem mesmo após 20 da première do primeiro filme. O Senhor dos Anéis é e permanecerá atemporal.''

Elenco de “O Senhor dos Anéis” revela curiosidades e recria cenas marcantes  da trilogia, em reunião remota – Rádio Mix FM 

       Elenco em 2021

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Os Filmes que completam 20 anos em 2021 - Parte 1

As férias se aproximam e é hora de relaxar e nesta semana estarei postando sobre alguns filmes que vejo e revejo sempre que desejo matar as saudades do impacto que foi assistí-los pela primeira vez no cinema há exatos 20 ANOS. E tem gente que nunca leu os livros daqueles filmes que se tornaram famosos e o pior é que nem aos filmes assistiram. UM ABSURDOOOOO para cinéfilos como eu. 

ENTÃO, vamos começar com uma das franquias mais amadas do séc. XXI. Sim, estou falando de Harry Potter e não apenas dos filmes, mas principalmente dos livros que fizeram a cabeça de muitos adolescentes e adultos também, inclusive EUUUUUU.

Em 16 de novembro de 2001 chegava aos cinemas Harry Potter e a Pedra Filosofal, depois disso é HISTÓRIA. É fantástico como, após tanto tempo, os fãs continuam presentes. Em qualquer evento geek, diversas pessoas fazem cosplay dos personagens, sempre esperando por qualquer novidade sobre a saga.
disparando uma corrida pela literatura fantástica que coloriu a cultura pop duas décadas atrás.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/splash/colunas/roberto-sadovski/2021/11/16/harry-potter-20-anos-de-um-fenomeno-muito-copiado-nunca-igualado.htm?cmpid=copiaecola



''Iniciada em 2001 com Harry Potter e a Pedra Filosofal, a franquia baseada nos livros de J.K. Rowling é uma das 20 maiores da história com uma bilheteria total de US$ 9.1 bilhões em todo o mundo, ocupando assim o terceiro lugar e perdendo somente para o Universo Cinematográfico da Marvel e Star Wars neste quesito.

Todos os filmes se encontram na lista dos 100 filmes de maior bilheteria da história (em dólares e sem ajuste de inflação), sendo Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 o filme da franquia que mais arrecadou nas bilheterias, ocupando o décimo terceiro no ranking mundial.

Além dos 8 filmes da saga principal, atualmente a mesma conta com uma saga derivada intitulada Animais Fantásticos. Esta ganhará o seu terceiro filme em 2022, com o título tendo sido revelado como Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore.
HARRY POTTER TODOS OS FILMES - LIVIA SERIADOS

Animais Fantasticos E Onde Habitam [DVD] | Amazon.com.br
Crítica: Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald – Tangerina Mecânica 

Para comemorar o lançamento de 20 anos do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, que aconteceu exatamente em 16 de novembro de 2001 nos EUA, a plataforma de streaming HBO Max anunciou agora que lançará um especial intitulado Harry Potter – 20 Anos de Magia: De Volta a Hogwarts no dia 01 de janeiro de 2022 com a presença de diversos nomes do elenco da franquia. Entre eles, é claro, o trio protagonista.

Um evento Max Original, o especial Harry Potter – 20 Anos de Magia: De Volta a Hogwarts contará com a presença de nomes como Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Helena Bonham Carter, Robbie Coltrane, Ralph Fiennes, Gary Oldman, Imelda Staunton, Tom Felton, Mark Williams, Bonnie Wright, Alfred Enoch, Matthew Lewis, Evanna Lynch, Chris Columbus e muito mais.''

sábado, 11 de dezembro de 2021

Alguns motivos para maratonar Missa da Meia Noite

 Midnight Mass – Nova série de terror de Mike Flanagan e Netflix ganha  teaser trailer e imagens – Missa da Meia-Noite | Trilha Do Medo

 Hoje, também é perfeito para maratonar uma série na Netflix e recomendo Missa da Meia Noite. Ela aparece como terror, mas eu não senti medo algum, pelo contrário, fiquei com muita curiosidade sobre os mistérios apresentados.

''A minissérie Missa da Meia Noite chega como um refresco para os amantes do gênero do terror, que encontram aqui uma boa dose de terror e mistérios. Porém apenas dizer isso pode não ser o bastante para te convencer e é por isso que separamos alguns motivos para você assistir a essa nova produção da Netflix.

 Missa da Meia-Noite: série da Netflix é baseada em caso real? Descubra! |  Minha Série 

1.  Mike Flanagan

Esse nome pode não ser familiar ao ouvir num primeiro momento, mas se você consome as produções do gênero de terror, deve conhecer alguns de seus outros projetos. Isso porque Flanagan esteve por trás das séries A Maldição da Residência Hill, que teve muito impacto em sua estreia e A Maldição da Mansão Bly, que teve uma recepção mais morna por parte do público.

Flanagan também já deu sua direção a alguns filmes, como Jogo Perigoso, Doutor Sono – sequência de O Iluminado – além do excelente suspense Hush: A Morte Ouve. Então não é surpreende ele trazer mais essa série de terror, considerando seu extenso currículo.

 Missa da Meia-Noite: a Ilha Crockett realmente existe? | Minha Série 

2. A ilha

A trama de Missa da Meia Noite é situada numa pequena e isolada ilha, que fica a cinquenta quilômetros do continente e é chamada de ilha Crockett. Com um passado envolvendo pobreza e um quase esquecimento do mundo, a ilha parece ser cercada por um aspecto de amargura e tristeza. Aspecto esse que é ressaltado num diálogo de Erin e Riley, que comentam dos sonhos que tiveram e que, ao serem frustrados, foram forçados a voltar para casa.

 Missa da meia-noite: a continuação de Creepy Bly Manor de Mike Flanagan  recebe um trailer de teaser assustador, data de estreia no Netflix - Plu7 

3. Conexões bíblicas

 A produção é cheia de conexões com a bíblia, começando pelo primeiro episódio e início dos mistérios ser intitulado de “Gênesis” – o livro que narra o começo do mundo. Assim como o episódio final e que encerra a história ser intitulado “Apocalipse” – que narra o fim dos tempos.

Além disso, cada episódio conta com pelo menos uma cena ou momento que faz referência ao seu respectivo livro da bíblia. Dando destaque para o último episódio e um uso diferente da “Arca de Noé”.

 Por que fãs acreditam que Missa da Meia-Noite é a melhor série de Flanagan 

4. Crítica social

Muitas pessoas distraídas que assistem essa série podem acreditar que um dos focos de crítica da série está na prática religiosa em si, com foco no cristianismo. No entanto, o que a série realmente se preocupa em criticar é o fanatismo religioso. Fanatismo esse que, assim como na vida real, corrompe a mente e cega o indivíduo para a crença alheia.

 Crítica: Missa da Meia-Noite, da Netflix, fala demais e não diz nada 

5. Excelentes performances

O elenco como um todo está afiadíssimo. Dando destaque para o padre Paul de Hamish Linklater, que consegue agradar com sua doçura e causar suspeitas pelo seu jeito quase de forma simultânea.

Além dele, Kate Siegel – esposa e parceira do diretor em muitos projetos – traz uma excelente performance com sua Erin Greene. Dando destaque para um monólogo existencialista que sua personagem faz e que consegue nos deixar pensativos por algum tempo. 

6. Grandes questionamentos

 A série é recheada de questionamentos dos mais variados. Indo desde aquilo que acontece no pós-vida, se é que ele existe, até a forma trapaceira como algumas pessoas podem interpretar a bíblia, fazendo com que suas ações não sejam apenas legitimadas por ela, mas também incentivadas. Não somente isso, mas a trama lança luz sobre diversas questões da existência humana, como vida eterna; bondade; como obter a salvação e muitas outras.''

 Missa da Meia-Noite | Site oficial da Netflix

A australiana de 10 anos que abriu uma empresa

 Menina de 10 anos lança própria empresa e fatura o primeiro milhão -  Revista Marie Claire | Notícias

Uma menina australiana de apenas 10 anos abriu uma empresa de brinquedos e já ganhou 1 milhão de reais. Que sensacional saber que existem crianças inteligentes e excelentes empreendedoras. Vida longa e próspera para PIxie Curtis.

 ''Muitas pessoas sonham em ganhar um milhão de reais e poder viver de renda, não é mesmo? Imagina se você conquistasse isso aos 10 anos de idade? Foi o que aconteceu com a filha de Roxy, Pixie Curtis, uma criança australiana que conseguiu seu primeiro milhão ao abrir uma empresa para poder vender brinquedos famosos, como os figdet toys.

 Pixie conta com mais de 90 mil seguidores e sua loja, que carrega o nome de Pixie’s Fidgets, abriu as portas em maio desse ano e só nos primeiros dois dias já teve o estoque esgotado. Pixie já conta com $200 mil de lucro, equivalente a 1 milhão de reais, e mesmo só com 10 anos já carrega com um espírito empreendedor de dar um inveja.

E não para por aí: Pixie tem outro empreendimento, o Pixie’s Bows, uma loja para vender acessórios. A mãe de Pixie, Roxy, deslumbra com o sucesso da filha e ainda diz que ela pode se aposentar aos 15 se quiser. Quem nunca, né?

Sua mãe acha que isso não vai acontecer, já que o espírito empreendedor da menina não vai deixar. “O que é mais empolgante para mim é o espírito empreendedor que ela tem em tão tenra idade. Nunca o tive, embora tenha me ensinado que eu precisava ter sucesso.” conta Roxy.

 Menina abre a própria empresa com 10 anos e fatura seu primeiro milhão

Forró é considerado Bem Imaterial do Brasil

 Forró pode se tornar patrimônio imaterial 

Sábado é dia de sair para dançar, mas na pandemia isso está proibido. Então, o jeito é ligar o aparelho de som e dançar um forró em casa mesmo. No dia 9/12, esse ritmo contagiante foi declarado como patrimonio imaterial do Brasil, bora aproveitarrrrrr

''Tocado originalmente somente com a sanfona, a zabumba e o triângulo, o gênero musical forró foi anunciado nesta quinta-feira, 9, como um patrimônio imaterial do Brasil, segundo deliberações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de ser agora considerado um supergênero.

