segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Menina de 8 anos integra o Programa da Nasa

Conheça Nicolinha, a astrônoma de 8 anos que já achou 7 asteroides -  Notícias - R7 Tecnologia e Ciência
Ultimamente não tenho postado nenhuma notícia relevante, pois ando imensamente desanimada com os jovens da Era da Informação que são mais desinformados que seus pais. Entretanto, hoje ao assistir o Jornal Hoje fiquei emocionada com Nicole Oliveira de apenas 8 anos e que é apaixonada pelos estudos e pelas Ciências em geral. Ainda há esperança nesse Brasil de alunos que prezam por informações sem nenhum conteúdo que vá aumentar seu intelecto. Viva a pequena Nicole, uma criança com um um intelecto de um grande gênio da Humanidade.

 

"Certa vez, o respeitado divulgador científico Carl Sagan (1934-1996) disse em um livro: “Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto“.

Com essa mesma visão apaixonada pelo universo, a pequena Nicole Oliveira, 8 anos, tem ido longe em busca de grandes descobertas sobre o espaço.

Atual bicampeã da OBA (Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e a pessoa mais nova a integrar a IASC (International Astronomical Search Collaboration), programa de descobertas da NASA, Nicole aguarda uma resposta para saber se os 7 asteroides descobertos por ela, são inéditos.

A paixão por astronomia começou quando Nicolinha, como é carinhosamente conhecida, tinha apenas 2 anos.

“Sempre pedia ao papai e a mamãe por uma estrela e eles sempre me davam de pelúcia e de brinquedo, não entendiam que eu queria mesmo era uma do céu”, afirmou a pequena.

De acordo com Zilma Oliveira Simião, mãe de Nicole, ela e o marido não conheciam o assunto, tampouco a família – essa vontade surgiu da própria menina em querer saber mais sobre o cosmos.

Quando fez 4 anos, Nicolinha fez um pedido surpreendente para seus pais: ela trocaria todas as suas festas de aniversário por um telescópio.

“Ficamos surpresos, principalmente por ser um equipamento com o valor altíssimo e ela mesma teve a ideia de ficar sem as festas. Então, compramos, porque ela ama demais o que e logo decidiu que queria fazer o curso de astronomia”, contou Zilma.

De lá pra cá, a menina não parou mais: aos 6 anos ingressou em um curso de astronomia pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), “junto aos adultos e sem faltar nenhuma aula”, como ela mesma conta, toda orgulhosa.

No ano passado, enquanto assistia a uma live do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Nicole descobriu o programa “Caça-asteroides”, feito em parceria com a NASA. “Pesquisei sobre e vi que precisava de uma equipe, então a mamãe e o papai entraram comigo, fiquei muito feliz, porque queria muito participar”, contou Nicole.

Desde então, a pequena está em uma equipe junto com seus pais e crianças do clube de ciências criado por Nicole. Até aqui, a pequena astrônoma identificou 7 asteroides, que se forem confirmados, a tornam a pessoa mais jovem a descobrir um asteroide.

“A pesquisa é toda feita pelo software que a IASC disponibiliza assim conseguimos observar as imagens, todos os que eu descobri já estão em análise preliminar”, explicou.

Já o processo de reconhecimento é feito pela NASA, no programa Inter-Agency Standing Committee (Comitê Permanente Interinstitucional, em português) e é um processo que leva até 8 anos para ser finalizado.

Quando não está ‘caçando’ asteroides, Nicolinha também mantém uma rotina com a ajuda da mãe. “Pela manhã ela estuda remotamente, devido à pandemia e à tarde tem suas atividades extraclasse, como o curso de inglês. A agenda é organizada para que ela possa fazer suas tarefas mas também ter descanso e lazer”, explicou Zilma. “Eu gosto muito de estudar, então, não tenho matéria favorita, adoro todas”, informou Nicole.

Para Zilma, que trabalha como artesã, é impossível não apoiar a paixão da filha pela ciência. “A Nicole conquistou muito nos últimos dois anos, além dos cursos, palestras e eventos que ela participou. Seria impossível não apoiar, com ela tendo tanto amor pelo que faz”. Para o futuro, Nicolinha já sabe o que deseja: “Quero me formar em engenharia aeroespacial, para construir foguetes e levar as pessoas para o espaço. Meu maior sonho é que todas as crianças no mundo possam ter acesso à ciência, tecnologia, astronomia e tudo mais que sonharem”.

Guinness World Records reconhece o RS como o local que abrigou inúmeros Dinossauros

 Dinossauros mais antigos do mundo habitaram o Brasil, diz Guinness - ISTOÉ  Independente

Mesmo tendo desaparecido há milhares de anos, os dinossauros ainda fascina o mundo. E saber que o RS foi considerado como um dos locais mais antigos, que abrigou os dinossauros é simplesmente maravilhoso.
 

"Na tarde da quinta-feira, 5, o Guinness World Records assentiu que a região onde hoje se compreende a Região Central do Rio Grande do Sul pode ter sido a casa dos dinossauros mais antigos do mundo. As informações são do G1.

