segunda-feira, 31 de julho de 2017

Lugares onde foi filmado Harry Potter - Parte II

Em 31 de julho de 1980, nascia na Inglaterra, Harry Tiago Potter, filho de Lílian e Tiago Potter. Logo bebê, Harry perdeu os pais em um ataque do Senhor das Trevas, Voldemort, sendo o único sobrevivente do massacre. O restante já é história... História que tornou o jovem bruxo famoso e nós "trouxas" apaixonados por ela.!

E para relembrar dessa data tão importante para o "mundo dos bruxos" e dos "trouxas", vamos aproveitar para apreciar os locais onde foram filmados essa Saga famosa. Eu  já postei alguns desses lugares e hoje vamos conhecer mais alguns... É claro que quem puder ir melhor ainda...
 "1. PICKET POST CLOSE (BRACKNELL, INGLATERRA)
Uma rua da cidade de Bracknell, ao sul da Inglaterra, serviu como locação para a Rua dos Alfeneiros nos dois primeiros filmes da saga. Quem for até lá (fica a 1h30 de trem de Londres) vai poder ver a casa original dos Dursley! Mas, sendo bem sinceros, vale mais a pena visitar os estúdios da Warner Bros na capital, já que a rua foi recriada lá depois que os donos das casas quiseram cobrar preços abusivos pelos alugueis após o sucesso dos primeiros longas. Se mesmo assim quiser conhecer, procure este endereço: 12 Picket Post Close, Bracknell RG12. Mas não banque o ~trouxa~, hein? Este é um lugar residencial e é proibido entrar nas casas.

2. ZSL LONDON ZOO (LONDRES, INGLATERRA)

Será que você é ofidioglota? Tem um jeito fácil de descobrir. É só ir à casa dos répteis no zoológico de Londres, onde foram gravadas as cenas de Harry conversando com a cobra bem no comecinho de A Pedra Filosofal. A visita é bem divertida, já que você pode aproveitar os outros cantos do zoo também.

3. BLACK PARK (BUCKINGHAMSHIRE, INGLATERRA)

Você teria coragem de entrar na Floresta Proibida? Muitas das cenas nesse lugar misterioso foram gravadas na reserva natural do Black Park, que fica a cerca de 1h30 de ônibus de Londres. O Black Park é uma parte adjacente dos estúdios de Pinewood e serviu como base para outros filmes além de HP, como Batman, James Bond e Capitão América. O lugar tem paisagens lindas e é ótimo para praticar esportes, viu? Só vai ser difícil achar um unicórnio.

4. CASTELO DE ALNWICK (ALNWICK, INGLATERRA)

Lembra da cena da primeira aula de voo de vassoura de Harry? Essa e outras passagens externas dos primeiros filmes de Harry Potter foram filmadas no castelo de Alnwick, um dos principais da Inglaterra. O local, que foi construído no século XI, também serviu como modelo para a construção da maquete de Hogwarts. Além de ser um lugar ligado aos livros de J.K. Rowling, a visita vale a pena pela beleza e a história do castelo, viu? Ah, a série Downtown Abbey também é filmada aqui!"(capricho.abril.com.br)

"5. Cemitério do Greyfriars, onde J.K. pegou o nome Riddle emprestado para nosso querido e amado Tom Riddle  Lord Voldemort. É no Greyfriars também que fica a tumba de um antigo professor e escritor escocês cujo sobrenome é McGonagall, que foi a inspiração para o sobrenome da headmaster da Grifinória, Minerva McGonagall, que tem sotaque escocês no filme. O visual do cemitério também inspirou a cena do 4º filme “O Cálice de Fogo”, em que Harry encontra Voldemort pela primeira vez depois de 13 anos. Riddle e McGonagall

 6. Victoria Street, famosa rua do comércio de Edimburgo, que foi a inspiração para a Diagon Alley. Isso porque, a Victoria Street sempre foi conhecida por ter lojas de tipos muito diferente e até bizarros, como loja de magia e até de “poções”. Era ali que um professor de Edimburgo vendia uma suposta “Poção do Amor”, professor esse que inspirou a criação de Severo Snape."(www.pureviagem.com.br) Diagon Alley




 

domingo, 30 de julho de 2017

George Romero - O Pai dos Zumbis

Domingão com muitas nuvens no céu e um sol que ainda não saiu brilhante, mas com temperatura de inverno - 18º C, nos recorda que as férias terminaram. Amanhã é dia de retornar aos estudos e ficar sonhando com as férias de dezembro e janeiro.