O processo para a inclusão do forró na lista de patrimônios imateriais brasileiros começou em 2011. Foram, então, 10 anos de pesquisa e debate para que o Iphan chegasse na decisão divulgada hoje, que, por sua vez, foi atingida por unanimidade de votos do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural

Começando no nordeste como manifestação musical do homem sertanejo, o forró foi disseminado por todo o Brasil pelo artista Luiz Gonzaga, que deixou sua marca infinita na cultura brasileira.

 Segundo a relatora do processo na entidade, Maria Cecília Londres Fonseca, o crescimento do forró no território brasileiro resultou no desenvolvimento de diversos subgêneros deste tipo de música, que também devem ser considerados pelo Iphan. As informações são do portal G1.

Manifesto-me plenamente favorável ao registro pelo Iphan das matrizes tradicionais do forró, munidas das formas de expressão com abrangência nacional", afirmou Maria Cecília.

Os dez anos que resultaram na consideração do gênero musical como um dos patrimônios imateriais do Brasil foram repletos de novas descobertas e pesquisas populares sobre o forró, como sobre sua origem, inclusive possibilitando a etiqueta de supergênero, por englobar outros ritmos, conta Maria Cecília.

A pesquisa aponta que a primeira menção à palavra forró foi localizada em um jornal amazonense de 1914, referiu-se a seringueiros cearenses possivelmente em suas atividades festivas", apontou a relatora do processo.''

O forró envolve o baião, o xote, o xaxado e outros tipos de música, atuando como um dos gêneros mais versáteis do Brasil e sendo, como conta sua longa história, uma invenção popular e sertaneja, o que o torna ainda mais importante para a cultura.''

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

A Miss Brasil 2021 é Indígena e Afrodescendente

Beleza tem que ser reflexo de saúde”, diz primeira Miss Brasil indígena |  Capricho
A nova Miss Brasil 2021 é indígena e afrodescendente, a notícia mais sensacional dos últimos anos. Já tivemos uma Miss negra, mas uma índia é a primeira vez. Essa é a 'cara' do Brasil de várias cores. Vida longa e próspera para Elaine Souza de 20 anos e estudante de psicologia.
 

''Eleita Miss Brasil 2021, a indígena Elâine Souza participou da abertura da 43ª edição da Caravana do Meu RG na Mão, em Pariconha, e acrescentou a etnia na segunda via da carteira de identidade e do registro civil.


Alagoana de Pariconha, a modelo e estudante de psicologia de 20 anos, é da etnia Katokinn e, também, afrodescendente. Agora, quando ela for representar o Brasil no concurso Miss Internacional, esta informação oficial já constará na versão física e digital do RG dela, expedida pelo Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas.

O superintendente do Instituto de Identificação, Anízio Amorim, explicou que a inclusão dessa informação foi um pedido realizado pelos grupos étnico-sociais dos povos tradicionais e originários de Alagoas. A partir de agora, poderão ser inseridas na Carteira de identidade as expressões quilombola ou indígena a pedido do requerente no ato da solicitação do RG.

“Após reuniões com representantes de povos e comunidades tradicionais em Alagoas, percebemos a necessidade de acrescentar a etnia no RG deles. Pois entendemos que a cidadania de qualquer pessoa começa pela carteira de identidade, ou seja, agora com essa medida, estaremos garantindo a essas pessoas o respeito, o reconhecimento e a identificação da etnia deles através do RG”, explicou Anízio Amorim.

egundo dados do Governo de Alagoas, atualmente o Estado possui 70 comunidades quilombolas e 11 comunidades indígenas espalhadas em várias regiões. A expectativa é que os integrantes dessas comunidades, à medida que forem renovando sua carteira de identidade, acrescentem também a etnia no documento.''

Estudante de 21 anos identifica 46 asteroides


Manauara detecta 46 asteróides ao participar de projeto com patrocínio da  Nasa | Blog do Hiel Levy
 Feriado de Nossa Senhora da Conceição com um sol escaldante e uma brisa suave. Depois de várias semanas resolvi postar algumas notícias interessantes, afinal já estamos nos aproximando do Natal e das férias, então nada de notícias desagradáveis.
 

''Aluna do 1º período do curso de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a manauara Geovana Sousa, de 21 anos, ganhou destaque por ter identificado 46 novos asteroides.

Participante de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que conta com uma parceria com a NASA, a estudante recebeu, pelo feito, um certificado de reconhecimento da agência internacional.
A astronomia é minha paixão de vida, o motivo de eu acordar todos os dias, que é fazer ciência", diz a jovem em entrevista ao G1

Geovana conta que, desde pequena, sonhava em ser astronauta e se encantava vendo os planetas. Mais recentemente, ela decidiu trocar Manaus pelo Ceará para viver sua paixão, já que o estado nordestino, segundo ela, valoriza muito a ciência e a astronomia.

"A oportunidade aqui para minha área é sensacional. A ciência e a astronomia aqui são muito valorizadas. Então usei a nota do Sisu para conseguir estudar aqui, está sendo uma experiência maravilhosa para mim", diz.

Apesar do processo avaliativo da NASA para a detecção de novos asteroides durar anos, a jovem diz que já sabe com quais nomes irá batizá-los.