O livro dos recordes afirmou que, apesar de não ser possível identificar a idade exata dos fósseis, é possível ter uma ideia com base nas rochas onde eles foram encontrados, como os cristais de zircão localizados no sítio arqueológico de Santa Maria, que são datados de 233,2 milhões de anos atrás.

Na Formação de Santa Maria foram encontrados restos de Nhandumirim waldsangae, Bagualosaurus agudoensis, Saturnalia tupiniquim, entre outros — todos pequenos bípedes herbívoros.

Como explica matéria do G1, a publicação no Guinness só aconteceu após um grupo de pesquisadores e divulgadores científicos do Rio Grande do Sul encaminhar uma petição ao escritório do Livro dos Recordes.
"Fizemos uma defesa explicitando quais as razões que levariam os dinossauros da Formação Santa Maria a serem os mais antigos do mundo, os primeiros dinossauros", disse ao G1 o professor Sérgio Cabreira, que trabalhou nas expedições que localizaram os fósseis.

Conforme explica Cabreira, o material encaminhado ao Guinness foi analisado por paleontólogos da publicação, que reconheceram a datação como as mais antigas em relação aos dinossauros triássicos encontrados em outras regiões.

"Como nossos dinossauros são encontrados dentro desses pacotes de rocha, então eles são os mais antigos do mundo. É uma mensuração, mas ela é feita através de métodos científicos, muito modernos, com diversos tipos de equipamentos acurados", conta Sérgio.

"Isso abre uma janela importante na questão da divulgação da região, de toda a nossa macrorregião. Abre importantes perspectivas de turismo de outros eventos culturais e acadêmicos relacionados com a paleontologia brasileira", completa. "

sábado, 21 de agosto de 2021

Star Trek: a Série que previu o Futuro

O sábado amanheceu com o céu cheio de fumaça das queimadas que já estão acontecendo em Cuiabá e no Estado todo. Além do calor de 40º graus, umidade do ar abaixo dos 20%, agora a máscara contra o vírus da Covid 19 também serve para nos proteger da poeira e fumaça. O jeito é continuar em casa e de preferência com as janelas e portas fechadas; e curtir uma das séries mais fascinantes da TV: Star Trek.

Lançada originalmente em 1966, a série Star Trek trouxe grandes inovações para o público, também dando início a uma das franquias de ficção científica mais proliferas da história.
Star Trek, anunciando el futuro desde 1966 

Com seus personagens cativantes, episódios inteligentes e narrativa envolvente, os roteiristas conseguiram deixar sua imaginação fluir em níveis astronômicos, inclusive, prevendo algumas questões tecnológicas que são muito comuns nos dias atuais. Então, vamos relembrar alguns desses avanços.
Star Trek: 10 vezes em que a série conseguiu prever o futuro | Minha Série 

"1. Tudo em um só lugar

Uma das facilidades tecnológicas mais impressionantes dos últimos tempos é a possibilidade de realizar todas as suas ações em um único local, seja em um tablet ou em um smartphone — carregando o dispositivo em questão para todos os lados com facilidade e sem ocupar espaço.

Nos episódios da série, o PADD (Personal Access Display Device) cumpria essa função de uma forma muito eficaz, prevendo a nossa realidade atual, sem sombra de dúvidas.
Confira as principais tecnologias de Star Trek que viraram realidade |  Notícias | TechTudo 

2. Tradutores instantâneos

Se antigamente era preciso ter um dicionário em mãos para saber o significado das palavras e também fazer traduções, hoje em dia há mecanismos mais ágeis para que tudo seja transcrito em qualquer idioma que seja. Com uma rápida pesquisa, é possível saber como escrever, ler e pronunciar palavras em outras línguas. Além disso, há aplicativos que conseguem traduzir textos de imagens em tempo real.

Dessa maneira, vale lembrar que todas as tripulações das várias naves da Enterprise conseguiam interagir com diferentes espécies alienígenas sem qualquer tipo de problema usando seus tradutores universais — muito parecidos com o que conhecemos atualmente.
Uma impressora 3D como você nunca viu - Meio Bit 

3. Impressões em 3D

Em The Next Generation, lançada em 1987, os espectadores assistiram os membros da Frota Estelar recriando diversos objetos com facilidade ao desenvolvê-los em impressoras 3D. Assim como no tempo presente, esses dispositivos conseguem fazer verdadeiros milagres e ajudar até mesmo no avanço da medicina.
Star Trek: 10 vezes em que a série conseguiu prever o futuro | Minha Série 

4. Óculos inteligente

Em Star Trek: Deep Space Nine, de 1993, um óculos inovador surgiu de um jeito bastante interessante. O dispositivo em questão permitia que os personagens conseguissem ter exibições de diversos dados ao alcance de seus olhos.

Quem utiliza óculos para os mais variados fins também tem essa possibilidade em nossa época, com programas específicos desenvolvidos por empresas de tecnologia, como o Google.

 STARTREKBRAZIL.....: A Tecnologia em Star Trek - Parte 1

5. Fone de ouvido Bluetooth

Em nossa época, as pessoas se acostumaram tanto com a presença dos sinais Bluetooth e Wi-Fi que o céu parece ser o limite. Apesar de muitas pessoas terem aderido aos Fone de ouvido Bluetooth para ouvir músicas e conversar com pessoas pelo celular ou computador atualmente, na série original de Star Trek isso parecia revolucionário. A Tenente Uhura (Nichelle Nichols) foi uma das primeiras a lançar essa tendência sem fio.
Star Trek – History of Sorts 

6. Tela sensível ao toque

De forma muito prática, Star Trek colocou seus personagens interagindo com diversas telas que também eram sensíveis ao toque. De dez anos para cá, isso é algo corriqueiro, mas no passado era bastante distante e futurístico pensar que, com um simples toque em uma tela, as coisas pudessem ser movidas, arrastadas, digitadas, entre outras possibilidades.
Descubra 10 gadgets de Star Trek que se tornaram realidade! - Aficionados 

7. Chamadas de vídeo

Em tempos pandêmicos, muitas aulas, reuniões e encontros tiveram de ser adaptados para o ambiente virtual. Com aplicativos específicos, é possível interagir com pessoas de diversos lugares do mundo que também possuírem acesso à internet. Em Star Trek, essa tecnologia foi apresentada de uma forma surpreendente e utilizada em diversos episódios como algo bastante comum."

7 predicciones tecnológicas que vaticinó "Star Trek" hace 50 años y que ya  son una realidad - Revista Estrategia & Negocios

 Jornada nas Estrelas: A tecnologia do Star Trek existe na vida real!

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Parabéns, Misha Collins

 Misha Collins: mulher, fortuna, tamanho, tatuagem, origem 2021 - Taddlr 

Hoje, Misha Collins o anjo Castiel da série Supernatural completa 47 anos. 
 
Misha Collins (nascido em Boston, Massachusetts, Estados Unidos, em 20 de agosto de 1974) é um ator, produtor e diretor norte-americano. Misha também é autor de poesia, com duas produções publicadas no Columbia Poetry Review #21, em 2008. 
 
É cofundador e compõe a mesa diretora da Random Acts. Empresa sem fins lucrativos que tem como objetivo inspirar e financiar atos de bondade em todo o mundo. Vida longa e próspera para esse ser humano incrível e abençoado.

Misha Collins Support on Twitter: "misha via ig stories  https://t.co/EcmfOi6lFt" / TwitterThe Adventurous Eaters Club: Mastering the Art of Family Mealtime |  Amazon.com.brCameo - Misha CollinsMisha!~ - misha collins fotografia (30865554) - fanpop900+ ideias de Misha Collins em 2021 | sobrenatural, misha collins, anjo  castielCelebrity & Entertainment | Jensen Ackles and Jared Padalecki Look  Supernaturally Sexy in NYC, and We Can't Handle It | POPSUGAR Celebrity  Photo 6Sweatpants & TV | Supernatural, Season 14, Episode 20: “Moriah”Castiel-and-supernatural-gallery - Fringues de sériesMisha and Vicki Collins' Book 'The Adventurous Eaters Club' Available for  Preorder

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

A nova polêmica do Ministro da Educação

 Síndrome de down: filha de Romário responde fala preconceituosa de ministro  da Educação | Hypeness – Inovação e criatividade para todos. 

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, como sempre só fala asneira e nem entro mais em debates quando isso acontece. Entretanto, a última polêmica foi sobre a questão dos deficientes em sala de aula e a resposta da filha do senador Romário que tem sindrome de Down foi tão sensacional que resolvi postar aqui.

A adolescente de 16 anos foi tão direta que representa todos os alunos com alguma deficiência no Brasil. O Liceu Cuiabano é uma escola inclusiva há muitos anos e sou testemunha que todos os alunos que passaram por lá, jamais atrapalharam os colegas, pelo contrário , a presença deles foi de uma grandiosidade que fez a diferença. Nossa escola centenária é hoje uma referencia na área da inclusão em Cuiabá e basicamente todos se tornaram um profissional competente e qualificado. Já tivemos todas as deficiências em nossas salas: de cadeirante aos surdos, de autistas aos de baixa intelectualidade, de memória recente aos com problemas de locomoção, todos deixaram sua marca em nossa escola.

Esse Ministro da Educação que não tem nenhuma EDUCAÇÃO, deveria se recolher a sua ignorância que o Brasil iria ganhar muito mais. Affffffffff

 

"A filha de Romário, Ivy Faria, que tem síndrome de down, publicou uma carta criticando o ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro. Em entrevista à TV Brasil no dia 9 de agosto, o chefe da pasta disse que a política de ‘inclusivismo’ de crianças com deficiência atrapalhava a educação de crianças sem deficiência.

Na semana passada, Ribeiro havia dito a seguinte frase: “O que é inclusivismo? A criança com deficiência é colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela ‘atrapalhava’ – entre aspas, essa palavra eu falo com muito cuidado – ela atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”.

Romário é senador da República pelo Partido Liberal e sua plataforma política é a defesa das pessoas com deficiência. O jogador saiu da postura de político e voltou aos tempos de bola ao chamar o ministro Milton Ribeiro de ‘completo idiota’. Sua filha Ivy foi mais educada, mas manteve o tom rígido contra o pastor evangélico:

“Seu ministro da Educação, aqui é a Ivy, eu estou muito triste com Sr. Sabe, eu tenho síndrome de Down, sou uma pessoa com deficiência, e sou estudante. Eu estudo para ter um futuro e ajudar o meu país. Eu não atrapalho ninguém. Frequento uma escola regular, onde há jovens com e sem deficiência, cada um aprende no seu tempo, ninguém é igual”, disse.

A adolescente de 16 anos continuou: “A minha presença e a de outras pessoas com deficiência não é ruim, muito pelo contrário, desde a escola, meus coleguinhas aprendem uma lição que parece que o Sr. não teve a oportunidade de aprender, que a diversidade faz parte da natureza humana e isso é uma riqueza. A fala do senhor revela muita falta de educação, como pode achar que a deficiência torna alguém incapaz de estudar?”, disse.

“A deficiência não nos torna incapaz de nada, basta que tenhamos oportunidade. Tem advogado cego, tem relações públicas com síndrome de Down, e tem mais um monte de gente com deficiência formado na universidade e trabalhando pro Brasil. E pra dar aquele orgulho e mostrar com muito talento a nossa força de vontade de superar tantas barreiras, vem aí as Paralimpíadas com dezenas de atletas dando muito orgulho e nos enchendo de motivação. Seu Ministro, uma criança com deficiência em sala de aula contribui mais com a educação deste país do que o senhor neste ministério”, completou a jovem."





quarta-feira, 18 de agosto de 2021

O Surgimento do Grupo Talibã

 Por que o Talibã venceu? - Revista Oeste 

Quando eu era adolescente e assistia aqueles filmes de ficção científica, ficava sonhando com aqueles inventos maravilhosos e com aquelas pessoas extremamente inteligentes e bem informados. O séc. XXI chegou, a ficção virou realidade e as redes sociais onde eu pensava que estaria as pessoas dotadas de inteligência supra, informadas, capazes de debater qualquer tipo de assunto não existem em sua totalidade.

Às vezes tenho vontade de chorar, de arrancar meus cabelos, com a falta de conhecimento das pessoas. Será que nunca foram à escola, leram um livro, assistem ou leem um jornal? Na Era da Informação como tem gente analfabeta digital e o pior é que adoram passar vergonha na net com sua ignorância. 

Eu estava lendo um comentário que uma fez sobre o talibã, onde dizia que era um grupo comunista e de esquerda. Meu Deus! tanta desinformação para não dizer outra coisa. Eu acabei sugerindo que ela fosse estudar sobre o surgimento do grupo para não passar mais vergonha. Nós, professores de História não suportamos mais esse tipo de gente e que só cresce...

 "Quando as tropas soviéticas deixaram o Afeganistão nos anos 1990, o país foi tomado por uma série de conflitos entre facções que brigavam pelo controle da nação. Neste contexto de guerra civil, surge em 1994 o Talibã, sob a liderança do Mullah Mohammed Omar.

O grupo, criado no sul do Afeganistão, tem origem nas tribos que ocupavam a fronteira do país com o Paquistão. É formado principalmente pelos pashtun, um povo que lutou contra o imperialismo britânico, a invasão soviética e hoje se dedica a combater a intervenção do ocidente na região.

Em 1997, pouco tempo após o seu surgimento, o Talibã conquista o controle do Afeganistão, sendo muito bem recebido por significativa parte da população. Isto porque, após um longo período de guerras, o grupo estabeleceu a paz no território, combateu a corrupção e tornou as estradas mais seguras para o desenvolvimento do comércio. Apesar desse apoio interno, o Talibã só teve o seu governo reconhecido por três países: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão.

Após os ataques em 11 de setembro de 2001, o Afeganistão foi invadido pelas tropas estadunidenses. As alegações de que o Talibã protegia Osama Bin Laden – responsável pelo ataque – motivaram uma coalizão liderada pelos Estados Unidos a destituir o Talibã do poder. Mas isso não impediu o grupo de continuar exercendo influência, na época controlando quase 90% do Afeganistão. Os Talibãs continuaram sua luta, agora na clandestinidade.

Quando surgiu, o Talibã tinha como objetivo restaurar a paz e a segurança em um Afeganistão marcado pela guerra civil. Mas não era só isso! O grupo também pretendia impor sua versão da Sharia, a lei islâmica. Com o tempo, suas motivações os levaram a cometer ações bastante rígidas e questionáveis, como execuções públicas, proibição de toda a influência ocidental, proibição do cinema, da música e da televisão, obrigatoriedade do uso da burca pelas mulheres e proibição de escolas para as meninas. Hoje em dia, as ações do Talibã são pautadas na recuperação do território e em expulsar os Estados Unidos e a OTAN do país, desde a ocupação em 2001.