Ainda bem que nos finais de semana, quando não tiver aula/olimpíadas, podemos continuar com nossa maratona de séries e filmes. Hoje, vamos homenagear George Romero que faleceu no último dia 16/7 aos 77 anos vítima de um câncer de pulmão. 

E por incrível que pareça não houve grandes manifestações de pesar nas redes sociais, somente entre os nerds/geeks. Eu acredito que seja porque as pessoas pensam que o "inventor" do gênero "zumbi", seja o Robert Kirkman ou seja, o escritor de The Walking Dead.
"Considerado uma referência nos filmes de terror e pioneiro no que é agora um subgênero, os zombies, George Romero estreou-se com nada menos do que A Noite dos Mortos- Vivos, em 1968.

Um sucesso de bilheteira, dentro e fora dos EUA, feito com orçamento muito reduzido. O filme mostra o sufoco vivido por um grupo de pessoas cercado por mortos-vivos na casa de uma quinta na Pensilvânia rural, e a luta que cada um trava pela sobrevivência – o timing da sua estreia tornou inevitável a segunda leitura de que refletia o mal-estar de uma América entalada entre os movimentos contraculturais e a Guerra do Vietnã.
É um clássico, um título de culto que consta da lista de filmes protegidos pela Biblioteca do Congresso dos EUA – sendo “cultural, histórica e esteticamente significativo”, merece preservação. Mas essa foi uma decisão do final do século. Na estreia, gerou polêmica entre espectadores e arcou com a reprovação dos críticos: “lixo”, “experiência horrível”. A Variety, cujo crítico se mostrava preocupado com a “saúde moral” do público, falava em “orgia de sadismo”.

Décadas depois, quando em 2010 esteve em Lisboa a convite do festival MOTELx, o cineasta continuava a mostrar-se espantado com a longevidade dos seus mortos-vivos: “Há uns anos, no festival de Toronto, três mil pessoas saíram à rua vestidas de zombies. E eu não sei bem porque.
 Zombie, para mim, é o vudu das Caraíbas. Nunca usei a expressão nos meus filmes – para mim eram os mortos-vivos, eram os vizinhos! E não percebo como é que eles se tornaram tão populares. Acho que, literalmente, criei um monstro!”, contava ao PÚBLICO.

Romero deu continuidade à ideia numa série a que deu o nome Dead e que inclui cinco outros filmes, produzidos aos longo das décadas seguintes: Zombie: A Maldição dos Mortos-Vivos (1978), O Dia dos Mortos (1985), Terra dos Mortos (2005), Diário dos Mortos (2007) e A Ilha dos Mortos (2009).

Os três primeiros dos seis filmes já tiveram direito a remakes. John Russo, co-autor de A Noite dos Mortos-Vivos, lançou a sua própria série de filmes – Living Dead – após um desentendimento criativo com Romero sobre o rumo a dar aos filmes."(https://www.publico.pt).





sábado, 29 de julho de 2017

Milton Nascimento - no 32º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães

Eu assisti um show do Milton Nascimento aqui em Cuiabá nos anos 1980 quando estudava na UFMT e foi um espetáculo inesquecível. Naquela época o ginásio recebia a "nata" da MPB e eu não perdia uma apresentação.

E hoje ele está aqui novamente para participar do 32º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães. Imagino como será incrível para quem não o conhece pessoalmente estar diante de um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira.

Milton Nascimento  nasceu no Rio de Janeiro, no dia 26 de outubro de 1942 e mesmo com 74 anos ele continua maravilhoso assim como suas músicas. É impossível não se emocionar com Canção da América, Maria Maria, Travessia, Coração de Estudante, Nos Bailes da Vida, Caçador de Mim e muitas outras.

"Milton é um dos principais artistas da música brasileira. Ele sintetiza, na inovadora assinatura musical dele, uma série de habilidades. 

Tem voz linda e um timbre inconfundível e muito particular. Ao ouvi-lo, não se faz referência direta a algo da nossa música, mesmo havendo mistura riquíssima ali de música mineira, sacra, hispânica e latina, e até dos Beatles e do folk de Dylan. 

Em termos de popularidade fora do Brasil, principalmente no circuito do jazz, ele só encontra paralelo com Tom Jobim."(rollingstone.uol.com.br)

 Os fãs da boa música sempre irão ligá-lo ao famoso Clube da Esquina...

"Criado há 44 anos, o Clube da Esquina, movimento musical mineiro, será celebrado pelo seu mais conhecido partícipe. O cantor e compositor Milton Nascimento sempre será lembrado por ter, no início dos anos 1970, criado um tipo específico de música brasileira junto com os irmãos Borges, Márcio e Lô.

Num bar em Belo Horizonte, os três, entre uma caipirinha e outra, começaram a tocar e compor juntos. Letras inclusive. 

 "Ele (Lô Borges) me mostrou pedaços de músicas que vinha fazendo. Uma hora, sentou no chão do bar e começou a tocar uma coisa que parecia um acompanhamento para uma música. 

O negócio era tão bonito que fechei os olhos, peguei outro violão e comecei a fazer uma melodia em cima. Ficamos umas três horas naquilo. Abri os olhos e vi o Marcio [Borges, irmão de Lô] com um caderno na mão escrevendo uma letra. E a mãe deles, do lado da porta, chorando de emoção", descreveu à versão brasileira da revista Rolling Stones em um número de quase uma década atrás."

sexta-feira, 28 de julho de 2017

63 Milhões de Meninas estão fora da Escola


Eu estava assistindo o Jornal da Band e fiquei estarrecida com a notícia de que mais de 60 milhões de meninas estão fora da escola. Depois da reportagem busquei mais informações na mídia digital e encontrei um trecho do relatório da Unesco.

"Mais de 63 milhões de meninas estão fora da escola, de acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O relatório disse que quase metade das 63 milhões de meninas estão em idade escolar e quase 16 milhões de meninas no mundo, entre 6 e 11 anos, nunca vão para a escola.

Ressaltou ainda que o número de crianças em idade de frequentar a escola primária, e que não podem ir à escola é de 8 milhões.
A UNESCO anunciou que a maior discriminação entre meninas e meninos é observada em países árabes, africanos, especialmente no sul do Sahara, e países da Europa Ocidental e Sul da Ásia.

Meninas, especialmente nos países Sudão do Sul, Libéria e Eritreia enfrentam maiores obstáculos em relação a educação.

De acordo com estatísticas da UNESCO, 60% das meninas com menos de 15 anos não podem ir à escola nesses países."(www.trt.net.tr)
Eu fiquei pensando em quantas meninas temos lá no Liceu Cuiabano e muitas não estão nenhum pouco preocupadas com o ensino- aprendizagem. Em algumas salas o número de meninas supera o número de meninos e infelizmente poucas aproveitam a oportunidade de estar em sala de aula.

Meu Deus! será que elas sabem quantas gostariam de ocupar uma cadeira lá? Ou quantas poderão ter um futuro diferente daquelas que vivem no mundo árabe, africano, asiático e mesmo na Europa Ocidental? Será que elas sabem que em outros países, as mulheres são meros objetos, sem direito de poder expressar seus desejos, sentimentos e vontades?

Na mesma reportagem da Band apareceu a jovem Malala, eu já postei aqui sobre ela, que está feliz por ter se formado no Ensino Médio no último dia 7/7/2017.
"A Nobel da Paz e ativista pela educação e pelo direito à educação de mulheres e meninas, a paquistanesa Malala Yousafzai concluiu na última sexta-feira (7/7/2017) o Ensino Médio. A Jovem abriu conta no Twitter para celebrar.

Malala ficou conhecida após ser baleada na cabeça, em 2012, por talibãs em seu ônibus escolar. A jovem sempre se destacou na luta para que meninas pudessem ter acesso à educação. Por conta do ataque, ela passou a viver na Inglaterra com sua família, onde concluiu seus estudos.

 A ativista, que já havia tirado a nota máxima em seis matérias no GCSE, o “Enem” britânico, encerrou o Ensino Médio em uma escola de Birmingham. A jovem deve prosseguir os estudos no país. Anteriormente, ela já havia falado que se interessava pela Universidade de Oxford."

 Aos fãs, ela contou estar se formando e se sentir bastante empolgada para o futuro. A jovem ressalta, no entanto, estar preocupada com o fato de milhões de garotas ao redor do mundo estarem atualmente fora da escola e não terem as mesmas oportunidades que ela." (noticias.universia.com.br)

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Supernatural: Comic Con 2017 Parte 1

Com todos já sabem a  San Diego International Comic-Con é a principal feira de cultura pop dos Estados Unidos, tendo se tornado, nas últimas décadas, referência obrigatória para profissionais e amadores atuantes nos quadrinhos, séries de TV, videogames e cinema.

E neste ano aconteceu entre os dias 19 a 23/7/2017 e logicamente que a Série mais longeva da TV não podia ficar de fora. E como sempre eles se apresentam no último dia da Comic Con no Hall  H que comporta 6.500  convidados. E até o dia 23/7, dia do painel, eles tiveram muitas atividades. Eu postarei aqui tudo que consegui nas redes sociais.

Eu postei aqui que o elenco principal de Supernatural ou seja, Jared e Jensen estariam no show do Conan O'Brien, em 19/7,  para a promoção da 13ª Temporada. E nem precisa dizer que a zueira foi geral com o Jensen levando de presente de aniversário para o Jared, um barril de cerveja produzido por sua familia.
As rede sociais literalmente "quebraram" com uma foto postada  pelo Jensen diante de Jeffrey Dean Morgan, seu pai John Winchester em seu instagram. E a mensagem foi a mais comentada do dia com mais de 600 mil curtidas e 5.000 comentários.
A resposta do Jeffrey em seu tuwitter "até breve", provocou uma onda avassaladora de pedidos para que volte para Supernatural.
 Giant posters at #comiccon2017 make me nostalgic. Keep slaying it...@jeffreydeanmorgan

Jared, Jensen e Misha estiveram na sala da Nintendo na Comic-Con 2017 e ficaram jogando como qualquer viciado em games.
Eles participaram de um live no facebook CW...
E teve também outro momento mais que especial entre "filho e pai" que deixou os hunters com sorriso nos lábios. E surgiram as teorias do retorno do Jeffrey Dean Morgan para reviver seu icônico papel em Supernatural como John Winchester.

Eles estiveram   participando do programa da Samantha Highfil, onde contaram alguns spoilers da 13ª temporada.
Participaram de um portrait exclusivo para a Comic-Con feita pelo fotógrafo Robby Klein. E a zueira rolou solta.
Também participaram do programa SiriusXM's.
O Misha continua  sendo o rei da zueira...
E como em todos os anos distribuiu algum alimento para os fãs na fila de entrada da Comic Con.
Jared teve um tempinho para levar sua família ao zoológico...
Jensen e sua esposa Dannel participaram de uma festa em San Diego, não tem nenhuma foto de seus filhos.
















quarta-feira, 26 de julho de 2017

Campanha contra Corrupção do Grupo Gazeta

Eu continuo lendo o jornal da forma tradicional ou seja, de papel, aliás aqui todos lemos jornal. E ontem, 25/7, o Grupo Gazeta de Comunicação lançou uma Campanha contra a Corrupção, que recebeu o nome de "Delator Cidadão".

O Brasil vive um período de grandes mudanças e mesmo que diga-se que ser corrupto faz parte da Cultura brasileira, existe sim  gente honesta, ética, solidária.  E como diz o Sr. João Dorileo Leal em seu editorial a honestidade aprende-se em casa, a escola apenas complementa esse aprendizado.

E num país onde a corrupção corre solta, quando a mídia mostra um exemplo de honestidade, vindo de alguém mais humilde financeiramente ou de alguém provido de posses, provoca as maiores discussões entre os telespectadores.

Por ser uma ideia inovadora vindo da mídia escrita, delator cidadão,  resolvi postar alguns trechos aqui da reportagem para que todos possam se inteirar da proposta. 

"Inicialmente vamos trabalhar em 6 eixos, que são meio ambiente, educação, pavimentação, política, saúde e violência. A sociedade pode denunciar atitudes irregulares que prejudicam o direito do próximo", explica o presidente do Grupo Gazeta, João Dorileo Leal.


Para o empresário, a campanha não vai mudar o cenário pelo qual o país passa atualmente em curto período, mas pode levar orientação para que, nos próximos anos, as pessoas estejam mais educadas quando o assunto é reivindicar seus direitos e não permitir que a corrupção chegue ao ponto que já chegou.


"Não vamos conseguir acabar com a corrupção sozinhos, mas creio que se cada um fizer a sua parte, se cada pessoa se encorajar a denunciar, as coisas podem melhorar. Não dá para acabar com tudo, mas não podemos esperar que tudo seja resolvido pela caneta do juiz ou pela denúncia do Ministério Público, ou pela confissão de quem já viveu nesse lamaçal. Mas essa é nossa contribuição, é um ato de cidadania. Por isso, convido você a ser um delator cidadão", diz Dorileo.

(...)

 "Acredito que os pais, os professores, os responsáveis devem ensinar as crianças atitudes básicas, como não pegar o que não for dela, a respeitar os mais velhos, a respeitar as leis. Se um adulto dá um exemplo ruim, a criança vai entender que aquilo é o correto, quando não é", explica. Para ele, a educação é o caminho mais curto para uma sociedade igualitária."

É costume dizer que somente os políticos são corruptos, entretanto, a maioria da população é corrupta sim. A corrupção no Brasil é tão comum que as pessoas nem percebem que também estão inseridas no grupo. Muitos não consideram os pequenos desvios como corrupção e basta observar alguns exemplos:

1. Furar Fila
2. Colar na Prova
3. Não Respeitar os Assentos Preferenciais nos Ônibus
 
4. Não respeitar as Vagas para Idosos
5. Tentar subornar o Guarda de Trânsito
6. Não respeitar as Leis de Trânsito
7. Jogar Lixo no Chão e/ou pela Janela do Carro
8. Não devolver o que Encontrou





terça-feira, 25 de julho de 2017

Razões para Assistir Outcast

Férias também é tempo de colocar as Séries em dias e conhecer novas. 

Então, vamos conhecer mais uma e sentir muito medo com Outcast que estreou em 2016 e foi sucesso absoluto entre os fãs do verdadeiro terror.
"1. Terror

A história gira em torno de Kyle Barnes, que desde pequeno tem sido seguido por casos de possessão demoníaca, mas após meses mantendo-se em um exílio pessoal ele decide buscar respostas sobre os segredos que o cercam.
2. É Baseada em uma HQ

Com um enredo já iniciado, Outcast, assim como TWD tem menos chance de fracassar em outra mídia. Pois grande parte de seu desenvolvimento já foi publicado no formato de quadrinho.
3. É do mesmo Criador de The Walking Dead

É impossível contestar a qualidade de The Walking Dead, uma série aclamada por “reanimar” a cultura dos mortos vivos em uma nova geração. Com o sucesso de sua nova HQ, Outcast, Robert Kirkman nos faz acreditar que um grande combate entre bem e o mal possa se tornar tão grandioso quanto TWD.
4.  Referências de Filmes Clássicos

Brincando com a estrutura da série, Robert Kirkman, insere diversos ester eggs (segredos marcados por referências) em algumas das cenas do episódio piloto. Se surpreender ao lembrar-se de “O Exorcista”, “O Iluminado”, “Invocação do mal” e muitas outras fantásticas obras do cinema é comum ao assistir Outcast. (eufan.com.br)

segunda-feira, 24 de julho de 2017

A Batalha de Dunquerque durante a 2ª Guerra Mundial

Na próxima quinta-feira, 27/7, estreia o filme "Dunkirk" de Christopher Nolan, mais uma superprodução americana. Eu recomendo que todos assistam, uma vez que iremos trabalhar esse assunto em breve. Entretanto, é interessante ler sobre a Batalha de Dunquerque que aconteceu durante a 2ª Guerra Mundial. 

A maioria das pessoas desconhece esse momento trágico da História e acredito que o filme irá despertar um grande interesse sobre as Guerras, enfrentadas pelos Aliados na Europa para conter o avanço das tropas nazistas.


 "A batalha de Dunquerque, na França, ainda é um dos grandes mistérios da Segunda Guerra Mundial. Por que Hitler  ordenou a interrupção do ataque contra um exército em retirada, em muitos casos em barcos que não tinham nenhuma proteção? Os historiadores mantêm uma disputa aberta sobre um episódio crucial do conflito que arrasou a Europa entre 1939 e 1945. Os nazistas começaram a guerra no dia 1 de setembro de 1939, com a invasão da Polônia.  Os Aliados, França e Reino Unido, declararam abertas as hostilidades e começou então o que se conhece como a “drôle de guerre”, a guerra de mentira.

 Com uma falsa sensação de segurança, os Aliados se acreditavam protegidos pela Linha Maginot. Durante quase um ano, as potências europeias estavam em conflito, mas nada acontecia. Em maio, entretanto, os carros de combate nazists  lançaram uma ofensiva imparável rumo ao sul e atravessaram as defesas aliadas como faca na manteiga. Em 11 de junho, de 1940, Paris era uma cidade aberta.

Prevendo o desastre que se aproximava, as tropas britânicas começaram a organizar no final de maio sua evacuação do continente, uma façanha retratada por Christopher Nolan em seu último filme, Dunkirk.

 “O Governo de Londres começou a preparar uma frota feita de quase tudo, botes e barcos, que pudessem encontrar em suas costas”, escreve Richard J. Evans em seu clássico reeditado O Terceiro Reich em Guerra

Apesar dos ataques da aviação alemã, 700 barcos chegaram às praias de Dunquerque para levar às ilhas tudo o que pudessem salvar de um Exército em retirada. 340.000 soldados conseguiram retornar à Inglaterra  graças à ordem pessoal de Hitler para que se parasse a ofensiva mesmo com a opinião contrária de muitos de seus oficiais. “Se não continuarmos, os ingleses poderão transportar o que desejarem, diante de nossos narizes”, exclamou o Marechal de Campo, Fedor von Bock. Quando os nazistas retomaram a ofensiva, já era muito tarde e a evacuação havia sido um sucesso.

Hitler queria reservar suas tropas para chegar a Paris o quanto antes? Confiava muito em sua força após o sucesso das guerras relâmpago de 1939 e 1940? Planejava chegar a um acordo com os britânicos antes de começar a fase seguinte do conflito, com a invasão da URSS? Demonstrou mais uma vez sua incompetência como estrategista? Nunca o saberemos. A realidade é que em 6 de junho de 1944 alguns desses soldados desembarcaram na Normandia para expulsar os nazistas da Europa e conseguir sua revanche."(https://brasil.elpais.com)