“Quando ocorre essas novas detecções de asteroides que vão para a preliminar ainda ocorre um longo período de avaliação, que dura de 6 a 8 anos para realmente haver a confirmação do novo asteroide. Poderei nomear os asteroides como desejar. Por enquanto tive a liberdade nos códigos e já fiz homenagem para familiares, amigos e instituições nas quais tenho apreço", conclui.''



terça-feira, 30 de novembro de 2021

A Colação de grau de Malala

 Malala tem colação de grau após mais de um ano formada. Veja fotos

E o mes de novembro chegou ao final e meus posts foram muito poucos, devido ao grande número de atividades escolares. E também por que todos andam com muita preguiça de ler... Mais de vez em quando algumas notícias são bastante interessantes como essa sobre a formatura da Nobel da Paz Malala Yousafzai.

''Superando as dificuldades enfrentadas durante a infância e adolescência, a paquistanesa Malala Yousafzai, hoje com 24 anos, concluiu o ensino superior na Universidade de Oxford, colando grau no último domingo, 28.

A revelação foi feita em seu perfil oficial no Instagram, obtendo mais de 870 mil curtidas dos usuários.

Há nove anos, ela ficou mundialmente conhecida após sobreviver a um atentado a tiros, com 15 anos de idade, por cobrar ensino escolar para mulheres no Paquistão. Após se recuperar, tornou-se um símbolo da educação, recebendo um Nobel da Paz.

A jovem ingressou na importante instituição em 2017, onde se graduou em filosofia, política e economia. Os estudos foram concluídos em junho de 2020, mas a crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus adiou a cerimônia, como informou o jornal O Tempo, obrigando o adiamento do evento.

Em tom bem humorado, a ativista brincou com os termos estrangeiros usados na ocasião.

"Foi dito um pouco de latim e, aparentemente, tenho um diploma", escreveu na legenda das imagens onde ostenta a beca da universidade ao lado dos pais e do marido Asser Malik, além de duas colegas de faculdade.

A jovem de 24 anos de idade juntou-se a Asser Malik, que é gerente em uma federação esportiva paquistanesa. O casal selou seu laço matrimonial através de uma pequena cerimônia tradicional realizada na cidade de Birminghan, na Inglaterra.
"Hoje é um marco precioso em minha vida. Asser e eu nos casamos para sermos parceiros pelo resto da vida (...) Por favor, envie-nos suas orações. Estamos ansiosos para caminhar juntos pela jornada que temos pela frente", escreveu Malala em seu Twitter.

Na mesma publicação, a ativista também compartilhou algumas fotos tiradas na ocasião. Em duas imagens, o casal posa em meio à vegetação, em outra, estão sentados com os pais da jovem, e em uma última são registrados enquanto assinam os papeis que oficializaram sua união.

Os seguidores da ganhadora do Nobel da Paz de 2014 reagiram de forma positiva à notícia, com alguns desejando felicidades para os recém-casados usando expressões em hindi. ''

 Malala Yousafzai, vencedora do Nobel da Paz, se casa na Inglaterra | Exame

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Aluno de 16 anos entra na UNB

Aluno de Altas Habilidades assume vaga na UnB aos 16 anos – Agência Brasília 

Com o Enem se aproximando, tudo se eu puder conseguir de assuntos e vitórias dos adolescentes eu irei postar aqui.

Mais uma notícia que me faz acreditar que o estudante e adolescente no Brasil ainda tem salvação: Vitor Andrade Andrade de 16 anos conseguiu pontuação no Enem para entrar na Unb/Brasília. E é um aluno de escola pública e filho de pais trabalhadores e sem muitas posses.

Eu fico feliz quando leio uma notícia assim, pois também estudei em escolas públicas e soube aproveitar enquanto estava nelas.

"Aluno do 2° ano no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (Cemeb), na 908 Sul, Vitor Andrade, 16 anos, conseguiu pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vai ocupar uma vaga no curso de matemática da Universidade de Brasília (UnB).

O morador do Itapoã descobriu um novo sentindo na escola quando passou a frequentar a sala de Altas Habilidades, programa voltado para crianças e adolescentes superdotados da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal (GDF). Por ser menor de idade e, legalmente, inapto a prestar um supletivo, Vitor precisou fazer uma bateria de provas e garantir aceleração de um ano no Cemeb para ingressar na universidade com 16 anos. 

“Sempre fui colaborador, sempre gostei de pesquisar, entender dos assuntos, mas nunca quis aprender sozinho. Meu desejo de compartilhar conhecimento e fazer com que meus colegas também aprendam é constante”, conta Vitor, filho de um professor de artes marciais e de uma diarista.

A carreira estudantil do adolescente é coroada por medalhas de ouro, prata e bronze em provas de conhecimento como as Olimpíadas Brasileira de Matemática de Escolas Públicas, de Astronomia, de Educação Financeira e de Informática. Sem contar na monitoria que prestava no Gisno, escola da Asa Norte, em raciocínio lógico.

O reconhecimento de que Vitor tinha não só o conhecimento, mas a maturidade para acelerar um ano escolar e assumir a vaga na universidade veio da professora da sala de Altas Habilidades, Glauciete Sarmento. “O programa impulsiona o aluno superdotado a desenvolver o quão bom ele é, e a se encontrar naquilo que ele é capaz. E o Vitor é um destaque num universo de grandes matemáticos”, conta ela.

Atualmente o programa de Altas Habilidades da Secretaria de Educação atende mais de 2 mil alunos com turmas espalhada em 17 regionais de ensino do Distrito Federal."(/www.metropoles.com/distrito-federal)

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Na Serra do Japi/Jundiaí tem uma Casa Hobbit

 Conheça a Casa Hobbit que está fazendo sucesso em Jundiaí 

Esse mês tem mais um feriadão no Brasil e logo vem à cabeça: perfeito para viajar. Mesmo com a pandemia tem muita gente tem viajado pelo país e se respeitar todos os protocolos de saúde por que não? E se é fã dos livros e filmes O Senhor dos Anéis, passar alguns dias em uma "casa hobbit" deve ser o sonho de muita gente. 

Uma charmosa casa hobbit, inspirada em cenário de O Senhor dos Anéis, pode ser alugada para temporada e fim de semana aqui mesmo no Brasil. Que tal ir se sentir como Bilbo ou Frodo Bolseiro em Bolsão?

"Uma porta redonda em um morro esconde um lugar mágico na Serra do Japi, em Jundiaí (SP). Ao abri-la, é possível entrar em um mundo de fantasias e se transportar para os cenários da Terra Média, de "O Senhor dos Anéis". 

A pequena cabana, construída de forma totalmente artesanal, virou um local de aconchego para a família de Meriele e Getúlio de Sá. O casal decidiu reaproveitar os materiais encontrados na natureza e criar uma casa inspirada na toca de Bilbo Bolseiro, personagem das obras de J.R.R. Tolkien.
Família constrói 'casa de hobbit' com materiais reaproveitados em Jundiai 

Foram 10 meses de trabalho duro, até aos fins de semana. Getúlio conta que foi preciso somente uma coisa para começar: espontaneidade.

"Eu olhei para aquele morro e me deu vontade de cavar um buraco para construir uma casinha ali. Em um dia, eu acordei e pensei: 'quer saber, vou fazer'. E simplesmente fiz. Foi assim que tudo começou", conta.
Casal constrói casa do Hobbit com materiais reaproveitados no interior de  SP; veja fotos 

A construção foi tomando forma e moldando a si mesma, na medida em que o casal encontrava novos materiais e formas de trazer vida ao local. O tronco da árvore caída virou sofá, parte da porta e um móvel na cozinha. Com o tempo, até as plantas se "adaptaram" à pequena casa.

"O mais legal de tudo é que nós olhávamos para os materiais e tentávamos ver qual conversa eles traziam para a gente, o que poderiam virar. Nossa imagem era fazer um ninho com amor e, aos poucos, quase como mágica, a casa foi se revelando para nós", relembra Meriele.
 Família constrói casa de hobbit inspirada no filme “Senhor dos Anéis” em  Jundiaí - Novo Dia 

As lições dos filmes e dos livros que foram aplicadas durante a obra acabaram ficando e se tornaram parte importante da história da família.

O casal explica que cada canto da casa foi feito com muito cuidado, e o resultado surpreendeu não só familiares e amigos, mas eles mesmos também. Além da árvore, pedaços de madeira e até um poste velho serviram como pilares na estrutura da pequena toca.
Holyhousebrazil - Sinta-se como um hobbit! - Casas de hóspedes para Alugar  em Jundiaí, São Paulo, Brasil 

"Eu prometi que ia fazer algo com essas árvores e com os objetos e restos de obras de achávamos. Creio que seja uma forma de retribuir tudo o que a natureza nos dá, reaproveitando seus materiais e colocando muito amor no processo", diz Getúlio.

Não só a estrutura, mas cada pequeno detalhe se tornou especial durante o processo de construção e de decoração da casa dos hobbits. Quadros, almofadas, peças de decoração... Tudo saiu das mãos de Meriele. O desenho da tão famosa porta redonda também foi feito especialmente para a família por um artista.

"Queríamos que fosse algo realmente nosso, feitos por nós. Acredito que isso muda totalmente o propósito de tudo. Quando é feito com amor, transborda e transparece", afirma Meriele."
Holyhousebrazil - Sinta-se como um hobbit! - Casas de hóspedes para Alugar  em Jundiaí, São Paulo, Brasil



terça-feira, 9 de novembro de 2021

Enem 2021: 5 ingredientes para uma Redação nota Mil

Confira cartões com locais de prova do Enem 2021 - Brasil Escola
O que o aluno do Ensino Médio mais teme no Enem é a redação, justamente porque ele é um péssimo leitor. Sim, quem não lê não sabe escrever. Eles nunca se atentam que desde o 1º ano, estão sendo preparados para esse grande momento. Quando chegam ao 3º ano, bate o desespero e dai o zero na Redação é evidente. Infelizmente, não se faz um bom leitor e escritor da noite para o dia, mas pode-se conhecer algumas dicas de como não zerar a tão importante REDAÇÃO.

"A menos de 20 dias para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do ensino Médio (Enem) 2021, é hora de revisar o que foi estudado até aqui e treinar a redação para não fazer feio na hora da prova.
 

Para ajudar nesta reta final, o g1 bateu um papo com a professora de redação do curso Anglo, Daniela Toffoli, que listou cinco dicas fundamentais para garantir a nota máxima na parte escrita.
 

Para começar, Daniela explica que o objetivo de uma redação dissertativa-argumentativa, modelo cobrado no exame, é defender determinado tema sendo o mais consistente e convincente possível. Para atingir o objetivo, não existe uma fórmula perfeita, mas existe uma receita que abrange todos os pontos cobrados pela banca avaliadora.

Confira quais são estes cinco "ingredientes" para garantir uma redação nota 1 mil:
 

1. Introdução
 

A introdução é a porta de entrada do seu texto, portanto é preciso começar bem. Nesta parte, o aluno precisa apresentar a sua interpretação do tema proposto para a redação e dos textos motivadores, além de adotar um posicionamento frente ao problema apresentado.


De acordo com a professora Daniela, uma boa introdução é aquela que faz uma ponte entre o tema proposto para debate e a visão de mundo do candidato.

Também, a introdução precisa ser breve, objetiva e bem contextualizada, ao mesmo tempo em que o tema e o ponto de vista precisam ser apresentados de maneira clara. "Pense que o leitor não pode terminar de ler a introdução e ficar em dúvida sobre o que vai ser discutido e o ponto de vista do autor do texto", explica.
 

2. Argumentação
 

"É o coração da dissertação", diz a professora Daniela. É neste momento do texto que o candidato deve sustentar o ponto de vista e persuadir o leitor acerca do que foi apresentado na introdução.
 

O aluno precisa retomar o tema apresentado na introdução e aprofundar seus argumentos em defesa de seu ponto de vista.
 

O desenvolvimento argumentativo deve conter:

análise pessoal sobre o tema + apresentação de informações;
uma afirmação inicial, seguida por análises e dados que a sustente;
importante: parte das informações apresentadas na argumentação tem que vir do repertório sociocultural do aluno.

3. Textos motivadores

Toda proposta de redação no Enem vem acompanhada de textos motivadores para nortear o que a banca espera dos candidatos. Estes textos vão dar informações suficientes e necessárias para refletir sobre o tema.
 

Eles estão ali para suscitar reflexão para que os alunos explorem suas áreas de conhecimento, além de estimular uma busca pelo repertório sociocultural que possa ajudar na construção deste texto.

Um ponto levantado pela professora é o mito de que os textos motivadores não podem ser usados na redação por ser considerado plágio. Ela explica: pode, sim, utilizar dados e aspas dos textos e de outros trechos da prova se forem devidamente creditados.
 

"É preciso apresentar informações socioculturais, mas isso não significa que não pode usar as informações dos textos motivadores. Eles estão lá para serem utilizados". afirma ela.
 

O uso, entretanto, não é obrigatório. Mas é fundamental aproveitar as ideias, o recorte e o direcionamento que a coletânea apresenta. 

4. Palavras que não podem faltar
 

Existem termos que não podem ficar de fora da redação. Para explicar dois casos, a professora os dividiu em duas categorias:

Palavras-chave: São as palavras mais importantes do tema apresentado proposta de redação. Não citá-las no texto pode ser considerado como fuga do tema proposto. As palavras-chave devem ser apresentadas na introdução do texto para delimitar o tema. Exemplo: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (tema de 2020).
 

Operadores argumentativos ou conjunções: São elementos responsáveis por estabelecer a articulação entre as informações e entre as partes do texto; também serve para delimitar ideia e evitar repetição de palavras. Quando bem aplicado, o uso dos operadores argumentativos causam fluidez na leitura. Eles têm carga semântica porque estabelecem relações lógicas entre as ideias. Idealmente, não dá para decorá-los e aplicar aleatoriamente dentro do texto, porque isso pode prejudicar a construção do texto. Exemplo: de início; uma vez que; isso ocorre devido.
 

5. Proposta de intervenção  

A proposta de intervenção deve ser apresentada no último parágrafo do texto. Ela precisa ser detalhada e deve atingir todos os problemas discutidos ao longo da argumentação.  

Atenção: intervenção não é solução. O objetivo não é encontrar uma solução para o problema abordado, mas intervir para mudar o cenário, mesmo que minimamente, para melhor.

Acima de tudo, a intervenção precisa respeitar os direitos humanos.
 

Para montar a proposta de intervenção, o aluno precisa apresentar os seguintes pontos:  

Agente: o responsável por resolver o problema;
Ação: o que deve ser proposto para combater o dilema apresentado;
Meio de realização: como a ação será colocada em prática;
Efeito/finalidade: o objetivo da ação;
Detalhamento: pode ser uma explicação, uma exemplificação, especificação ou justificativa que resuma os pontos anteriores."

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

A Civilização Maia e seus Mistérios

151 ab grandes civilizações da america maias
A Civilização Maia até hoje desperta interesses entre os Historiadores e Arqueólogos. Por isso, toda descoberta sobre ela chama a atenção da Comunidade Científica. Aliás, todas as Civilizações da Mesoamérica é fascinante e  não é chamada de Altas Cultura por acaso: de cidades inteiras às pirâmides, objeto em ouro, prata, jade, pontes, plantações em terraços, múmias, etc. suscita uma gama de curiosidades.
 Aventuras na História · Rara canoa usada pelos maias é encontrada no México 

"Nas ruínas de Chichen Itzá, uma grande cidade maia do passado que fica localizada onde hoje está o estado mexicano de Yucatán, foi encontrada uma canoa única datada de mais de mil anos atrás.

De acordo com as informações do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), que divulgou a descoberta na última sexta-feira, 30, a valiosa embarcação de madeira estava praticamente intacta.

Conforme um comunicado do instituto, que foi repercutido pela Reuters, o estado de preservação formidável da canoa a torna uma descoberta inédita.

Ela foi encontrada submersa dentro de uma piscina natural da área, e apresenta as dimensões de 1,60 metros de comprimento e 80 centímetros de largura.

As conclusões iniciais da equipe que fez a descoberta são de que o meio de locomoção pela água foi produzido e utilizado quando a civilização maia já estava perto de entrar em declínio. A possível função da canoa seria fazer o transporte de oferendas rituais.

Os pesquisadores do INAH irão enviar o artefato para a Universidade Sorbonne, em Paris, onde ele poderá ser submetido a análises laboratoriais que determinarão o tipo da madeira, e poderão ainda dar uma idade mais precisa para o objeto. "
Aventuras na História · Lápide de 2.000 anos da Guatemala dá pistas sobre  mistério da escrita dos maias
"Uma lápide, com a numeração 87, foi encontrada no sítio arqueológico de Tak'alik Ab'Aj, na Guatemala, em setembro de 2018. Após analisada, a equipe de pesquisadores acredita que o objeto foi confeccionado há aproximadamente 2.100 anos. A descoberta só foi divulgada em agora pois havia a necessidade de certificar a origem histórica do item.

Suas características de escultura e as formas representadas são semelhantes a um texto maia mais simples, possivelmente ainda em desenvolvimento. A região que a lápide foi encontrada foi habitada pelos olmecas e maias, em cerca de 100 a.C., porém, somente os maias continuaram a desenvolver culturas específicas.

A transição cultural entre a cultura olmeca para maia ocorreu entre 700 até 400 a.C. e tem sido acompanhada por meio de itens descobertos no sitio arqueológico; em 2012, uma tumba, que acreditam ter pertencido a um poderoso rei, serviu como uma ferramenta para ver a transição e desenvolvimento linguístico dos maias.

O presidente da Guatemala Alejandro Giammattei e o especialista alemão Nikolai Grube fizeram uma conferência para dialogar sobre a importância da descoberta e pediu à Unesco para reconhecer o sitio como Patrimônio Cultural da Humanidade. “A grande importância da lápide 87 reside no fato de ser um exemplo do desenvolvimento da escrita na Mesoamérica”, afirmou Alejandro."(revistaaventuranahistoria)




domingo, 7 de novembro de 2021

Adolescente de 17 anos foi aprovado em 32 Universidades por sua habilidade em Fortnite

Brasileiro celebra aprovação em 12 universidades americanas | Brazilian  Times 

Domingão com chuva e em plena primavera a temperatura está de outono ou seja, 21º C. Esse tempo é perfeito para ficar na cama, ouvir música, assistir filmes ou ler um bom livro. Leitura sempre me lembra redação, mesmo que eu não vá fazer algum concurso ou o Enem.

Falta duas semanas para a realização do Enem e não vejo muitos alunos do 3º ano se preocupando com isso. Aliás, a eterna desculpa da pandemia, as aulas online que não conseguiram alcançar todos, o desinteresse em ler, assistir vídeos de documentários, séries e filmes. Mesmo com o retorno presencial de 100% nas salas de aula, a maioria está lá apenas porque são obrigados; o celular com mensagens que não aumenta o intelecto; as conversas durante as explicações; um sono fora do comum; as atividades mal feitas; a preguiça em argumentar; são algumas das situações que presencio diariamente. 

Pelo menos uma notícia de que alguns adolescentes ainda têm salvação: Guilherme Mannarino foi aprovado em 32 Universidades dos Estados Unidos para estudar e representar a mesma no time de e-sports ou seja jogar "Fortnite". É claro que ele ainda está no Colégio e cumpre rigorosamente três horas de muitas atividades educacionais e estuda inglês, uma vez que as aulas e as atividades são desenvolvidas nesse idioma. Vida longa e muita prosperidade para esse gênio dos games.
 

"O estudante brasileiro Guilherme Mannarino foi aprovado em 32 universidades dos Estados Unidos por sua habilidade no jogo ‘Fortnite’. O carioca de 17 anos se inscreveu em instituições de ensino superior norte-americanas já de olho nos times do título desenvolvido pela Epic Games. Das faculdades, três ofereceram bolsa integral.

Entre as universidades que ofereceram o incentivo, Guilherme escolheu a Universidade da Flórida Central, em Orlando. Lá, o adolescente vai integrar o time de e-sports. De acordo com o garoto, as instituições que o aceitaram deram liberdade para que escolhesse o curso que estivesse disponível. Ele optou por engenharia da computação.

Em entrevista ao portal G1, o estudante contou que planejava realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), visando vagas na Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) ou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mas, ao começar a estudar, percebeu que não era bem o que desejava.

Assim, Guilherme começou a pesquisar as oportunidades para estudar fora e observou os sites onde poderia encontrar os técnicos de e-sports das faculdades. Ele lembrou ainda que a área é bastante nova e pouco divulgada no Brasil.

Mesmo com o foco no game, Guilherme só começa a treinar no ‘Fortnite’ depois de três horas de estudo. No jogo, são cinco horas diárias de treinamentos. O adolescente ressaltou a necessidade de estudar como foco principal mesmo no mundo dos e-sports.

Além de treinar dentro do ‘Fortnite’, o garoto carioca também faz exercícios físicos e treina reflexos. Guilherme Mannarino ainda acrescenta uma alimentação saudável e cuidado com a saúde mental para realizar bem as atividades.

Depois de treinar no jogo ‘Fortnite’, o estudante ainda procura analisar as partidas, para observar o que errou e corrigir. Ao finalizar esta etapa do dia, claro, Guilherme estuda inglês para conseguir a boas notas de aprovação nas universidades norte-americanas em que foi aprovado pelo desempenho no game."

sábado, 6 de novembro de 2021

Série Manifest e alguns motivos para maratonar

Sucesso na Globo, 'Manifest: O Mistério do Voo 828' chega ao HBO Max - Nerd  Site
O primeiro sabadão de novembro amanheceu com jeito de que vai chover muito, então que tal uma série para aproveitar o tempo chuvoso? Manifest é uma série de drama sobrenatural, criada por Jeff Rake, que originalmente pertencia à NBC, que a cancelou nos Estados Unidos na 3ª temporada.

O seriado acabou sendo resgatado pela Netflix e vai ter a 4ª e última temporada

A história é centrada nos passageiros e na tripulação de um avião comercial que reaparecem repentinamente após serem dados como mortos por mais de cinco anos. 

O criador e produtor executivo de Manifest, Jeff Rake, disse ao Syfy, que ele pensou no conceito da série pela primeira vez há 10 anos, mas não foi até o voo 370 desaparecer que a serie começou a tomar forma. “Eu tive a ideia [de Manifest] por volta de [uma década atrás], e ninguém queria produzir“, explicou ele. “Então, sete anos depois, o caso da Malaysian Airlines aconteceu e, de repente, minha ideia maluca pareceu um pouco mais real, um pouco mais relacionável, no contexto da Malaysian Air, e de repente as pessoas se interessaram.”

Mas os amigos e familiares dos passageiros do voo 370 não tiveram tanta sorte. Conforme descrito pelo The Guardian, os investigadores da Malásia divulgaram um relatório de 1.500 páginas em 2018 afirmando que, quatro anos após o desaparecimento do voo, eles não foram capazes de declarar conclusivamente o que aconteceu com o avião, onde está ou por que desapareceu.

Em 2017, a CNN informou que os restos do MH370 foram encontrados no Oceano Índico, sugerindo que o avião havia caído e se desfeito. Segundo a TIME Magazine, no entanto, nem um único corpo foi descoberto. Embora as chances dos passageiros do voo 370 terem sido transportados para uma ilha habitada por monstros de fumaça sejam pequenas, para dizer o mínimo, essas respostas são bem estranhas. Principalmente porque este avião desapareceu em pleno século 21, sem qualquer explicação para o que aconteceu.

Manifest: o que achamos da nova série de mistério com Josh Dallas (opinião)  | Minha Série 

" 1. Trama envolvente

A primeira razão é sua trama envolvente. Em Manifest, acompanhamos um grupo de pessoas desconhecidas que pegam o voo 828 Montego Bay, que tinha tudo para ser apenas mais um voo. Durante a viagem, uma grande turbulência assusta os passageiros, com muitos pensando que o avião iria cair – e o pior acaba não acontecendo, para alívio deles. No entanto, ao desembarcarem eles ficam extremamente surpresos ao descobrirem que cinco anos havia se passado, e que todos eles estavam desaparecidos. Ou seja: para quem estava no avião, a viagem durou apenas algumas horas; para quem estava do lado de fora, passou-se anos.
O final da 1ª temporada de Manifest: saiba o que acontece - Mix de Séries 

2. Inspirações em Lost

Não pra menos, Manifest é chamada de “nova Lost“. A série tem muitas inspirações na antiga trama de sucesso, com direito a acidente de avião e tudo mais. Mas é nos mistérios que Manifest tem sua maior base em episódios de Lost. Além disso, a cada novo episódio, a trama avança com histórias que fornecem aos fãs material suficiente para diversas teorias. Portanto, assunto para discutir sobre a série é o que não falta.
Manifest sur TF1 : débarquement immédiat 

3. Curiosidade

Um dos chamativos de Manifest é justamente despertar a curiosidade do público. Como dito, a cada novo episódio mais mistérios são inseridos. Logo, você se pega perguntando: os passageiros estão conectados? O que é a voz em suas cabeças? E por aí vai… Ah, e apenas um alerta: se você acha que as perguntas encerram-se no final da temporada, está enganado! No último episódio, temos uma grande pergunta lançada para os fãs, que pode ser mortal para todos os sobreviventes.
La série Manifest atterrit sur Netflix | SFR ACTUS 

4. Está disponível no Globoplay

Talvez, este seja um motivo principal: a série finalmente está disponível de forma legal no Brasil.

5. Elenco acertado

Atrizes e atores conseguem entregar cenas de suspenses e dramas ao mesmo tempo. Mesmo assim, os destaques ficam para Jack Messina e Joshua Dallas, conhecido pelo seu papel em Once Upon a Time. E ainda, Melissa Roxburgh chama a atenção como a policial que investiga o mistério." 

 Crítica | Manifest (1ª Temporada) — Outra Hora