O Afeganistão possui dois conhecidos grupos terroristas atuando em seu território: o Talibã e a Al-Qaeda. Inicialmente, esses dois grupos eram opositores, mas essa relação foi mudando ao longo do tempo. Após um encontro entre Osama Bin Laden e o Mullah Mohammed Omar, em 1996, os dois grupos estabeleceram uma aliança, principalmente para unir forças no controle do Afeganistão.

Mas apesar de serem aliados, existem enormes diferenças entre o Talibã e a Al-Qaeda. A principal delas é que o Talibã é uma organização provincial, que age apenas na sua região e não realiza ataques em países do ocidente, ao contrário da Al-Qaeda. Outra diferença é que o Talibã é composto por membros de tribos afegãs, enquanto a Al-Qaeda é composta por árabes."(www.politize.com.br)

terça-feira, 17 de agosto de 2021

"Uma Ponte para Istambul" - Livro

Uma ponte para Istambul eBook : Bouissou Lepecki, Maria Filomena:  Amazon.com.br: Livros
Com o retorno das aulas híbridas, é hora de voltarmos as leituras também. A premiada autora e médica brasileira, Maria Filomena Bouissou Lepecki, que por sinal nasceu aqui em Cuiabá, nos apresenta uma obra de ficção com destaques para alguns mistérios arqueológicos que ainda intriga tanto a Arqueologia, quanto a História. E vale a pena sua leitura, pois não chega a trezentas páginas.

"A cuiabana Maria Filomena Bouissou Lepecki lançou recentemente um livro sobre uma professora de história, Catarina, que viaja até a Turquia para desvendar os mistérios acerca de sua própria origem. A obra literária, “Uma Ponte Para Istambul”, já está disponível para compra por R$ 19 na Amazon.

“Uma Ponte Para Istambul” traz elementos do mundo real como o Mapa de Piri Reis, o helicóptero de Abydos, do Egito; o aeroplano de Saqqara, que se encontra no Museu do Cairo; as baterias de Bagdá; e a moeda fenícia com um possível mapa mundi microscópico disfarçado de grama sob as patas do cavalo para se misturar a narrativa fictícia que acompanha a professora Catarina, ou Arzu.

Ao confrontar sua metade turca em um palácio Otomano do século XIX, ela experimenta uma aventura insólita que a transporta no tempo. A protagonista intercala relatos que transportam o leitor para o Brasil, mais especificamente a Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Objetos e cheiros ativam as memórias de Arzu sobre a zona sul da cidade, onde a professora lecionava para adolescentes em um colégio particular, a duas quadras do mar.

Não por coincidência, Ipanema foi um dos endereços da escritora Maria Filomena Bouissou Lepecki. Nascida em Cuiabá, morou ainda em Brasília, Recife e Vinhedo, no interior paulista. Foi nesta cidade que escreveu sua primeira ficção, “Cunhataí – um romance da Guerra do Paraguai”, obra vencedora de três prêmios e que rendeu outras três teses acadêmicas.

A autora, revelada em 2003 pela FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - viveu também na Malásia e África do Sul. Por lá e no Oriente, realizou pesquisas in loco já em busca de uma perspectiva literária. Foi assim que aprendeu noções de zulu, bahasa malaio, alemão e francês, além de falar inglês e espanhol. Médica por formação, abraçou oficialmente a carreira literária."

 

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

A Imperatriz Teresa Cristina e a Arqueologia

 Imperatriz Dona Teresa Cristina - Blog Monarquia Já

O povo adora falar mal da Rede Globo, mas todo mundo assiste, mas as novelas de época são realmente maravilhosas. Os cenários, figurinos e personagens são escolhidos com esmero, até porque eles possuem um departamento onde os Historiadores são extremamente respeitados. E a nova novela "Nos Tempos do Imperador" d. Pedro II está sensacional e todos que nunca estudaram a História do Brasil vão aprender alguma coisa sobre esse período do séc. XIX, sobre a intimidade de d. Pedro II e da própria imperatriz Teresa Cristina. Poucos brasileiros sabem que a imperatriz era uma pessoa culta e apaixonada por arqueologia. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre essa imperatriz e que tal assistir a novela também?
 

"A imperatriz Teresa Cristina foi uma das personalidades mais importantes da história da monarquia brasileira. Aos 21 anos de idade, casou-se comD. Pedro II, imperador do Brasil. Com sua simplicidade e simpatia, não tardaria muito até que ela recebesse o título de "Mãe dos Brasileiros".
Monarquia Brasil בטוויטר: "Monumento em homenagem a S.M.I. Dona Teresa  Cristina, esposa de Dom Pedro ll. Teresópolis/RJ… " 

Durante muito tempo, a historiografia focou na vida e nos feitos de seu marido, de modo que pouco se sabia sobre a filha de Francisco I, das Duas Sicílias e de Maria Isabel de Bourbon.

Agora, brasileiros ficaram encantados com sua história no início desta semana com a estreia a nova novela da Globo 'Nos Tempos do Imperador'. Muitos passaram a se perguntar o que era fato e o que era ficção na produção.
Quem é quem em "Nos Tempos do Imperador": compare atores e figuras  históricas - VIX 

Como a obra trata sobre a história do reinado de D. Pedro II, temos, por consequência, a apresentação de algumas informações também sobre Teresa Cristina.

Logo no primeiro capítulo da produção, é mostrado a imperatriz e o imperador num cenário impressionante, marcado por belas paisagens. Em seguida, a imperatriz se impressiona com pontas de flechas que compreenderiam a pré-história do Brasil.
História do Brasil II - Imagens - Símbolos e emblemas do segundo reinado 

Em seguida, a personagem diz: 'Cada achado guarda um detalhe que conta a sua história. Conhecendo a história desses achados, podemos conhecer toda a história de uma civilização'.

Assim, muitos se questionaram se a mulher do imperador realmente teria esse interesse em arqueologia. Vale destacar que a cena é fictícia, contudo, Teresa realmente era instigada por registros históricos. 

 Um pouco da história do mosaico - DMosaics | Arte em Mosaicos 

Quando Teresa Cristina veio para o Brasil para se casar com D. Pedro II, ela trouxe consigo algumas peças arqueológicas oriundas das famosas cidades de Herculano e Pompeia, atingidas pela erupção do vulcão Vesúvio.

Enquanto vivia em nosso país, ela chegou a patrocinar escavações nos sítios arqueológicos localizados ao redor de Roma, sendo que parte dos artefatos encontrados foram levados ao Rio de Janeiro.

Além disso, a monarca trocou, por correspondência, artigos indígenas brasileiros por antiguidades do Real Museu Bourbônico com seu irmão Fernando II.
Coleção Greco-Romana do Museu Nacional – Wikipédia, a enciclopédia livre 

As peças, produzidas entre os séculos VII a.C e III d.C., englobavam parte de um acervo que leva o nome da imperatriz, o qual ficava guardado no Museu Nacional até o incêndio ocorrido em 2018.
Dois anos depois do incêndio : Revista Pesquisa Fapesp 

Foi neste mesmo prédio, o Palácio São Cristóvão, que Teresa Cristina morou durante os 46 anos que passou vivendo no Brasil. Os muros e bancos da construção foram adornados com mosaicos feitos de pedaços de cerâmica, porcelana, entre outros materiais, a pedido de Teresa Cristina, que também amava a arte.

Artistas como Pedro Américo, Victor Meirelles e Rodolfo Bernardelli tiveram a oportunidade de estudar novas técnicas graças à própria imperatriz, que os enviou à Itália para aprimorá-las."(aventuraahistoria)

 Quinta da Boa Vista: Conheça sua surpreendente história!

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Que tal passar uma noite na Casa do filme "Invocação do Mal"?

 Warner Bros Picture anuncia casa mal assombrada na Olx para promover  Invocação do Mal 3 - Jornal de Brasília

 A fama (ou melhor, má fama), todo mundo já conhece: a sexta-feira 13 é o dia do azar. Única do ano, a data ainda ganhou um motivo a mais para se temer em 2021, por cair justamente em pleno agosto, considerado o "mês de desgosto" para algumas pessoas.

Uma enfermeira disse " esta sexta-feira 13, em pleno agosto, acho que vale fazer o que for preciso para fugir do azar: tomar aquele banho de ervas, evitar passar debaixo de escadas...Porém, o que não vale mesmo é deixar de tomar a vacina da Covid-19 por medo de sair de casa", ressalta.

Sexta-feira 13 tem vários significados e o que vem em mente são os filmes: Sexta-feira 13 por exemplo. E me lembro de ter ido assistir no cine teatro Cuiabá e gritei muito, aliás somente as mulheres é que gritavam feito loucas.

 COLEÇÃO SEXTA FEIRA 13 12 FILMES - Edu.dvds

E para os mais corajosos podem por 125 dólares ou R$ 660,00 passar uma noite na casa onde foi filmado "Invocação do Mal". Na verdadeira casa e não naquela que foi feita para o filme, que segundo os proprietários é sim assombrada e agora resolveram abrir para visitação e até passar uma noite lá. Eu não teria coragem, mas recomendo...

 "No mês passado estreou nos cinemas brasileiros o terceiro filme da franquia ‘Invocação do Mal’. Desde o primeiro longa, de 2013, os atores Patrick Wilson e Vera Farmiga dão vida aos demonologistas Ed e Lorraine Warren.


Na primeira produção, a trama narra a história de Carolyn e Roger Perron, que passaram a ser assombrados depois que mudaram para a zona rural de Rhode Island, nos Estados Unidos, junto de suas cinco filhas. Com as aparições, os Warren passaram a investigar o caso.
Invocação do Mal 2”: o que é real e o que é ficção - Mega Curioso 

Como o filme é baseado em fatos reais, os antigos donos da residência fizeram de tudo para impedir que possíveis curiosos visitassem seu recinto, mas tudo mudou quando o local foi vendido e os novos proprietários começaram a explorar esse interesse.

Assim, como explica matéria do Metro World News, publicada na última segunda, 9, por 125 dólares — algo na casa dos R$660 — os curiosos poderão ficar na casa e em seus arredores durante os dias da semana. O preço é válido para a hospedagem de uma noite.

Já no sábado e domingo, as reservas estão ocupadas até outubro. As visitas começaram em fevereiro de 2020, com a autorização dos novos proprietários Cory e Jennifer Heinzen, que a adquiriram em junho de 2019.
Aventuras na História · Casa que inspirou filme Invocação do Mal tem novos  donos — e eles afirmam que o local ainda é amaldiçoado 

A procura pela aventura assustadora, contudo, já esgotou as reservas da assusatdora residência até o ano de 2022, segundo foi divulgado em nota no site oficial do local.

Confira o comunicado oficial da organização na íntegra:

"Infelizmente reservamos todas as datas disponíveis até o final de 2022. Se abrirmos mais datas, atualizaremos nosso Facebook com essas informações. Obrigado por todo o apoio! Karen Tatro e Ghost Hunts USA organizam eventos, fique à vontade para contatá-los no Facebook para ver se eles têm alguma disponibilidade!
A dona da casa real de invocação do mal diz que a casa ainda está assombrada 

No momento, estamos trabalhando para disponibilizar os passeios de um dia, assim que estivermos aprovados e prontos para reserva, também atualizaremos nossa página no Facebook [The Farm on Road Top Road] com essas informações!

Além disso, a equipe do Sleepless Unrest está realizando uma noite de acampamento em nosso lindo local na sexta-feira, 13 de agosto, os ingressos ainda estão disponíveis! No dia 14 de agosto, eles irão exibir o novo filme no Assembly Theatre local em Harrisville, com um encontro com todos nós depois! Venha se juntar a nós, espero ver você lá!”"(aventuranahistoria)

 Invocação Do Mal Dvd Original Novo | Mercado Livre

 

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Parabéns, Jim Beaver

Jim Beaver plays characters in two different shows with the same name:  Secretary of Defense Robert Singer in The Boys, and Robert "Bobby" Singer  in Supernatural.: TVDetails
E hoje, Jim Beaver completa 71 anos, vida longa e próspera para ele. Jim é mais conhecido por seu papel como Bobby Singer em Supernatural. Eu encontrei uma entrevista dele para o site Omelete em dezembro de 2020 durante a CCXP Word.
 

“De alguma forma ou outra, estive nas quinze temporadas”. A frase de Jim Beaver resume bem a experiência do ator ao longo de Supernatural, encerrada no mês passado após 15 anos. Seu personagem, Bobby Singer, foi um mentor importante para os irmãos Sam (Jared Padelecki) e Dean (Jensen Ackles) e foi presença fixa durante o início do seriado. Depois seu personagem morreu, mas isso não impediu que ele voltasse como um espírito, uma miragem e até mesmo uma versão alternativa. Mais Supernatural do que isso, impossível.

(...)
Idjits” I Love You Boys… Death's Door Thoughts | donnagaff 

O “não estar lá” é chave. Ao longo dos anos, ele e seus colegas se tornaram uma verdadeira família, e Beaver não esconde que dizer adeus a tudo isso foi bastante difícil.

“É triste. Nós desenvolvemos uma relação tão próxima na série. Os atores, a equipe. Tantas das pessoas com quem trabalhei no seriado são próximos de mim, como uma família. Eu odeio a ideia de nunca mais interpretar o Bobby de novo. Ele é um ótimo personagem e me diverti tanto interpretando. Vão ter outros trabalhos. Mas deixar o pessoal… São pessoas que eu amo profundamente e de quem vou sentir saudades”.

(...)
Ator que faz Tio Bobby fala de reunião de família em 'Supernatural' e fãs  piram - Monet | Séries 

Sobre a longevidade de Supernatural, Beaver palpita que se deve não só ao bom relacionamento da equipe, mas também ao fato de que os episódios sempre equilibraram o sobrenatural com as relações humanas.

“O roteiro da série sempre enfatizou os relacionamentos, e acho que é por isso que ela fez sucesso por tanto tempo. Já tive fãs que me disseram que veriam o seriado mesmo que não tivesse monstros, porque eles são doidos pelas relações entre os dois irmãos e outros personagens. A coisa mais estranha sobre Supernatural é o quanto ela foca no natural”, enfatiza."

 Jim Beaver - Filmes, Idade e BiografiaCCXP Worlds: Jim Beaver fala sobre "Supernatural" na Thunder Arena | Woo!  MagazineJim Beaver adianta reunião de Supernatural em The Boys na CCXP WorldsFicheiro:Jim Beaver 1.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livreActor Jim Beaver on "Me Too"

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Dia do Estudante

 Google oferece programa de empreendedorismo tecnológico a estudantes

Eu pensei muito em parar de postar, afinal os alunos não gostam de ler e textos longos e informativos não os atraem. Entretanto, alguns bons leitores ficaram reclamando e voltarei as postagens de vez em quando até encerrar de vez.

 Como surgiu o Dia do Estudante?

Tudo começou em 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Eles tiveram lugar nas faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

Antes, o acesso aos cursos superiores era limitado às famílias com posses, que tinham de deixar o Brasil para estudar na Europa.

Segundo a História, esses não foram os primeiros cursos superiores do país. Os primeiros datam de 1808, embora a criação das universidades tenha sido aprovada anos depois.

A relação do Dia do Estudante com a criação dos cursos de Direito é marcada pela importância que as Ciências Jurídicas têm na história da educação do nosso país.

Na comemoração dos 100 anos do curso de Direito, em 1927, o advogado Celso Gand Ley, um dos participantes da celebração, propôs que o dia 11 de agosto ficasse registrado como o Dia Nacional do Estudante, que também pode ser chamado de "Dia do Aluno".

Esta data também possui outro significado bastante importante para a classe, pois em 11 de agosto de 1937 nascia a União Nacional de Estudantes - UNE, que protege os direitos e deveres de todos os alunos do país.

O dia 11 de agosto também é dedicado aos advogados, sendo declarado o Dia do Advogado. Então, vida longa e próspera para os Estudantes.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Os Moinhos de Vento da Holanda

 Hotéis na Holanda? Reserve no Site Pestana Hotel Group!

A primeira segunda-feira de agosto, nos prepara para a contagem regressiva do fim do ano. Todo o mundo está em torcida pelo fim da pandemia da Covid 19 e voltar ao "normal". E viajar, conhecer lugares através do turismo faz parte desse dito normal. As curiosidades de cada país também deve estar no roteiro do turista ávido por conhecimentos. A Holanda e seus antigos moinhos de vento merece uma visita, mesmo que através da leitura sobre o mesmo
  

"Captar a energia do vento é medida recente no Brasil para aliviar a pressão sobre as usinas hidrelétricas, em crise atualmente, mas sua técnica, difundida em barcos a vela, é tão antiga quanto a tração animal. E já foi muito mais presente na forma de equipamentos que hoje só servem de enfeite: os moinhos de vento.

Apesar de existirem manuscritos gregos dando pistas de aparatos eólicos, os moinhos nasceram na Pérsia, em 650 a.C. Na Europa, surgiram no século 12, transformando ventanias em força para moer grãos, sal e açúcar.
Cuidado com as bicicletas na Holanda! - ((o))eco 

Em menos de dois séculos, os moinhos europeus ganharam materiais mais leves, torres com vários andares e a parte superior móvel, o que superou a grande desvantagem de as pás não ficarem sempre de frente para o vento.
Giethoorn, a Veneza da Holanda. - Amsterdã 

No começo do século 15, o moinho passou a ser usado também para serrar madeira, rasgar folhas de tabaco e até esmigalhar pedras. Mas em nenhum lugar do mundo essa máquina teve uma função tão ousada quanto na Holanda.

Em vez de esmagar grãos, o moinho holandês retirava a água de terrenos alagadiços para cima dos diques e mar afora. Com eles, o país conseguiu roubar do Oceano Atlântico cercade um terço do seu território, como afirma um ditado holandês: “Deus criou o mundo com exceção da Holanda, que foi criada pelos próprios holandeses”. E pelos moinhos de vento.
Por que a Holanda não quer mais ser chamada Holanda | Nexo Jornal 

1. Asas na terra

Com revestimentos de tecido, ripas ajustáveis e contornos aerodinâmicos, as pás dos moinhos foram baseadas no desenho das asas dos aviões.
 Las diferencias entre Holanda y Países Bajos

2. Contra o vento

Móvel, a parte superior do moinho permitia que o conjunto de pás ficasse sempre cara a cara com a ventania.

3. Máquina-prédio

A parte fixa de alguns modelos chegava a ter seis andares, que abrigavam o maquinário e serviam de armazém.
Holanda: Na terra do holandês, estudar em inglês é mais fácil do que parece  - Belta 

4. Força de fusca 

Com até 25 metros de diâmetro das asas, os moinhos tinham uma potência entre 25
a 30 mil watts (quase a mesma força de um Fusca).
A cidade dos moinhos de vento na Holanda - Avaliações de viajantes - Zaanse  Schans - Tripadvisor 

5. Mar à vista

A água dos pântanos dos Países Baixos era levada mar afora por um conjunto de três ou quatro moinhos.
Zaanse Schans, a típica holanda dos Moinhos | Holanda, Moinhos de vento,  Moinho 

6. Água morro acima

Ao contrário das máquinas movidas pelos rios, o moinho holandês servia para fazer a água circular."(aventuranahistoria)