sexta-feira, 8 de julho de 2022

A Toca da Araucária na Serra Gaúcha


Nova Bassano Vacation Rentals & Homes - Rio Grande do Sul, Brazil | Airbnb
E sextouuuu com um amanhecer maravilhoso, afinal já estamos em férias escolares. Então, quem não tem grana para viajar é bom aguardar para as férias de dezembro. Se viajar para o exterior está difícil com o dólar alto, no Brasil não está muito diferente, temos lugares incríveis para conhecer.

 

''Quem já leu livros como O Senhor dos Anéis e O Hobbit, ou assistiu aos filmes inspirados nessas obras, do escritor sul-africano Tolkien, facilmente fica fascinado pelos cenários e paisagens da Terra Média, universo fictício onde se passam essas histórias. Embora esta seja um lugar inspirado no nordeste da Europa (há milhares de anos) e os filmes tenham sido gravados na Nova Zelândia, é possível ter um gostinho de como seria viver como um hobbit aqui mesmo, na região.

Na estrada Pinheiro Machado, em Nova Prata, existe uma versão gaúcha da casa de Bilbo Bolseiro, ou o Hobbit, inspirada em como ela aparece nos filmes: uma casinha subterrânea, com a clássica porta de arco redondo encravada na encosta de um morro coberto de grama.

As duas araucárias sobre a toca, que dão nome ao local, fazem com que a casinha relembre ainda mais a original do filme, que tem uma árvore em cima. A Toca fica no Recanto De Conto e foi construída em família durante a pandemia para ser alugada no Airbnb.
Toca da Araucária – CASA HOBBIT – Serra gaúcha – Hospedem Um Irmão 

A Toca da Araucária foi idealizada por Leila De Conto e Cleimar Rapkievicz, um casal apaixonado pelas histórias de Tolkien e que teve ajuda da família para concretização desta obra.

Tudo começou com uma ideia de Leila, que é fotógrafa, de construir um fundo cenográfico para os seus trabalhos simulando a fachada de uma “casa do Hobbit”, em referência ao personagem de Tolkien. Então, o seu pai, Agenor De Conto, demonstrou que não tem medo de projetos grandes. “Se é para construir, que seja a casa toda!”, declarou.
Ficamos hospedados em uma Casa Hobbit na Serra Gaúcha | Viagens que Sonhamos 

Desde então, a família toda de Leila se envolveu no projeto. Cleimar, que trabalha com construção civil, e Agenor, que é artesão e faz peças de basalto, combinaram os seus esforços para transformar um morro aos fundos da propriedade em um verdadeiro cenário de filme.

A Toca nunca teve projeto e nem esboço: começaram sem saber como iriam terminar. O grupo foi criando e discutindo coletivamente à medida que construíam a casa. Ela foi concluída no final do ano passado e já recebeu hóspedes.
Roteiro Turístico Termas e Longevidade - Serra Gaúcha
As obras começaram em dezembro de 2019 e levaram mais de um ano para ficarem prontas. A família trabalhava nos finais de semana e horas de folga, um passatempo bem-vindo com a reclusão necessária devido à pandemia.

Um exemplo é pavimentar o acesso à obra, sendo que no momento possui brita e grama. “Estamos trabalhando pra isso. No dia 31 de dezembro estávamos aqui colocando pedras para fazer o calçamento. É algo complexo de fazer. Não é uma construção civil normal”, diz Cleimar.
Toca da Araucária: a nova hospedagem do Hobbit no Rio Grande do Sul que é  uma experiência temática 

Apesar dos poucos metros quadrados, compostos por um quarto, uma sala com cozinha e um banheiro, a demora na obra foi devido à dificuldade do terreno e às carcterísticas peculiares da casa, como os arcos redondos feitos artesanalmente em madeira.

Cleimar, que trabalha com construção civil, explica “foi preciso fazer toda uma drenagem e colocar ferragens resistentes para suportar toneladas de terra sobre a casa.”

Além disso, cada detalhe foi pensado para deixar a Toca o mais fiel ao filme possível, tudo isso sem abrir mão de facilidades como wi-fi e ambiente climatizado. O botijão de gás, por exemplo, fica escondido do lado de fora da casa envolto por pedras. O ar-condicionado também ficará coberto por plantas ornamentais que estão crescendo do lado de fora da obra.

Dentro da casa, quase tudo foi feito pela família, desde a parte elétrica, até a colocação dos tijolos e a pintura. Na cozinha, a bancada e cuba de pedra, bem como o tampo de mesa rústica de madeira logo chamam a atenção, e são obra de Agenor, que é artesão. “Pra mim, construir foi uma aventura”, diz ele.
Ficamos hospedados em uma Casa Hobbit na Serra Gaúcha | Viagens que Sonhamos
A experiência de se hospedar na Toca da Araucária vai além de ter contato com um pedacinho do universo de Tolkien na vida real. Artesanato local, turismo, natureza, paz e privacidade também integram a estadia no local.

O Recanto De Conto, propriedade da família e onde fica a Toca, é onde Agenor tem seu ateliê e a loja onde vende artesanatos em basalto. A localidade também tem um pátio amplo, com riacho e jardins proporcionando algo a mais aos hóspedes.

Junto com a casa, foi criado um recanto místico, especialmente para que os turistas possam relaxar em um ambiente acolhedor. Reclusão e privacidade também são promessas para quem se hospeda. A família entrega as chaves e os próprios hóspedes abrem a porta.

Acima da casa, um banco de madeira, a rede entre os pinheiros ou mesmo uma canga para deitar no chão ficam disponíveis para quem quiser descansar e aproveitar o sossego do lugar.''

 Toca da Araucária - Casa De Hospedagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário