Eu amo a arqueologia e as notícias de novas descobertas ao longo dos anos...
"Foram feitas novas descobertas históricas no Egito. Desde a mais antiga zona portuária, um cemitério onde se pensa estarem sepultadas altas figuras da primeira dinastia e ainda uma cidade com 7 mil anos.
E é mesmo por ai que começamos, pela mais recente descoberta de uma cidade soterrada situada na província egípcia de Sohang. Tem mais de 7 mil anos de existência e pensa-se ter sido habitada por altas figuras da época. A descoberta segundo conta o The Guardian citando o comunicado do Ministério das Antiguidades egípcio, pode ajudar a compreender toda a importância de Abydos, que está bastante próxima, uma das cidades egípcia mais antigas e importantes, que chegou a ser a capital do país.
Uma cidade construída há milhares anos foi encontrada no Egito. A descoberta foi realizada por uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades do país, cujo turismo tem diminuído de forma considerável desde a queda do ditador Hosni Mubarak em 2011.
O local fica perto do templo de Seti I, um memorial do período do Novo Reinado que fica na cidade antiga de Abidos — especialistas acreditam que ela tenha sido a capital do Egito do final do Período Pré-dinástico ao início das dinastias. Segundo as autoridades egípcias, as construções foram desenvolvidas há cerca de sete mil anos, na época da Primeira Dinastia.
Na cidade antiga, os arqueólogos encontraram cabanas, ferramentas, cerâmicas e cerca de 15 grandes túmulos. Estes são importantes porque podem provar que a cidade era o lar dos oficiais egípcios mais importantes da época."(revistagalileu.globo.com)
terça-feira, 29 de novembro de 2016
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
O Samba Completou 100 Anos
E ontem o ritmo mais brasileiro completou 100 anos. Não tem como negar ele faz da identidade nacional e como diz a música "quem não gosta de samba bom sujeito não é"... Então, viva o Samba.
"A canção “Pelo Telefone”, de Donga, considerado o primeiro samba a ser registrado e gravado, completa neste domingo (27) 100 anos. Em 27 de novembro de 1916, a partitura da música foi registrada no Departamento de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em nome de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, na época um compositor de apenas 26 anos.
O samba havia sido concebido naquele ano, durante uma roda na casa de Tia Ciata. De acordo com o Dicionário da Música Popular Brasileira, do historiador Ricardo Cravo Albin, desde o lançamento da música, várias pessoas reivindicaram a autoria, já que era comum que os participantes de rodas de samba fizessem improvisações.
O doutor em musicologia Carlos Sandroni diz que houve outros sambas gravados antes de “Pelo Telefone”, mas acabaram não sendo reconhecidos como “primeiro samba” porque não tiveram um apelo popular tão grande quanto a canção de Donga, que foi sucesso no carnaval de 1917.
“Foi o primeiro samba gravado e registrado que fez muito sucesso. Foi um grande sucesso popular. Outros sambas não foram registrados, é verdade, mas foram gravados antes de 'Pelo Telefone' e não fizeram sucesso. Então ninguém se lembra”, explicou.
De acordo com a Biblioteca Nacional, Donga entregou a petição de registro para o samba em 6 de novembro de 1916. Anexada ao processo estava uma partitura manuscrita para piano assinada por Pixinguinha. Dez dias depois, Donga anexou um atestado que afirmava que o samba havia sido executado pela primeira vez em 25 de outubro de 1916, no Cine-Theatro Velho.
A Biblioteca Nacional só concluiria o registro no dia 27 de novembro, com o número 3.295. Para celebrar o centenário do registro, a instituição lançou hoje uma exposição virtual com a partitura original da canção, músicas e fotos da época, chamada "Ai, ai, ai... Cem Anos o Samba Faz"."(www.correio24horas.com.br)
"A canção “Pelo Telefone”, de Donga, considerado o primeiro samba a ser registrado e gravado, completa neste domingo (27) 100 anos. Em 27 de novembro de 1916, a partitura da música foi registrada no Departamento de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em nome de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, na época um compositor de apenas 26 anos.
O samba havia sido concebido naquele ano, durante uma roda na casa de Tia Ciata. De acordo com o Dicionário da Música Popular Brasileira, do historiador Ricardo Cravo Albin, desde o lançamento da música, várias pessoas reivindicaram a autoria, já que era comum que os participantes de rodas de samba fizessem improvisações.
O doutor em musicologia Carlos Sandroni diz que houve outros sambas gravados antes de “Pelo Telefone”, mas acabaram não sendo reconhecidos como “primeiro samba” porque não tiveram um apelo popular tão grande quanto a canção de Donga, que foi sucesso no carnaval de 1917.
“Foi o primeiro samba gravado e registrado que fez muito sucesso. Foi um grande sucesso popular. Outros sambas não foram registrados, é verdade, mas foram gravados antes de 'Pelo Telefone' e não fizeram sucesso. Então ninguém se lembra”, explicou.
De acordo com a Biblioteca Nacional, Donga entregou a petição de registro para o samba em 6 de novembro de 1916. Anexada ao processo estava uma partitura manuscrita para piano assinada por Pixinguinha. Dez dias depois, Donga anexou um atestado que afirmava que o samba havia sido executado pela primeira vez em 25 de outubro de 1916, no Cine-Theatro Velho.
A Biblioteca Nacional só concluiria o registro no dia 27 de novembro, com o número 3.295. Para celebrar o centenário do registro, a instituição lançou hoje uma exposição virtual com a partitura original da canção, músicas e fotos da época, chamada "Ai, ai, ai... Cem Anos o Samba Faz"."(www.correio24horas.com.br)
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
Mais uma HQ Autobiográfica está Chegando
É
sempre bom ler HQs que trazem temas polêmicos e envolventes. Hoje eu
estava lendo O Jornal A Gazeta e deparei-me com um resumo de uma HQ de
2015, publicada no Reino Unido e está sendo aguardada com ansiedade
pelos amantes desse tipo de leitura aqui no Brasil.
"A elogiada graphic novel Desconstruindo Una, que chega agora ao Brasil, a autora, nomeada apenas Una, descreve acontecimentos que viveu e viu dando assim voz às mulheres vítimas de todo o tipo de violência que uma sociedade machista é capaz de produzir.
O álbum autobiográfico, que se passa entre os anos de 1975 e 1981, apresenta a menina Una em processo de transição da infância para adolescência. Em meio a esse cenário, um assassino em série está aterrorizando o condado, e a polícia encontra dificuldade em resolver o caso mesmo tendo interrogado o criminoso nada menos que nove vezes.
No outono de 2015, no Hemisfério Norte, Desconstruindo Una foi indicado para o prestigioso Emma Humphreys Memorial Prize, que presta reconhecimento a pessoas que, através da escrita ou campanha, aumentaram a consciência sobre a violência contra as mulheres e crianças".
"A elogiada graphic novel Desconstruindo Una, que chega agora ao Brasil, a autora, nomeada apenas Una, descreve acontecimentos que viveu e viu dando assim voz às mulheres vítimas de todo o tipo de violência que uma sociedade machista é capaz de produzir.
O álbum autobiográfico, que se passa entre os anos de 1975 e 1981, apresenta a menina Una em processo de transição da infância para adolescência. Em meio a esse cenário, um assassino em série está aterrorizando o condado, e a polícia encontra dificuldade em resolver o caso mesmo tendo interrogado o criminoso nada menos que nove vezes.
No outono de 2015, no Hemisfério Norte, Desconstruindo Una foi indicado para o prestigioso Emma Humphreys Memorial Prize, que presta reconhecimento a pessoas que, através da escrita ou campanha, aumentaram a consciência sobre a violência contra as mulheres e crianças".
quinta-feira, 24 de novembro de 2016
Supernatural: Thanskgiving Day/Dia de Ação de Graças
Hoje não assistiremos Supernatural, porque é "feriado de Ação de Graças, ou Thanskgiving, nos Estados Unidos, é celebrado todos os anos na última quinta-feira de novembro.
A tradição presidencial de perdoar um peru vem do século XIX, na época de Abraham Lincoln, e as aves poupadas este ano viverão o resto de suas vidas em um “retiro” na Universidade Virginia Tech."
Há onze anos que durante o feriado os atores, diretores, roteiristas, etc. aproveitam para passar o dia com seus familiares, sendo que na semana seguinte eles dão prosseguimento as filmagens nos estúdios em Vancouver/Canadá.
"No dia de Ação de Graças, famílias se reúnem para jantar um peru assado. Tradicionalmente, a data é associada às comemorações dos primeiros anos da colonização europeia na América do Norte, quando os europeus recém-chegados tinham a tradição de dar graças a Deus pela abundância da colheita e ajuda recebida por parte dos índios.
Além do peru, outras comidas são tradicionalmente servidas como refeição nesse dia. Pratos feitos com batata, abóbora e amora são habituais na mesa dos norte-americanos. Muitos desses pratos foram cultivados pelos indígenas e introduzidos na culinária dos europeus quando lá chegaram. Desfiles e competições esportivas também marcam o dia, amplamente patrocinados por lojas com o objetivo de incentivar o início das compras para o Natal."
"O mais famoso evento durante Ação de Graças é a Macy’s Thanksgiving Day Parade. Esta parada, certamente a mais famosa do mundo, tem grande história: a Macy’s Thanksgiving Day Parade existe desde 1924. Todo ano, mais de 3,5 milhões de pessoas a visitam. Ela começa no lado oeste do Central Park, na altura da 77th Street e segue até o Columbus Circle na esquina de baixo à esquerda do Central Park.
Outra tradição do feriado é assistir a um jogo de futebol americano na TV após a refeição. A federação do esporte começou a transmitir o jogo em 1920 e desde 1934 os times Detroit Lions e Dallas Cowboys sempre jogam nesta data.
A festa do Dia de Ação de Graças precede a Black Friday - dia de liquidação em todas as lojas dos Estados Unidos -, a se realizar amanhã (sexta-feira, 25). Os descontos da Black Friday começam em muitas lojas hoje, às 18h. As compras são feitas nas lojas, mas, para prevenir tumultos, muitas oferecem os descontos pela internet."
Aqui no Brasil não temos o costume de celebrar a data, mas eu particularmente aproveito para agradecer à Deus por tudo que recebo ao longo do ano.
"No Brasil, a data foi instituída pelo presidente Gaspar Dutra em 1949 por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, que ficou impressionado com as comemorações norte-americanas no período em que representou o país em Washington. A data fixada foi a 4ª quinta-feira de novembro.
Poucas pessoas celebram a data no Brasil, em geral famílias de origem americana, algumas igrejas protestantes, outras evangélicas (como a Assembleia de Deus e a Igreja do Evangelho Quadrangular) e escolas de inglês."
A tradição presidencial de perdoar um peru vem do século XIX, na época de Abraham Lincoln, e as aves poupadas este ano viverão o resto de suas vidas em um “retiro” na Universidade Virginia Tech."
Há onze anos que durante o feriado os atores, diretores, roteiristas, etc. aproveitam para passar o dia com seus familiares, sendo que na semana seguinte eles dão prosseguimento as filmagens nos estúdios em Vancouver/Canadá.
"No dia de Ação de Graças, famílias se reúnem para jantar um peru assado. Tradicionalmente, a data é associada às comemorações dos primeiros anos da colonização europeia na América do Norte, quando os europeus recém-chegados tinham a tradição de dar graças a Deus pela abundância da colheita e ajuda recebida por parte dos índios.
Além do peru, outras comidas são tradicionalmente servidas como refeição nesse dia. Pratos feitos com batata, abóbora e amora são habituais na mesa dos norte-americanos. Muitos desses pratos foram cultivados pelos indígenas e introduzidos na culinária dos europeus quando lá chegaram. Desfiles e competições esportivas também marcam o dia, amplamente patrocinados por lojas com o objetivo de incentivar o início das compras para o Natal."
"O mais famoso evento durante Ação de Graças é a Macy’s Thanksgiving Day Parade. Esta parada, certamente a mais famosa do mundo, tem grande história: a Macy’s Thanksgiving Day Parade existe desde 1924. Todo ano, mais de 3,5 milhões de pessoas a visitam. Ela começa no lado oeste do Central Park, na altura da 77th Street e segue até o Columbus Circle na esquina de baixo à esquerda do Central Park.
Outra tradição do feriado é assistir a um jogo de futebol americano na TV após a refeição. A federação do esporte começou a transmitir o jogo em 1920 e desde 1934 os times Detroit Lions e Dallas Cowboys sempre jogam nesta data.
A festa do Dia de Ação de Graças precede a Black Friday - dia de liquidação em todas as lojas dos Estados Unidos -, a se realizar amanhã (sexta-feira, 25). Os descontos da Black Friday começam em muitas lojas hoje, às 18h. As compras são feitas nas lojas, mas, para prevenir tumultos, muitas oferecem os descontos pela internet."
Aqui no Brasil não temos o costume de celebrar a data, mas eu particularmente aproveito para agradecer à Deus por tudo que recebo ao longo do ano.
"No Brasil, a data foi instituída pelo presidente Gaspar Dutra em 1949 por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, que ficou impressionado com as comemorações norte-americanas no período em que representou o país em Washington. A data fixada foi a 4ª quinta-feira de novembro.
Poucas pessoas celebram a data no Brasil, em geral famílias de origem americana, algumas igrejas protestantes, outras evangélicas (como a Assembleia de Deus e a Igreja do Evangelho Quadrangular) e escolas de inglês."
Turkey:
O peru é tradicional tanto na Ação de Graças quanto no Natal, porque é
uma ave grande, dá conta de alimentar toda a família. O peru é assado e
costuma ser recheado com chestnuts (avelãs), sausage (linguiça) e grãos.
Cranberry sauce: Essa fruta tem um nome em português: oxicoco. Mas a maioria conhece como cranberry. O sauce (molho) feito com ela acompanha o peru. Em tese, a fruta acompanha o jantar por ter sido apresentada aos peregrinos pelos nativos. O molho é bem simples de fazer, parece uma geleia: ferva água com açúcar, acrescente as frutas e deixe até que elas estourem e se misturem à água, para que você possa misturar, amassar e dar a consistência certa.
Vegetables: Já que tudo começou com uma colheita, nada mais justo do que ter legumes à mesa. A maioria é composta de raízes: potato (batata), parsnip (pastinaca, uma espécie de cenoura branca), carrot (cenoura), yam (inhame) e o mais popular de todos, a pumpkin (abóbora).
Marshmallow sweet potatoes: Batata-doce não é doce o suficiente para o jantar de Ação de Graças, então, eles colocam marshmallows nelas. As batatas-doces são assadas, amassadas como purê, misturadas com butter (manteiga) e cinnamon (canela), cobertas com os marshmallows e devolvidas ao forno até que os doces no topo estejam dourados.
Pumpkin pie & Pecan pie: duas pies (tortas) comuns de sobremesa (sim, tem mais doce!) são de abóbora e de nozes de pecã. Abóbora, de fato, é o sabor do outono nos EUA. Já as nozes podem ser usadas na torta e no recheio do peru.
- See more at: http://englishlive.ef.com/pt-br/blog/como-e-o-jantar-de-acao-de-gracas-nos-eua/#sthash.r9Ubzutl.dpuf Além do peru, outras comidas são tradicionalmente servidas como refeição nesse dia. Pratos feitos com batata, abóbora e amora são habituais na mesa dos norte-americanos. Muitos desses pratos foram cultivados pelos indígenas e introduzidos na culinária dos europeus quando lá chegaram. Desfiles e competições esportivas também marcam o dia, amplamente patrocinados por lojas com o objetivo de incentivar o início das compras para o Natal.
Cranberry sauce: Essa fruta tem um nome em português: oxicoco. Mas a maioria conhece como cranberry. O sauce (molho) feito com ela acompanha o peru. Em tese, a fruta acompanha o jantar por ter sido apresentada aos peregrinos pelos nativos. O molho é bem simples de fazer, parece uma geleia: ferva água com açúcar, acrescente as frutas e deixe até que elas estourem e se misturem à água, para que você possa misturar, amassar e dar a consistência certa.
Vegetables: Já que tudo começou com uma colheita, nada mais justo do que ter legumes à mesa. A maioria é composta de raízes: potato (batata), parsnip (pastinaca, uma espécie de cenoura branca), carrot (cenoura), yam (inhame) e o mais popular de todos, a pumpkin (abóbora).
Marshmallow sweet potatoes: Batata-doce não é doce o suficiente para o jantar de Ação de Graças, então, eles colocam marshmallows nelas. As batatas-doces são assadas, amassadas como purê, misturadas com butter (manteiga) e cinnamon (canela), cobertas com os marshmallows e devolvidas ao forno até que os doces no topo estejam dourados.
Pumpkin pie & Pecan pie: duas pies (tortas) comuns de sobremesa (sim, tem mais doce!) são de abóbora e de nozes de pecã. Abóbora, de fato, é o sabor do outono nos EUA. Já as nozes podem ser usadas na torta e no recheio do peru.
- See more at: http://englishlive.ef.com/pt-br/blog/como-e-o-jantar-de-acao-de-gracas-nos-eua/#sthash.r9Ubzutl.dpuf Além do peru, outras comidas são tradicionalmente servidas como refeição nesse dia. Pratos feitos com batata, abóbora e amora são habituais na mesa dos norte-americanos. Muitos desses pratos foram cultivados pelos indígenas e introduzidos na culinária dos europeus quando lá chegaram. Desfiles e competições esportivas também marcam o dia, amplamente patrocinados por lojas com o objetivo de incentivar o início das compras para o Natal.
Turkey:
O peru é tradicional tanto na Ação de Graças quanto no Natal, porque é
uma ave grande, dá conta de alimentar toda a família. O peru é assado e
costuma ser recheado com chestnuts (avelãs), sausage (linguiça) e grãos.
Cranberry sauce: Essa fruta tem um nome em português: oxicoco. Mas a maioria conhece como cranberry. O sauce (molho) feito com ela acompanha o peru. Em tese, a fruta acompanha o jantar por ter sido apresentada aos peregrinos pelos nativos. O molho é bem simples de fazer, parece uma geleia: ferva água com açúcar, acrescente as frutas e deixe até que elas estourem e se misturem à água, para que você possa misturar, amassar e dar a consistência certa.
Vegetables: Já que tudo começou com uma colheita, nada mais justo do que ter legumes à mesa. A maioria é composta de raízes: potato (batata), parsnip (pastinaca, uma espécie de cenoura branca), carrot (cenoura), yam (inhame) e o mais popular de todos, a pumpkin (abóbora).
Marshmallow sweet potatoes: Batata-doce não é doce o suficiente para o jantar de Ação de Graças, então, eles colocam marshmallows nelas. As batatas-doces são assadas, amassadas como purê, misturadas com butter (manteiga) e cinnamon (canela), cobertas com os marshmallows e devolvidas ao forno até que os doces no topo estejam dourados.
Pumpkin pie & Pecan pie: duas pies (tortas) comuns de sobremesa (sim, tem mais doce!) são de abóbora e de nozes de pecã. Abóbora, de fato, é o sabor do outono nos EUA. Já as nozes podem ser usadas na torta e no recheio do peru.
- See more at: http://englishlive.ef.com/pt-br/blog/como-e-o-jantar-de-acao-de-gracas-nos-eua/#sthash.r9Ubzutl.dpuf
Cranberry sauce: Essa fruta tem um nome em português: oxicoco. Mas a maioria conhece como cranberry. O sauce (molho) feito com ela acompanha o peru. Em tese, a fruta acompanha o jantar por ter sido apresentada aos peregrinos pelos nativos. O molho é bem simples de fazer, parece uma geleia: ferva água com açúcar, acrescente as frutas e deixe até que elas estourem e se misturem à água, para que você possa misturar, amassar e dar a consistência certa.
Vegetables: Já que tudo começou com uma colheita, nada mais justo do que ter legumes à mesa. A maioria é composta de raízes: potato (batata), parsnip (pastinaca, uma espécie de cenoura branca), carrot (cenoura), yam (inhame) e o mais popular de todos, a pumpkin (abóbora).
Marshmallow sweet potatoes: Batata-doce não é doce o suficiente para o jantar de Ação de Graças, então, eles colocam marshmallows nelas. As batatas-doces são assadas, amassadas como purê, misturadas com butter (manteiga) e cinnamon (canela), cobertas com os marshmallows e devolvidas ao forno até que os doces no topo estejam dourados.
Pumpkin pie & Pecan pie: duas pies (tortas) comuns de sobremesa (sim, tem mais doce!) são de abóbora e de nozes de pecã. Abóbora, de fato, é o sabor do outono nos EUA. Já as nozes podem ser usadas na torta e no recheio do peru.
- See more at: http://englishlive.ef.com/pt-br/blog/como-e-o-jantar-de-acao-de-gracas-nos-eua/#sthash.r9Ubzutl.dpuf
terça-feira, 22 de novembro de 2016
Naíne Terena - Índia Empoderada
As mulheres indígenas também estão se empoderando cada vez mais em nossa sociedade. E no meio de tanto preconceito, saber que elas também estão lutando por um lugar no "mundo dos homens" é maravilhoso e inspirador.
"Graduada em Rádio e TV pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), mestre em Artes pela Universidade de Brasília (UnB), doutora em Educação pela PUC-SP e pós-doutoranda na UFMT no laboratório de Estudos sobre a informação e comunicação na educação. Esse é o currículo de Naíne Terena, que tem usado o meio acadêmico para discutir o papel dos indígenas como protagonistas na educação e na comunicação. A etnomidia é tema constante dos estudos de Naíne Terena, que defende uma apropriação cada vez maior por parte dos povos indígenas de todos os instrumentos de comunicação para a construção e confecção de narrativas próprias. "Vem surgindo muitas iniciativas nesse sentido, de modelos de comunicação, de empreendedorismo, de produção audiovisual e radiofônica feita pelos indígenas, como a Rádio Yandé", explica Naíne que também é pesquisadora do Laboratório de Tecnologia, Ciência e Criação da UFMT. "Existe um interesse enorme dos povos indígenas de se apropriar do registro da narrativa, seja por livro, por filme, no rádio. Além de resguardar o conhecimento, isso nos dá voz. Assim, ninguém distorce nossa fala". Naíne alimenta no Facebook a página "Notícias Indígenas", um apanhado de reportagens relevantes produzidas por diversos veículos e por ela mesma. Em 2014, ela deu início ao "Projeto Territórios Criativos Indígenas: arte e sustentabilidade", que desenvolveu atividades de pesquisa e capacitação em quatro comunidades indígenas de Mato Grosso, com o intuito de projetar estratégias de sustentabilidade e geração de renda geridas pelas próprias comunidades. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a UFMT. Pesquisadores doutores vinculados à UFMT e estudantes indígenas da mesma instituição dão orientação técnica às comunidades indígenas para o desenvolvimento de atividades econômicas com o foco na comercialização de produtos, direitos culturais e patrimônio indígena e captação de recursos que visem o benefício comunitário e familiar. O resultado dos dois anos do projeto poderá ser visto este mês no SESC Arsenal, em Cuiabá, quando as comunidades indígenas participarão de uma rodada de negócios que inclui produtos que vão de biojóias a passeios com foto no etnoturismo. Para além dos trabalhos com foco em etnomídia e empreendedorismo dentro das aldeias, Naíne luta pelo cumprimento se tornou uma da Lei nº 11.645, de 2008, que prevê a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras. Segundo ela, são poucas as instituições de ensino que tem cumprido a lei. "Nós temos um problema porque até mesmo os professores não passaram por uma formação específica pra dar esse tipo de conteúdo, os materiais didáticos são fracos. O professor não sabe como colocar essa temática dentro da sala de aula. Estamos lutando para que isso não se torne uma disciplina optativa". (www.ebc.com.br)
"Graduada em Rádio e TV pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), mestre em Artes pela Universidade de Brasília (UnB), doutora em Educação pela PUC-SP e pós-doutoranda na UFMT no laboratório de Estudos sobre a informação e comunicação na educação. Esse é o currículo de Naíne Terena, que tem usado o meio acadêmico para discutir o papel dos indígenas como protagonistas na educação e na comunicação. A etnomidia é tema constante dos estudos de Naíne Terena, que defende uma apropriação cada vez maior por parte dos povos indígenas de todos os instrumentos de comunicação para a construção e confecção de narrativas próprias. "Vem surgindo muitas iniciativas nesse sentido, de modelos de comunicação, de empreendedorismo, de produção audiovisual e radiofônica feita pelos indígenas, como a Rádio Yandé", explica Naíne que também é pesquisadora do Laboratório de Tecnologia, Ciência e Criação da UFMT. "Existe um interesse enorme dos povos indígenas de se apropriar do registro da narrativa, seja por livro, por filme, no rádio. Além de resguardar o conhecimento, isso nos dá voz. Assim, ninguém distorce nossa fala". Naíne alimenta no Facebook a página "Notícias Indígenas", um apanhado de reportagens relevantes produzidas por diversos veículos e por ela mesma. Em 2014, ela deu início ao "Projeto Territórios Criativos Indígenas: arte e sustentabilidade", que desenvolveu atividades de pesquisa e capacitação em quatro comunidades indígenas de Mato Grosso, com o intuito de projetar estratégias de sustentabilidade e geração de renda geridas pelas próprias comunidades. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a UFMT. Pesquisadores doutores vinculados à UFMT e estudantes indígenas da mesma instituição dão orientação técnica às comunidades indígenas para o desenvolvimento de atividades econômicas com o foco na comercialização de produtos, direitos culturais e patrimônio indígena e captação de recursos que visem o benefício comunitário e familiar. O resultado dos dois anos do projeto poderá ser visto este mês no SESC Arsenal, em Cuiabá, quando as comunidades indígenas participarão de uma rodada de negócios que inclui produtos que vão de biojóias a passeios com foto no etnoturismo. Para além dos trabalhos com foco em etnomídia e empreendedorismo dentro das aldeias, Naíne luta pelo cumprimento se tornou uma da Lei nº 11.645, de 2008, que prevê a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras. Segundo ela, são poucas as instituições de ensino que tem cumprido a lei. "Nós temos um problema porque até mesmo os professores não passaram por uma formação específica pra dar esse tipo de conteúdo, os materiais didáticos são fracos. O professor não sabe como colocar essa temática dentro da sala de aula. Estamos lutando para que isso não se torne uma disciplina optativa". (www.ebc.com.br)
Dia do Músico
Hoje é o Dia do Músico e eu nem sabia disso, pois eu ouço música todos os dias. E quanto mais a boa música eu ouvir melhor é meu dia. Mesmo assim parabéns aos músicos que nos alegram com seu talento.
"Hoje é dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, por isso hoje também é comemorado o Dia do Músico. O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor.
Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda.
O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações.
A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais.
A santa dos músicos
Santa Cecília viveu em Roma, no século III, e participava diariamente da missa celebrada pelo papa Urbano, nas catacumbas da via Ápia.
Ela decidiu viver casta, mas seu pai obrigou-a a casar com Valeriano. Ela contou ao seu marido sua condição de virgem consagrada a Deus e conseguiu convence-lo. Segundo a tradição, Cecília teria cantado para ele a beleza da castidade e ele acabou decidindo respeitar o voto da esposa. Além disso, Valeriano converteu-se ao catolicismo.
Mito grego
Na época dos gregos, dizia-se que depois da morte dos Titãs, filhos de Urano, os deuses do Olimpo pediram que Zeus criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos deuses do Olimpo. Então, Zeus se deitou com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas.
Nasceram dessas noites as nove Musas. Dessas nove, a musa da música era Euterpe, que fazia parte do cortejo de Apolo, deus da Música.
Diz a lenda que música é vida, e que a vida sem música perde muito do seu sabor. Pompéu tem hoje grandes talentos musicais. É uma cidade que vive da música."(www.pompeumg.com.br)
"Hoje é dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, por isso hoje também é comemorado o Dia do Músico. O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor.
Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda.
O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações.
A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais.
A santa dos músicos
Santa Cecília viveu em Roma, no século III, e participava diariamente da missa celebrada pelo papa Urbano, nas catacumbas da via Ápia.
Ela decidiu viver casta, mas seu pai obrigou-a a casar com Valeriano. Ela contou ao seu marido sua condição de virgem consagrada a Deus e conseguiu convence-lo. Segundo a tradição, Cecília teria cantado para ele a beleza da castidade e ele acabou decidindo respeitar o voto da esposa. Além disso, Valeriano converteu-se ao catolicismo.
Mito grego
Na época dos gregos, dizia-se que depois da morte dos Titãs, filhos de Urano, os deuses do Olimpo pediram que Zeus criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos deuses do Olimpo. Então, Zeus se deitou com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas.
Nasceram dessas noites as nove Musas. Dessas nove, a musa da música era Euterpe, que fazia parte do cortejo de Apolo, deus da Música.
Diz a lenda que música é vida, e que a vida sem música perde muito do seu sabor. Pompéu tem hoje grandes talentos musicais. É uma cidade que vive da música."(www.pompeumg.com.br)
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
O Feitiço de Áquila - O Filme
O dia amanheceu chuvoso, ainda está garoando, está 21º C e perfeito para curtir um filme histórico com a temática do amor impossível como pano de fundo. Eu adoro esse filme, não só por ser dos anos 1980, mas pela maneira como a Europa Medieval é apresentada com seus mitos e superstições.
"Ladyhawke (no Brasil, O Feitiço de Áquila /A Mulher Falcão) é um filme lançado em 1985, dos gêneros fantasia, romance e aventura, dirigido por Richard Donner.
Ladyhawke é um filme de fantasia de 1985 dirigido por Richard Donner, estrelado por Matthew Broderick, Rutger Hauer e Michelle Pfeiffer.
O filme ficou marcado como o segundo filme da 20th Century Fox para ser co-produzido e co-realizado pela Warner Bros. O primeiro foi o Inferno na Torre, desta vez Warner tem os direitos de distribuição E.U.A. para o filme e a Fox, Europeu e internacional de direitos.
Na Europa medieval, um ladrão chamado "O Rato" escapa das masmorras de Áquila, pondo em movimento uma cadeia de eventos que podem salvar ou destruir uma bela mulher e um capitão valente.
Os dois amantes estão condenados a separação ao longo da vida por uma maldição demoníaca invocada pelo corrupto e ciumento Bispo de Áquila: durante o dia, Isabeau se transforma em um falcão, enquanto à noite, Navarre (o capitão) se transforma em lobo negro. Imperius, o monge que, quando bêbado, traiu seu amor ao Bispo, encontrou uma maneira de quebrar a maldição, mas somente se ele e o Rato conseguirem trazê-los de volta a Áquila para enfrentar o Bispo."
"Ladyhawke (no Brasil, O Feitiço de Áquila /A Mulher Falcão) é um filme lançado em 1985, dos gêneros fantasia, romance e aventura, dirigido por Richard Donner.
Ladyhawke é um filme de fantasia de 1985 dirigido por Richard Donner, estrelado por Matthew Broderick, Rutger Hauer e Michelle Pfeiffer.
O filme ficou marcado como o segundo filme da 20th Century Fox para ser co-produzido e co-realizado pela Warner Bros. O primeiro foi o Inferno na Torre, desta vez Warner tem os direitos de distribuição E.U.A. para o filme e a Fox, Europeu e internacional de direitos.
Na Europa medieval, um ladrão chamado "O Rato" escapa das masmorras de Áquila, pondo em movimento uma cadeia de eventos que podem salvar ou destruir uma bela mulher e um capitão valente.
Os dois amantes estão condenados a separação ao longo da vida por uma maldição demoníaca invocada pelo corrupto e ciumento Bispo de Áquila: durante o dia, Isabeau se transforma em um falcão, enquanto à noite, Navarre (o capitão) se transforma em lobo negro. Imperius, o monge que, quando bêbado, traiu seu amor ao Bispo, encontrou uma maneira de quebrar a maldição, mas somente se ele e o Rato conseguirem trazê-los de volta a Áquila para enfrentar o Bispo."
domingo, 20 de novembro de 2016
Geração Tombamento
Domingão com cara de outono/inverno, em plena primavera, ventinho fresco soprando lá fora, as aves cantando de forma estridente e eu recostada no sofá com uma xícara de chocolate quente lendo o Jornal A Gazeta.
Uma matéria me chamou atenção pela expressão que até este momento desconhecia "geração tombamento". Depois fiz uma busca na net e encontrei sites falando desse assunto e aproveitando que hoje se comemora o Dia da Consciência Negra resolvi postar aqui.
"A geração tombamento é um movimento estético urbano muito importante quanto ao fortalecimento e à autoestima de jovens negros urbanos no Brasil. A palavra tombamento se alinha ao termo empoderamento, e acredito que foi a partir dele o surgimento do significado de tombar: “fechar”, “lacrar”, “arrasar”, “divar”.
De acordo com a feminista negra Djamila Ribeiro no texto “O empoderamento necessário” para o portal Mulher Executiva, se empoderar parte de um conceito coletivo no sentido de proporcionar a si mesmo e aos outros mecanismos de enfrentamento para que juntos possam romper as estruturas racistas, sexistas, homofóbicas, ou seja, o combate de todas as formas de opressão para uma sociedade mais justa e igualitária no respeito às diferenças. Por conseguinte, se empoderar é identificar e compreender o que se é enquanto indivíduo e parte de um grupo desprovido de justiça social."(www.afronta.org/)
Segundo a matéria do Jornal " o grupo começou a se chamar "geração tombamento" apenas em 2014, com surgimento de figuras importantes na mídia. No campo da moda, a geração tombamento fez com que profissionais abrissem os olhos para essa cultura e para esses consumidores que foram deixados de lado por muito tempo.
Através da autoafirmação, negros e negras começam a ver sua estética de outra maneira e se sentem autênticos e bonitos. Valorizar a estética negra não é só empoderamento pessoal, mas também resistência política coletiva."
Uma matéria me chamou atenção pela expressão que até este momento desconhecia "geração tombamento". Depois fiz uma busca na net e encontrei sites falando desse assunto e aproveitando que hoje se comemora o Dia da Consciência Negra resolvi postar aqui.
"A geração tombamento é um movimento estético urbano muito importante quanto ao fortalecimento e à autoestima de jovens negros urbanos no Brasil. A palavra tombamento se alinha ao termo empoderamento, e acredito que foi a partir dele o surgimento do significado de tombar: “fechar”, “lacrar”, “arrasar”, “divar”.
De acordo com a feminista negra Djamila Ribeiro no texto “O empoderamento necessário” para o portal Mulher Executiva, se empoderar parte de um conceito coletivo no sentido de proporcionar a si mesmo e aos outros mecanismos de enfrentamento para que juntos possam romper as estruturas racistas, sexistas, homofóbicas, ou seja, o combate de todas as formas de opressão para uma sociedade mais justa e igualitária no respeito às diferenças. Por conseguinte, se empoderar é identificar e compreender o que se é enquanto indivíduo e parte de um grupo desprovido de justiça social."(www.afronta.org/)
Segundo a matéria do Jornal " o grupo começou a se chamar "geração tombamento" apenas em 2014, com surgimento de figuras importantes na mídia. No campo da moda, a geração tombamento fez com que profissionais abrissem os olhos para essa cultura e para esses consumidores que foram deixados de lado por muito tempo.
Através da autoafirmação, negros e negras começam a ver sua estética de outra maneira e se sentem autênticos e bonitos. Valorizar a estética negra não é só empoderamento pessoal, mas também resistência política coletiva."
sábado, 19 de novembro de 2016
A Falsa Democracia Racial Continua Escravizando o Negro
Profª Claudia N. Sousa Especialista em História do Brasil
Aproveitando o Dia da Consciência Negra eu irei postar uma analise, de minha autoria, sobre a famosa "democracia racial brasileira".
Durante a Colonização, as miscigenações entre índios, negros e brancos deram origem a três tipos de mestiços: mulato - mestiço do negro com branco; o caboclo - mestiço do índio com o branco e o cafuzo - mestiço do índio com o negro.
As relações interpessoais do conquistador europeu com índios e negros sempre foram marcadas por profundas desigualdades, destacando-se a escravidão como exemplo máximo.
A intensa miscigenação racial não conduziu a nenhum tipo de "democracia". Pode-se, isto sim, reconhecer que as distâncias sociais tornaram-se, no Brasil, mais perversas e insuperáveis que as diferenças raciais. Porém, ambas existem e quase sempre andam juntas.
O ideal do "branqueamento" e o mito da "democracia racial" (isto é, um ativo intercâmbio sexual entre as raças que teria contribuído para uma confraternização sociocultural) são os elementos mais importantes utilizados pela ideologia da classe dominante, para negar a existência do negro na sociedade brasileira.
Desde que uma minoria branca de intelectuais, no séc. XIX, se "interessou" pela causa dos negros, essa mesma elite vem trabalhando para apagar a mácula de 300 anos de escravidão existente no Brasil.
A invisibilidade do negro é acobertada pela sociedade, que insiste em mostrar que no Brasil as raças
convivem pacificamente, sem nenhum preconceito.
Uma reflexão mais crítica descobre que no Brasil os próprios negros colaboram para essa invisibilidade. Quando eles se sujeitam a política do "branqueamento", estão admitindo também que o racismo não existe neste pais. E mais ainda, com invisibilidade a sedimentação da "democracia racial", em outras palavras, inexistência de preconceitos e discriminação racial torna-se cada vez mais acirrada.
O preconceito de cor atinge tanto os homens quanto as mulheres, entretanto, historicamente as mulheres negras são atingidas com maior violência. As mulheres negras são atingidas com maior violência. As mulheres negras, desde a senzala, foram exploradas sexualmente. Posteriormente, essa violência foi reelaborada, colocando a mulher negra como sexualmente acessível e moralmente permissiva. As mulatas nos grandes centros como Rio de Janeiro e S. Paulo, são vistas como as mulheres mais belas do Brasil. Nota-se que a mudança da expressão negra para mulata é uma forma de "branqueamento", de valorização social que reafirma a inferioridade do negro.
Essas mulheres negras, agora transformadas em mulatas, encontram-se numa posição social de destaque, enquanto objetos de prazer. A sociedade de consumo vende-lhes a imagem sensual, tornando-as admiradas e "desejadas" por estrangeiros milionários e brasileiros da classe média e alta.
Aproveitando o Dia da Consciência Negra eu irei postar uma analise, de minha autoria, sobre a famosa "democracia racial brasileira".
Durante a Colonização, as miscigenações entre índios, negros e brancos deram origem a três tipos de mestiços: mulato - mestiço do negro com branco; o caboclo - mestiço do índio com o branco e o cafuzo - mestiço do índio com o negro.
As relações interpessoais do conquistador europeu com índios e negros sempre foram marcadas por profundas desigualdades, destacando-se a escravidão como exemplo máximo.
A intensa miscigenação racial não conduziu a nenhum tipo de "democracia". Pode-se, isto sim, reconhecer que as distâncias sociais tornaram-se, no Brasil, mais perversas e insuperáveis que as diferenças raciais. Porém, ambas existem e quase sempre andam juntas.
O ideal do "branqueamento" e o mito da "democracia racial" (isto é, um ativo intercâmbio sexual entre as raças que teria contribuído para uma confraternização sociocultural) são os elementos mais importantes utilizados pela ideologia da classe dominante, para negar a existência do negro na sociedade brasileira.
Desde que uma minoria branca de intelectuais, no séc. XIX, se "interessou" pela causa dos negros, essa mesma elite vem trabalhando para apagar a mácula de 300 anos de escravidão existente no Brasil.
A invisibilidade do negro é acobertada pela sociedade, que insiste em mostrar que no Brasil as raças
convivem pacificamente, sem nenhum preconceito.
Uma reflexão mais crítica descobre que no Brasil os próprios negros colaboram para essa invisibilidade. Quando eles se sujeitam a política do "branqueamento", estão admitindo também que o racismo não existe neste pais. E mais ainda, com invisibilidade a sedimentação da "democracia racial", em outras palavras, inexistência de preconceitos e discriminação racial torna-se cada vez mais acirrada.
O preconceito de cor atinge tanto os homens quanto as mulheres, entretanto, historicamente as mulheres negras são atingidas com maior violência. As mulheres negras são atingidas com maior violência. As mulheres negras, desde a senzala, foram exploradas sexualmente. Posteriormente, essa violência foi reelaborada, colocando a mulher negra como sexualmente acessível e moralmente permissiva. As mulatas nos grandes centros como Rio de Janeiro e S. Paulo, são vistas como as mulheres mais belas do Brasil. Nota-se que a mudança da expressão negra para mulata é uma forma de "branqueamento", de valorização social que reafirma a inferioridade do negro.
Essas mulheres negras, agora transformadas em mulatas, encontram-se numa posição social de destaque, enquanto objetos de prazer. A sociedade de consumo vende-lhes a imagem sensual, tornando-as admiradas e "desejadas" por estrangeiros milionários e brasileiros da classe média e alta.
sexta-feira, 18 de novembro de 2016
A Elegância da Moça do Tempo - MAJU
Muita gente reclama do Jornal Nacional, eu assisto todos os jornais e analiso as notícias apresentadas para depois tirar minhas conclusões, mas nenhum Jornal televisivo tem uma "Moça do Tempo" com a elegância da Maria Julia Coutinho.
Ela já sofreu racismo, num país onde mais de 80% da população é preta, e nem por isso deixou de me encantar. Assisto todas as previsões, entretanto, a que ela apresenta considero com uma credibilidade absoluta.
"Maria Júlia é graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e foi estagiária da Fundação Padre Anchieta, onde passou por vários cargos até chegar a repórter.
Em 2005, passou a apresentar o Jornal da Cultura ao lado de Heródoto Barbeiro. Depois, foi transferida para o telejornal Cultura Meio-Dia, que apresentou com Laila Dawa e Vladir Lemos. Em 2007, se transferiu para a Rede Globo onde, inicialmente, retornou às reportagens.
Em 2013, Maria Júlia obteve êxito como apresentadora de meteorologia e passou a ser a titular do posto apresentando eventualmente as previsões climáticas do Jornal Hoje e do Jornal Nacional.Também cobriu as previsões do tempo do Hora Um da Notícia e Bom Dia Brasil, sendo substituída por Izabela Camargo.
Em abril de 2015, foi deslocada para a apresentação ao vivo da previsão do tempo do Jornal Nacional. Em 2015, passou a fazer parte do rodízio de apresentadores do SPTV. Em janeiro de 2016, foi eleita pela equipe do jornal O Globo a personalidade do ano na categoria Segundo caderno/+TV . Em março de 2016, recebeu o prêmio Faz Diferença."
Ela já sofreu racismo, num país onde mais de 80% da população é preta, e nem por isso deixou de me encantar. Assisto todas as previsões, entretanto, a que ela apresenta considero com uma credibilidade absoluta.
"Maria Júlia é graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e foi estagiária da Fundação Padre Anchieta, onde passou por vários cargos até chegar a repórter.
Em 2005, passou a apresentar o Jornal da Cultura ao lado de Heródoto Barbeiro. Depois, foi transferida para o telejornal Cultura Meio-Dia, que apresentou com Laila Dawa e Vladir Lemos. Em 2007, se transferiu para a Rede Globo onde, inicialmente, retornou às reportagens.
Em 2013, Maria Júlia obteve êxito como apresentadora de meteorologia e passou a ser a titular do posto apresentando eventualmente as previsões climáticas do Jornal Hoje e do Jornal Nacional.Também cobriu as previsões do tempo do Hora Um da Notícia e Bom Dia Brasil, sendo substituída por Izabela Camargo.
Em abril de 2015, foi deslocada para a apresentação ao vivo da previsão do tempo do Jornal Nacional. Em 2015, passou a fazer parte do rodízio de apresentadores do SPTV. Em janeiro de 2016, foi eleita pela equipe do jornal O Globo a personalidade do ano na categoria Segundo caderno/+TV . Em março de 2016, recebeu o prêmio Faz Diferença."
Poema - Os Dizeres das Flores
A sexta-feira amanheceu com o vento soprando forte e gelado até parece inicio de outono, entretanto, estamos quase no verão...
Assistindo a previsão do tempo com a Maria Júlia Coutinho, Jornal Hoje, ela disse que na Região Sul fez 6º C, no Sudeste e Centro Oeste também esfriou em pleno novembro. Meu Deus! Algo está errado com nosso clima. É gostoso vestir um casaquinho, tomar um chocolate, um café com creme, mas pera aí ainda é Primaveraaaaaa. Eu me lembrei desse poema...
A primavera chegou espalhando a beleza,
Colorindo os jardins com as mais lindas flores,
Cada uma com o toque da mais pura delicadeza,
Transformando vidas e enchendo corações de amores.
Cada uma delas tem um significado especial,
Como a acácia significa elegância,
O agerato nos traz pureza emocional,
Como a violeta traz a simpatia e a bela fragrância.
A bromélia nos enche de inspiração,
A hortênsia nos mostra a vaidade e a frieza,
Enquanto a rosa nos ensina o amor e a dedicação,
A dália nos permite delicadeza e a sutileza.
No crisântemo buscamos a sinceridade e a verdade,
No cravo encontramos o talento e a admiração,
Na begônia a timidez e a mais pura lealdade,
Na orquídea nos deparamos com o luxo e a perfeição.
Como a amendoeira nos traz a esperança,
O amor perfeito um momento de reflexão,
A Amarílis a graça nos alcança,
Mas a boca de leão nos leva a decepção.
Mas como nem todas tenho em meu jardim,
A camélia me leva ao reconhecimento,
Mesmo tendo outras além do jasmim,
Só não a bardana por trazer aborrecimento.
Entre os significados tivemos lindos adjetivos,
Como coração aberto, laços de afeto e sinceridade,
Mas através de todos atingimos os objetivos,
De poder expressar o amor, a paixão e a lealdade.
No meio de tanta nobreza, romantismo e dedicação,
Também falamos de decepção e recordação amorosa,
Podemos observar do criador a sua eterna perfeição,
De algo tão maravilhoso cantado em versos e prosa.
Ah si eu pudesse com todas o meu jardim enfeitar,
Com certeza seria o dono da mais linda inspiração,
Que jamais alguém no mundo pudesse rejeitar,
Coroando com coroa de ouro a minha dedicação.
Du’Art 19 / 11 / 2014
Assistindo a previsão do tempo com a Maria Júlia Coutinho, Jornal Hoje, ela disse que na Região Sul fez 6º C, no Sudeste e Centro Oeste também esfriou em pleno novembro. Meu Deus! Algo está errado com nosso clima. É gostoso vestir um casaquinho, tomar um chocolate, um café com creme, mas pera aí ainda é Primaveraaaaaa. Eu me lembrei desse poema...
A primavera chegou espalhando a beleza,
Colorindo os jardins com as mais lindas flores,
Cada uma com o toque da mais pura delicadeza,
Transformando vidas e enchendo corações de amores.
Cada uma delas tem um significado especial,
Como a acácia significa elegância,
O agerato nos traz pureza emocional,
Como a violeta traz a simpatia e a bela fragrância.
A bromélia nos enche de inspiração,
A hortênsia nos mostra a vaidade e a frieza,
Enquanto a rosa nos ensina o amor e a dedicação,
A dália nos permite delicadeza e a sutileza.
No crisântemo buscamos a sinceridade e a verdade,
No cravo encontramos o talento e a admiração,
Na begônia a timidez e a mais pura lealdade,
Na orquídea nos deparamos com o luxo e a perfeição.
Como a amendoeira nos traz a esperança,
O amor perfeito um momento de reflexão,
A Amarílis a graça nos alcança,
Mas a boca de leão nos leva a decepção.
Mas como nem todas tenho em meu jardim,
A camélia me leva ao reconhecimento,
Mesmo tendo outras além do jasmim,
Só não a bardana por trazer aborrecimento.
Entre os significados tivemos lindos adjetivos,
Como coração aberto, laços de afeto e sinceridade,
Mas através de todos atingimos os objetivos,
De poder expressar o amor, a paixão e a lealdade.
No meio de tanta nobreza, romantismo e dedicação,
Também falamos de decepção e recordação amorosa,
Podemos observar do criador a sua eterna perfeição,
De algo tão maravilhoso cantado em versos e prosa.
Ah si eu pudesse com todas o meu jardim enfeitar,
Com certeza seria o dono da mais linda inspiração,
Que jamais alguém no mundo pudesse rejeitar,
Coroando com coroa de ouro a minha dedicação.
Du’Art 19 / 11 / 2014
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
Supernatural e seu Elenco Zueira II
Impossível não ficar ansioso pelo episódio 12x6, "Celebrating the Life of Asa Fox", pois teremos o retorno de Mary Winchester depois de alguns dias sozinha se adaptando a nova vida de caçadora. Então, aproveito para postar mais algumas fotos hilárias do elenco.
E como diz uma fã "é incrível como os dois, Jared e Jensen, e todo o elenco conseguem arrastar multidões, eles são tipo os Beatles das séries de TV, hahaha) . Eles estão sempre muito à vontade e isso é um dos diferenciais desse elenco. No dia que a série for cancelada, vamos sentir muita falta."
Nem vamos pensar nisso, afinal até a suposta 14ª temporada muitos episódios ainda irão passar. E a amizade e companheirismo surgida entre o elenco, produtores, roteiristas e outros funcionários é autêntica, portanto, mesmo depois do encerramento da Série isso permanecerá. Todos costumam frisar que existe uma Família Supernatural e é suficiente para os hunters de todas as idades.
E como diz uma fã "é incrível como os dois, Jared e Jensen, e todo o elenco conseguem arrastar multidões, eles são tipo os Beatles das séries de TV, hahaha) . Eles estão sempre muito à vontade e isso é um dos diferenciais desse elenco. No dia que a série for cancelada, vamos sentir muita falta."
Nem vamos pensar nisso, afinal até a suposta 14ª temporada muitos episódios ainda irão passar. E a amizade e companheirismo surgida entre o elenco, produtores, roteiristas e outros funcionários é autêntica, portanto, mesmo depois do encerramento da Série isso permanecerá. Todos costumam frisar que existe uma Família Supernatural e é suficiente para os hunters de todas as idades.
Assinar:
Postagens (Atom)